Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    A culpa agora é da ardósia .... Sinceramente !


    Que foi feita fotografada e mostrada e ninguém disse que estava mal !



    E existe ! Mas gostaria de ver como o Arq. Marcos e o eng. J. Cardoso o aconselham ! Eu sou apenas um curioso !


    Muitas vezes até se diz, mas como há foristas que teimam em não ouvir (não estou a dizer que este foi um caso), também cansa.

    Veja este exemplo.

    https://forumdacasa.com/discussion/35592/3/neuceterracos-revestimento-impermeabilizante-acrilico/#Item_10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  2.  # 2

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    A culpa agora é da ardósia .... Sinceramente !


    Mais uma que entra na categoria do "mais valia estar calado"... Alem de que nem sequer consegiu alcançar o que a Dynamic quiz dizer mas isso tambem já é prática corrente.
    E fica desde já provado que nunca comparou Ardósia de Canelas com Ardósia de Valongo e muito menos viu as reacções de ambas após anos de exposição aos elementos. Eu já, como em quase tudo alertado (ou melhor esnsinado) pela Dynamic e posso-lhe afiançar, desinteressadamente porque não vendo nem uma nem outra sou simplesmente cliente final, que existem diferenças significativas entre uma e outra!!
    È óbvio que a culpa não é só da ardósia mas neste caso em concreto é mais do que certinho de que não ajuda.
  3.  # 3

    Colocado por: I Come In PeaceMais uma que entra na categoria do "mais valia estar calado"..

    Desculpe mas não estava a falar consigo sr. João Dias ETC...

    Quantas obras já viu na vida ? Vá mandar calar os que compactuam com uma má execução de um terraço vá ler o tópico para saber quem são ... Alguns ainda têm o desplante de mandar agora partir tudo.... Não é preciso ser muito esperto para ir percebendo pouco a pouco quem é que percebe alguma coisa do que diz...
    E se acha que a sua amiga sabe... Peça-lhe para mostrar como se faz... Que raio tem a ver o tipo de pedra com um isolamento sem drenagem ( Interna )

    Colocado por: pc ferreiraMuitas vezes até se diz, mas como há foristas que teimam em não ouvir (não estou a dizer que este foi um caso), também cansa.


    Tem toda a razão .... Você sabem fazer terraços, é dos poucos que sabe o que está a fazer e que está farto de reparar situações como estas ...
    Eu estou farto de a ver fazer, e de avisar que vai dar barraca, no meu dia a dia de trabalho ... Mas nem sempre consigo que façam bem, porque não sabem como se faz um terraço !
    A que sabem é ler catálogos dos fabricantes, onde não está tudo obviamente .
  4.  # 4

    Colocado por: Dynamic444se calhar,e para não ter esses babados e reacções da pirite ,o melhor será trocar essa pela de Valongo.


    O problema do babado assumo que seja só devido à má execução da impermeabilização. Quanto à pirite, que pedreiras posso sondar para pedir orçamento de fornecimento de pedra de ardósia de Valongo?

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: Jorge Santos - Farofaz um novo isolamento com alguma inclinação (1% a 2% ),


    Isso por acaso foi contemplado. Prevejo apenas um problema derivado à má impermeabilização, em que a água repassa pelas juntas do ladrilho e desce ao nível da betonilha.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroDepois coloca então o pavimento e faz uma pingadeira nas pedras do capeamento


    tavez não seja evidente pelas fotos, mas as pedras de capeamento ou remate têm a pingadeira feita. Esta só serve para águas que andem por "cima" do ladrilho.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSe vier a Faro mostro-lhe no local como foi feito ... Onde poderá ver as estalactites e tudo !


    fica um pouco longe
  6.  # 6

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Que raio tem a ver o tipo de pedra com um isolamento sem drenagem ( Interna )

    Eu não digo que você não percebe o que os outros escrevem. A Dynamic não disse que o problema éra da Ardósia, disse que parte do problema (a parte dos oxidados) deriva da qualidade da ardósia e da localidade onde foi adquirida.
    É óbvio que os problemas de má impermeabilização nada têm a ver com a qualidade da ardósia, mas isso é só parte do problema. Eu não tenho culpa que você assim que vê um comentário da dynamic fique logo todo eriçado e não alcance mais...
  7.  # 7

    Colocado por: I Come In PeaceA Dynamic não disse que o problema éra da Ardósia, disse que parte do problema (a parte dos oxidados) deriva da qualidade da ardósia e da localidade onde foi adquirida.


    A pirite até poderia supor que, com um tratamento (hidrófugo ou outro), a pedra poderia deixar de mostrar este sintoma, ou pelo menos abrandar....

    agora a impermeabilização,...., aí é que está o cerne da questão

    obrigado a todos
  8.  # 8

    Colocado por: electrao

    A pirite até poderia supor que, com um tratamento (hidrófugo ou outro), a pedra poderia deixar de mostrar este sintoma, ou pelo menos abrandar....

    agora a impermeabilização,...., aí é que está o cerne da questão

    obrigado a todos

    Não, o que oxidou já não desaparece... È caracteristico da Ardósia dessa zona ter muita pirite o que provoca esse oxidado tipo "enferrujado". Há quem goste, eu pessoalmente não gosto. Mas seja como fôr, a pessoa que melhor o poderá ajudar nessa questão de "qualidade" da ardósia é sem duvida a Dynamic. Foi quem me alertou para esse facto da pirite que eu desconhecia totalmente.
    A questão da impermeabilização para ficar em condições deduzo que obrigue a levantar o chão desse terraço na totalidade para poder impermeabilizar e depois recoloccar a Ardósia mas como não é a minha praia é esperar pelo pessoal mais técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  9.  # 9

    Estava a pesquisar um pouco e na verdade, se não levar uma calha para recolher os babados, vai babar sempre ... ou junto ao topo da varanda (vista de frente) ou então através de algum perfil que faça o babado simplesmente escorrer para o chão... :(

    cumps
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  10.  # 10

    Colocado por: electraotavez não seja evidente pelas fotos, mas as pedras de capeamento ou remate têm a pingadeira feita. Esta só serve para águas que andem por "cima" do ladrilho.

    Pois esse é sempre o mesmo erro... Tem que ter drenagem interna e pingadeira ou esgoto para essa drenagem ... Se não drena a agua sobe pela junta da pedra DE QUALQUER PEDRA !
    Como sabe há sempre agua por baixo das pedras e como já viu a agua tem que sair por algum lado.... Ou seja pelas juntas entre a laje e a betonilha !

    Colocado por: I Come In Peacedisse que parte do problema (a parte dos oxidados) deriva da qualidade da ardósia e da localidade onde foi adquirida.

    Gosto de dicutir ideias e maneiras de fazer as coisas... Só não gosto de andar sempre a ter que me defender das picardias e de andar a ser mandado calar por pessoas que nada percebem do assunto... E até já vi "poetisas" a me mandar calar... Há minha paciência tem limites! Discutam os problemas isso sim!
    Vamos então ao que foi dito.. mas não é esse o problema ... A humidade sobe pelas juntas por capilaridade ... Mudar a pedra não impede a formação das florescências !
    Quanto à essa "ferrugem" ... Isso é um problema menor que possivelmente nem apareceria se a drenagem estivesse bem executada !
  11.  # 11

    Colocado por: I Come In PeaceNão, o que oxidou já não desaparece..

    Pode desaparecer ...

    Electrao teste limpar um pouco com Ácido colorífico ou tb denominado mureatico , depois passe agua limpa !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 12

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Pode desaparecer ...

    Electraoteste limpar um pouco com Ácido colorífico ou tb denominado mureatico , depois passe agua limpa !
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao


    isso nao come a pedra?
  13.  # 13

    o engraçade é dizer que o que se faz é que é melhor , eu disse mais atrás que a obra (betão ) é que tem que ser preparada para receber as aguas e escorrer com elas em 90% , se esta lei não acontecer podem andar ás rodas e voltas que qualquer sistema tem falhas ... por muito que me digam que gastar uma fortuna numa obra para colocar um sistema ( seja ele qual for ) de impermeb. sem ter que mexer na obra ... coisa e tal e tal se me faço entender , voltamos sempre ao mesmo ... a obra (betão )

    Eu não ponho em questão seja o que for , desde que haja boa mão de obra , boas cabeças a pensar e uma boa execução ...

    internacionalmente estes sistemas que se mostrou aqui só tem bons resultados ou tambem há relatos que existe falhas ? ... e quando existe são sempre do aplicador ...correcto?

    uma boa placa escorre agua por si propria e a boa mão de obra leva esta agua aonde quer ... depois só temos que garantir uma protecção minima por muitos anos com a vantagem de ser economica ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  14.  # 14

    Rafael: tem razão no que diz quanto à drenagem é fundamental, ainda mais nos Azores, contudo deverá entender muito bem
    - o comportamento da betonilha da criação dos pendentes, - as humidades residuais da betonilha
    - da necessidade de barreiras para vapor/capacidade de difusão da pressão do vapor.
    - sistemas de escoamento das águas pluviais

    Todos os "sistemas" mais quando não são vistos como sistemas, mas sim como mantas de retalho, podem falhar, mas quando são estudados como um todo, e todos os elementos do mesmo produtor, ou existindo parcerias de sistema, o risco é diminuto, mesmo ínfimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, jorgealves
  15.  # 15

    Colocado por: pc ferreiraRafael: tem razão no que diz quanto à drenagem é fundamental, ainda mais nos Azores, contudo deverá entender muito bem
    - o comportamento da betonilha da criação dos pendentes, - as humidades residuais da betonilha
    - da necessidade de barreiras para vapor/capacidade de difusão da pressão do vapor.
    - sistemas de escoamento das águas pluviais

    Todos os "sistemas" mais quando não são vistos como sistemas, mas sim como mantas de retalho, podem falhar, mas quando são estudados como um todo, e todos os elementos do mesmo produtor, ou existindo parcerias de sistema, o risco é diminuto, mesmo ínfimo.
    aí é que está uma obra desenvolvida na base dum projecto de imperm. (seja ele qual for) tem mais probabilidades de durar mais tempo do que o que é feito para remediar ... por isso eu digo se eu pudesse mostrar o que já vi feito com simplesmente dois produtos Dyrup muita gente iria ficar de boca aberta pela qualidade , simplicidade e valor ...

    por exemplo a estética cada vez mais coloca em risco a obra , depois recorre-se a projectos de recuperação e por aí a fora e a coisa nunca mais vai lá , é só uma questão de tempo ...


    já agora será que o Electrão não colocava uma foto da parte inferior da placa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  16.  # 16

    Colocado por: rafaelisidoroaí é que está uma obra desenvolvida na base dum projecto de imperm. (seja ele qual for) tem mais probabilidades de durar mais tempo do que o que é feito para remediar ... por isso eu digo se eu pudesse mostrar o que já vi feito com simplesmente dois produtos Dyrup muita gente iria ficar de boca aberta pela qualidade , simplicidade e valor ...

    por exemplo a estética cada vez mais coloca em risco a obra , depois recorre-se a projectos de recuperação e por aí a fora e a coisa nunca mais vai lá , é só uma questão de tempo ...


    já agora será que o Electrão não colocava uma foto da parte inferior da placa


    está limpinha, mas posso colocá-la no fórum na mesma :)
  17.  # 17

    Colocado por: rafaelisidoroaí é que está uma obra desenvolvida na base dum projecto de imperm. (seja ele qual for) tem mais probabilidades de durar mais tempo do que o que é feito para remediar ... por isso eu digo se eu pudesse mostrar o que já vi feito com simplesmente dois produtos Dyrup muita gente iria ficar de boca aberta pela qualidade , simplicidade e valor ...

    por exemplo a estética cada vez mais coloca em risco a obra , depois recorre-se a projectos de recuperação e por aí a fora e a coisa nunca mais vai lá , é só uma questão de tempo ...


    já agora será que o Electrão não colocava uma foto da parte inferior da placa


    Então diga lá qual sifão recomendava para esta obra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  18.  # 18

    Colocado por: loverscoutisso nao come a pedra?

    Come apenas a pedra calcária ... E pode ser um problema com pedras calcarias polidas.
    Em minha casa tenho pedra da zona de Fátima calcaria e por vezes passo açido, come a pedra mas fica nova, porque é pedra bujardada ... Tem mais de 25 anos e vai durar muitos mais !

    Colocado por: electraoestá limpinha, mas posso colocá-la no fórum na mesma :)

    Claro que está pois a agua não está a passar pelo betão mais sim entre o capeamento em pedra e o betão e entre a massa que segura o capeamento em pedra e o betão ...

    Colocado por: rafaelisidoropor exemplo a estética cada vez mais coloca em risco a obra ,

    Sim a estética feita por quem não sabe fazer os pormenores dos projectos .
    E é mesmo como diz... Ou se parte tudo e se faz de novo ou o melhor é recorrer a outros subterfúgios com o da foto que mostrei . Ou melhor até !

    O que me dá pena é quando partem tudo e voltam a fazer mal ! Tenho que tirar umas fotos de uma obra onde foi tudo reparado e fizeram mal de novo ... E uma obra onde estão 150 apartamentos....

    Aqui tinha sido acabada de reparar :

    https://www.google.pt/maps/@37.020531,-7.940097,3a,50.3y,325.52h,79.37t/data=!3m4!1e1!3m2!1siEBX7HTbFf1hC-jIpBcOaw!2e0

    A esses prédios fornecei eu os mármores e os capeamentos a mais de 20 anos ... Não fizeram o que eu disse pois o eng. Civel era desses "espertos" que por aí andam ... Agora a reparação a uns 4 anos foi feita por outros e eu apostei que ia de novo dar barraca.. tenho que ir tirar as fotos.

    Na Universidade da vida aprende-e muita coisa mas temos que andar com os olhos bem abertos para não enfiarmos barretes enfiados por que apenas leu livros !
  19.  # 19

    Colocado por: electrao
    está limpinha, mas posso colocá-la no fórum na mesma :)

    Claro que está pois a agua não está a passar pelo betão mais sim entre o capeamento em pedra e o betão e entre a massa que segura o capeamento em pedra e o betão ...


    ora aqui está a prova de que o problema não foi dos produtos aplicados mas sim pela mão de obra ou ausencia de raciocino e logica ...o que não invalida que o proprio produto não se estrague devido á pressão existida ... se o plano não é bem elaborado não há nada que lhe escape .final .
  20.  # 20

    Volto a dizer: as coisas devem ser entendidas como um todo.

    Além da pergunta anterior, diga-me:

    - Qual a humidade residual admissível para aplicar uma impermeabilização?

    - na betonilha de pendentes/distribuição de carga, qual o coeficiente de dilatação térmico esperado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
 
0.0266 seg. NEW