Colocado por: BricoleiroSe me permitem, quanto às humidades de ter o estuque aplicado à relativamente pouco tempo e instalar a carpintaria, penso que há aí duas realidades distintas, a realidade normal e a realidade ideal que poucas ou nenhumas vezes entra em cena.
Nunca vi em nenhuma obra deixarem a carpintaria em stand-by com desumidificadores dentro da casa à espera que as humidades sequem, provavelmente seria o procedimento mais correcto para não ter problemas mais tarde, mas quem é que tem tempo para isso? O que vejo é portas e janelas entre abertas para circular o ar enquanto decorrem os acabamentos interiores da obra. Por outro lado é no mínimo controverso meter desumidificadores todo o dia ligados sem renovar o ar interior, ou seja, ou tira humidade ou renova o ar, porque as duas coisas juntas não está a fazer nada de jeito, está a tirar humidade da rua e nunca mais acaba.
Colocado por: Rodri12João Dias já vi que é amigo do Dynamic (já que o usou como interlocutor das MP).
Quanto ao desumidificador, acredito que seja vantajoso, quanto a ficar com humidades em casa acredito que não as vou ter. Já agora a casa foi rebocada e estucada há cerca de 5 semanas. Será pouco tempo? Se calhar...
O empreiteiro foi o primeiro a dizer que não ia fazer as coisas a correr, coloquei essa info aqui.
De momento ele diz que está apto para a pintura no final da semana. Estará? Vou acreditar que sim.
p.s.: não foi por minha causa que o Dynamic foi expulso, certamente!
Colocado por: BricoleiroEu não tenho nada que levar a mal, apenas dei a minha opinião em relação ao que se falava na casa do Rodri12, porque eu sei o que é ter mais tarde problemas de humidades e soube da pior maneira, comprei casa acabada e soube que os fungos que me apareceram nas paredes todas nos anos a seguir e as zonas escuras nas madeiras, foram provenientes da construção ter sido feita de Inverno e a passo de corrida sem esperar as devidas secagens.
Por isso é que disse o que disse no meu comentário seguinte a esse, mas na altura como (ainda) mais ignorante em obras que era, provavelmente teria agido tal qual o Rodri12 e nem teria dado ouvidos a ninguém.
Quem não percebe não se vai pôr a acreditar em desfechos pessimistas, mesmo que possam a vir a ser realistas.
No entanto não concordo com uma coisa que disse aí e passo a citar "pois a tinta vai "selar" as paredes impedindo as mesmas de respirar"
Há tintas e tintas, as paredes interiores são pintadas com tintas aquosas respiráveis, não são isoladas com membranas.
Colocado por: Rodri12Convido-o a lá passar para medir a humidade
Colocado por: jorgandcomo e possivel uma pessoa ser banida por esta tontaria.
rodri como lhe disseram alguns o desumificador nesta altura de inverno na sua casa fazia muita falta.
se fosse na altura do verao seria diferente.
quanto ao tema gostava que muitos entendidos na materia que nos estao a ler dessem a sua opiniao sobre este tema
muitas vez nossos( amigos)nao sao os que nos dizem as coisas que nos queremos ouvir,voçe nao tem porque entender de construçao deve e saber filtar as coisas que lhe vao dizendo.o seu empreiteiro nao lhe pode dizer o contrario voçe quer ir viver para la o mais rápido possivel,mas a coisas que tem que levar o seu tempo coisas as pressas nao sao boas.e amigos no fórum nao tenhoConcordam com este comentário:Joao Dias
Colocado por: pc ferreiraComentario não apenas para o Rodri, mas para quem estiver a construír:
Bem, antes de mais, congratulo-me que se fale aqui de humidades residuais, custou mas foi!
A humidade residual num suporte não se resume apenas à agua existente. Vai muito alem disso.
Num suporte a humidade nao deve exceder os 2%, associado aos 28 dias de cura, isto porque é o momento em que este tem uma estabilidade dimensional.
Aplicar um material aderido sobre um suporte em retracção, implique que este movimento seja transmitido a um material já estavel diensional, provocando desagarramento ou fissuração.
A aplicação de desumidificadores o que vai fazer é acelarar o processo de cura, e em vez de ser benefico, vai provocar micro-fissuras ou fissuras pela retracção não controlada.
Espero ter ajudado.Estas pessoas agradeceram este comentário:Rodri12
Colocado por: SabrinaÉ por isso que não concordo em expor aqui ou noutro lado qualquer fotos das nossas casas pelo menos do exterior que possam ser identificadas. Podem ir tirar fotos à obra mas também podem ir mais tarde arrombar as portas. Colocar fotos é muita exposição e ao mesmo tempo está-se a ensinar o caminho aquelas visitas indesejadas.
Colocado por: SabrinaApenas acho que é muita exposição rodri e nunca se sabe quem nos bate à porta mais tarde...
Repare que um user se deu ao trabalho de ir à sua obra tirar fotos, para quê? Com que objectivo? Uma postura altamente repeensível...