Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 7 novembro 2024

# 801

Colocado por: ClioIICuriosidade: das más leituras das câmaras aparecem aquelas situações de arrancar os cabelos em que um proprietário de um veículo recebe notas de cobrança de um sítio onde nunca passou (o software de leitura de matrícula confundiu um "O" com um "D" ou um "Q", por exemplo).

Isto acontece porque não existe nenhuma lei que obrigue a verificar se de facto aquela matrícula pertence ao determinada marca/modelo.
  1.  # 802

Colocado por: Vítor MagalhãesPronto, mete-se o pessoal a comprar uma vinheta no inicio do ano e acabam-se com as barreiras fisicas na AE, ganham todos inclusive o ambiente 👍
    simplificar por ca? Nem pensar
  2.  # 803

Colocado por: Vítor MagalhãesPronto, mete-se o pessoal a comprar uma vinheta no inicio do ano e acabam-se com as barreiras fisicas na AE, ganham todos inclusive o ambiente 👍
    Concordam com este comentário:eu,Dias12

Isto faz-me lembrar a taxa da RTP, pagam todos tenham ou não televisão, vejam ou não esses canais. E o que é que o ambiente ganha com isso? Imprimir milhões de vinhetas todos os anos é melhor que umas caixinhas de plástico para muitos anos?
  3.  # 804

Colocado por: CarvaiE o que é que o ambiente ganha com isso? Imprimir milhões de vinhetas todos os anos é melhor que umas caixinhas de plástico para muitos anos?
    E os cartões impressos para quem não tem as caixinhas da roubalheira plástico?

Colocado por: CarvaiIsto faz-me lembrar a taxa da RTP, pagam todos tenham ou não televisão, vejam ou não esses canais.
    Imagino que a vinheta funcionaria como nos outros países. Só comprava quem quisesse andar na autoestrada.

Pode-me é dizer que para assegurar os lucros das concessionárias, as vinhetas seriam vendidas a um preço tal que ninguém as comprava. Mas isso é a consequência de o estado ter mandatado uns lorpas para negociar as PPP rodoviárias.
    Concordam com este comentário: pkasa, Vítor Magalhães
    • eu
    • 7 novembro 2024

# 805

Colocado por: CarvaiIsto faz-me lembrar a taxa da RTP, pagam todos tenham ou não televisão, vejam ou não esses canais. E o que é que o ambiente ganha com isso? Imprimir milhões de vinhetas todos os anos é melhor que umas caixinhas de plástico para muitos anos?

É acionista da Via Verde?
  4.  # 806

Colocado por: HAL_9000Imagino que a vinheta funcionaria como nos outros países. Só comprava quem quisesse andar na autoestrada.

Exatamente como a VV só tem quem anda nas AE. E mesmo que ande esporadicamente só paga a utilização.

Colocado por: euÉ acionista da Via Verde?

Sim, já tive 4 identificadores, agora só tenho 2 e foi sempre um bom investimento.
    Ao contrario da RTP, que tirando os jogos da Seleção raramente uso, mas pago todos os meses.
  5.  # 807

Colocado por: euPergunta: como se faz o registo das passagens nas ex SCUT ?

(para quem não tem identificadores)

Eu sei onde quer chegar: sim, faz-se pela matrícula. Mas é uma "cagada" de um serviço: portagens que devem ser pagas num calendário restrito, muitas vezes não aparecem a pagamento nesse calendário (lá está, falhou o reconhecimento ótico e segue para verificação manual que demora "décadas") e quando não está a contar aparece uma multa para pagar.
  6.  # 808

Colocado por: reg

Isto acontece porque não existe nenhuma lei que obrigue a verificar se de facto aquela matrícula pertence ao determinada marca/modelo.

Então vejamos: se a leitura de uma coisa standard como uma matrícula já tem uma taxa de erros grande, imagine que o software ainda tinha de identificar marca e modelo de cada carro. Havia de ser lindo... 😂
    • eu
    • 7 novembro 2024

# 809

Colocado por: ClioIIEntão vejamos: se a leitura de uma coisa standard como uma matrícula já tem uma taxa de erros grande, imagine que o software ainda tinha de identificar marca e modelo de cada carro. Havia de ser lindo... 😂

Atualmente já existem sistemas de reconhecimemto de matrículas com uma taxa de erro baixo (cerca de 2%).

E a evolução do software tem sido tão rápida (Redes Neurais Convolucionais), que taxas de 99,9% não são uma miragem.

No norte de Itália já há AEs em que as portagens só funcionam com leitura ótica de matricula.
  7.  # 810

Colocado por: ClioII

Eu sei onde quer chegar: sim, faz-se pela matrícula. Mas é uma "cagada" de um serviço: portagens que devem ser pagas num calendário restrito, muitas vezes não aparecem a pagamento nesse calendário (lá está, falhou o reconhecimento ótico e segue para verificação manual que demora "décadas") e quando não está a contar aparece uma multa para pagar.

Deve ter tido más experiências, eu pelo contrário. Tenho a app dos CTT instalada no telemóvel e alerta de portagens no email, normalmente em dois dias tenho as portagens disponiveis para pagamento e durante pelo menos duas semanas.
    Pago com a app do banco também no telemóvel a qualquer hora do dia e em qualquer local literalmente.
    Já as portagens físicas, é só encostar o cartão e em menos de 1 minuto estou em andamento.
  8.  # 811

Colocado por: HAL_9000Mas isso é a consequência de o estado ter mandatado uns lorpas para negociar as PPP rodoviárias.

Olhe que de lorpas eles têm pouco ou vá ver para que empresas foram trabalhar depois de sair do governo.
  9.  # 812

Colocado por: Carvai
    Isto faz-me lembrar a taxa da RTP, pagam todos tenham ou não televisão, vejam ou não esses canais. E o que é que o ambiente ganha com isso? Imprimir milhões de vinhetas todos os anos é melhor que umas caixinhas de plástico para muitos anos?

Ganha o ambiente porque ninguém para em lado nenhum, exceto no transito. Vinhetas que podem ser divididas por zonas (à semelhança das licenças de pesca de águas interiores), etc... A vinheta não tem que ser um documento físico visível, até porque a fiscalização rodoviária já não necessita de ver os docs para saber se a viatura está com seguro, IPO e IUC em dia, entre outras questões.
    Haja vontade para modernizar.
  10.  # 813

Colocado por: CarvaiExatamente como a VV só tem quem anda nas AE
    Mas a VV não é nenhuma portagem, é uma redundância que nao devia existir: basicamente é pagar para poder pagar.

Colocado por: ClioIIEu sei onde quer chegar: sim, faz-se pela matrícula. Mas é uma "cagada" de um serviço:
    E também não é gratuito. Cobram cerca de 30 cent de taxa.
  11.  # 814

Colocado por: Dias12Olhe que de lorpas eles têm pouco ou vá ver para que empresas foram trabalhar depois de sair do governo.
    Eu ainda considerei essa possibilidade, mas depois pensei que se o negócio foi assim feito propositadamente, então, num pais de direito, essas pessoas estariam presas. Daí considerar que só podiam ser lorpas.
  12.  # 815

Eu ainda tenho o velhinho e pilhas suficientes para mudar!

Para não andar a ser roubado a modalidade de pre-pago não tem mensalidade nem taxas pelo que me parece:
    https://www.ctt.pt/particulares/pagamentos/pagar-servicos-portagens/portagens/matriculas-portuguesas/prepago-via-verde

Certo que não dá para parques…
    Mas estou a ler correcto certo?

Abr.
  13.  # 816

Colocado por: HAL_9000E também não é gratuito. Cobram cerca de 30 cent de taxa.

Pois... Só recentemente me apercebi disso.
    Tenho via verde desde 98 ou 99, porque atravessava a ponte 25 de abril diariamente e na altura ao fim de X passagens por mês dava desconto na portagem da ponte ( não sei se ainda é assim).
    Agora, com as obras na ponte de Portimão, na N125, comecei a usar a A22 diariamente.
    45 cêntimos entre Lagoa e Portimão.
    Mas o mês passado a minha filha começou a fazer o mesmo percurso e o carro dela não tem via verde.
    Em vez de 45 cêntimos paga 77.
    É apenas um pórtico e não peço um identificador para o carro dela porque as portagens na A22 vão ser abolidas daqui a menos de 2 meses.
    • eu
    • 9 novembro 2024

# 817

Colocado por: HAL_9000E também não é gratuito. Cobram cerca de 30 cent de taxa.

Tudo a mamar à custa do automobilista.
  14.  # 818

Colocado por: eu

Tudo a mamar à custa do automobilista.

Nos combustíveis então é para cima de 50%. Uma da vantagens de estar velho é que cada vez ando menos.
    • eu
    • 9 novembro 2024

# 819

Colocado por: CarvaiNos combustíveis então é para cima de 50%

Só para os velhos. Agora há carros a pilhas, veja só.
  15.  # 820

Colocado por: eu
    Só para os velhos. Agora há carros a pilhas, veja só.

Isso mesmo, agora todos os carros a gasolina e a gasoil são papa-reformas. Porque a eletricidade para os tablets com rodas é á borliu, sem impostos nem taxinhas. O velhos têm de pagar para se aquecerem...

0.0357 seg. NEW