Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Peço desculpa por estar a iniciar uma discução, mas não consigo retomar dois tópicos que me interessavam. Lembro-me que foi o Sr FD que me respondeu. Tentei "sussurrar" mas não consegui. O que vale é que vou guardando no word o que me interessa.
    De qualquer forma relanço a discussão que já estava muito ramificada.
    Ele elucidou-me sobre o processo de compra e constução (passos a dar) e passo a transcrever:

Neste caso, compra de terreno + construção, o processo será qualquer coisa como isto:
    -> procura
    -> encontra
    -> confirma no PDM da Câmara Municipal, ou dirige-se ao departamento de urbanismo da mesma, se é possível construir e quanto é que é possível construir
    -> apesar de ter um preço, faz uma proposta mais baixa
    -> negoceia
    -> chega a acordo
    -> confirma na conservatória do registo predial que quem está a vender é efectivamente o dono e fica a saber se existem ou não penhoras, hipotecas e outras condições que possam constituir um problema
    -> vai a diversos bancos e faz uma simulação para ver qual oferece as melhores condições
    -> confirma junto do banco escolhido, com mais dados, qual a possibilidade de um crédito à habitação
    -> faz um contrato de promessa de compra e venda e dá um pequeno sinal para "segurar" o terreno (nunca dê um sinal muito elevado)
    -> inicia o processo do empréstimo para crédito à habitação junto do banco
    -> banco avalia o seu perfil e diz-lhe logo se sim ou não, e se por acaso precisará de fiadores
    -> se sim, envia um avaliador ao terreno para saber se o que está a pedir é o valor de mercado do mesmo
    -> o avaliador atribui um valor ao terreno
    -> acerta valores com o banco, e este dá o sim ou o não
    -> marca-se a escritura pública de compra e venda com hipoteca
    -> fazem-se os registos provisórios na Conservatória do Registo Predial (normalmente responsabilidade da imobiliária ou até do banco)
    -> faz-se a escritura (normalmente nas instalações do banco), o banco transfere o dinheiro para a conta do vendedor
    -> paga o IMT
    -> recebe o terreno
    -> fazem-se os registos definitivos na Conservatória do Registo Predial
    -> contrata um arquitecto
    -> começa a fazer o projecto de arquitectura, especialidades e execução
    -> começa a procurar um empreiteiro
    -> uma vez visto e revisto o projecto, é enviado à Câmara Municipal para aprovação
    -> decide se quer fazer a obra chave na mão ou por administração directa (você compra os materiais e contrata todos os serviços independentemente)
    -> se o projecto for aprovado, contrata um empreiteiro
    -> paga a licença de construção e começa a construir
    -> tem muitas dores de cabeça (mais do que as que teve até agora)
    -> a construção pode durar cerca de 1 ano ou mais
    -> acaba a construção, pede a licença de utilização/habitação junto da Câmara
    -> a Câmara envia um técnico para ver a casa
    -> é emitida a licença de habitação
    -> faz os registos na Conservatória do Registo Predial
    -> entrega a declaração do IMI nas finanças

Acho que é isto. Acho que não me enganei e não me estou a esquecer de nada... Há passos que podem não existir em alguns casos, e até se podem trocar de ordem com outros.
    Se alguma coisa estiver mal, alguém que me corrija, obrigado. :)

Eu pedia-lhe mais alguma ajuda:
    FD, Agradeço a preciosa informação, mas o meu caso ainda é uma 4ª hipótese - a de compra de terreno com habitação para reconstruír.
    Não me interessam tanto as questões do banco, pois dei a volta à situação e vou pedir um empréstimo multi-funções que tem como garantia o valor da avaliação da minha própria casa. o banco deposita-me o dinheiro na conta depois da papelada despachada e eu faço com ele o que quiser. O problema é o montante do empréstimo que tem o limite de 50000€.
    Para o terreno eu tenho o dinheiro, mas agora pergunto(e agradeço que me respondam honestamente):acham que estou a sonhar quando penso qur reconstruo uma casita de campo com este valor?
    A casa tem 80m2 e não pretendo aumentar a área, apenas contruir um telheiro-
    Tem 4 divisões que têm que dar para uma sala com lareira, 2 quartos 1 cozinha e 1 WC.
    As paredes estão todas em pedra e só tem portas, não tem janelas que terão de ser abertas.
    O telhado é novo e tem um lentel (será assim que se chama?) mal acabado.
    Não tem água, nem luz, nem esgotos.
    AS outras questões são as seguintes:
    - Eu farei o projecto de reconstrução ( melhor dizendo:farei a planta e depois: deite esta parede abaixo, abra aqui um porta, ponha aqui a o esgoto para a sanita, aqui água quente e fria para o esquentador). Pergunto - posso fazer isto logo com o construtor ou preciso mesmo de um arquitecto por causa das questões da água, electicidade e esgotos?
    Julgo que uma vez pedida a ligação da água e electricidade, o empreiteiro saberá fazer o resto, não?
    - que tipo de licença terei que pedir neste caso- obras?
    Penso que prefiro a administração directa. Acho que prefiro ser eu a escolher os materiais e a contratar os serviços independentemente - Como será então a questão do alvará (não percebo muito bem o que é, porque num tópico li qualquer coisa sobre as várias especialidades da obra irem passando os alvarás uns aos outros.Eu pensava que o alvará era uma licença concedida pela câmara ou para construção ou para obras. Não é assim?
    Obrigada Fd e todos os que quiserem colaborar

Também apanhei um tópico com uns links relacionados com PLANOS DE PAGAMENTOS E ORÇAMENTOS, que perdi.
    Alúgem pode a judar-me a voltar lá?

Já agora, como é que faço para sussurrar?

Obrigada
  2.  # 2

3.  # 3

É melhor alterar o assunto deste tópico. Eu li: «PERDI-ME NOS T R Ó P I C O S» :-)

ElsaHotmail,
    O que você nos está a pedir é UMA LICENCIATURA em "como construir a minha casinha". Felizmente que todas as questões que você põe estão já exaustivamente discutidas neste Forum. É só fazer umas PESQUISA (clicar em PESQUISAR, lá em cima).

Como deve calcular, não surtirá muito efeito abrir uma discussão para falar de 10 coisas completamente diferentes.

Já agora, 2 ou 3 comentários:
    O Alvará de Construção é como uma Carta de Condução. É um comprovativo que um construtor está habilitado a construir (que, tal como a carta de condução, é "pessoal e intransmissível", isto é, não serve para ser emprestado).
    Outra coisa é o documento emitido pela Câmara (alvará de licença de construção), vulgarmente chamado de licença de obras.

Você está habilitada a fazer projectos e entregá-los na Câmara para serem apreciados e aprovados? Porque é que não nos disse logo que é Arquitecta e Engenheira electrotécnica, e Civil e Mecânica? Isso é fantástic... Aaaah...! Não é? Hmmmm! Veja lá se quer ter as Ordens dos Arquitectos e Engenheiros à perna! :-))
    A não ser que se trate de uma pequena remodelação sem mexer nas fachadas (portas e janelas), nem em elementos estruturais (paredes-mestras, pilares,...), será melhor consultar primeiro alguém que perceba do assunto (atenção, não me estou a referir às pessoas que executam Obras, mas sim Projectos!).
    Se a casa NÃO TEM (nem nunca teve) água nem electricidade (em princípio) vai ter de fazer PRIMEIRO os respectivos projectos que terão de ser aprovados, executados, as instalações vistoriadas e aprovadas, e só DEPOIS é que poderá pedir as ligações e contadores!

E não se esqueça de, antes de comprar o terreno, perguntar (a um técnico!) na Câmara se o que pretende fazer (incluindo o telheiro) é possível.
    • magia
    • 6 março 2009 editado

# 4

AS outras questões são as seguintes:
    - Eu farei o projecto de reconstrução ( melhor dizendo:farei a planta e depois: deite esta parede abaixo, abra aqui um porta, ponha aqui a o esgoto para a sanita, aqui água quente e fria para o esquentador). Pergunto - posso fazer isto logo com o construtor ou preciso mesmo de um arquitecto por causa das questões da água, electicidade e esgotos?
    Julgo que uma vez pedida a ligação da água e electricidade, o empreiteiro saberá fazer o resto, não?
    - que tipo de licença terei que pedir neste caso- obras?
    Penso que prefiro a administração directa. Acho que prefiro ser eu a escolher os materiais e a contratar os serviços independentemente.

Uma casa, é normalmente o maior investimento que a maioria das pessoas faz na vida.... creio que não será mal pensado, fazê-lo de forma correcta! E naturalmente, é para isso que os arquitectos e os engenheiros servem.

Obviamente, tem de propor a obra a licenciamento camarário e obviamente tem de contractar um técnico que o faça.
    Se tiver de se sujeitar a uma intervenção cirúgica, procura um cirugião experiente ou o merceeiro da esquina que até percebe qualquer coisa de medicina??????
    Há que pôr as coisas no seu lugar.... se quer fazer uma moradia, tem de procurar técnicos competentes para o efeito.

Pessoalmente, e por experiência, não aconselho a adjudicação directa.... a obra costuma perder em qualidade....é que nesses casos, o erro é sempre do outro.

0.0114 seg. NEW