Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Sou engenheiro de som e brevemente vou alugar um armazém com cerca de 300m2 em Lisboa para aí construir os meus estúdios de gravação (projecto de interiores).

    O problema é que não faço a menor ideia de quanto poderão custar os honorários de um arquitecto para me fazer o projecto de interiores (por fora o edifício fica como está). Alguém tem uma ideia de quanto me pode custar um projecto de interiores para uma situação destas?

    Muito obrigado a todos,
    João Horta
  2.  # 2

    O mercado é livre, cada um cobra o que achar por bem e justo.
    Portanto, o melhor é pedir o orçamento para o efeito. [pub]estou disponível para o efeito se achar por bem :) [email protected][/pub]
  3.  # 3

    Os honorários também dependerão das suas espectativas e do orçamento disponível para a intervenção. ( tanto pode ser 600€ como 6000€)
    Uma coisa é a arquitectura do espaço interior, outra será "decoração".
    Normalmente a arquitectura define um conceito global e define hierarquias de espaços, etc...
    Sendo um Estúdio de gravação a instalar em local destinado a armazenamento, haverá lugar a alteração de uso para serviços. Tem de ver se é permitido. Além disso será necessário uma avaliação acústica dos espaço.

    Como se trata de um estúdio de gravação, haverá lugar a projectos específicos de acústica para o interior do estúdio, bem como preocupações acrescidas de isolamento acústico na envolvente dos mesmos.
    É um Projecto interessante ;) Pelo que não sendo meu costume, se entender estou disponível para consulta. Até porque a acústica em edifícios é uma valência da minha empresa.
    _____________________
    AGUA-MESTRA, Lda
    Projectos e consultadoria
    [pub]Facebook|Site[/pub]
    Concordam com este comentário: marco1, João Horta
  4.  # 4

    João,

    Em meu ver deveria contratar não só um decorador, arquitecto ou seja o que for, mas deveria ser alguém com experiência nesse tipo de projectos, não se trata só de colocar o espaço "bonitinho", nem só de fazer relatórios e medições acústicas. Por exemplo paralelamente à minha atividade principal de arquitetura sou musico, tenho estúdio próprio e já projetei alguns, eu tenho a sensibilidade do tipo de piso que deve usar, das angulações das paredes, de "cortar os cantos" ao som, de ter som demasiado seco, de reverbs indesejados em instrumentos acústicos, em dimensão adquada das salas, da influência do pé-direito conveniente.

    Um decorador pode ser muito bom profissional, e até pode estudar muito bem o assunto, não terá a sensibilidade de conhecimento para o ajudar.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: João Horta
  5.  # 5

    É musica para os ouvidos do João Horta! :)
    Concordam com este comentário: João Horta
  6.  # 6

    Hehehe...bruno, bem apanhado....
  7.  # 7

    Agradeço a todos os comentários até ao momento!

    A questão é esta: eu tenho 2 orçamentos de 2 arquitectos: um dá-me um valor na ordem dos €3.500 e o outro €4.600 (valores +IVA). Ora é esta discrepância que me baralha um pouco e por isso recorri aqui ao forum para ficar um pouco mais esclarecido. Grosso-modo ambos são bons profissionais e os valores incluem os desenhos das plantas e cortes para obra, desenhos dos detalhes e ainda reuniões e deslocações à obra para acompanhamento. Note-se que o edifício (com os tais 300m2) só precisa das necessárias adaptações interiores e tem licença para esta utilização.

    Não sendo folgado o meu orçamento permite estes valores, agora não sei é se ambos estão dentro do "normal": €3.500 ou €4.600 (+IVA).

    Agradeço as v/ respostas,
    João Horta
  8.  # 8

    Ponderáveis para analisar:

    Os arquitectos vão trabalhar sozinhos ou em equipa ?
    Um arquitecto que trabalhe sozinho orçamenta um valor mais baixo que um gabinete que tenha uma equipa para "sustentar". Porque os custos administrativos são mais baixos por isso pode também fazer um preço mais competitivo. No entanto há que desconfiar nos preços baixos de mais. ( que não parece ser o caso)

    Os arquitectos são isentos de IVA e retenção ?
    Arquitectos que trabalhem por conta própria (vulgo recibos verdes), podem ainda estar no âmbito da isenção de IVA e retenção de IRS, pelo que podem também ajustar os valores para se tornarem mais competitivos.

    Os arquitectos foram ao local ?
    Orçamentos sem visitar o local não são muito fiáveis.
    Edit: admite-se olhar para umas plantas e umas fotos ... mas tem de haver um conhecimento do local. Eu mesmo não gosto de orçamentar "à distancia".

    Os orçamentos foram detalhados ?
    O orçamento são detalhados de forma clara, nomeadamente as tarefas estão descriminadas, bem como os prazos de execução ?
    Um orçamento bem estruturado e com os prazos de execução diz muito acerca do método de trabalho do profissional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Horta
  9.  # 9

    E esses orçamentos incluem a componente da acústica?... esclareça isso e salvaguarde-se.

    Olhe a avaliação acústica para a alteração de uso...

    Colocado por: João HortaA questão é esta: eu tenho 2 orçamentos de 2 arquitectos: .... Ora é esta discrepância que me baralha um pouco e por isso recorri aqui ao forum para ficar um pouco mais esclarecido


    PS: Ora bolas!!! e eu a pensar que estava à procura de Arquitecto....
  10.  # 10

    Colocado por: João HortaAgradeço a todos os comentários até ao momento!

    A questão é esta: eu tenho 2 orçamentos de 2 arquitectos: um dá-me um valor na ordem dos €3.500 e o outro €4.600 (valores +IVA). Ora é esta discrepância que me baralha um pouco e por isso recorri aqui ao forum para ficar um pouco mais esclarecido. Grosso-modo ambos são bons profissionais e os valores incluem os desenhos das plantas e cortes para obra, desenhos dos detalhes e ainda reuniões e deslocações à obra para acompanhamento. Note-se que o edifício (com os tais 300m2) só precisa das necessárias adaptações interiores e tem licença para esta utilização.

    Não sendo folgado o meu orçamento permite estes valores, agora não sei é se ambos estão dentro do "normal": €3.500 ou €4.600 (+IVA).


    Tenha em atenção que existem muitas variáveis.
    Como já percebeu, tem aqui muitas equipas que têm experiência, algumas delas até específica para a área que pretende.
    Eu, a não ser que esses dois arquitectos tenham sido referenciados por alguém como tendo boa experiência na área, não perdia nada em ter mais alguns orçamentos como aqueles que aqui se apresentam.

    Os valores que indicou são muito próximos, e tanto podem ser baratos como caros.
    Falta saber se já incluem levantamento do local, se incluem testes acústicos, se estão dispostos a fazerem a versão "s" do estudo prévio, se de facto tem ou não processo urbanístico entre tantas outras coisas. Já para não falar das especialidades.

    Para finalizar, ter um equipa com tacto a trabalhar consigo facilmente o fará poupar muitos euros em obra e/ou que tenha surpresas desagradáveis.
    Marque reuniões com a equipa no local da obra ou no próprio atelier (ou em ambos).
    Já em algum sítio tinha visto que uma boa maneira de conhecer a equipa que vai trabalhar consigo é ver o local onde trabalham. É claro que ver as obras feitas também ajuda.

    Só me resta dizer boa sorte e bom trabalho

    Paulo Valente
  11.  # 11

    Agradeço uma vez mais todos os comentários MAS o que me fez abrir esta discussão foi pretender saber quanto pode custar este projecto de arquitectura, foi com essa intenção para mais ou menos ter uma ideia quer para considerar os orçamentos que já obtive, quer os que ainda vou pedir. Alguém sabe responder concretamente?

    Muito obrigado,
    João Horta
  12.  # 12

    Acho que ja foi praticamente tudo dito. Se quiser saber o preço pergunte por um orçamento a quem já se ofereceu aqui para o fazer, ou a outros profissionais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    João, como calcula e como já aqui referiram ninguém lhe vai, nem consegue responder a isso em concreto.
    Tem de pensar que não está a adquirir um bem de consumo normalizado... ;)
    Dependendo do técnico, dos serviços prestados e de diversos factores que não vai conseguir controlar, os preços vão variar... muito.

    Hipotéticamente, possivelmente conseguiria efectuar-lhe um orçamento para o que pretende de 2500€ + IVA (Arquitectura).... mas não sei. Depende da complexidade da intervenção (estado actual do imóvel e das intervenções que serão necessárias) e das suas expectativas e do orçamento disponível...
    Concordam com este comentário: mmgreg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Horta
  14.  # 14

    Por que só pediu dois orçamentos ? Peça 3 ou 4 ou 5 ou 10.
  15.  # 15

    Por que só pediu dois orçamentos ? Peça 3 ou 4 ou 5 ou 10.

    Faz-me espécie que uns recomendem que se peça vários orçamentos e, em contradição, que outros afirmem que nem respondem (ou responderiam) aos pedidos de orçamento, feitos por hipotéticos clientes. ( Consulte-se o tópico: Porque é que as empresas não respondem aos pedidos de orçamentos? )
  16.  # 16

    Custa-me muito fazer 10 ou 15 orçamentos para ganhar 1 ou 2.. ou nenhum. Mas respondo sempre a todas as solicitações porque isto não está desperdiçar oportunidades.

    Penso que noutras áreas, nomeadamente no que diz respeito a empresas de construção civil, é diferente porque orçamentar um projecto de arquitetura ou um procedimento urbanístico (que na sua grande forma - principalmente agora que há pouca "obra nova" - é um esforço meramente intelectual) é diferente que orçamentar uma obra, onde existe ponderáveis como quantidades, medições, materiais, mão-de-obra...

    A titulo de exemplo tive 2 meses que orçamentassem um muro de 30m lineares, e muito disseram que não o faziam porque tinham trabalho já programado para os próximos tempos, e que por isso não lhes interessava fazer o muro ...
    Já la vão 4 meses e ainda nem todos me responderam ao orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  17.  # 17

    Boa Tarde,

    Eu sou Designer de Interiores e executo projetos em 3D também. Envie-me um e-mail com toda a informação de forma a puder avaliar e lhe dar um preço justo pelo projeto.

    [email protected]

    ou

    https://www.facebook.com/CATIALILIANACOELHO

    Obrigada !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Horta
      kaka4.jpg
 
0.0215 seg. NEW