Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Antes de mais quero dar os meus parabéns por este excelente espaço.
    Já faz algum tempo que acompanho o fórum, mas é a primeira vez que participo.

Pretendo construir a minha moradia, e estou a “esboçar” a arquitetura.
    Sempre idealizei um tipo de vivenda tradicional só de rés-do-chão. Mas acabei por decidir por uma moradia de 2 pisos (r/c e 1º andar) porque:
    - o terreno que comprei tem uma vista espetacular para poente o que favorece vê-la de um andar superior (num terraço)  no desenho, poente fica do lado onde está a sala;
    - os quartos no 1.º andar têm mais privacidade.
    Mesmo assim, e porque quando eu já tiver alguma idade não me estou a ver a subir e descer escadas, estou a prever um quarto/escritório no r/c. Assim, no futuro, poderei fazer a minha vida no rés-do-chão à vontade sem criar dependências com o piso superior.

Acontece que ainda estou um bocado reticente com o átrio (ou átrios) e a sala. Sempre gostei de ver espaços amplos no rés-do-chão mas, se criar um espaço amplo “abrindo” a sala (ou seja, tirando as suas paredes interiores…pelos menos da zona de estar), tenho a sensação que vou criar um espaço de ar muito grande, que sobe as escadas e vai até ao hall dos quartos, e como tal nunca irei conseguir aquecer em condições a sala nos dias frios de inverno.

Bem, posto isto tudo, peço a vossa ajuda. O que acham da planta (disposições de espaço)?
    Sugestões ou críticas são sempre bem-vindas. Muito obrigada pela atenção de todos.
  2.  # 2

Colocado por: tita12345Já faz algum tempo que acompanho o fórum, mas é a primeira vez que participo.

Ui... então já sabe o que a espera!!! ;)... é preciso coragem para mostrar aqui o Projecto.... Mas ainda bem que dá importância aos comentários dos utilizadores.
    Vamos dar uma olhada, já receberá alguns feedbacks.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tita12345
  3.  # 3

Foi a tita12345 que fez estes esboços?

Tem muito que trabalhar nesses desenhos, muita parede, muita porta, muitos cantos e esquinas.

- O que é? Para que serve aquele "átrio" na entrada? Com a porta de lado aquilo parece mais um quarto com porta para o exterior
    - Lavandaria com porta para o exterior e nenhuma para o interior?
    - Cozinha muito comprida, mal resolvida e com 3 portas?
    - no piso superior o que é aquela divisória? Uma dispensa? Arrumos?
  4.  # 4

tita

está a começar pelo mau caminho

no seu caso nota-se perfeitamente que formaliza mal, ou seja embora as suas ideias sejam ou queiram ser boas, a sua formalização só a estão a levar a becos e constrangimentos, o que é natural pois com certeza esta não é a sua profissão.

projectar uma casa é um todo que se pretende rico e harmonioso entre todas as vertentes, espaço exterior, espaço interior, funcionalidade, proporção, forma ( design), luz... etc..

deve a meu ver "pegar" no levantamento topográfico e nas suas ideias/ programa, e começar dede já a trabalhar em conjunto com um arquitecto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Olá Luis Pereira,

Colocado por: LuisPereiraFoi a tita12345 que fez estes esboços?

Tem muito que trabalhar nesses desenhos, muita parede, muita porta, muitos cantos e esquinas. - concordo...ainda é um esboço....

- O que é? Para que serve aquele "átrio" na entrada? Com a porta de lado aquilo parece mais um quarto com porta para o exterior - pois....também não gosto...a porta do átrio que liga ao outro átrio (?!) será para retirar, para ficarem os dois átrios abertos.
    - Lavandaria com porta para o exterior e nenhuma para o interior? - concordo também, foi a forma que resolvi para colocar a cozinha acessível a partir do halll...se não sempre que descesse as escadas dos quartos para ir para a cozinha, tinha que entrar pela sala....
    - Cozinha muito comprida, mal resolvida e com 3 portas? - igualmente bem visto, e também concordo, a porta que dá para a sala é para fechar. Assim, a ligação à cozinha e sala de jantar ficam próximas igualmente. A cozinha "sai para fora" para criar uma espécie de proteção de "nortadas", porque a ideia é criar um deck no exterior a Poente junto à sala...
    - no piso superior o que é aquela divisória? Uma dispensa? Arrumos? - é um closet...a disposição dos armários ainda está a ser estudada.
  6.  # 6

Estou a estudar em conjunto com o arquiteto, mas na verdade, com as minhas "exigências" todas, não se torna fácil :)
    Há muitas condicionantes.
  7.  # 7

Colocado por: tita12345Olá Luis Pereira,

Qual o problema de passar pela sala para ir á cozinha? Na minha casa é assim e nao vejo nenhum inconveniente.
    Porque nao move a escada para a entrada da casa e assim reduz a necessidade de dois atrios?
    Um closet comum?
  8.  # 8

Bons dias tita.

Antes do mais desejo as melhores das Sortes na conclusão deste seu projecto

as minhas "questões" quanto à sua planta são maioritáriamente em relação à planta do r/c, acho que está demasiado "crua" e um pouco mal organizada, passo a enumerar as diversas situações, que a meu ver, precisam de ser revistas:
    1. para que serve o atrio? qual o uso que lhe pretende dar, a meu ver é uma divisão "desperdiçada" e sem qualquer utilidade (aparente). Se pretender o atrio meramente para que quem chegue a casa não se "molhe", bastará para isso ter um telheiro ou uma pala que cubra a porta de entrada
    2. Lavandaria unicamente com acesso exterior. já reparou que sempre que necessita de ir a esta divisão obrigatóriamente têm de ir à Rua, sempre que tiver que ir por roupa a lavar / passar a roupa / etc tem que "sair" de casa?
    3. Um quarto ao lado da Lavandaria? não pretende por as máquinas a lavar à noite pois não?

anexei um pequeno esboço
    Concordam com este comentário: AMCP
  9.  # 9

Cara tita12345

Antes de mais, creio que é importante o desenho que apresenta como forma de dialogar com a equipe projectista que escolher para servir como "carta de intenções", que auxiliem o arquitecto ou arquitecta que desenvolver o projecto a encontrarem a solução que mais se adeqúe às suas pretensões.

Indo primeiro às suas preocupações:

1-Relativamente aos átrios, além de me parecerem desproporcionados, não percebo a ideia de entrar num átrio fechado que dá para um átrio interior, ainda para mais se gosta da ideia de amplitude. Se a sua preocupação é a privacidade, o estudo da colocação de portas poderia ser importante para a salvaguarda desta.

2- Outra questão é o aproveitamento das vistas. Se as vistas que privilegia são as vistas a poente, a casa deveria desenvolver-se com esse propósito, ou seja, não deveria fazer uma casa com planta "convencional" como se fosse independente da paisagem envolvente, mas sim fazer com que o numero máximo de divisões pudessem desfrutar destas vistas que considera tão importantes.

Outras questões que creio que seria importante considerar:

-a lavandaria não tem acesso pelo interior da casa, o que pode ser desagradável em dias de chuva.
    -O quarto e Quarto de banho do r/c poderiam ser uma única divisão com um pequeno vestíbulo mais privado e deveriam estar afastados das zonas sociais (cozinha e salas) visto que estas serão zonas mais ruidosas e se houver horários um pouco distintos dos habitantes da casa, isto certamente trará alguns incómodos desnecessários.
    -No piso superior tem o que parece ser um closet aberto para o vestíbulo das escadas. Não faria mais sentido associar este espaço a um dos quartos?
    -No piso superior ainda, está tudo um bocadinho "despenteado" :)
    Com a mesma área conseguiria e outra disposição conseguiria ter no piso superior 3 quartos maiores ou 4 quartos. Não percebo também como com uma vista tão deslumbrante, não tem uma varanda generosa para sentar-se ao fim do dia e ver o pôr do sol...
    -Seria importante ver se o terreno teria alguma inclinação que permitisse potenciar o desenvolvimento da casa em direcção às vistas.
    -Por ultimo, creio que é importante pensar no que serão os espaços exteriores de usufruto (para estar, para brincar, para comer) e de serviço (para estender roupa, para ter uma horta, para guardar tralhas de jardim) e a relação destes com o espaço interior. Por exemplo, se tiver uns amigos a irem jantar a sua casa e quiserem jantar no jardim, não vai querer ter de se preocupar com a roupa estendida (especialmente se fizer peixe na brasa), por isso deverá planear estes espaços para que não se "atrapalhem" uns aos outros.

Espero ter sido útil e caso precise de um arquitecto, terei todo o gosto em disponibilizar os meus serviços.

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228
  10.  # 10

LuisPereira,

O problema é que a escada fica muito distante da cozinha... que é o primeiro sítio que uma pessoa vai quando se levanta de manhã e desce para o r/c....
  11.  # 11

Olá amartins,

Colocado por: amartinsBons dias tita.

Antes do mais desejo as melhores das Sortes na conclusão deste seu projecto

as minhas "questões" quanto à sua planta são maioritáriamente em relação à planta do r/c, acho que está demasiado "crua" e um pouco mal organizada, passo a enumerar as diversas situações, que a meu ver, precisam de ser revistas:
    1. para que serve o atrio? qual o uso que lhe pretende dar, a meu ver é uma divisão "desperdiçada" e sem qualquer utilidade (aparente). Se pretender o atrio meramente para que quem chegue a casa não se "molhe", bastará para isso ter um telheiro ou uma pala que cubra a porta de entrada - pois...não gosto do átrio também.... e concordo com o r/c...não gosto....
    2. Lavandaria unicamente com acesso exterior. já reparou que sempre que necessita de ir a esta divisão obrigatóriamente têm de ir à Rua, sempre que tiver que ir por roupa a lavar / passar a roupa / etc tem que "sair" de casa? - concordo mas anteriormente tinha o acesso por dentro (já expliquei em cima pq fiz)
    3. Um quarto ao lado da Lavandaria? não pretende por as máquinas a lavar à noite pois não? - concordo e também pensei nisto anteriormente, mas o quarto não vai funcionar como quarto...vai ser escritório. S´ó vai ser usado quando eu for velhinha...e quando eu for celhinha já nem devo ouvir bem... (lol)

anexei um pequeno esboço
  12.  # 12

amartins,

Obrigada pelo seu desenho.
    Em relação à "ligação de átrios" também já tinha pensado nisso! Faz mais sentido efetivamente.
    A solução da lavandaria está melhor como desenhou. Não tinha equacionado essa hipótese. Obrigada.

Vou retirar a ligação da sala com a cozinha...o LuisPereira tem razão, realmente as 3 portas não fazem sentido.
  13.  # 13

Olá Rafael Fortes,

Colocado por: Rafael FortesCara tita12345

Antes de mais, creio que é importante o desenho que apresenta como forma de dialogar com a equipe projectista que escolher para servir como "carta de intenções", que auxiliem o arquitecto ou arquitecta que desenvolver o projecto a encontrarem a solução que mais se adeqúe às suas pretensões.

Indo primeiro às suas preocupações:

1-Relativamente aos átrios, além de me parecerem desproporcionados, não percebo a ideia de entrar num átrio fechado que dá para um átrio interior, ainda para mais se gosta da ideia de amplitude. Se a sua preocupação é a privacidade, o estudo da colocação de portas poderia ser importante para a salvaguarda desta. - pois...os átrios também não gosto....

2- Outra questão é o aproveitamento das vistas. Se as vistas que privilegia são as vistas a poente, a casa deveria desenvolver-se com esse propósito, ou seja, não deveria fazer uma casa com planta "convencional" como se fosse independente da paisagem envolvente, mas sim fazer com que o numero máximo de divisões pudessem desfrutar destas vistas que considera tão importantes. - a sala está colocada a poente precisamente para isso...

Outras questões que creio que seria importante considerar:

-a lavandaria não tem acesso pelo interior da casa, o que pode ser desagradável em dias de chuva. - concordo
    -O quarto e Quarto de banho do r/c poderiam ser uma única divisão com um pequeno vestíbulo mais privado e deveriam estar afastados das zonas sociais (cozinha e salas) visto que estas serão zonas mais ruidosas e se houver horários um pouco distintos dos habitantes da casa, isto certamente trará alguns incómodos desnecessários. - se eu colocar o quarto e o quarto de banho do r/c como única divisão, como é que as visitas utilizam o wc? Só se forem ao quarto... O quarto funcionará como escritório
    -No piso superior tem o que parece ser um closet aberto para o vestíbulo das escadas. Não faria mais sentido associar este espaço a um dos quartos? - o closet é para guardar as roupas da estação inversa. Ou seja, se estivermos no verão, guarda as roupas de inverno das pessoas dos outros quartos...foi nesse sentido que o criei
    -No piso superior ainda, está tudo um bocadinho "despenteado" :) - ainda é um esboço....
    Com a mesma área conseguiria e outra disposição conseguiria ter no piso superior 3 quartos maiores ou 4 quartos. Não percebo também como com uma vista tão deslumbrante, não tem uma varanda generosa para sentar-se ao fim do dia e ver o pôr do sol... - há um terraço a Poente
    -Seria importante ver se o terreno teria alguma inclinação que permitisse potenciar o desenvolvimento da casa em direcção às vistas.
    -Por ultimo, creio que é importante pensar no que serão os espaços exteriores de usufruto (para estar, para brincar, para comer) e de serviço (para estender roupa, para ter uma horta, para guardar tralhas de jardim) e a relação destes com o espaço interior. Por exemplo, se tiver uns amigos a irem jantar a sua casa e quiserem jantar no jardim, não vai querer ter de se preocupar com a roupa estendida (especialmente se fizer peixe na brasa), por isso deverá planear estes espaços para que não se "atrapalhem" uns aos outros. - vai criar-se um deck, zona de estar ao lado da sala, no exterior, por isso se criou o recanto da cozinha, para proteger as nortadas....

Espero ter sido útil e caso precise de um arquitecto, terei todo o gosto em disponibilizar os meus serviços. - Foi útil claro, sugestões e críticas são sempre úteis, muito obrigada. :)

Cumprimentos,

Estas pessoas agradeceram este comentário:tita12345
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Fortes
  14.  # 14

Boa tarde,

Contrate o atelier e embora tenha papel ativo no projeto, acho bem que sim, evita de andar a perder tempo com soluções que depois materializadas provavelmente não funcionam. Se tem de contratar gabinate na mesma porque não começa logo por ai?

O que eu acho em relação ao seu projecto, é que quando começar a elevar isso, em termos volumetricos vai estar ai uma grande confusão.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1
  15.  # 15

Leve isso ao arquitecto ( mas mesmo Arquitecto), mantenha a mente aberta, pois concerteza vai ser materializado doutra maneira e vão-se levantar questões em conversa e de acorod com as premissas/ realidade do seu terreno.
  16.  # 16

"se eu colocar o quarto e o quarto de banho do r/c como única divisão, como é que as visitas utilizam o wc? Só se forem ao quarto... O quarto funcionará como escritório"

O que lhe dizia era criar um vestibulo mais resguardado (com porta ou sem porta) que tivesse uma porta para casa de banho e outra para o quarto, desta forma superava esse inconveniente...
  17.  # 17

sem querer ser indelicado, não vejo grande jeito nesse desenho. parece um lego montado com umas divisões pegadas às outras, sem grande jeito... os problemas parecem remendados em vez de resolvidos.

deite isso fora, vai ficar surpreendida com o trabalho de um bom arquitecto.
    basta dar as suas indicações, que ele faz-lhe um desenho bem mais harmonioso.
    Já falaram aqui no forum de outra questão: quando elevar essa planta e vir os 3D's, vai ficar uma casa com uma estética estranha, ainda para mais se é do estilo tradicional.

compreendo perfeitamente que queiramos ser nós a desenhar as nossas casas à nossa maneira, em vez de deixar nas mãos de outros. Afinal, é a nossa casa e nós é que sabemos. Foi o que eu fiz, e hoje sei a borrada que eram os meus bonecos amadores e sem jeito nenhum. Os profissionais desta área vão dar 10 a 0 a essa planta, e manter as premissas que você desejar manter.

boa sorte :)

cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  18.  # 18

Tita, o terraço a poente de que fala é a cobertura sobre a sala de jantar e cozinha? Então se esse lado é poente, tem mesmo de virar a casa toda para aí (especialmente o piso de cima)

Cumprimentos,

19.  # 19

Rafael Fortes, sim é. Fica um terraço grande com vista a poente.
  20.  # 20

Então tem mesmo de virar a casa toda para lá...Veja que no desenho que colocou aqui nenhum quarto tem janelas para nascente, o terraço não tem acesso directo a partir dos quartos e ocupa parte da fachada com casa de banho e closet, quando podia ter mais um quarto (neste esquema) virado para nascente...

Cumprimentos,

0.0244 seg. NEW