Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    já vos agradeci imensas vezes mas sao sempre poucas comparadas á ajuda que me têm prestado... Este forum é realmente muito util e presta uma ajuda imensa.
    Bem, o ponto de situaçao é este, o vendedor , a imobiliaria e eu andamos os 3 em conflito, cada um diz sua coisa e ninguem se entende. o vendedor quer despachar tudo rapidamente porque se quer ir embora da cidade, a mulher da imobiliaria tambem quer despachar tudo, mas essa, claro é pa receber a sua comissao o quanto antes... e eu sinto me impotente sem perceber nada de nada, ver me sozinha nesta situação sem ninguem que me possa ajudar ou apoiar.
    O meu unico encosto sao voces... por isso recorro aqui tantas vezes, peço vos desculpa por ser tao chata...
    hoje fui ás finanças para ver se pomos fim a esta situaçao que ja se vai tornando insuportavel e chata, é o "diz que disse" e ninguem se entende.
    Pois bem, nas finanças disseram nos que se o dono da casa fizer uma planta nova com todas as alterações e preencher um oficio qualquer ( que julgo ser modelo 1 do imi, nao tenho a certesa) que este passa a assumir as responsabilidades de todas as obras que foram feitas ate áquela data... e que basta o dono fazer isso e entregar nas finanças que eu posso ir fazer as escrituras descansada...
    O que vos pergunto é, isto será verdade?
    Sei que me vao subir a contribuiçao autarquica, mas eu o que me interessa é livrar me de ter que derrubar a obra que ninguem pediu licença, ou mesmo levar com a multa...
    Se realmente estou livre dessas responsabilidades, o que devo ter em atenção nestes documentos? O dono terá que entregar estes documentos nas finanças e as coisas ficam em ordem?
    Obrigada mais uma vez por tudo,
    Mimi
  2.  # 2

    Colocado por: mimi123O que vos pergunto é, isto será verdade?

    Boa tarde chat..., digo, Mimi :-)
    QUANTO A MIM: Perante as Finanças, sim. Creio que pode ser verdade. Perante a Câmara, não.
    Sorry.
    (mais opiniões?)
  3.  # 3

    blockquote>
    QUANTO A MIM: Perante as Finanças, sim. Creio que pode ser verdade. Perante a Câmara, não.
    (mais opiniões?)


    Concordo....perante as finanças, até pode ser que sim.... mas na câmara nem pensar.
  4.  # 4

    Pois perante as finanças fica tudo bem, vc declara mais construção e eles combram.

    A Câmara terá de apresentar projectos e o que está consturido terá de respeitar as leis em vigor, o que eu duvido....
  5.  # 5

    Não, isso não é verdade.Aliás, já lhe respondi a isso na questão que colocou ontem. As finanças servem para cobrar impostos. A conservatória, para dar posse. Se vc for ás finanças e declarar que certo imovel lá está, passa a pagar IMI sobre isso. AINDA QUE ESTEJA ILEGAL.
    Portanto, o que lhe disseram é claramente FALSO. O importante aí, é saber o que está ou não, legal.
  6.  # 6

    Exactamente como os Srs foristas foram dizendo... A única forma de legalizar à construção é através da CM. Pode correr 10000vezes para as finanças, conservatória, arranjar mil supostas soluções, mas a verdade é que não passa por eles a resolução do problema. Aliás eles nem têm nada a ver com isso. As construções ilegais só podem ser fiscalizadas pelas CM e é neles que se pode proceder à legalização de qualquer obra ilegal (se a tal construção for legalmente admissível, claro).
  7.  # 7

    Olá a todos,
    já vos agradeci imensas vezes mas sao sempre poucas comparadas á ajuda que me têm prestado... Este forum é realmente muito util e presta uma ajuda imensa.
    Bem, o ponto de situaçao é este, o vendedor , a imobiliaria e eu andamos os 3 em conflito, cada um diz sua coisa e ninguem se entende. o vendedor quer despachar tudo rapidamente porque se quer ir embora da cidade, a mulher da imobiliaria tambem quer despachar tudo, mas essa, claro é pa receber a sua comissao o quanto antes... e eu sinto me impotente sem perceber nada de nada, ver me sozinha nesta situação sem ninguem que me possa ajudar ou apoiar.
    O meu unico encosto sao voces... por isso recorro aqui tantas vezes, peço vos desculpa por ser tao chata...


    Mimi123

    Visto que está sozinha nessa aventura, salvo as ajudas que vai colhendo por aqui no forum, que nem sempre são as melhores, aconselho que contacte um Solicitador da sua zona de forma a que este a possa auxiliar na melhor forma de resolver o seu problema. E que ao mesmo tempo irá impor algum respeito junto do vendedor e da imobiliária.

    Olhe que talvez não fique assim tão caro os honorários de um profissional, tendo em conta os prejuizos que poderá vir a ter no futuro.

    Bom fim de semana
    •  
      FD
    • 6 março 2009

     # 8

    Colocado por: mãos à obraque nem sempre são as melhores

    Sempre que vir alguma que julgue que não é a melhor, conto consigo para avisar os demais, ok?
  8.  # 9

    Olá,

    mais uma vez aqui estou eu...
    Queria agradecer vos a todos os que me tem ajudado (ajuda essa que tem sido muito importante nas minhas decisoes...)
    Queria tambem dar vos a conhecer como ficaram as coisas, ora bem, ao fim de muito stress, o vendedor da casa, resolveu legalizar as obras da casa para eu posteriormente comprar tudo ok.
    Fomos á camara e as finanças onde nos disseram que era muito facil, bastava fazer uma planta nova, entregar na camara, e resolvia se o problema, em pouco tempo estava tudo resolvido (pensava eu)... O sr disse nos que a camara podia aprovar ou nao a nova planta, mas que em principio claro que iria aprovar.
    O vendedor mandou la a casa um desenhador, apresentou a nova planta na camara, recebeu uma fiscalizaçao á casa, foi multado... enfim... e o pior ainda estava para vir... veio a resposta da camara: nao aprovou o projecto. A justificação que a camara deu foi que estas casas pertenceram outrora á camara, e que o quintal da frente e o quintal de tras (onde o vendedor fez o quarto) ainda pertenciam á camara... que apesar de os quintais ja estarem construidos, que as areas que foram vendidas ás pessoas nao incluem os quintais... Mas... que iriam ser vendidos dentro de uns anos aos donos das casas por "um preço simbolico"... Meu Deus!! Será isto possivel???? onde eu me ia por! é claro que desisti da casa.
    Agora deparo me com outra situaçao:
    eu ja tinha assinado contrato de compra e venda, onde constava que "A escritura publica de compra e venda sera celebrada 30 dias apos a emissao da licença de utilizaçao com as areas do imovel corrigidas."
    Ja tinha dado 7000 euros de sinal em cheque que ficou com a imobiliaria.
    Agora devolveram me o cheque,fizeram me assinar um papel em como o tinha recebido, e agora?? pedi que me fosse passado um documento onde constasse que o contrato ficava sem efeito.a senhora da imobiliaria nao mo quer passar!!diz que nao é preciso,basta devolver me o cheque,e que ela nao é nenhuma advogada para me fazer um documento desses!
    entao quer dizer, daqui a 20 anos se o vendedor nao conseguir vender a casa e a conseguir legalizar eu tenho k lha comprar,nao? onde é que consta no contracto que este fica nulo se a casa nao for legalizada??onde é k o contarto tem uma data de fim?? nao tem!!
    Já nao vale a pena falar mais com a senhora da imobiliaria porque esta visto que ela faz a conta dela e pronto. segunda feira vou falar com a pessoa responsavel da imobiliaria e expor a situaçao.
    Mas será que este pesadelo nao acaba??
    Se puderem ajudar me, agradecia vos muito mais uma vez, porque novamente estou posta numa situaçao que nao entendo, e tenho medo que o contrato nao caduque pois nao tem nenhuma data de fim!e o facto de me terem devolvido o cheque nao significa nada.certo?

    Muito obrigada,
    Mimi
  9.  # 10

    mimi123
    Fico contente por lhe termos sido úteis.
    Não sei por quê, havia aqui muita gente que parecia que estava a adivinhar que havia ali asneirada da grossa.
    (E você também, porque o que nos ia contanto dava uma boa ideia do comportamento dos envolvidos).

    Por isso é que lhe disse várias vezes que devia consultar um advogado. Uma das que ele lhe diria é que não se assina um contrato em que não estão definidos prazos (por exemplo: definindo a data a partir da qual o contrato fica sem efeito).

    Realmente, a devolução do cheque não deverá ter muito significado. O importante é o contrato. Creio que não será preciso uma declaração formal: creio que basta a empresa mediadora devolver-lhe o contrato que você assinou com uma carta muito simples dizendo que lho devolvem por ter ficado sem efeito.
  10.  # 11

    hum... pois realmente uma pessoa quer poupar uns trocos por nao ter muito recursos e acaba por fazer ainda maior asneirada... mas fiquei descansada porque foi um advogado a fazer o contrato... pelo qual ainda tive que pagar 35 euros... nao sei se terei direito a algum tipo de indeminizaçao, uma vez que o vendedor nao se negou a vender a casa, mas a nao legalizaçao da mesma foi devida a terceiros. Ou mesmo a alguma indeminizaçao por parte da imobiliaria, no fundo andei a gastar dinheiro em abertura de processo e em avaliaçao para fazer o emprestimo para a compra da casa. Nao estava com vontade de ir para tribunais,pois ja tive uma ma experiencia, fartei me de gastar dinheiro, e ficou tudo em aguas de bacalhau...
    Disseram me que eu deveria ir á Deco, nao sei se tambem sera uma boa opção...
    Muito obrigada mais uma vez,
    Mimi
    •  
      FD
    • 19 abril 2009

     # 12

    Colocado por: mimi123Ou mesmo a alguma indeminizaçao por parte da imobiliaria, no fundo andei a gastar dinheiro em abertura de processo e em avaliaçao para fazer o emprestimo para a compra da casa.

    Lista das Contra-Ordenações - Imobiliário

    # Empresa de mediação imobiliária não se certificou da correspondência das características do imóvel objecto do contrato de mediação com as fornecidas pelos interessados - Artº 16 n.º 1 al. b)
    # Empresa de mediação imobiliária não forneceu informação de forma clara, sobre características, composição, preço e condições de pagamento do bem objecto do negócio - Artº 16 n.º 1 al. c)
    # Empresa de mediação imobiliária não propôs com exactidão e clareza o negócio, objecto de mediação, induzindo em erro os interessados - Artº 16 n.º 1 al. d)
    # Empresa de mediação imobiliária não comunicou aos interessados facto que punha em causa o negócio visado - Artº 16 n.º 1 al. e)

    http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesImobiliario.aspx

    É só escolher...

    Pessoalmente, encarava isso como uma aprendizagem e encarava o dinheiro gasto como isso mesmo, gasto. Mas uma queixinha se calhar fazia, pelo menos para a imobiliária aprender a fazer as coisas como deve ser.
    Quanto ao contrato: exija ver o contrato original assinado por si destruído.
  11.  # 13

    Olá,
    muito obrigado FD,
    ouvi dizer que eu podia tambem exigir á imobiliaria que me devolvesse o valor do contrato de compra e venda e o valor da avaliação, será isto verdade?
    Vou fazer "queixinha" sim...lol... mais que nao seja so para verem que as pessoas nao sao parvas e nao se pode andar a gozar com a cara e o dinheiro dos outros. Mesmo que nao ganhe nada com isto, ao menos que nao o façam a mais ninguem. Se nao conseguir recuperar nenhum do dinheiro que gastei,paciencia, e como o FD diz,encaro o como gasto, mas é claro que vou tentar recuperar o maximo que conseguir...
    Muito obrigado,
    Mimi
  12.  # 14

    E mesmo que o contrato seja destruido a existencia de copias serve lhes de alguma coisa?
    Obrigado
  13.  # 15

    Colocado por: mimi123E mesmo que o contrato seja destruido a existencia de copias serve lhes de alguma coisa?
    Obrigado
    Por isso é que eu disse para ter o contrato de volta junto com uma simples cartinha da empresa (papel timbrado, assinatura da gerencia...) a explicar que o devolviam - ou, no caso, que o destruiram - por ter ficado sem efeito.
  14.  # 16

    e posso exigir que a imobiliaria me pague o dinheiro que gastei?
    e acha que se me disserem que nao se pode fazer nada, devo avançar com queixa? E como a faço? no livro de reclamaçoes ou faço uma carta e envio para alguma entidade? Ou posso por a Deco no assunto??
    Obrigado
 
0.0208 seg. NEW