Bom dia, É o meu primeiro post aqui; antes de o fazer pesquisei e encontrei alguns esclarecimentos mas resultando algumas duvidas, aqui vai: Tenho uma casa na Beira Interior, com cerca de 35 anos, que tem telhado com cerca de 70 m2 em telhas de cimento. As mesmas estão a necessitar de manutenção, nomeadamente limpeza e pintura. Aqui residem algumas das minhas questões: - Quais os cuidados que devo assegurar nesta intervenção (tipo de tinta, quantas demãos, limpeza, acabamentos, etc)? Se for necessário retirar as mesmas, poderei instalar um isolante: lâ de rocha ou placas de Roofmate? - Atendendo ao possivel custo para limpeza e pintura das mesmas, seria de pensar na colocação de telha de cerâmica? A substituição é directa, ou seja, as vigotas existentes e o seu espaçamento dá para colocar telha ceramica sem alteração da estrutura? Existem grandes beneficios na sua colocação? - A longo prazo, terei tb de assegurar manutenção à telha cerâmica, ou apenas uma lavagem periodica?
Agradeço as vossas respostas, pedindo desculpa pela extensão do post.
Acabei por ir falando com alguns "entendidos" sobre o assunto e a opinião recolhida é proceder à pintura das telhas, atendendo ao custo de novas telhas e ser ou não possivel aplicar as mesmas.
Para esta opção de pintura, com o menor custo associado, aconselha-se a lavagem a jato de agua das telhas, colocação de primario anti-fungos e depois duas demaos de tinta especifica. Pintura pode ser executada a rolo, trincha ou pistola.
A solução ideal seria retirar as telhas entre vigotas e limpar, colocar lã de rocha entre vigotas e assentar novamente as telhas, o que ao nivel dos custos em mao de obra encarece face à soluçao de lavagem + pintura.
tem 2 soluções 1ªlavar e pintar as telhas. Mas pouco resolve, a não ser o aspecto visual. 2ª - Retirar a telha e colocar telha de cerâmica, e aqui aproveita para fazer um isolamento conforme fotos que seguem. A grande diferença são os custos, mas pode compensar.
Obrigado Leiria pelo seu comentário; sem duvida que o resultado final apresentado será de longe o melhor face à simples lavagem e pintura de telhas. O fator custo é determinante para o que poderei fazer numa habitaçao utilizada pouco mais do que 15 dias ao ano, por isso terei mesmo de avançar com a lavagem e pintura.
Já agora, pode descrever todo o material utilizado para isolamento até à colocaçao das novas telhas?
Eu também tenho exactamente o mesmo problema. Uma casa com telhado em telha de cimento (o meu pai até lhe chamava de areia, pela quantidade de areia que solta) com 35 anos, sem qualquer intervenção estes anos todos e também sem qualquer isolamento térmico.
A título de curiosidade (até porque só deverei substituir a telha dentro de 1 ano), para uma casa como a da fotografia, a quanto é fica mais ou menos a obra (telhas + isolamento)?