Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas estou a pensar transformar o telhado da minha moradia em terraço , será necessario autorização da camara ou alguma liçensa
  2.  # 2

    Colocado por: luisamigoboas estou a pensar transformar o telhado da minha moradia em terraço , será necessario autorização da camara ou alguma liçensa

    sim...tem que entregar um projecto para aprovação.
  3.  # 3

    projecto para o quê vou mesmo só tirár as telhas e isolar a placa , não vou alterar a fachada
  4.  # 4

    Colocado por: luisamigonão vou alterar a fachada

    Não!! acha que o alçado de uma casa com telhado é igual ao alçado da mesma casa sem telhado?

    Colocado por: luisamigoprojecto para o quê

    Pergunte na sua Câmara Municipal.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  5.  # 5

    Colocado por: luisamigonão vou alterar a fachada

    Se for em zonas onde só são autorizados telhados com por exemplo em Tavira onde até a cor da telha tem regras, não autorizam terraços !
    Seja como for, se mexer em estruturas necessita de eng. Civil e projecto. Se forem obras interiores sem mexer nas estruturas basta uma licença, foi assim que eu fiz ainda não há muito tempo.
  6.  # 6

    a minha moradia é em sesimbra e fica entre outras 2 a moradia ao lado da minha tem terraço
  7.  # 7

    Projecto na Câmara.... não se safa disso. Mas se não quiser, também não faz mal. Que "eles" andem aí e estão prontos para lhe passar umas coimazitas ;)
  8.  # 8

    resumindo tenho que pagar uma pipa de massa aos chulos da camara só para tira umas quantas telhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agus
  9.  # 9

    Colocado por: luisamigoresumindo tenho que pagar uma pipa de massa aos chulos da camara só para tira umas quantas telhas


    Como é que tirando telhas fica com um terraço?
  10.  # 10

    tiro as telhas e o vigamento em madeira , fico só com a placa que já tem um muro em redor de cerca de 1mt , é só isolar a placa
  11.  # 11

    Colocado por: luisamigoresumindo tenho que pagar uma pipa de massa aos chulos da camara só para tira umas quantas telhas


    Principalmente ao arquitecto e/ ou ao engenheiro do sector privado que lhe fizerem o projecto... Na Câmara paga as taxas, não precisa pagar luvas ;)
    Depois ainda tem de arranjar um empreiteiro geral com alvará.... e etc... e tal... Pagar uma pipa de massa de IVA e e tec...

    Mas que mudar para terraço porque motivo?
  12.  # 12

    vou mudar para terraço porque a moradia que fica nas traseiras da minha tambem me pertence e assim ficava com um sotão que fáz parte da outra moradia no qual já fiz obras e apartir desse sotão tinha acesso para o terraço da outra moradia.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasQue "eles" andem aí e estão prontos para lhe passar umas coimazitas ;)

    Ou a receber uma luvas :-) ...
    Eu faria tudo sem "dar nas vistas" Se os vizinhos não se queixarem não devem aparecer aí !

    Amigo Pedro Barradas , mas se não mexer na estruturara é preciso projecto ? Aqui no Algarve basta pedir uma licença e até posso jogar as paredes todas abaixo, desde que não mexa na estrutura das casas !
    É uma lei Recente, acho estranho não ter chegado ainda ao Alentejo :-)

    Ou mexer no telhado é diferente de mexer no interior da casa ? Isso já não sei mas posso perguntar a quem está à frente de alguma autarquia aqui da zona !
  14.  # 14

    Colocado por: Jorge Santos - Faromas se não mexer na estruturara é preciso projecto ?

    é preciso projecto porque altera as fachadas, como já foi dito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • 1255
    • 3 agosto 2014

     # 15

    Ó amigoluis,
    isso é daqueles casos que deixa qualquer pessoa dividida.
    Ao abrigo da actual legislação tem de ter um projecto para licenciamento das obras. Apesar de se tratar apenas de remover o tellhado, altera o desenho da cobertura da casa e por conseguinte considera-se uma alteração de fachadas.
    Para isso tem de instruir um processo na câmara (aqui é que está o galho) com uma carrada de documentos que podem depender dos regulamentos municipais.
    Desde certidão da conservatória a atestar a sua titularidade, levantamento topográfico, levantamento da casa tal como está agora, projecto proposto, alguns projectos de especialidades tal como estruturas, saneamento de águas pluviais, térmico, etc...
    Aqui cada câmara tem a sua politica, ou cada técnico camarário tem a sua leitura da legislação. Pode ser um processo simples mas também se lhe ligam o complicómetro está tudo estragado. Isso tanto pode ser simples e rápido como uma carrada de chatices.
    Depende da exposição da casa mas nestes casos muitos fazem a obra e já está. Se passar passa, se não também não é um drama. na pior das hipóteses paga multa e repões como estava a casa. Muitas passam.
    Com ou sem licença DEVE ter acompanhamento técnico. 1º para saber se é possível essa alteração com base nos regulamentos da câmara em causa. Depois por questões de segurança. Tirar um telhado será uma tarefa simples mas deve ser feita com cautela. Não facilite na questão do isolamento térmico e impermeabilizações.
  15.  # 16

    as unicas pessoas que ainda me esclareceram com algum sentido foi o jorge santos e o 1255 , os outros falam em engenheiros , arquitectos , empreiteiros , alvara , taxas, projecto. isto é ridiculo só quero tirar o telhado(telhas e vigamento que é em madeira) , não vou alterar nada nas fachadas laterais nem frontais, e vou isolar a placa como deve ser só isto.
    penso que para não ter problemas com os fiscais da camara irei ter que pedir algum tipo de autorização ou liçensa.
  16.  # 17

    Colocado por: luisamigoas unicas pessoas que ainda me esclareceram com algum sentido foi o jorge santos e o 1255

    Esses foram o que disseram aquilo que queria ouvir.
    Concordam com este comentário: treker666, Jorge Santos - Faro, pedromdf
  17.  # 18

    não amigo picareta só axo ridiculo que para fazer aquilo que pretendo seja necessário projectos e engenheiros e empreiteiros, até mesmo eu fasso o trabalho.
    Mas tou de acordo que seja necessário alguma autorização da camara ou liçensa
  18.  # 19

    Colocado por: luisamigonão vou alterar nada nas fachadas laterais nem frontais

    Não? Então veja a diferença de um alçado de uma casa com e sem telhado.
      alcado_poente com e sem alçado.jpg
  19.  # 20

    Colocado por: luisamigoMas tou de acordo que seja necessário alguma autorização da camara ou liçensa

    Como é que uma câmara pode dar uma licença para executar uma obra sem um projecto do que existe e do que pretende executar? Imagine que a sua casa é a da imagem que mostrei no post anterior, parece-me que nenhuma câmara lhe ia autorizar retirar o telhado.
 
0.0206 seg. NEW