Boa tarde, Eu comprei uma casa antiga que tem de ser toda remodelada a contar com a modificação da cobertura. As minhas questões são as seguintes? Se a cobertura for de apenas uma água é possível eu alterar para uma de duas águas? Ou diminuir o ângulo da cobertura para que tenha um pé direito mais alto nas extremidades, sem ultrapassar a altura máxima que o telhado tinha? Não sei muito bem se é exigido um ângulo mínimo para escoamento de águas. Obrigado
Para fazer esse tipo de alteração tem de submeter projeto de alterações na câmara municipal, quando ao aproveitamento de espaço interior, será mesmo melhor usar esse projeto em plantas e cortes para perceber as implicações que tem alterar o telhado. Relativamente ao ângulo mínimo não existe, convém respeitar as indicações do fabricante da telha que vai usar.
Colocado por: doisarquitectosRelativamente ao ângulo mínimo não existe, convém respeitar as indicações do fabricante da telha que vai usar.
Os fabricantes de telhas recomendam inclinações mínimas. Dependendo estas da zona do país, vento e precipitação. Quando há necessidade de inclinações inferiores às recomendadas terá de haver um reforço no isolamento.
Bom dia. Obrigada pelas respostas. Eu falei com o meu empreiteiro e ele vai tentar resolver algumas dessas questões,visto que estamos a iniciar as nossas primeiras discussões sobre o projecto.Eu realmente gostava de mudar a cobertura e tentar subir o pé direito um pouco, só que com tantas alterações não sei se a Câmara vai aceitar :/ e talvez tenha de pagar bastante por essas alterações.
Bom dia Eu tenho mais uma questão. As paredes exteriores são de pedra. O que seria necessário eu fazer no seu interior? Gostava de deixar uma parede principal em pedra, mas as outras queria, talvez dar algum tipo de tratamento ou assim. Mas não sei o que fazer para tratar deste tipo de paredes e o empreiteiro quer apenas revestir tudo em placas de gesso cartonado, mas eu acho que existem outras soluções para tratar este tipo de paredes, sem que perca muito espaço interior. Alguma sugestão? Obrigada :)
As alterações no interior não carecem de licenciamento desde que não interfiram com a estrutura da casa. Relativamente às paredes use o pladur com isolamento térmico nas paredes periféricas e as interiores pode ter a leitura da pedra.
Pelo que refere deveria mesmo contratar um gabinete de projetos
Talvez seja melhor contratar alguém experiente para me dar respostas a todas estas alterações. Se calhar apenas um empreiteiro não saiba as melhores soluções para estas obras. Irei seguir o seu concelho Nuno Costa. Muito obrigada :)
Temos feito muitas obras em pladur e isolamento, posso adicionar algumas de referencia. Se precisar a nossa ajuda é só nos dizer que o nosso tecnico prepara as melhores soluções para si.