Iniciar sessão ou registar-se
    • tnjp
    • 26 novembro 2014
    Podem consultar o CIMI aqui:
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/index_cimi.htm

As contas para a avaliação começam no art. 38º.

O 45.º diz isto:
    Valor patrimonial tributário dos terrenos para construção

1 - O valor patrimonial tributário dos terrenos para construção é o somatório do valor da área de implantação do edifício a construir, que é a situada dentro do perímetro de fixação do edifício ao solo, medida pela parte exterior, adicionado do valor do terreno adjacente à implantação.

2 - O valor da área de implantação varia entre 15% e 45% do valor das edificações autorizadas ou previstas.

3 - Na fixação da percentagem do valor do terreno de implantação têm-se em consideração as características referidas no n.º 3 do artigo 42.º

4 - O valor da área adjacente à construção é calculado nos termos do n.º 4 do artigo 40.º.

5 - Quando o documento comprovativo de viabilidade construtiva a que se refere o artigo 37.º apenas faça referência aos índices do PDM, devem os peritos avaliadores estimar, fundamentadamente, a respectiva área de construção, tendo em consideração, designadamente, as áreas médias de construção da zona envolvente.
  1. bom eu tenho uma pequena barraca (licenciada como espaço de arrumos) com 30m2 no terreno. só se for o IMI sobre essa barraca, que pouco deve valer.
  2. Colocado por: Rodri12

Pela experiência que tenho esses avaliam por baixo. Em conversa com um vizinho a dele está avaliada nas finanças em 120000€. Gostava que fizem essa avaliação da minha assim pedia isenção do IMI em 3 anos

escriturei o terreno por EUR 63.500 ( mesmo valor de avaliação do banco).... vieram as finanças avaliaram o terremo em 75 mil euros.

actualmente pago IMI sobre 75 mil euros ( quando o banco nao avaliou nesses valores nem tao pouco escriturei por esses valores)
  3. Colocado por: loverscout

escriturei o terreno por EUR 63.500 ( mesmo valor de avaliação do banco).... vieram as finanças avaliaram o terremo em 75 mil euros.

actualmente pago IMI sobre 75 mil euros ( quando o banco nao avaliou nesses valores nem tao pouco escriturei por esses valores)

Pois não sei que diga lol
  4. O terreno dantes tinha 2300m2! Pouco ou nada pagava de imi, depois de fazer a partilha é que foi a doer!
    O terreno do meu tio paga cerca de 180€/ano porque tem uma casa antiga construída antes de 1951!
  5. Colocado por: Rodri12Pela experiência que tenho esses avaliam por baixo. Em conversa com um vizinho a dele está avaliada nas finanças em 120000€. Gostava que fizem essa avaliação da minha assim pedia isenção do IMI em 3 anos

A avaliação dos bancos nada tem haver com a avaliação para IMI. No banco lembro que foi avaliado em 190000€, para efeitos de IMI, consegui cerca de 94000€. Quando for entregar a papelada nas finanças convém ter a pestana aberta. Por exemplo há coisas que baixam ou sobem a avaliação... Por exemplo eu retirei o sistema de climatização e isso fez descer a avaliação, quando a minha mulher foi entregar nas finanças a papelada perguntaram se realmente não tinha sistema de climatização... E o que é certo é que não tenho mesmo, poir isso não tenho que andar a pagar mais IMI, por algo que não tenho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
    • tnjp
    • 26 novembro 2014
    O terreno dantes tinha 2300m2! Pouco ou nada pagava de imi, depois de fazer a partilha é que foi a doer!

Foi feita a atualização do VPT quando fizeram a operação.
    Atenção que estava em curso uma atualização do VPT em todo o país, não sei se o mesmo já terminou. Para ser mais fácil comparar, convém saber quando foi feita a última avaliação pelas finanças.
    Esta atualização gerou alguma polémica. Milhares de pessoas viram o IMI aumentar 5x ou 10x! Até se descobriu que alguns técnicos estavam a avaliar imóveis através do Google Earth!
  6. O meu imi foi calculado em 2013.

Martins cá para mim quando a casa estiver pronta ainda pagas menos de IMI, vais ver.
  7. Colocado por: valtoresO meu imi foi calculado em 2013.

Martins cá para mim quando a casa estiver pronta ainda pagas menos de IMI, vais ver.

Também se for para pagar mais... Jesus...
  8. Colocado por: Rodri12

Também se for para pagar mais... Jesus...

cá para mim como as finanças vêm que pode construir 600m2, avaliam baseado nisso. depois constrois so 200m2, e actualizam para esse valor. digo eu, nao sei.
    Concordam com este comentário: Martins_31, Rodri12
  9. Colocado por: valtores

cá para mim como as finanças vêm que pode construir 600m2, avaliam baseado nisso. depois constrois so 200m2, e actualizam para esse valor. digo eu, nao sei.

Pois esse raciocinio tem toda a lógica.
  10. Colocado por: nandogonca
    A avaliação dos bancos nada tem haver com a avaliação para IMI. No banco lembro que foi avaliado em 190000€, para efeitos de IMI, consegui cerca de 94000€. Quando for entregar a papelada nas finanças convém ter a pestana aberta. Por exemplo há coisas que baixam ou sobem a avaliação... Por exemplo eu retirei o sistema de climatização e isso fez descer a avaliação, quando a minha mulher foi entregar nas finanças a papelada perguntaram se realmente não tinha sistema de climatização... E o que é certo é que não tenho mesmo, poir isso não tenho que andar a pagar mais IMI, por algo que não tenho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

o que consideras sistema de climatização? o sistema instalado na tua casa através do recuperador de calor e distribuição de calor em condutas + piso radiante não é considerado nesse âmbito?
  11. Não se queixem com a avaliação das finanças, assim pagam menos IMI ;)
    Concordam com este comentário: Rodri12
  12. Just one more week... ;)

Pinturas realizadas, trabalhos programados para a próxima semana:

Instalação cozinha
    Instalação de focos e espelhos
    Colocação do parelelo na entrada
    Colocação do portão e porta exterior
    Colocação fenolico
    Colocação guarda corpos nas escadas e varanda
    E por fim entrega das chaves ;)
  13. Colocado por: Rodri12Just one more week... ;)

Já pediram a autorização de utilização.

Colocado por: Rodri12E por fim entrega das chaves ;)

Não tem que pagar primeiro?
  14. Colocado por: Picareta
    Já pediram a autorização de utilização.

Não tem que pagar primeiro?

O pedido de autorização de utilização será após a obra concluídas e todas as vistorias feitas.

Quanto à entrega da chave foi uma força de expressão. Quanto ao pagamento nós é que sabemos o contrato que temos ;)
  15. Colocado por: Rodri12Colocação fenolico

Pela expressão depreende-se que seja fachada ventilada!

Como vai fixar os painéis em fenólico?
  16. Colocado por: Costa53

Pela expressão depreende-se que seja fachada ventilada!

Como vai fixar os painéis em fenólico?

Boa pergunta, não faço a mínima como aquilo será colocado, mas assim que o estiverem a colocar ponho aqui fotos.
  17. Colocado por: Rodri12Boa pergunta, não faço a mínima como aquilo será colocado, mas assim que o estiverem a colocar ponho aqui fotos.

Boa questão! Primeiro deve inteirar-se da forma como lhe vão colocar e ponha aqui as suas duvidas para que possamos aconselhar a não fazerem asneiras.
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  18. Obrigado pela disponibilidade na ajuda, amanhã vou perguntar como eles vão fazer a instalação do fenolico, depois exponho aqui o que me disserem.

0.6650 seg. NEW