Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas! Sou proprietário de uma vivenda que tem uma garagem que não está a ser utilizada!
    Gostaria de saber como posso transformar aquilo numa loja.
    Os passo que terei que dar com camaras municipais, finanças e afins! Se alguém me conseguir ajudar agradeço!
    •  
      FD
    • 18 agosto 2014

# 2

Colocado por: goncalodgrGostaria de saber como posso transformar aquilo numa loja.

A loja é para si? Se sim, tudo bem, se não, esqueça essa ideia porque o que não falta para aí são lojas desocupadas a tentar encontrar compradores/arrendatários por tuta e meia.
    Lojas são um dos piores investimentos imobiliários dos últimos tempos...

Colocado por: goncalodgrOs passo que terei que dar com camaras municipais, finanças e afins! Se alguém me conseguir ajudar agradeço!

Passos:
    - cumprir a legislação em vigor para o licenciamento de lojas, que como é muito extensa e relativamente complicada, é coisa difícil de fazer por um amador
    - fazer as obras e alterações necessárias para cumprir a legislação
    - pedir na câmara a alteração de uso e o respectivo licenciamento
    - com a licença na mão, entregar nas finanças o modelo 1 do IMI a dar conta da alteração de uso

Claro que tudo ficará difícil a partir do momento em que certas coisas são demasiado onerosas para transformar a garagem em loja.
    Por exemplo: tem casa de banho? Qual o pé direito?

O ideal a fazer é contactar um gabinete de projectos e pedir um orçamento para fazer a alteração.
    Antes disso, para saber se tal alteração é possível, peça uma reunião com alguém do departamento de urbanismo da câmara municipal.
  2.  # 3

Pois o objectivo era abrir para mim e não gastar demasiado dinheiro! Esses gabinetes de projectos devem levar uma pipa de massa só para pensar que irão fazer o projecto! Se calhar é melhor ir a camara e perguntar os custos associados a transformação! Obrigado
    •  
      FD
    • 18 agosto 2014 editado

# 4

Colocado por: goncalodgrSe calhar é melhor ir a camara e perguntar os custos associados a transformação!

Depois diga aqui o que lhe disseram, pode ser útil para outras pessoas que estejam na sua situação - foi ajudado, ajude também. :)

Já agora, os custos da burocracia não costumam ser elevados, o problema é o que é necessário fazer (gastar) para cumprir todos os regulamentos...
  3.  # 5

Colocado por: goncalodgrses gabinetes de projectos devem levar uma pipa de massa só para pensar que irão fazer o projecto

Se nunca na vida contratou um gabinete, não diga disparates.
    •  
      FD
    • 18 agosto 2014

# 6

Colocado por: brunomrosaSe nunca na vida contratou um gabinete, não diga disparates.

Para algumas pessoas >0€ é uma pipa de massa. ;)

Por outro lado, o estigma teve que vir de algum lado. :P
  4.  # 7

Os gabinetes fizeram-se de lobo por muitos anos... portanto não é disparate nenhum, vocês criaram a imagem.
  5.  # 8

Colocado por: goncalodgrPois o objectivo era abrir para mim e não gastar demasiado dinheiro! Esses gabinetes de projectos devem levar uma pipa de massa só para pensar que irão fazer o projecto! Se calhar é melhor ir a camara e perguntar os custos associados a transformação! Obrigado

Sabendo que serão os técnicos desses mesmos gabinetes que lhe poderão informar ( além da câmara ) e lhe fazer o projecto para poder transformar, legalmente, uma garagem em loja, esse seu comentário só por si faz com que grande parte desses técnicos não tenha grande vontade de lhe responder.

- Comece por saber se pode ter 2 fracções ( uma para habitação e outra para comércio / serviços ) nesse terreno ... isto só para começar pois pode o assunto morrer logo aqui.

www.gabineteop.com
  6.  # 9

delfim

lá porque teve alguma má experiência, não diga disparates.

até porque sabemos muito bem as vantagens de minimizar o papel dos arquitectos para certas pessoas.
  7.  # 10

Parece que uma grande percentagem de portugueses teve má experiencia... Não fui eu que fiz o mito.
  8.  # 11

o mito?? quantas pessoas ouviu para determinar que há um mito??

pois como eu lhe disse e não vou aqui fazer um testamento: há é outros interesses.
    por exemplo já reparou que em certos meios as pessoas quando querem fazer uma casa vão ter com o empreiteiro e com o "zé" ali das relações da camara. será isto também um mito???

engraçado também, ao longo destes anos todos não tive uma queixa de uma má experiência que tenham tido comigo.

enfim frases feitas sempre houve por ai aos pontapés, felizmente já vai aparecendo cada vez mais gente informada. ( sobre os arquitectos e seus preços )
  9.  # 12

Delfim, desafio a pedir orçamento para o que pretende a diferentes gabinetes. A resposta será rápida, envie uma planta e uma certidão de registo predial , uma foto do exterior e do interior a alguns gabinetes, veja quanto lhe pedem para a operação. Depois veja se fica mesmo uma pipa de massa. Partilhe por aqui.
    • Neon
    • 18 agosto 2014

# 13

Boa tarde Gonçalo

Sou técnico em uma autarquia, e por isso sem qualquer tipo de interesse comercial.

Seria pertinente perceber qual a área de actividade que pretende exercer.
    No entanto, quero alertar que aquilo que pretende fazer, para além de ser conveniente averiguar se é possível em termos administrativos; Se pretende mesmo usufruir de um titulo de utilização como comércio, em lado nenhum consegue levar essa tarefa a cabo, de forma legal, sem o envolvimento de um técnico.

Abraços e boa sorte
  10.  # 14

Colocado por: goncalodgrEsses gabinetes de projectos devem levar uma pipa de massa só para pensar que irão fazer o projecto!

Éh pá, então vai a caça de rolas e começa logo a espantar os pardais !!!!
  11.  # 15

Existe um défice de cultura neste país acerca do papel do arquiteteto. A começar por não ter medo de chamar esse tal técnico pelo devido nome.
  12.  # 16

Colocado por: brunomrosaA começar por não ter medo de chamar esse tal técnico pelo devido nome.

Não chamam pelo nome porque tanto pode ser um arquitecto como um engenheiro !!
    Concordam com este comentário: nelsontiago, brunomrosa
  13.  # 17

Os que ainda podem ser autores de projectos de arquitectura?
  14.  # 18

Engenheiro será necessário para o acústico pelo menos. Se não houver necessidade de outras especialidades.
  15.  # 19

Colocado por: brunomrosaOs que ainda podem ser autores de projectos de arquitectura?

Uma alteração de uso, qualquer engenheiro pode tratar, excepto talvez se forem necessárias obras na fachada.
  16.  # 20

Não tenho a certeza, normalmente é necessários telas finais ou projecto de arquitectura e memória descritiva no caso de obra isenta , efectuadas pelos devidos técnicos competentes, vulgo arquitectos.

0.0175 seg. NEW