Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Estou com uma dúvida que é a seguinte:

    - Vou aplicar mosaicos porcelânicos numa casa de banho com paredes de pladur. A minha dúvida é se as juntas dessas paredes devem levar as bandas (fitas de papel) ou não?

    Obrigado
  2.  # 2

    Não me digam que ninguém sabe...
  3.  # 3

    Não me digam que ninguém sabe...

    Há quem saiba, tenho a certeza... Só que foram a banhos, tem de aguardar!
  4.  # 4

    Colocado por: AgonçalvesVou aplicar mosaicos porcelânicos numa casa de banho com paredes de pladur. A minha dúvida é se as juntas dessas paredes devem levar as bandas (fitas de papel) ou não?


    Se vai colar cerâmica não coloque fitas nem barramentos... Deixe um junta ai com 5 mm entre as placas e barre tudo com cola de ligantes mistos, de seguida cole rede de fibra . No dia a seguir barre de novo com cola a cole então a cerâmica.
    Nunca mais na vida cairá ! Se usar fitas de papel e o barramento normal do pladur só vai enfraquecer a aderência da cola .
  5.  # 5

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Se vai colar cerâmica não coloque fitas nem barramentos... Deixe um junta ai com 5 mm entre as placas e barre tudo com cola de ligantes mistos, de seguida cole rede de fibra . No dia a seguir barre de novo com cola a cole então a cerâmica.
    Nunca mais na vida cairá ! Se usar fitas de papel e o barramento normal do pladur só vai enfraquecer a aderência da cola .


    Ó diacho. Não pensei que fosse necessária tanta coisa. Os homens do pladur disseram-me que normalmente não aplicam nada nessas situações. Os ladrilhadores também disseram o mesmo. Que para o efeito não seria necessário qualquer preenchimento, até porque iriam utilizar a Weber Col Rapid para as colagens a qual era flexível.

    Já agora, a parede em pladur em questão é constituída por perfis de 90mm e tem do lado em que vai levar mosaicos duas placas de 15 e uma de 12.5 mm.
  6.  # 6

    Colocado por: Agonçalvesaté porque iriam utilizar a Weber Col Rapid para as colagens a qual era flexível.


    E fica bom ! Só que eu barrava duas vezes e na 1ª colocaria rede de fibra. Mas se quer barrar apenas com essa cola que o faça, é uma boa cola flexível ou seja de ligantes mistos .
    Prefiro usar uma rede mas pode não a usar ! Eu uso ! E a mim os homens do pladur também me dizem que estão fartos de colar sem rede, mas eu continuo a preferir barrar duas vezes e usar rede.
    Confio nas colas mas não na aderência das colas ao papel e ao gesso, em especial se for uma parede que posso apanhar humidade !
    E acho que se a cola entrar nas juntas entre as placas fica mais resistente do que andar a barrar as juntas para nada ! Mas no seu caso pode não valer a pena .
    Concordam com este comentário: Agonçalves
  7.  # 7

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    E fica bom ! Só que eu barrava duas vezes e na 1ª colocaria rede de fibra. Mas se quer barrar apenas com essa cola que o faça, é uma boa cola flexível ou seja de ligantes mistos .
    Prefiro usar uma rede mas pode não a usar ! Eu uso ! E a mim os homens do pladur também me dizem que estão fartos de colar sem rede, mas eu continuo a preferir barrar duas vezes e usar rede.
    Confio nas colas mas não na aderência das colas ao papel e ao gesso, em especial se for uma parede que posso apanhar humidade !
    E acho que se a cola entrar nas juntas entre as placas fica mais resistente do que andar a barrar as juntas para nada ! Mas no seu caso pode não valer a pena .
    Concordam com este comentário:Agonçalves


    MAs se o problema pode ser a aderência da cola ao suporte, em que é que o duplo barramento com rede vai auxiliar?

    A minha ideia era também que os ladrilhadores utilizassem colagem dupla das peças. FAlaram-me também da possível aplicação de um primário de aderência e impermeabilização que tanto a Knauf como a Sotinco têm para o pladur. O que acham?
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021

    Concordam com este comentário:Dynamic444


    Não percebi.
  9.  # 9

    Colocado por: AgonçalvesMAs se o problema pode ser a aderência da cola ao suporte, em que é que o duplo barramento com rede vai auxiliar?

    Imagine que o barramento que segura uma peca começa a descolar, se tiver a rede a zona de descola fica mais resistente porque fica presa ás outra zonas...
    Para mim o papel ao fim de uns anos não é um bom aderente... E se tiver a banda de papel barrada com massa que descola com a humidade ( posso mostrar fotos ) dizia eu, que se tiver a banda de papel nas juntas como é evidente mais fraco fica.
    A rede em todo o barramento reforça as juntas a todo o conjunto ao ponto de no caso do pladur desaparecer se auto sustenta .

    Colocado por: AgonçalvesA minha ideia era também que os ladrilhadores utilizassem colagem dupla das peças. Falaram-me também da possível aplicação de um primário de aderência e impermeabilização

    Nunca gostei de primários ... mas pode ser uma pancada minha...
    No entanto já tenho pladur feito há mais de 20 anos e sem primário que está como novo ! Na minha WC que tem pladur colado em cima da banheira não dei primários mas sim tinta emborrachada ....

    Colocado por: Agonçalves
    Não percebi.


    Nem eu ... Gesso ... O cimento portland normal tem gesso mas pouca gente sabe... O gesso tem um problema que é não gostar de agua... Mas sem agua é bom sim sr. !
    Quanto ás regras ....Quando não confio crio a minhas regras...
  10.  # 10

    Colocado por: Jorge Santos - FaroO gesso tem um problema que é não gostar de agua...

    Já somos dois ;))
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaJá somos dois ;))

    Ou 3 ... Com as temperaturas que temos tido a agua do mar pelo Algarve ... Quem é que gosta de agua ?
    Venha até cá abaixo em Setembro para começar a gostar de agua :-) ... Mas só depois de começarem os ventos de "levante" (sueste)
  12.  # 12

    Agonçalves

    Já agora para ver a "boa" aderência que tem a massa das juntas ao fim de uns anos, provavelmente sujeitas a humidades ....

    Fotos minhas
    :





    De que serviria aqui o primário se a humidade vier por traz ?

    Por estas e por outras é que eu acho piada em muita coisa que se diz por aqui ...

    Ps.
    E para quem duvidas ... Não custa nada .... Vão a um café, restaurante ou centro Comercial e comecem a reparar como estão as juntas do pladur ao fim de uns anos ...
    Claro que se for bem executado e não tiver sujeito a humidades o panorama é melhor do que o que se vê normalmente por aí ...
  13.  # 13

    Que raio de confusão!!

    Fala-se numa coisa e mostram outra.

    Se ainda fossem mostrar mosaicos descolados do gesso cartonado,agora mostrar o que toda a gente sabe e vê todos os dias?!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  14.  # 14

    O mais frequente sao as juntas do betume fissurado, sobretudo nas ligacoes perimetrais.
  15.  # 15

    Colocado por: Dynamic444Se ainda fossem mostrar mosaicos descolados do gesso cartonado,agora mostrar o que toda a gente sabe e vê todos os dias?!

    Foi para ilustrar ... Assim qualquer pessoa fica a perceber que é melhor não colocar a fita nas juntas se vai colar a cerâmica com cola .... Poupa trabalho e fica melhor pois a cola sempre agarra aos parafusos e ao metal se a junta ficar afastada.

    E já agora, como é que você faria ? usava apenas um barramento e colava logo a cerâmica ou barrava duas vezes e colocava rede porque não confia muito na base "gesso + papel"
    Note que o gesso se for coberto com a cerâmica não respira e pode estragar-se mais depressa.

    A usa e todas as opiniões servem para ajudar o próximo, se disser que prefere barrar apenas uma vez eu respeito

    Colocado por: pc ferreiraO mais frequente sao as juntas do betume fissurado, sobretudo nas ligacoes perimetrais.

    Acredito por causa da dilatação do pladur com a humidade ... Com o seu material isso não acontece pois não ?
    Acha que fica melhor no caso de colagens no pladur, colocando a rede ou pior ?
    Se no ETICS aconselham dois barramentos e rede não vejo porque razão não o devemos fazer a mesma coisa com uma base que não é o ideal para forrar com cerâmica numa WC
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge Santos - FaroE já agora, como é que você faria ?

    temos muitos m2 quadrados de revestimentos(vários)aplicados/colados sobre gesso cartonado...com juntas e sem juntas.

    esteja atento que vê!!

    Colocado por: Jorge Santos - FaroNote que o gesso se for coberto com a cerâmica não respira e pode estragar-se mais depressa.

    então porque se usa gesso cartonado em zonas húmidas??...arranje outro argumento.
  17.  # 17

    Colocado por: Dynamic444temos muitos m2 quadrados de revestimentos(vários)aplicados/colados sobre gesso cartonado...com juntas e sem juntas.
    esteja atento que vê!!


    Então pode dar as dicas ... E deixe lá as bocas pois cada um faz como gosta !

    Colocado por: Dynamic444então porque se usa gesso cartonado em zonas húmidas??...arranje outro argumento.

    Eu ? Não fui eu que coloquei o problema... O gesso que usei em minha casa não está com problemas !

    Colocado por: Anonimo16062021Lá está você com as suas teorias meias malucas .mas que raio tem a ver as placas de EPS com as placas de gesso cartonado?


    Boa, voce está melhor :-)
    Já são só meio malucas ... Tem uma coisa a ver ... Aumentar a resistência com barramento duplo e cola, seja em xps, epx. madeira gesso etc... Duplo barramento e rede aumenta a resistência !
    Só não entende que não quer... O que pode dizer é que no caso em contracto não vale a pena ficar muito forte ...

    Já vi aqui alguns trabalhos em pedra sem qualquer fixação mecânica... Vamos a ver se depois os técnicos tê coragem de mostrar fotos quando começarem a cair !
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021Por exemplo,será que ( estes alemães são todos malucos) andam todos de olhos tapados?


    Todos não .... Há que use o material qu o PC ferreira vende... E usam menos porque é mais caro !
    Mas quem disse que não pode usar pladur ? eu ? Eu até usei por cima da banheira e está como novo à mais de 15 anos !
 
0.0183 seg. NEW