Iniciar sessão ou registar-se
    • ClioII
    • 17 agosto 2014 editado

     # 1

    Boas tardes,

    A situação é a seguinte:

    Um familiar comprou uma placa vitrocerâmica, a qual decidiu montar hoje (Domingo).

    Acontece que a placa não trouxe cabo de ligação, pelo que para ir comprar cabo só nas lojas "tipo AKI".

    A placa vitrocerâmica será montada por cima do forno eléctrico, pelo que o cabo de ligação da placa estará sujeito ao calor que vem do forno.

    O cabo tipo H07VV-F (revestido a PVC) é suficientemente resistente ao calor para este tipo de aplicação? Ou seria melhor um cabo cujo isolante fosse outro?
  1.  # 2

    Colocado por: ClioIIO cabo tipo H07VV-F (revestido a PVC) é suficientemente resistente ao calor

    sim,
    a temperatura no exterior do forno também não é nada de mais, pouco mais elevada que a temp ambiente.

    o cabo deve ser no mínimo de 5x2,5mm se for trifasico ou 3x4 mm se for monofasico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  2.  # 3

    Boas tardes,aproveito este topico para questionar o seguinte:
    -Numa cosinha com os seguintes electrodomesticos de consumo normal (M.Loiça, frigorifico, forno, microondas, exaustor, placa vitro ou indução,) quais posso ligar entre si?
    Estava a pensar utilizar um dijuntor para forno e microondas, outro para placa e exaustor, outro para M. loiça e outro para o frigorifico e restantes tomadas espalhadas pela cozinha. Alguem entendido na matéria, que me informe se esta correto, ou me corrija.
  3.  # 4

    Colocado por: jorgeglockEstava a pensar utilizar um dijuntor para forno e microondas, outro para placa e exaustor, outro para M. loiça e outro para o frigorifico e restantes tomadas espalhadas pela cozinha

    a distribuição pode ser como diz,
    mas eu colocava o forno separado e ligava o micro ondas no circuito do frigorífico e geral de tomadas pois o consumo de ambos é baixo, ao contrario do forno,

    de salientar que tem regras especificas de execução e planeamento como seja o calibre dos disjuntores e da cablagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeglock
  4.  # 5

    Colocado por: jorgeglockEstava a pensar utilizar um dijuntor para forno e microondas, outro para placa e exaustor, outro para M. loiça e outro para o frigorifico e restantes tomadas espalhadas pela cozinha.

    Você está a pensar fazer a instalação eléctrica de uma cozinha sem perceber nada do assunto?
  5.  # 6

    Idealmente, tudo em separado, ou seja um disjuntor para cada item. Ao juntar itens verificar consumos para determinar o disjuntor a utilizar e respectiva secção de fio.
    Se o cabo não ficar encostado ao forno esse que indica serve. Se eventualmente ficar encostado eu diria um com revestimento a silicone.
  6.  # 7

    Sr Picareta, quem lhe disse que nao percebo nada do assunto?
    Obrigado Jorgealves, penso que o que sugeriu seja o melhor.
  7.  # 8

    sr martins_m, sim eu fiz a conta a ao consumo dos aparelhos que estariam ligados, tendo em conta tambem os dijuntores, o consumo é muito menor á amperagem dos dijuntores
  8.  # 9

    Colocado por: jorgeglockSr Picareta, quem lhe disse que nao percebo nada do assunto?

    Foi você que disse !!!
  9.  # 10

    estou-me a tentar actualizar visto ke nao toco nesta área á mais de 13 anos, no entanto agradecia um comentario seu no sentido de me exclarecer á minha questao.
    obrigado
 
0.0144 seg. NEW