Iniciar sessão ou registar-se
    • imdc
    • 4 agosto 2014

# 1

Boas,pessoal,cometi um grande erro com a pintura de uma porta de madeira.
    Ao limpa-la limpei-a com diluente ,até a madeira ficar praticamente crua.
    Depois apliquei o verniz mas não esperei para dar a segynda de mão e aquilo ficou uma valente porcari,sem brilho e bastnte escura e manchada.
    Que poderei eu fazer agora?
    Aquilo não pode ficar assim!!
  1.  # 2

Primeiro lixe bem a madeira para ela ficar sem restos de pintura anterior. Depois de perfeitamente lixada a peça pode receber e primeira demão de verniz. Seguindo a recomendação normalmente encontrada no rótulo dilua o verniz em igual parte de solvente ( apenas para a primeira demão ). Isto produz um verniz de baixa viscosidade, que é absorvido pela madeira e protegerá as camadas inferiores da mesma. Pode-se aplicar uma segunda demão 6 horas depois, se o tempo estiver bem seco e a temperatura adequada. Se pintar a céu descoberto é óbvio que o tempo não pode estar preparando para chuva, nem chovendo. Não pinte nas horas de sol mais forte, pois o diluente pode ferver e embolar todo o verniz em processo de secagem. Não pinte perto do por do sol, pois pode ocorrer sereno e o verniz ficará branco, estragando o trabalho. Não pinte em dias de vento forte, pois o verniz que está no pincel será espalhado para os locais mais inconvenientes e poderá sujar com a poeira carregada pelo vento. Estando seca uma demão, normalmente no dia seguinte, aplica-se a seguinte. Para tanto passe uma leve lixa manual( grão 150 ou mais ) para deixar a superfície levemente áspera, senão o verniz escorre todo. O verniz, aplicado depois da segunda demão, tem muita tendência a escorrer. Para evitar aplique sempre diluído conforme o rótulo sugere ( normalmente com 10% de diluente ) e com o pincel com pouco verniz( passe-o na borda do recipiente depois de molha-lo ). Puxe o pincel sempre na mesma direção( nunca cruze a pintura ). Lembre: uma camada grossa de verniz é garantia de mau serviço, pois fica rugosa e demora muito a secar( pode demorar uma semana ). Sempre tire do recipiente original apenas a quantidade de verniz que será usada e feche-o bem em seguida. Restos não devem ser colocados de volta no recipiente original (pode estar poluído com poeira ou outra impureza), nem deve ser acrescentado diluente ao recipiente original, a menos que o verniz esteja muito espesso.
    Conforme as demãos acumulam-se o aspecto da peça fica mais atraente e o tempo de secagem aumenta.

CasaBonita.pt
    Concordam com este comentário: imdc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imdc
    • imdc
    • 5 agosto 2014

# 3

Boa noite,agradeço a sua resposta,foi-me bastante util.
    No entanto tenho mais uma duvida,posso usar decapante para tirar toda a tinta que tem?Não será menos trabalhoso que raspar aquilo tudo?
  2.  # 4

Primeiro era melhor por umas fotos para ver o resultado.
    A madeira sem brilho poderá ser aquilo que referiu, ao dar a 2ª demão logo de seguida.
    Bastante mais escura pode ser do tipo de verniz que escolheu. Alguns escurecem bastante a madeira.

As manchas que refere é que pode ser o pior.
    Se forem da deficiente aplicação do verniz, diria que lixando até ter uma superfície uniforme (ficando a porta esbranquiçada) pode ser que com a nova demão a coisa se corrija.
    Se as manchas estiverem mesmo na madeira, vai ter de lixar mesmo tudo até à base e retirar todo o verniz, que será uma grande trabalheira.
    Poderá ser que as manchas derivem ainda de restos de tinta que não saíram da 1ª vez que limpou a porta com o diluente, que tenham ficado entranhado na madeira
    Nessa altura lixou bem a porta depois da limpeza do diluente?

Decapante não tenho ideia se serve para retirar verniz.
  3.  # 5

Decapante não tenho ideia se serve para retirar verniz.

decapantes tambem tiram vernizes .
  4.  # 6

fica mais barato comprar uma porta nova
    Concordam com este comentário: casabonita
  5.  # 7

Colocado por: paulo raminhosfica mais barato comprar uma porta nova
    Concordam com este comentário:casabonita
    depende da porta mas existe portas que tem esse remedio ...se a pessoa souber colocar a porta , porque a porta mais o transporte mais o carpinteiro etc etc ... tem um valor mais alto .

0.0133 seg. NEW