Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Jorge Santos - FaroE têm toda a razão ... Pois vai ter uma resposta muito, mas muito mais lenta,sem falar de outros problemas que pode perguntar a quem lhe vai vender e instalar a madeira .


    é o que tem instalado em sua casa????
    nota estes problemas na sua instalação?

    ou tem um amigo que tem um conhecido que ouviu falar de alguém?

    mais uma vez não fale do que não domina, mas pode dar a sua opinião desde que seja somente isso, uma opnião.
    Concordam com este comentário: PatSil
  2.  # 2

    Não sou nada técnico neste assunto, mas quem aconselhou a Catarina a alternativa do piso radiante só que no tecto em vez de no chão, isto fará algum sentido quando se sabe que o ar quente sobe sempre??! Não cria pontes térmicas e desconforto junto ao piso?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, catarina_gomes
  3.  # 3

    Colocado por: Bricoleiroisto fará algum sentido quando se sabe que o ar quente sobe sempre??!
    outra vez a mesma historia do ar quente sobe e não dá para por no tecto!!!!! faça uma experiencia muito simples num dia de sol va á rua e veja la se o sol que esta nas alturas o aquece ou nao!
    Concordam com este comentário: PatSil, jorgealves, I Come In Peace
  4.  # 4

    Colocado por: BricoleiroNão cria pontes térmicas e desconforto junto ao piso?
    tem mais "pontes termicas" ou diferenças de temperatura com sistemas tipo AC ou radiadores do que com sistemas radiantes!
      126.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: BricoleiroNão sou nada técnico neste assunto,

    Basta ler as leis da termodinâmica... Para perceber um pouco.
    Parece que por cá as pessoas ficam contentes com um leve frio em toda a casa.

    Colocado por: jorgealvesou tem um amigo que tem um conhecido que ouviu falar de alguém?

    Eu ? sim tenho amigos, clientes e tudo o mais e cada um tem o seu sistema... Mas piso radiante a refrescar aqui no Algarve a funcionar bem num casa nova nem os técnicos aconselham ... Serão todos burros por cá ?

    Por acaso conheço desde sempre os proprietários da melhores empresas do ramo do AC do Algarve 2 deles já morreram duas casas das grandes já fecharam ....
    Meus antigos professores, meus familiares directos que se formaram em eng. Mecânica, meus colaboradores directos para as áreas que necessito e eu que estou farto de ver obras... Só esta tarde vou a 3 para os lados de Portimão ...
    Somos todos uma cambada de ignorantes... Porque no fórum é que sabem !

    Os brutos sistemas de Ac por condutas que por cá instalam em casas de 2 milhões de euros são todos feitos por malta que nada sabe, porque não andam nos foruns :-))))

    Colocado por: jorgealvesé o que tem instalado em sua casa????
    nota estes problemas na sua instalação?


    Em minha tenho AC ja antigos e vou mudar agora para uns novos.... Mas na minha casa a temperatura anda sempre pelos 25 º

    Colocado por: Sergio Rodriguesoutra vez a mesma historia do ar quente sobe e não dá para por no tecto!!!!! faça uma experiência muito simples num dia de sol va á rua e veja la se o sol que esta nas alturas o aquece ou nao!

    Você não percebeu ? o ar quente sobe sim ! O frio é que não sobe ! Se não sobe leva muito mais tempo a arrefecer o ar ... Por isso é que os técnicos aconselham a quem usa piso radiante com bombas de calor usar ventolo-convectores para a função de arrefecimento !
    Qual é a duvida ?

    Já sabe o que eu acho quando não se dá a informação correcta aos clientes não sabe ? não o vou repetir porque o sr. iria chamar.me nomes e iríamos de novo os dois suspensos porque o FD acha que temos que dizer só o que as pessoas querem ouvir !

    Hora vamos lá dizer as verdades:

    - Um piso a retirar o calor do ar ( porque o frio não se faz ) leva muito mais tempo a arrefecer do que se esse arrefecimento fosse no tecto.
    - Um teto a arrefecer arrefece mais rápido porque o ar mais quente está Sempre junto ao teto e por haver mais diferença de temperatura há mais troca de energia entre os dois elementos...
    Por outro lado o ar fresco junto ao tecto desce logo porque é mais frio o que faz com que a mistura seja mais rápida ....
    - Os sistemas de ventilo-convectores ( com um funcionamento semelhante ao AC ) Arrefecem muito mais rapidamente porque forçam a passagem do ar quente pelo meio dos tubos por onde passa o fluido frio, o que faz com que a transmissão t´rmica seja muito mais rápida e assim uma sala arrefece em 30 minutos quando pelo piso num tecto levaria 3 horas e pelo pavimento 6 horas.... ( O tempo aqui pode não estar correcto pois depende de varias condições )

    Caro Jorge Alves e Sergio Rodrigues digam lá onde é que eu errei ?
    Se têm duvidas era bom perceberem um pouco mais de termodinâmica, não tem amigos com formação em eng. de mecânica posso apresentar-lhes alguns ... Pode ser amanhã a noite que vem cá jantar um familiar

    Vocês são capazes de dizer que um sistema com ventilo-convectores não é o melhor para arrefecer ? Se estão no Algarve pode entrar no centro de saúde de Quarteira para sentirem o que é bom ....

    Colocado por: jorgealvesmais uma vez não fale do que não domina


    Como sabe que não domino ? Sabe por acaso se já vendi sistemas de piso radiante ? :-)
    Já agora, qual é a sua opinião ? qual o pavimento que dá uma resposta mais rápida ? madeira ou pedra ? Atenção aos coeficientes dos materiais ...

    Se tê duvidas podem cá que lhe apresento um doutorado em física Português ou Alemão que lhes pode explicar melhor .... Pois eu não percebo nada !
    Mas por acaso já fui a uns jantares de varias marcas de bombas de calor a que vocês chamam formação :-)

    Gostava de saber o que é que cada um de vos estudou, porque posso estar a falar para o ar ....
  6.  # 6

    Colocado por: Sergio Rodriguestem mais "pontes termicas" ou diferenças de temperatura com sistemas tipo AC ou radiadores do que com sistemas radiantes!


    Não Pense nisso !
    Faça você as medições e não confie nesses gráficos ... Era o que faltava ter 16 graus no chão e 24 junto ao tecto .... Veja bem o que meteu no forum !

    Já viu o gráfico das paredes radiantes ? Post aqui se o encontrar... Eu vou ter que ir... Tenho uma maquina de pellets à minha espera !
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodriguesoutra vez a mesma historia do ar quente sobe e não dá para por no tecto!!!!! faça uma experiencia muito simples num dia de sol va á rua e veja la se o sol que esta nas alturas o aquece ou nao!
    Concordam com este comentário:I Come In Peace


    Tem tudo a ver!!
  8.  # 8

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    casas de 2 milhões de euros

    Já entrei em várias que não têm a qualidade da minha casa de pobrezito... Não é argumento!!
    Isso só é argumento se a casa fôr efectivamente bem pensada a nivel de especialidades porque senão, muitas vezes, os tais milhões só se traduzem em m2 e área do terreno e zona de implantação do mesmo nada mais...
    Aliás. até lhe digo mais, uma casa de 2 milhões com ar condicionado é na minha modesta opinião um contracenso uma vez que existem sistemas com um conforto significativamente melhor como é o caso do PRH...
  9.  # 9

    Colocado por: Jorge Santos - FaroFaça você as medições e não confie nesses gráficos ...

    Quais medições quais carapuça, o conforto sente-se não se mede!! O que é conforto para mim pode não ser para si!!
  10.  # 10

    Colocado por: Jorge Santos - FaroJá sabe o que eu acho quando não se dá a informação correcta aos clientes não sabe ? não o vou repetir porque o sr. iria chamar.me nomes e iríamos de novo os dois suspensos porque o FD acha que temos que dizer só o que as pessoas querem ouvir !
    ja lhe disse no outro topico, va chamar aldrabão a quem lhe pertence!!! o resto ja sabe!!! não me vou alongar mais consigo porque eu infelizmente nao tenho remedio para lhe dar para ignorancia e casmurice!! passe bem!
    Concordam com este comentário: PatSil, I Come In Peace
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  11.  # 11

    Colocado por: BricoleiroTem tudo a ver!!
    era so para perceber o conceito, vou repetir o que ja se repetiu inumeras vezes aqui no forum, um sistema radiante NAO FUNCIONA exclusivamente por convecção, ela existe mas é praticamente imperceptivel, o sistema funciona com trocas de calor do corpo humano com a envolvente, para entender isto optimo seria alguem visitar casas com esse sistema em funcionamento!
    Concordam com este comentário: PatSil
  12.  # 12

    Colocado por: Jorge Santos - FaroBasta ler as leis da termodinâmica... Para perceber um pouco.

    a termodinamica é importante assim como muitas outras leis fisicas,

    nenhuma tecnologia actual usa somente uma das componentes da termodimanica,

    e você só conhece e refere a convecção, esquecendo-se ou desconhecendo as restantes formas de transmissão energética.
  13.  # 13

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSe estão no Algarve pode entrar no centro de saúde de Quarteira para sentirem o que é bom

    de certeza que se lembra que eu trabalho em todo o lado literalmente e como tal não sou apologista de soluções desenquadradas com as características do edifício e do local, logo não vejo razão alguma para no Algarve e num edifício de serviços ter outra solução de climatização diferente, se o edifício for uma moradia de habitação já pode ter muitas soluções,
  14.  # 14

    Para quem não sabe o frio não irradia, o frio não se produz ... As bombas de calor com AC ou com piso radiante tal como os frigoríficos apenas retiram calor do um local e o transferem para outro .

    Colocado por: jorgealvese você só conhece e refere a convecção, esquecendo-se ou desconhecendo as restantes formas de transmissão energética.

    Eu ? Você acha que os gráficos acima postados são correctos ? Um casa com AC fica com 16 graus junto ao piso e 24 junto ao tecto ? Você instala muito AC e ao ver uns gráficos desses não fica indignado ?
    Depois o João Dias sai com esta...

    Colocado por: I Come In Peace
    Quais medições quais carapuça, o conforto sente-se não se mede!! O que é conforto para mim pode não ser para si!!


    Nem percebe que medir serve para provar que esses gráficos estão errados ...

    Colocado por: jorgealvesa termodinamica é importante assim como muitas outras leis fisicas,


    Qual é a outra lei da física a que se refere ?

    Colocado por: jorgealvescomo tal não sou apologista de soluções desenquadradas com as características do edifício e do local,


    Hora aí está ! É isso que deve sempre dizer ... Pois você sabe que em muito tipo de construção só funciona o AC e nem sempre bem... Não é só vender. É vender de modo a que o cliente fique satisfeito e nada como informar sobre as alternativas e não dizer que o "meu" é que é bom !

    Colocado por: Sergio Rodriguesnao tenho remedio para lhe dar para ignorancia e casmurice!! passe bem!

    Olhe aqui um grafico "melhor" ainda ... Este até tem 14 graus junto ao pavimento com radiadores... O que os fabricantes sem escrúpulos fazer para vender o piso radiante ...



    Mas este que vende radiadores já tem outro gráfico :



    Aqui está mais um:



    Mas este que vende tectos radiantes já tem um gráfico que vais lhe convem...

    E este com painies radiantes ainda melhor está :



    Por fim, este sim é o melhor de todos ... Com paredes radiantes:



    Se o sr. Sergio acha que sou casmurro e ignorante... o que será uma pessoa que só mostra o gráfico que lhe convém, como se por aqui fossemos todos parvos !

    Não há mais paciência !
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  15.  # 15

    os únicos gráficos que considero como credíveis são dos laboratórios independentes como seja da Franhoffer no caso da Europa,

    todos os gráficos de fabricantes "puxam" para o lado que lhes convém.

    ps: lá comercializar e instalar um produto, não quer dizer que seja obtuso ao ponto de não saber o que me rodeia e lance duvidas infundadas sobre o que desconheço.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 16

    Optámos pelo chão de madeira maciça colado (afizélia), com piso radiante e bomba de calor (aerotermia). Neste primeiro Inverno gastámos uma média de 150 euros/mês para aquecer 300m2 a uma temperatura de 18,5ºC (fora os restantes gastos de electricidade).
    A afizélia manteve-se muito estável e não deformou. O único problema foi na execução do piso, porque ao afagarem o deixaram com ondas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pensador
  17.  # 17

    Colocado por: catarina_gomesOptámos pelo chão de madeira maciça colado (afizélia), com piso radiante e bomba de calor (aerotermia). Neste primeiro Inverno gastámos uma média de 150 euros/mês para aquecer 300m2 a uma temperatura de 18,5ºC (fora os restantes gastos de electricidade).
    A afizélia manteve-se muito estável e não deformou. O único problema foi na execução do piso, porque ao afagarem o deixaram com ondas...


    A bomba de calor por acaso não estará a fazer também AQS?
  18.  # 18

    Sim, a bomba de calo está também a fazer AQS. Não me parece um valor mensal descabido, comparando com os gastos de outras casas com outros sistemas de aquecimento.
  19.  # 19

    Qual a marca é modelo da bomba?
    Qual o valor de aquisição?
  20.  # 20

    e sempre tem o piso a fazer arrefecimento!
 
0.0284 seg. NEW