Boa tarde Estou a fazer pré-instalação de painel solar e o fornecimento ficará a fazer-se, para já, 100% através da rede elétrica. A ideia é depois instalar painel solar para aquecimento de águas e mais tarde, para fornecimento de energia elétrica. As minhas dúvidas são:
- a mesma instalação que agora vai funcionar com energia elétrica, poderá servir depois para a energia solar? - é preciso fazer alguma alteração na rede quando instalar o painel solar? - o que devo acautelar agora para não ser preciso rebentar alguma coisa (paredes, azulejos, instalação elétrica) mais tarde? - posso executar as coisas de forma a introduzir gradualmente a energia solar? Por exemplo, primeiro aquecer água, mais tarde pôr máquinas a trabalhar com energia solar e no final alimentar a iluminação com solar?
Tenho que fazer as coisas de modo faseado porque não tenho dinheiro para avançar com tudo agora. Desde já obrigada.
anatrindade. 1ª coisa, está a confundir tecnologias... aquecer a agua com "paineis solares", não tem nada a haver com produzir electricidade com "paineis solares"
- Agua quente solar, é produzida através de sistema por colectores solares (existem diversos tipo e sistemas), e precisam de um sistema de backup para os dias que não há sol ( pode ser electrico, biomassa, gás, gásoleo, etc...)
- Electricidade, é gerada por paineis fotovoltaicos.... para ser introduzida na rede de sua casa, precisa de um inversor, e um kit de baterias/ acumuladores.
Pronto simplificando o básico é isto. Agora deve pedir a opinião a técnicos com formação... Existem diversoas vantagens e inconvenientes... especialmente na questão do fotovoltaico. O preço e a convivência com a electriciade de rede são os maiores obstáculos. Um sistema Fotovoltáico 100% autónomo, para uma utilização habitual não é barato ( principalmente devido aos acumuladores). Se for uma zona ventosa, pode equacionar meter em conjunto com o fotovoltáico uma solução eólica.
Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
obrigada Pedro Barradas. por não ser barato, é que estou a fazer pré-instalação agora, contando mais tarde poder ter. a questão é que estou a remodelar a casa "até ao osso" e como estou a mexer em todas as especialidades, quero aproveitar para pôr a instalação da eletricidade já a pensar no solar. em termos de cablagem, é o mesmo? e a instalação vai ao telhado onde ficarão os painéis, e à suposta zona onde vão ficar os acumuladores, certo?
A cablagem é igual se meter solar a AC/240V (daí a necessidade do inversor). Vai-me desculpar mas está fazer muitas perguntas que são de base. Quem lhe está a efectuar a instalação é um electricista? Já o questionou os acumuladores são baterias (pilhas) para armazenar energia quando não há sol, por exemplo para os periodos nocturnos. tem de ficar num local acessível e ventilado.... Na cobertura ficarão os paineis fotovoltaicos... basta deixar tubos com secção suficiente para passagem de cabos, para mais tarde ligar.
PS: dificilmente conseguirá abater o valor da instalação eléctrica solar em total autonomia... por aqui, o pessoal tem sempre um gerador de backup...( mas estes não tem a oportunidade de se ligarem à rede)
De facto os meus conhecimentos nesta matéria são parcos, daí as perguntas de base :-) Tenho projeto aprovado e conto com um eletricista credenciado para a instalação elétrica, no entanto gostava de perceber como funciona isto da energia solar. E como deve calcular, pedir um orçamento e informações técnicas a uma empresa especializada, por algo que eu não faço a mínima ideia quando vou comprar, é chato. As informações que me deu já me ajudam bastante! Obrigada.
Então o seu arquitecto e o Eng. o electrotécnico que lhe fez a ficha electrotécnica, onde param eles!!? Se tem projecto deve falar com os autores dos Projectos...
Tenho projeto aprovado para construção civil e especialidades de águas e esgotos. Não fiz projeto de eletricidade nem ITED visto tratar-se de uma remodelação e não estar obrigada a tal. Afinal de contas, é apenas a substituição de cablagem obsoleta e instalação de mais umas tomadas e uns pontos de luz. No entanto, a instalação do painel foi prevista no projeto de arquitetura, mas apenas para aquecimento de água. O eletricista que vai tratar da instalação elétrica é credenciado, mas como não fiz projeto de eletricidade, obviamente não vou pedir certificação da instalação. Não obstante, nada disso invalida que as coisas não sejam feitas como deve ser não é? Daí o meu interesse.
Tem de ver com o arquitecto se tem espaço e condições para colocação das instalações técnicas que vão ser necessárias.
Para autonomia total da rede eléctrica, conte com 13.000 a 20.000€ de investimento... sem poder esticar-se muito nos equipamentos eléctricos que poderá ligar. Isso dá para mais de 12 anos de conta de electricidade... e se contar com as avarias e manutenções que serão necessárias... dá para ainda mais uns bons anos.... Veja se compensa.
Boa tarde. Pretendo adquirir tambem eu uma moradia para remodelar, e é uma excelente opção deixar uma pré-instalação para paineis solares termicos, para aquecimento de aguas sanitárias.
Os painéis solares para AQS são um investimento com mais retorno que os solares FV. Sobretudo porque permitem que se abdique de mais um fornecedor (gás).