Iniciar sessão ou registar-se
    • FFAD
    • 7 novembro 2024

# 781

Colocado por: Vítor MagalhãesA questão é que é possível poupar tempo e dinheiro à mesma, sem necessitar de pagar rendas monopolistas por equipamentos perfeitamente dispensáveis quando todos os veículos são obrigados a ter uma matricula que os identifique como é o caso das portagens/pórticos das Ex-Scut. Esta "tecnologia" já existe à vários anos. Obviamente que isto se aplica para a cobrança de portagens apenas. Chegamos ao cumulo de acender a luz amarela na passagem pela VV e os próprios dizerem para não haver preocupações porque a cobrança será efetuada à mesma (história verídica).
    Concordam com este comentário:HAL_9000

olhe que não sei se o custo de abrandar, parar nas portagens e voltar a arrancar, o aumento de consumo não paga a via verde...
  1.  # 782

Colocado por: FFAD

olhe que não sei se o custo de abrandar, parar nas portagens e voltar a arrancar, o aumento de consumo não paga a via verde...

Não é isso que está em causa, aliás isso será precisamente um dos argumentos da VV para vender o serviço (principalmente no caso de viaturas com motores de combustão). O que está em causa é a obrigatoriedade de pagamento de um serviço adicional perfeitamente dispensável.
  2.  # 783

eu tenho via card e passo ora numa ponte ora noutra com viacard. As pontes serão a excepção aqui. O carro tem viacard e tem viaverde e passa onde for mais rápido e barato.
    Nas restantes portagens aqui da zona de lx, A5, A33, A21, A12 não há filas na via verde
    • FFAD
    • 7 novembro 2024

# 784

Colocado por: Vítor Magalhães
    Não é isso que está em causa, aliás isso será precisamente um dos argumentos da VV para vender o serviço (principalmente no caso de viaturas com motores de combustão). O que está em causa é a obrigatoriedade de pagamento de um serviço adicional perfeitamente dispensável.

obrigatoriedade?
  3.  # 785

Sim, por que o user Vitor Magalhaes indica que esse se o radar já lê a matrícula, não era preciso a via verde e consequentemente não era preciso pagá-la
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 786

Colocado por: IronManSousaNas restantes portagens aqui da zona de lx, A5, A33, A21, A12 não há filas na via verde

Não há entre aspas. Às vezes na portagem da A8 de Loures depois das 18h demora-se mais a ir pela VV que pelas cancelas.
  5.  # 787

Este ano já recebi umas 50 mensagens para trocar o dispositivo. Não vou trocar. A única coisa que me dava mais jeito era nos parques de estacionamento. Paciência pago na hora á empresa que o explora.
  6.  # 788

Colocado por: HAL_9000Aliás há muitos negócios por aí que ainda não foram totalmente explorados, por exemplo aquelas caixas de hipermercado que são self service não deveriam ser gratuitas. Deviam ser um serviço pago.

E sim é pago, para passar nas caixas automáticas tem que ter um cartão de débito ou crédito que custa anualmente muito mais que a VV. E o dinheiro está no banco e é seu, porque raio lhe cobram por um cartão que movimenta o dinheiro que é seu. Ainda por cima podem usar para empréstimos pessoais com taxas astronómicas.
    As portagens pagam o uso das AE, a VV cobra um serviço que facilita o pagamento das mesmas e não só.
  7.  # 789

Colocado por: CarvaiE o dinheiro está no banco e é seu, porque raio lhe cobram por um cartão que movimenta o dinheiro que é seu.
    Porque há muitos clientes como o Carvai que não se importam de pagar por um "serviço" que devia ser gratuito ate que todos os players do mercado adoptam estrategias semelhantes e o cliente deixa de ter opção.

Btw, eu não pago por cartões, nem mensalidades de conta. Troquei de banco sempre que vieram com esse tipo de estratégias. Um dia poderei ficar sem alternativas, mas até ver ainda existem diversos bancos que não cobram por esses "serviços", que na prática mais não sao mais que o ganha pao deles
    • reg
    • 7 novembro 2024

# 790

Penso que não justifica andar a pagar por um serviço, que ainda por cima substitui pessoas pelas máquinas, que ainda por cima muitas das vezes não funcionam e sempre precisamos de um humano para ajudar. Os cartões e manutenção dos bancos é um bom exemplo, se alguns conseguem, todos conseguem isentar os custos.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
    • reg
    • 7 novembro 2024

# 791

Colocado por: CarvaiAs portagens pagam o uso das AE, a VV cobra um serviço que facilita o pagamento das mesmas e não só.

Isso de facilitar é muuuuuito discutível. Basta pensar como exemplo a ponte 25 de abril. Quem usa VV sai sempre prejudicado, considerando as filas que lá se formam.
    • Carvai
    • 7 novembro 2024 editado

# 792

Há muito anos atrás num curso na Católica tive um Professor famoso de Economia que dizia "Não há almoços grátis" (até foi foi titulo de um livro dele). Depois de muitos anos a trabalhar em diversas empresas aprendi como oferecer algo grátis pode ser uma forma excelente de ganhar dinheiro. Hoje apenas como consumidor continuo a não acreditar em borlas.

"Isso de facilitar é muuuuuito discutível. Basta pensar como exemplo a ponte 25 de abril. Quem usa VV sai sempre prejudicado, considerando as filas que lá se formam."
    Depende, durante vários anos utilizei a 25A quase todos os dias mas fora das horas de ponta. A não ser em caso de acidentes nunca parava. E quando tinha mota então era imprescindível. Hoje em dia uso muito pouco nas AE mas nos estacionamentos continua a ser util. E pelo preço de um shot anual não prescindo.
    • reg
    • 7 novembro 2024

# 793

Colocado por: CarvaiHá muito anos atrás num curso na Católica tive um Professor famoso de Economia que dizia "Não há almoços grátis" (até foi foi titulo de um livro dele). Depois de muitos anos a trabalhar em diversas empresas aprendi como oferecer algo grátis pode ser uma forma excelente de ganhar dinheiro. Hoje apenas como consumidor continuo a não acreditar em borlas.

Claro que não há nada grátis, apenas há empresas que conseguem ganhar dinheiro de outra maneira.
    • reg
    • 7 novembro 2024

# 794

Apenas para acrescentar, há uns anos atrás quando a VV era "grátis" na realidade acrescentava algo de novo, hoje em dia é vista como mais uma empresa parasita.
    • eu
    • 7 novembro 2024

# 795

Se ao menos fosse possível registar a passagem dos veículos sem identificadores, sei lá, através da leitura ótica da matrícula.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 796

Colocado por: euSe ao menos fosse possível registar a passagem dos veículos sem identificadores, sei lá, através da leitura ótica da matrícula.

Sim a tecnologia já existe mas teria sempre que associar a matricula a um cartão bancário. E existem centenas de situações em que isso não é possível.
    E se tiver um carro de empresa quer mesmo que eles saibam aonde é que você anda quando não está em serviço?
  9.  # 797

Colocado por: euSe ao menos fosse possível registar a passagem dos veículos sem identificadores, sei lá, através da leitura ótica da matrícula.

A percentagem de más leituras de identificadores eletrónicos é residual.
    A percentagem de más leituras óticas é gigante (entre 10% e 20%) e tem de ir para leitura manual (logo mais tempo = maior custo).

Curiosidade: das más leituras das câmaras aparecem aquelas situações de arrancar os cabelos em que um proprietário de um veículo recebe notas de cobrança de um sítio onde nunca passou (o software de leitura de matrícula confundiu um "O" com um "D" ou um "Q", por exemplo).

E com o custo acrescido do processamento manual o serviço via-verde ficaria mais caro só com câmaras do que com identificadores.

É como alguém disse acima: paga-se o serviço e a conveniência, o custo do identificador é residual.
    • eu
    • 7 novembro 2024 editado

# 798

Pergunta: como se faz o registo das passagens nas ex SCUT ?

(para quem não tem identificadores)
  10.  # 799

Pronto, mete-se o pessoal a comprar uma vinheta no inicio do ano e acabam-se com as barreiras fisicas na AE, ganham todos inclusive o ambiente 👍
    Concordam com este comentário: eu, Dias12
    • eu
    • 7 novembro 2024

# 800

De facto, os Suiços e Austríacos são muito mais pragmáticos.

0.1988 seg. NEW