Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014 editado

     # 21

    Colocado por: Route66Pois, talvez seja... eu não tenho competências técnicas para contradizer. Apenas pelo senso acho que com uma moradia isolada se consegue fazer mais dinheiro, quanto mais não seja porque pessoas que a compram estão dispostas a pagar mais e por consequência, serem maiores, melhores acabamentos etc...

    O componente mais caro numa casa, em termos percentuais, costuma muitas vezes ser o custo do terreno.
    Esta parcela representa geralmente entre 20% a 50% do preço de uma moradia.
    Só em zonas mais rurais é que esse custo é relativamente baixo.

    Ora, se um terreno rústico de 1.000m2 custa 100.000€, esse custo, regra geral, será o mesmo para uma moradia isolada ou para 5 moradias em banda.
    Porém, a moradia isolada tem sempre que começar a ser vendida com um défice de 100.000€, enquanto cada moradia em banda começa com um défice de 20.000€.
    Taxas urbanísticas à parte, se ambas moradias forem iguais (a isolada e a em banda), a isolada ficará muito mais cara, logo, será mais difícil de vender.
    Imaginando que custam a construir outros 100.000€, a moradia em banda custa 200.000€ e as em banda custam 120.000€.
    Aplicando o construtor uma margem de 20% (exagerada), a moradia isolada ficará com um preço final de 240.000€ e as em banda com um preço final de 144.000€.
    Na isolada ganhará 40.000€ (240 de venda menos 200 de custo), nas em banda, ganhará um total de 120.000€ (144 de venda menos 120 de custo a multiplicar por cinco).

    Estes cálculos estão muito simplificados porque as coisas não se passam bem assim mas, dá para perceber o porquê de uma (várias) moradia em banda ser mais lucrativa que uma isolada para um promotor imobiliário.

    Depois, há outras razões pelas quais os custos de produção (construção) são mais baratos em banda, com a partilha de vários elementos, com a serialização (fabrico em série), com a economia de escalas, com a aprovação de um único projecto, etc.
    Claro que também não se pode ignorar as questões burocráticas que, muitas vezes, tanto podem ajudar num sentido como no outro...

    Por tudo isto, normalmente, moradias em banda são sempre mais rentáveis.
    Claro que depois tem o óbice comercial (muita gente não gosta de moradias em banda) que às vezes até pode por as duas soluções em pé de igualdade mas, quanto a isso, tudo depende da localização e do público alvo.
  1.  # 22

    Colocado por: miguelg

    Pode não ter muitas escolhas mas tem algumas:

    http://www.imobiliariaelite.pt/property/390385/?q=%2Fproperty%2F390385%2F

    http://casa.trovit.pt/moradia-aires

    http://www.custojusto.pt/setubal/moradias/excelente-moradia-v4-em-banda-em-aires-palmela-11107741


    Caro Miguelg, essa primeira, em Aires, agradou-me bastante. Ainda não a tinha visto e com umas obritas de remodelação ficaria bastante agradável.
    Basicamente aquela moradia enche as medidas, inclusivamente com um espacinho atrás que aparenta ser bastante agradável com o plus de poder arremprar pelo que li na descrição.

    Mais uma vez obrigado.

    Tenho andado muito pelo casa sapo e pelo imovirtual e chega a uma altura em que são sempre as mesmas.
  2.  # 23

    Colocado por: FD
    O componente mais caro numa casa, em termos percentuais, costuma muitas vezes ser o custo do terreno.
    Esta parcela representa geralmente entre 20% a 50% do preço de uma moradia.
    Só em zonas mais rurais é que esse custo é relativamente baixo.

    Ora, se um terreno rústico de 1.000m2 custa 100.000€, esse custo, regra geral, será o mesmo para uma moradia isolada ou para 5 moradias em banda.
    Porém, a moradia isolada tem sempre que começar a ser vendida com um défice de 100.000€, enquanto cada moradia em banda começa com um défice de 20.000€.
    Taxas urbanísticas à parte, se ambas moradias forem iguais (a isolada e a em banda), a isolada ficará muito mais cara, logo, será mais difícil de vender.
    Imaginando que custam a construir outros 100.000€, a moradia em banda custa 200.000€ e as em banda custam 120.000€.
    Aplicando o construtor uma margem de 20% (exagerada), a moradia isolada ficará com um preço final de 240.000€ e as em banda com um preço final de 144.000€.
    Na isolada ganhará 40.000€ (240 de venda menos 200 de custo), nas em banda, ganhará um total de 120.000€ (144 de venda menos 120 de custo a multiplicar por cinco).

    Estes cálculos estão muito simplificados porque as coisas não se passam bem assim mas, dá para perceber o porquê de uma (várias) moradia em banda ser mais lucrativa que uma isolada para um promotor imobiliário.

    Depois, há outras razões pelas quais os custos de produção (construção) são mais baratos em banda, com a partilha de vários elementos, com a serialização (fabrico em série), com a economia de escalas, com a aprovação de um único projecto, etc.
    Claro que também não se pode ignorar as questões burocráticas que, muitas vezes, tanto podem ajudar num sentido como no outro...

    Por tudo isto, normalmente, moradias em banda são sempre mais rentáveis.
    Claro que depois tem o óbice comercial (muita gente não gosta de moradias em banda) que às vezes até pode por as duas soluções em pé de igualdade mas, quanto a isso, tudo depende da localização e do público alvo.


    Embora cada caso seja um caso, não consigo argumentar pois, como disse, não tenho competências técnicas. Já agora gostava de "ouvir" a opinião de um construtor.
    • Isis
    • 21 agosto 2014

     # 24

    Não gostei particularmente de morar nos Portais da Arrábida. A casa era muito grande, a paisagem era magnífica, a vizinhança simpática mas ficava fora do nosso "circulo".

    Pinhal Novo fica a meio caminho entre Setúbal e Lisboa...pense bem! Tem transportes públicos à mão e é uma vila de gente simpática. Conheço bem Aires e Palmela...
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014 editado

     # 25

    Colocado por: Route66Tenho andado muito pelo casa sapo e pelo imovirtual e chega a uma altura em que são sempre as mesmas.

    São as casas que não estão à venda. :)
    Quer dizer, estão lá, é verdade, e estão à venda mas, é como se não estivessem.

    São as casas zombie dos anúncios classificados, perdidas no país do preço errado.

    Veja no OLX, é onde estão os particulares sovinas que não querem gastar dinheiro em anúncios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Route66
  3.  # 26

    Entretanto vi esta:
    http://casa.trovit.pt/index.php/cod.frame/url.http%253A%252F%252Fxltuga.com%252Fcasa-setubal-para-venda-usado-iid750990/id_ad.1V1zu1a1b1n1B1z/what_d.moradia%20aires/type.1/origin.2/section.1/section_type.1/pop.1

    que me enche ainda mais as medidas! Bastante interessante e por um preço bastante aceitável na casa dos 180k provavelmente com margem para descer. Bem mais bonita em relação à primeira, pois por fora não é a "coisa" mais bela...

    Isis, compreendo, mas como disse antes, PN na minha opinião é zona cinzenta. Teria de fazer PN - Stb e depois Lx... para alem disso é totalmente fora também do meu "circulo"! :)

    Já agora uma questão, existe um valor que se paga de condomínio? Tanto quanto vi,e que me agrada, os Portais da Arrábida têm piscina e cortes de Ténis!
    Por acaso não era você que tinha um post aqui no forum e que estava a ser dificil vender a casa nos Portais não?
  4.  # 27

    Colocado por: miguelg

    Concordo, estas são algumas das vantagens e também o preço mais acessível para quem pretende passar de um apartamento para moradia (claro que existem excecoes).

    O que aconteceu comigo foi um pouco isso, quando mudei para a mordia em banda não tinha possibilidades económicas para uma moradia isolada (com a mesma qualidade de construções), uns anos mais tarde, com melhor situação economica, comprei terreno e construi moradia isolada ao meu gosto.http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/


    Caro, vi o seu blog e muitos parabens, tem uma casa que para além de ser bonita aposto que deve dar um prazer enorme viver nela.

    Uma coisa que não deixei de reparar é que os prazos foram todos cumpridos! Os relatos das pessoas que conheço que fizeram casa são assustadores...
    • Isis
    • 22 agosto 2014 editado

     # 28

    Portais da Arrábida não é um condomínio é uma urbanização pelo que não se paga "condomínio", a piscina e courts de ténis são de um Clube - Clube Portais da Arrábida - que existe na urbanização e a utilização dos recursos é feita por via de pagamento - não é exclusivo para os sócios do clube mas estes pagarão menos. Vivi 5 anos nos Portais e nunca utilizei os equipamentos...preferi a minha própria piscina insuflável no quintal ;-)

    Sim, era eu que tinha aqui esse post...quase ninguém quer comprar casa nos Portais hoje em dia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Route66
    •  
      FD
    • 22 agosto 2014

     # 29

    Colocado por: Isisquase ninguém quer comprar casa nos Portais hoje em dia...

    Então porquê? (estas coisas interessam-me)
    • Isis
    • 22 agosto 2014

     # 30

    Colocado por: FD
    Então porquê? (estas coisas interessam-me)


    Não sei muito bem. As casas, quer as moradias como os apartamentos, são bastante simpáticos, mas talvez seja uma urbanização demasiado grande, muitas casas iguais, e isso torna-as desinteressantes. Talvez....
  5.  # 31

    Colocado por: Route66

    Caro, vi o seu blog e muitos parabens, tem uma casa que para além de ser bonita aposto que deve dar um prazer enorme viver nela.

    Uma coisa que não deixei de reparar é que os prazos foram todos cumpridos! Os relatos das pessoas que conheço que fizeram casa são assustadores...


    Obrigado, penso que apesar do trabalho e chatices, vale a pena fazer construção de uma casa ao nosso gosto.

    Os prazos foram quase todos cumpridos, houve apenas um atraso de 1 mês e meio.

    O construtor foi escolhido com algum cuidado e acabou por cumprir com o que estava estipulado, com exceção da parte da garantia, porque infelizmente entretanto fechou as portas, tal como muitas empresas do ramo.
  6.  # 32

    Colocado por: FD
    Então porquê? (estas coisas interessam-me)


    porque sao casas em banda que os actuais particulares vendem ao mesmo preço que uma isolada nova (ano passado cheguei a ver casas isoladas na quinta do anjo por 180 e 190 mil euros)... a banca nao avalia da mesma forma que avaliou no passado....e acho que a urbanização nao é atractiva....(opiniao pessoal)

    conheço bem a urbanização e pessoalmente nao gosto dela... nao acho as casas nada de especiais, sao moradias em banda e edificios de apartamentos em que por fora sao iguais exepto na altura!
  7.  # 33

    Colocado por: Isis

    Não sei muito bem. As casas, quer as moradias como os apartamentos, são bastante simpáticos, mas talvez seja uma urbanização demasiado grande, muitas casas iguais, e isso torna-as desinteressantes. Talvez....


    Se bem me lembro estas casas têm 3 pisos o que as torna pouco praticas no dia a dia, depois algumas têm uma decoração/imagem pouco moderna.
    Depois a localização, apesar de ser uma zona de que gosto, parece-me que não tem muito comercio por perto e os acessos não são rapidos para quem trabalha em Lisboa por exemplo.
  8.  # 34

    Colocado por: loverscout

    porque sao casas em banda que os actuais particulares vendem ao mesmo preço que uma isolada nova (ano passado cheguei a ver casas isoladas na quinta do anjo por 180 e 190 mil euros)... a banca nao avalia da mesma forma que avaliou no passado....e acho que a urbanização nao é atractiva....(opiniao pessoal)

    conheço bem a urbanização e pessoalmente nao gosto dela... nao acho as casas nada de especiais, sao moradias em banda e edificios de apartamentos em que por fora sao iguais exepto na altura!


    Concordo, pode não ser verdade, mas as casas aparentam não ter qualidade nos acabamentos.
    Concordam com este comentário: loverscout
  9.  # 35

    Colocado por: miguelg

    Concordo, pode não ser verdade, mas as casas aparentam não ter qualidade nos acabamentos.
    Concordam com este comentário:loverscout


    eu nao quis dizer isso para nao ofender ninguem.... mas nem qualidade de acabamentos nem qualidade de construção...e muito menos as areas das casas sao apeteciveis! mas pronto.... gostos sao gostos!
    • Isis
    • 22 agosto 2014

     # 36

    Colocado por: loverscout

    eu nao quis dizer isso para nao ofender ninguem.... mas nem qualidade de acabamentos nem qualidade de construção...e muito menos as areas das casas sao apeteciveis! mas pronto.... gostos sao gostos!


    As áreas das casas são simpáticas, sem ser nada de especial, hoje vivemos num apartamento T3 com áreas bem mais generosas. Os materiais dos acabamentos creio que são de gama média/baixa de facto e ao estilo finais dos anos 90 início de 2000 e nós pensámos fazer remodelações mas deixá-mo-nos disso. De construção percebo pouco ou nada. As moradias têm 2 pisos mais o sótão que no caso da minha antiga casa era composto por 1 quarto + 1 sala grande + wc completo + arrecadação, tudo com um pé direito bastante alto (mais que o normal)...raramente lá ia :-)

    Se soubesse o que sei hoje nunca teria comprado casa lá porque se revelou demasiado "deslocado" para o nosso dia-a-dia habitual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Route66
  10.  # 37

    repare que actualmente vive num "apartamento" com areas superiores.... por isso é que referi as areas.... nao achei nada de especial para uma moradia! pelo contrario acho que sao pequenas..... mas é tudo uma questão de gostos e nisso eu nao discuto! mal da vida se todos gostassemos de vermelho!
  11.  # 38

    moradias em setubal não ha grande oferta, mas como ja foi dito na zona de aires (5 minutos ate setubal), ou indo um pouco mais para o lado de palmela, e já vê muita variedade de moradias. Pegue numa agencia da zona, e eles concerteza que têm melhores escolhas do que se vê por aí na net...

    cps,
    http://valtores.wordpress.com/
 
0.0227 seg. NEW