Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: nomicmas a minha casa sera ainda em gaiola pombalina?
    julgo que o prédio é de 1939... pelo menos é o q tenho escrito em todos os documentos!

    Em 39, já não se faziam gaiolas pombalinas, mas gaioleiros

    Colocado por: Luis K. W.Hoje há quem queira «preservar» a porcaria que se fez há quase 100 anos...

    Não se trata disso. Não é por ter 100 anos que se preserva nem é por ter 100 anos que se implode. Existe património que deve ser preservado e muito lixo que deve ser demolido. Reduzir tudo isto apenas a uma questão de idade, é grave muito grave

    Colocado por: nomicou seja comprei um predio que foi feito na pior altura possível??
    ou seja a contrução daquilo é uma porcaria :(???? :'(

    Os seguintes também não eram melhores, foi quando o betão armado apareceu e os engenheiros andavam armados em aprendizes de feiticeiro. No entanto, não pode extrapolar isso, só pela idade. Também se construiu muita coisa bem feita na altura. Mesmo hoje, temos excelente construção e péssima construção.

    Colocado por: Luis K. W.Portanto, ao substituir as "gaiolas" do R/C por pórticos estamos a beneficiar o conjunto do prédio.

    Ás vezes você arrepia-me. Um pórtico é um conjunto formado por sapatas, vigas e pilares. Você está a substituir uma parede por uma viga e chama a isso um pórtico? E atreve-se a dizer o que o conjunto fica beneficiado? Homem, quem é o engenheiro aqui?

    Colocado por: nomicpor isso estou a ficar deveras preocupado com tudo isto...

    Estamos apenas com palpites. Desde que tenha acesso á casa, descobre-se isso num instante. No compartimento maior, coloque-se no centro e dê 2 pulos. Se aquilo tremer, é estrutura de madeira. Este fim de semana não posso, porque vou ter de trabalhar. Mas depois posso lá ir e tentar perceber que tipo de construção é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomic
    • nomic
    • 13 março 2009 editado

     # 42

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: nomicmas a minha casa sera ainda em gaiola pombalina?
    julgo que o prédio é de 1939... pelo menos é o q tenho escrito em todos os documentos!

    Em 39, já não se faziam gaiolas pombalinas, mas gaioleiros


    isso é bom ou mau?

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: nomicou seja comprei um predio que foi feito na pior altura possível??
    ou seja a contrução daquilo é uma porcaria :(???? :'(

    Os seguintes também não eram melhores, foi quando o betão armado apareceu e os engenheiros andavam armados em aprendizes de feiticeiro. No entanto, não pode extrapolar isso, só pela idade. Também se construiu muita coisa bem feita na altura. Mesmo hoje, temos excelente construção e péssima construção.


    ainda há esperança?? :) Ainda não percebi...

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Luis K. W.Portanto, ao substituir as "gaiolas" do R/C por pórticos estamos a beneficiar o conjunto do prédio.

    Ás vezes você arrepia-me. Um pórtico é um conjunto formado por sapatas, vigas e pilares. Você está a substituiruma parede por uma vigae chama a isso um pórtico? E atreve-se a dizer o que o conjunto fica beneficiado? Homem, quem é o engenheiro aqui?


    entao será ou nao possivel tirar 2 paredes sem o vizinho vir ter em cima de mim? dentro de um orçamento comedido obviamente...

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: nomicpor isso estou a ficar deveras preocupado com tudo isto...

    Estamos apenas com palpites. Desde que tenha acesso á casa, descobre-se isso num instante. No compartimento maior, coloque-se no centro e dê 2 pulos. Se aquilo tremer, é estrutura de madeira. Este fim de semana não posso, porque vou ter de trabalhar. Mas depois posso lá ir e tentar perceber que tipo de construção é.


    Ja fiz, e nada treme... Eu ja tenho acesso a casa, tenho a chave. alem dos pulos há mais alguma forma de perceber que tipo de construção é feito?
    No tecto da marquise, há um pouco do mesmo onde esta exposto ferro... poderá ajudar em algo?
  2.  # 43

    Vou meter a minha colher...
    Parece-me que essa construção é do tempo da alvenaria de pedra (normalmente má) com lajes em betão.
    A intervir... penso que deve sempre ser tomada uma postura defensiva e pouco intrusiva...
  3.  # 44

    Colocado por: Pedro BarradasVou meter a minha colher...
    Parece-me que essa construção é do tempo da alvenaria de pedra (normalmente má) com lajes em betão.
    A intervir... penso que deve sempre ser tomada uma postura defensiva e pouco intrusiva...


    alvenaria de pedra?? o k é isso^? e aquelas paredes feitas com pedras e uma especie de massar com mt areia á mistura?
    Julgo não ser o caso, pois hjá uma parede que dá pra tirar o reboco, e consigo perceber que é tijolo burro. Mas isto é uma das paredes exteriores de uns 60cm
  4.  # 45

    Colocado por: nomicentao será ou nao possivel tirar 2 paredes sem o vizinho vir ter em cima de mim? dentro de um orçamento comedido obviamente...

    Ninguém lho pode dizer aqui. Requer alguém com conhecimentos desse tipo de estruturas.

    Nesses edifícios, não se pode andar a mexer da mesmas forma que num edifício novo onde as paredes são apenas divisórias. Sendo as paredes estruturais, é necessário andar com muitas cautelas e saber bem o que se vai fazer. Como o Pedro Barradas diz, intervenções pouco intrusivas.
  5.  # 46

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Luis K. W.Hoje há quem queira «preservar» a porcaria que se fez há quase 100 anos...

    Não se trata disso. Não é por ter 100 anos que se preserva nem é por ter 100 anos que se implode. Existe património que deve ser preservado e muito lixo que deve ser demolido. Reduzir tudo isto apenas a uma questão de idade, é grave muito grave

    Paulo, :-))
    Eu disse: «a porcaria que se fez há quase 100 anos». Não disse: TUDO o que se fez há quase 100 anos!
    Don't jump into conclusions e não generalize! Ainda ontem estive nos Jerónimos e trocava já o meu T3 com "montes" de vista por aquilo! :-)

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Luis K. W.Portanto, ao substituir as "gaiolas" do R/C por pórticos estamos a beneficiar o conjunto do prédio.

    Ás vezes você arrepia-me. Um pórtico é um conjunto formado por sapatas, vigas e pilares. Você está a substituiruma parede por uma vigae chama a isso um pórtico? E atreve-se a dizer o que o conjunto fica beneficiado? Homem, quem é o engenheiro aqui?

    Eu mencionei, algures por aí em cima que para substituir essas paredes contraventadas tipo-gaiola era preciso viga-pilar-e-fundação (novas). Ainda tenho uma vaga ideia do que é um pórtico! :-))))

    Colocado por: nomicJa fiz, e nada treme... Eu ja tenho acesso a casa, tenho a chave. alem dos pulos há mais alguma forma de perceber que tipo de construção é feito?
    No tecto da marquise, há um pouco do mesmo onde esta exposto ferro... poderá ajudar em algo?

    1. Provavelmente porque o anterior proprietário cimentou o pavimento ;-)
    2. " " " " " a marquise é feita com vigas de ferro (espetadas na fachada) e abobadilhas.
  6.  # 47

    Colocado por: Luis K. W.<
    Colocado por: nomicJa fiz, e nada treme... Eu ja tenho acesso a casa, tenho a chave. alem dos pulos há mais alguma forma de perceber que tipo de construção é feito?
    No tecto da marquise, há um pouco do mesmo onde esta exposto ferro... poderá ajudar em algo?

    1. Provavelmente porque o anterior proprietário cimentou o pavimento ;-)
    2. " " " " " a marquise é feita com vigas de ferro (espetadas na fachada) e abobadilhas.


    o que vi é ferro como o usado no betao armado, n é vigas de ferro em I ou H !!
  7.  # 48

    após nova visita ao apartamento...
    efectivamente as paredes do interior parecem ser daquela mistura de areias+ pedra :S

    em relação ao chão, parte tem soalho, outra taco :S outra mosaico, mas não consigo perceber o que esta por de baixo do mosaico...mas este esta á altura do resto do chão.
    Teoricamente , esta atulhado...

    axo que vou ter mt parede para picar... e o chão todo pra levantar... ja pra n falar das canalizações...
  8.  # 49

    Boa tarde
    as paredes da minha casa sao feitas de tabique estão cheias de humidade devido a umas telhas partidas que tenho
    gostaria de saber se é viavel picar as paredes aplicar estuque projectado e se é aconcelhavel antes de aplicar o estuque aplicar algum
    tipo de isolante ?
  9.  # 50

    Se as suas paredes são de tabique não pode aplicar estuque projectado, mas estuque manual, dado os tabiques serem reforçados com umas ripas de madeira sobre as tábuas costaneiras, onde o projectado não consegue entrar.

    Vê aquelas ripas horizontais? O estuque têm de preencher o espaço entre elas

    Photobucket

    O unico isolante que pode utilizar é eliminar a entrada de águas, picar essa parede e deixar secar, antes de aplicar o novo estuque
  10.  # 51

    No seguimento da discussão de paredes em edificos antigos, fica aqui uma imagem de uma parede típica da gaiola pombalina.

    Photobucket
    Nota. Não é a parede que está torta, é apenas o efeito que a montagem em panorama de 5 fotografias provoca

    Estas paredes são a estrutura do edificio, por isso não se pode começar a tirá-las sem pensar muito bem no assunto e pela imagem percebe-se o porquê. Se o edifico for abanado na horizontal (sismo) aquelas cruzes (cruzes de santo andré) aguentam o abanão. Se lá estiver uma viga metálica, não existem travamentos para aguentar os abanões na horizontal, embora a viga metálica aguente perfeitamente o peso dos pisos superiores.
  11.  # 52

    BELÍSSIMA FOTOGRAFIA!
    A intenção é boa Paulo mas, ou muito me engano ou se os tais «abanões horizontais» forem perpendiculares a essa parede, ela cairá se não estiver travada na perpendicular (apesar de ser perpendicular à estrutura do tecto - porque, em teoria, essas vigas não deviam estar agarradas às paredes mestras), tal e qual como um pórtico isolado (*).

    Tente abanar um pórtico com 3mx3m com 25x25cm de perfil, empurrando uma das "pernas" no sentido da "verga" (se fôr em betão armado pesará quase 1tonelada). Ele nem treme. Mas se o empurrar no sentido perpendicular... ou está muito bem agarrado a umas belas fundações ou cai ao primeiro empurrãozito.

    A parede desta fotografia parece-me, portanto, um bocadito "solta". Aliás, parece-me ver na fotografia os restos dos topos de 2 paredes perpendiculares a esta, que lá devem ter estado em tempos...
    Não me diga que foi você quem as mandou remover? ;-)

    (*) para quem não sabe, um PÓRTICO é um «U» de pernas para o ar. Ou melhor, de pernas para baixo :-)
  12.  # 53

    Colocado por: Luis K. W.Não me diga que foi você quem as mandou remover? ;-)

    Acha? Dava um tiro no gajo se o conhecesse

    Quanto á estrutura do nosso amigo, o prédio tem as paredes exteriores em alvenaria de pedra argamassada, as paredes interiores em tijolo maciço e a estrutura do pavimento em vigas de madeira.
  13.  # 54

    mas as paredes exteriores tb n sao de alvenaria e tijolo massiço??
  14.  # 55

    alguem me sabe dizer como consigo ir a CML paa arranjar uma copia do projecto da minha casa? e\ou do predio?

    onde vou? com quem falo? qt custa?
  15.  # 56

    CMLisboa 808203232.
  16.  # 57

    Colocado por: nomicmas as paredes exteriores tb n sao de alvenaria e tijolo maciço??

    Não. As exteriores são em alvenaria de pedra argamassada, dai terem 60cm de espessura

    Uma das coisas que me assustam no seu prédio, é que ao retirar paredes, seja obrigado a fazer os reforços (chapas metálicas), porque as entregas das vigas de madeira na paredes, estão em bastante mau estado a avaliar pela escada
    Photobucket

    Nos compartimentos com aspecto de estarem com a estrutura de pavimento boa, lembra-se de lhe falar dum caso que me enganou e bem? Olhe este pavimento
    Photobucket

    por baixo:
    Photobucket

    a realidade: (as vigas de madeira estavam reduzidas a isto)
    Photobucket

    Esta deve ser o que vai encontrar no corredor:
    Photobucket

    Photobucket
  17.  # 58

    Ola a todos,

    Bom depois de todos estes post, confesso que estou preocupado com o apartamento eu comprei... será que fiz um mau negocio?? será que me meti num poço sem fundo em termos de obras? será que...

    Bom gostaria de vos solicitar a vossa ajuda com ideias ou soluções para o meu apartamento...
    Gostaria de ideias, o que vocês fariam se fosse a vossa casa? todas as contribuições são bem vindas... de arquitectos, Engenheiros, empreiteiros, e mesmo de qualquer um..
    Já percebi que muito dificilmente irei conseguir o que tinha pensado para este apartamento...

    o meu sonho, o que eu gostaria de fazer... (vejam a Solução A)

    Mas este sonho, alem de ser muito caro, deve ser impossível de atingir...

    bom aqui esta a planta do apartamento como ele é actualmente e aqui estão alguma fotos a ilustrar o mesmo...

    Por favor ajudem... estou mm mt preocupado... e mais sendo a minha primeira casa...

    OBRIGADO a todos
  18.  # 59

    Não seja tão pessimista.
    Você havia de ver o apartamento, lindíssimo, que um jovem yuppie comprou por um dinheirão numa água-furtada em Campo de Ourique, com vista lindíssima sobre a cidade e o Tejo. Era um "4.º andar e meio" sem elevador, mas não era esse o maior inconveniente. Aquilo estava tudo muito bem arranjadinho, mas.... o pladur tinha sido colocado sem qualquer isolamento nem impermeabilização, pregado a madeiras podres com mais de 200 anos, que sustentavam um telhado com telhas centenárias. Por outras palavras, aquilo é uma casa de cartão e gesso, a correr o risco de um belo dia levar com o telhado em cima.

    A sua casa, ao contrário, não parece ter sido «disfarçada» para vender a incautos. E sendo um r/c é mais fácil de remodelar porque pode fazer fundações no caso de necessitar de fazer pórticos - isto é, se tiver de fazer pilares (a sustentar as vigas) - para substituir paredes antigas.
  19.  # 60

    Mensagem moderada - Paulo Correia
    [pub]fazemos assim coloco 1 ou2 homens a trabalhar a7.5€ hora e tu fazes as coisas ao seu gosto analise minha proposta 918215549[/pub]

    Leia por favor as regras do Fórum antes de fazer publicidade. Existe um tópico próprio para o efeito: Bolsa de Trabalho no Fórum. Por favor utilize-o.
 
0.0311 seg. NEW