Colocado por: tita12345Já faz algum tempo que acompanho o fórum, mas é a primeira vez que participo.
Colocado por: LuisPereiraFoi a tita12345 que fez estes esboços?
Tem muito que trabalhar nesses desenhos, muita parede, muita porta, muitos cantos e esquinas. - concordo...ainda é um esboço....
- O que é? Para que serve aquele "átrio" na entrada? Com a porta de lado aquilo parece mais um quarto com porta para o exterior - pois....também não gosto...a porta do átrio que liga ao outro átrio (?!) será para retirar, para ficarem os dois átrios abertos.
- Lavandaria com porta para o exterior e nenhuma para o interior? - concordo também, foi a forma que resolvi para colocar a cozinha acessível a partir do halll...se não sempre que descesse as escadas dos quartos para ir para a cozinha, tinha que entrar pela sala....
- Cozinha muito comprida, mal resolvida e com 3 portas? - igualmente bem visto, e também concordo, a porta que dá para a sala é para fechar. Assim, a ligação à cozinha e sala de jantar ficam próximas igualmente. A cozinha "sai para fora" para criar uma espécie de proteção de "nortadas", porque a ideia é criar um deck no exterior a Poente junto à sala...
- no piso superior o que é aquela divisória? Uma dispensa? Arrumos? - é um closet...a disposição dos armários ainda está a ser estudada.
Colocado por: tita12345Olá Luis Pereira,
Colocado por: amartinsBons dias tita.
Antes do mais desejo as melhores das Sortes na conclusão deste seu projecto
as minhas "questões" quanto à sua planta são maioritáriamente em relação à planta do r/c, acho que está demasiado "crua" e um pouco mal organizada, passo a enumerar as diversas situações, que a meu ver, precisam de ser revistas:
1. para que serve o atrio? qual o uso que lhe pretende dar, a meu ver é uma divisão "desperdiçada" e sem qualquer utilidade (aparente). Se pretender o atrio meramente para que quem chegue a casa não se "molhe", bastará para isso ter um telheiro ou uma pala que cubra a porta de entrada - pois...não gosto do átrio também.... e concordo com o r/c...não gosto....
2. Lavandaria unicamente com acesso exterior. já reparou que sempre que necessita de ir a esta divisão obrigatóriamente têm de ir à Rua, sempre que tiver que ir por roupa a lavar / passar a roupa / etc tem que "sair" de casa? - concordo mas anteriormente tinha o acesso por dentro (já expliquei em cima pq fiz)
3. Um quarto ao lado da Lavandaria? não pretende por as máquinas a lavar à noite pois não? - concordo e também pensei nisto anteriormente, mas o quarto não vai funcionar como quarto...vai ser escritório. S´ó vai ser usado quando eu for velhinha...e quando eu for celhinha já nem devo ouvir bem... (lol)
anexei um pequeno esboço
Colocado por: Rafael FortesCara tita12345
Antes de mais, creio que é importante o desenho que apresenta como forma de dialogar com a equipe projectista que escolher para servir como "carta de intenções", que auxiliem o arquitecto ou arquitecta que desenvolver o projecto a encontrarem a solução que mais se adeqúe às suas pretensões.
Indo primeiro às suas preocupações:
1-Relativamente aos átrios, além de me parecerem desproporcionados, não percebo a ideia de entrar num átrio fechado que dá para um átrio interior, ainda para mais se gosta da ideia de amplitude. Se a sua preocupação é a privacidade, o estudo da colocação de portas poderia ser importante para a salvaguarda desta. - pois...os átrios também não gosto....
2- Outra questão é o aproveitamento das vistas. Se as vistas que privilegia são as vistas a poente, a casa deveria desenvolver-se com esse propósito, ou seja, não deveria fazer uma casa com planta "convencional" como se fosse independente da paisagem envolvente, mas sim fazer com que o numero máximo de divisões pudessem desfrutar destas vistas que considera tão importantes. - a sala está colocada a poente precisamente para isso...
Outras questões que creio que seria importante considerar:
-a lavandaria não tem acesso pelo interior da casa, o que pode ser desagradável em dias de chuva. - concordo
-O quarto e Quarto de banho do r/c poderiam ser uma única divisão com um pequeno vestíbulo mais privado e deveriam estar afastados das zonas sociais (cozinha e salas) visto que estas serão zonas mais ruidosas e se houver horários um pouco distintos dos habitantes da casa, isto certamente trará alguns incómodos desnecessários. - se eu colocar o quarto e o quarto de banho do r/c como única divisão, como é que as visitas utilizam o wc? Só se forem ao quarto... O quarto funcionará como escritório
-No piso superior tem o que parece ser um closet aberto para o vestíbulo das escadas. Não faria mais sentido associar este espaço a um dos quartos? - o closet é para guardar as roupas da estação inversa. Ou seja, se estivermos no verão, guarda as roupas de inverno das pessoas dos outros quartos...foi nesse sentido que o criei
-No piso superior ainda, está tudo um bocadinho "despenteado" :) - ainda é um esboço....
Com a mesma área conseguiria e outra disposição conseguiria ter no piso superior 3 quartos maiores ou 4 quartos. Não percebo também como com uma vista tão deslumbrante, não tem uma varanda generosa para sentar-se ao fim do dia e ver o pôr do sol... - há um terraço a Poente
-Seria importante ver se o terreno teria alguma inclinação que permitisse potenciar o desenvolvimento da casa em direcção às vistas.
-Por ultimo, creio que é importante pensar no que serão os espaços exteriores de usufruto (para estar, para brincar, para comer) e de serviço (para estender roupa, para ter uma horta, para guardar tralhas de jardim) e a relação destes com o espaço interior. Por exemplo, se tiver uns amigos a irem jantar a sua casa e quiserem jantar no jardim, não vai querer ter de se preocupar com a roupa estendida (especialmente se fizer peixe na brasa), por isso deverá planear estes espaços para que não se "atrapalhem" uns aos outros. - vai criar-se um deck, zona de estar ao lado da sala, no exterior, por isso se criou o recanto da cozinha, para proteger as nortadas....
Espero ter sido útil e caso precise de um arquitecto, terei todo o gosto em disponibilizar os meus serviços. - Foi útil claro, sugestões e críticas são sempre úteis, muito obrigada. :)
Cumprimentos,
Rafael Fortes, Arquitecto
[email protected] | 963614228Estas pessoas agradeceram este comentário:tita12345