Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Precisava dos vossos conselhos e ajuda para tentar encontrar uma solução para o problema que tenho em mãos.

Tenho uma placa de indução instalada na bancada da cozinha sobre um armário IKEA. Este armário tinha 2 gavetas extraíveis, uma a meio e outra no fundo, sendo que a porta se encontrava fixa a esta última. A porta do armário abria portanto como se fosse uma gaveta gigante deixando à vista o interior do armário e possibilitando a abertura da gaveta interior.

Ora, alguém lá em casa se lembrou que seria possível colocar e instalar uma máquina de lavar loiça compacta (tipo de bancada) dentro deste armário.
    Depois de fazer as devidas medidas e de pensar acerca da viabilidade de manter a placa de indução a funcionar nesta configuração, comprámos a seguinte máquina:

Balay 3VK300BC
    Medidas do aparelho (AxLxP) cm: 45 x 55.1 x 50

Assim, desmontámos as gavetas e ficámos com o armário amplo e pronto a receber a máquina que cabe perfeitamente e mantém uma distância muito aceitável à placa (23cm). As laterais da máquina distam apenas 2 a 3 mm aos lados do armário.

Temos agora o seguinte problema: quero uma porta neste armário; pensei até em aproveitar a porta que retirámos fixando-a e colocando-a a trabalhar de outra forma. Mas uma vez aberta, a posição da porta e das suas ferragens tem que permitir a abertura da máquina. Dou desde já e sem problemas todo o espaço que sobre no armário como perdido; fica só para aquilo e pronto.

Lembrei-me e pude já constatar o seguinte:
    Colocando a porta a abrir de lado, as ferragens não cabem no espaço entre a máquina e a lateral do armário. Além disso, uma vez a porta totalmente aberta (mesmo com um ângulo superior a 90º), a porta da máquina não abre.
    Colocando a porta a abrir tipo "forno", teria que elevar a máquina (o que não me parece muito problemático), mas onde encontrar o material?
    E assim de repente não me lembro de mais nada...

Alguém tem alguma sugestão? E se sim, alguma recomendação de quem poderia executar o trabalho ou onde encontrar o material necessário?

Muito obrigada desde já!
      imagem.jpg
  2.  # 2

Eu apenas estou a ver duas maneiras. (para além da abertura tipo forno)

1 - Subir a MLL e colocar a antiga gaveta/porta. Se não estou em erro, a fixação da gaveta é na parte inferior do armário. Eventualmente até teria espaço para a gaveta correr por de baixo da MLL e ficar com a frente toda fechada.
    Desvantagens. Por loiça na máquina com uma gaveta à frente não parece ser prático.

2 - Tem a certeza que montando porta com abertura para o lado não consegue abrir a porta da MLL? A ferragem da porta não seria problema, bastava levantar a máquina um pouco de modo a caber a ferragem por baixo.
    Também a própria dobradiça tem parafusos para afinar a porta. Um deles afina o espaçamento entre portas (quando se vê o armário de frente) para no fundo conseguir alinhar todas as portas do armário.
    Podia forçar a medida um pouco mais neste armário, ainda que tivesse depois de acertar no outros para não ficar sem folga de um dos lados e ter uma folga grande do outro lado da porta.

Soluções que nem sei se são soluções (mas poderá sair variantes destas como soluções plausíveis).
    - Adaptar a máquina para ficar à vista colocando (adaptando o melhor possível) gavetas no restante espaço.
    - Sei que no ikea há móveis de cozinha (normalmente os de parede ou os que se colocam em cima da bancada) que têm uma especie estore. Não sei se ficaria bonito, nem sei se é possível.
    - A solução mais farsola de todas seria o "antigo tipico" cortinado no armário.
    - Colocar a máquina em cima da bancada e arranjar um móvel para a esconder (poderia ser daqueles que se colocam em cima da bancada com o tal estore). E colocar novamente as gavetas.
    - Tenha em atenção que a placa de indução precisa de ventilação, ou seja, ter buracos no armário em baixo para admissão de ar, e normalmente tem de haver uma fresta em cima de "xx" milímetros. A medida normalmente está nas indicações da placa.
  3.  # 3

1- Nem me tinha ocorrido, teria que ver quanto é que teria que subir a MML e se deixava espaço suficiente de ventilação até à placa.

2- O problema é precisamente afinar a porta para que esta, quando aberta, não fique nem um bocadinho dentro do armário. Outro é que a máquina teria que caber no espaço entre dobradiças, ainda não fiz essas medidas.

A máquina ficar à vista é mesmo a minha ultima opção, sendo que nem considero a cortina :) Em cima da bancada, infelizmente, nem sequer tenho espaço para a máquina... E com a mudança de gama de cozinhas do IKEA, essa porta estore desapareceu.

Mas mesmo que vá para a abertura "tipo forno" teria que arranjar as dobradiças. A porta é tão pesada que me parece que teriam que ser especiais e também não poderiam ser muito grandes. Alguma ideia de onde as posso arranjar? As do IKEA são enormes...
  4.  # 4

Colocado por: isapm
    2- O problema é precisamente afinar a porta para que esta, quando aberta, não fique nem um bocadinho dentro do armário. Outro é que a máquina teria que caber no espaço entre dobradiças, ainda não fiz essas medidas.

Eu penso que a máquina caberá entre as dobradiças.

Não tinha falado antes. Mas se tivesse comprado a máquina própria de encastrar, teria o problema resolvido, já que a porta do armário fixa diretamente à porta da máquina. No seu caso teria de retirar o módulo de 60cm da bancada e ver se a MLL caberia com a placa (se bem que tão próximo não deve ser o ideal para ambas). Ou então desativava outro módulo de 60cm que não tivesse nada em cima.

Em relação à porta com abertura tipo forno, deve haver ferragens próprias para isso. Diria que deve ser parecidas com aquelas que montam as portas que abrem nesse sentido mas para cima que costuma haver nos armários superiores.
    No Leroy deve encontrar facilmente.
    O que não deve ser fácil é montar as ditas cujas, já que a montagem na porta implica abrir um buraco que só se faz com a tupia. Para o peso da porta talvez conseguisse arranjar uns amortecedores (tal como existem nas portas que se montam nos armários superiores).
  5.  # 5

Vantagens do IKEA...desculpe meter a foice...sou fabricante

0.0121 seg. NEW