Iniciar sessão ou registar-se
    • tc
    • 21 agosto 2014 editado

# 1

Boa tarde
    Como condómina tenho algumas questões/dúvidas relativamente ao funcionamento da minha administração de condomínio.
    Após pesquisa encontrei resposta para algumas das minhas questões.
    Ainda assim algumas permanecem em dúvida.
    Se houver alguém que me ajude...agradeço.
    Que o administrador não cumpre as suas funções na integra já constatei pela pesquisa que aqui fiz, nomeadamente na elaboração das convocatórias que estão sempre incompletas, pela falta de orçamento etc
    As minhas dúvidas são concretamente:
    1- Assembleia marcada para 14.08 onde todos se fizeram estar presentes;
    partimos para o ponto nº 1 da convocatória - aprovação de contas: foi pedido ao administrador a consulta da pasta relativa a despesas e respetivos comprovativos: NÃO AUTORIZOU! Aqui começa a guerra! Gerou se tanta balburdia que a reunião acabou por não se realizar.....e ainda o administrador fartou se de insultar e ofender o condómino em questão....

Posto isto...tem a administração prazo para convocar nova assembleia?
    é que já passaram 7 dias e nada....nem os outros condóminos falam de nada....
    Não sei como proceder em relação a isto...

2- Pelo acesso que tive às duas ultimas actas, sim porque as anteriores não disponho, não vejo lá nada relativo a aprovação de orçamento nem eleição de administração.

Pode o administrador ter sido eleito em acta anterior por tempo indeterminado? ou a eleição da administração é uma coisa a repetir na assembleia anual?
    Relativamente ao orçamento é obrigatório certo?

Devo escrever uma carta à administração a mostrar o meu descontentamento face ao sucedido na ultima tentativa de assembleia e solicitar a marcação de uma nova para tratar dos assuntos do prédio?
    Pode este administrador estar a exercer funções sem ter sido eleito anualmente?

Posso tb pedir que me faculte as actas relativas à eleição de administração?

Realmente tou mesmo a zeros nestas questões....se por acaso alguém me pudesse ajudar...
    Obrigada
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014

# 2

Colocado por: tcNão sei como proceder em relação a isto...

Esse administrador deve ser exonerado. Qualquer pessoa com o acordo de pelo menos 25% da permilagem pode convocar uma assembleia extraordinária.
    Se se preocupa realmente com o seu condomínio, faça isso.

Colocado por: tcPode o administrador ter sido eleito em acta anterior por tempo indeterminado? ou a eleição da administração é uma coisa a repetir na assembleia anual?
    Relativamente ao orçamento é obrigatório certo?

Pode.
    Devia ser eleita anualmente mas há lugar para excepções...
    O orçamento e as contas devem ser aprovados pela assembleia.

Colocado por: tcDevo escrever uma carta à administração a mostrar o meu descontentamento face ao sucedido na ultima tentativa de assembleia e solicitar a marcação de uma nova para tratar dos assuntos do prédio?
    Pode este administrador estar a exercer funções sem ter sido eleito anualmente?

Ler a minha primeira resposta.

Colocado por: tcPosso tb pedir que me faculte as actas relativas à eleição de administração?

O livro de actas deve estar disponível a qualquer condómino - é essa a função dele, relatar e estar disponível para consulta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc
    • tc
    • 21 agosto 2014

# 3

Obrigada pela sua pronta resposta.
    Entretanto após pesquisa exaustiva...encontrei isto:
    ''Caso não tenha sido logo fixada outra data na convocatória (“prolongamento da 1.ª chamada”...), presumir-se-a convocada nova reunião para UMA SEMANA DEPOIS, há mesma hora e no mesmo local. (cfr. Art.º 1432.º, n.º 4, do Código Civil).´´

Hoje faz precisamente uma semana....
    Isso aplica-se apenas a não realização da assembleia por falta de quórum? ou pode se aplicar à minha situação em concreto que não se realizou porque simplesmente não houveram condições e o administrador disse não consultam as pastas e não há reunião!!

Preciso mesmo de esclarecimento sobre isto...porque se se aplicar à minha situação em concreto faço questão de lá estar no local e hora para ver o que acontece se é que acontece....

Muito obrigada
  1.  # 4

Colocado por: tcIsso aplica-se apenas a não realização da assembleia por falta de quórum? ou pode se aplicar à minha situação em concreto que não se realizou porque simplesmente não houveram condições e o administrador disse não consultam as pastas e não há reunião!!

Isso é só na falta de quórum.

Colocado por: FDEsse administrador deve ser exonerado. Qualquer pessoa com o acordo de pelo menos 25% da permilagem pode convocar uma assembleia extraordinária.
    Se se preocupa realmente com o seu condomínio, faça isso.

Isto.
    • tc
    • 21 agosto 2014

# 5

Então como faço? Vou a um advogado...
    é que estou sozinha nesta luta...
    Os meus vizinhos parecem que tem medo do homem...e não se querem chatear com nada.

Então o que me aconselha?
    1- Vou para o local à hora marcada da reunião que não se realizou a semana passada?

Estou mesmo sozinha nisto...não perfaço 25%.....

de me lá umas luzes do que fazer...
    Obrigada
    •  
      FD
    • 21 agosto 2014 editado

# 6

Passos:
    - toca às portas dos vizinhos e pergunta-lhes se pode convocar uma assembleia extraordinária com o acordo deles para resolver o actual problema
    - se disserem que sim, faça-os assinar um papel nesse sentido
    - faça isto a todos os condómios menos, como é lógico, ao administrador
    - se reunir 25% de permilagem, envie uma carta registada com aviso de recepção para todos os condóminos, a convocar a tal assembleia extraordinária
    - nessa carta deve mencionar claramente que é uma assembleia extraordinária ao abrigo do artigo 1432.º do Código Civil, a data e hora e a ordem de trabalhos
    - na ordem de trabalhos deve incluir todos os assuntos que queira tratar, nomeadamente um que refira, por exemplo: "exoneração da actual administração e eleição da nova administração para os anos 2014/2015"
    - se quiser inclua já a questão dos orçamentos e das despesas

No seu próprio interesse leia do artigo 1430.º ao 1438.º do Código Civil.
    Pode encontrar uma versão actualizada aqui: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_estrutura.php?tabela=leis&artigo_id=775A1435&nid=775&nversao=&tabela=leis&so_miolo=

Tente fazer as coisas o mais diplomaticamente possível, antes de fazer isto tente chegar a consensos e apenas se isso se mostrar impossível, avance mas, não faça as coisas sozinha, tente sempre desencadear este processo com mais alguém.
    • tc
    • 21 agosto 2014

# 7

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.
    Realmente estou muito preocupada porque este senhor tem se revelado uma coisa anormal....
    Desde não haver regulamento, não haver seguro, não facultar os docs aos condóminos..
    é só pagar e ninguém se quer chatear com mais nada porque as escadas tão limpas e as lâmpadas vão sendo substituídas quando necessário....
    Administrar um condomínio não é só isto...e ninguém se quer chatera porque tem medo ou sei lá eu o q do sr em questão que tb é condómino...
    Até então nunca ninguém tinha colocado qq questão relativa à funcionalidade e ao cumprimento da ''coisa''...
    Foi só tocar na ferida que automaticamente não há mais reunião.....e pronto saem todos mudos e calados e ficamos à espera de quÊ?
    Também não é de todo minha intenção abrir uma guerra c o senhor, de maneira alguma, eu só queria ver esclarecidas as minhas duvidas relativamente a certas questões e ele não me faculta o acesso aos docs.
    E isto foi solicitado em assembleia já para não haver a questão que se cada um dos condóminos quiser ver os docs...o homem n faz mais nada.....
    Mesmo assim disse perante todos..que NÃO!
    Duvido que os meus vizinhos se mexam para qq coisa....
    Mas também não posso concordar que as coisas se continuem a fazer mal.... Afinal eu pago! Tenho as quotas em dia inclusive a quota extraordinária relativa a pintura do edifício....e pintura....nem vê-la...
    Pedi o regulamento....Não há! ( o prédio tem 15 anos e ele é administrador à pelo menos 10.....)
    p ex....
    Pedi para consultar os comprovativos de certas despesas e o livro de actas...a resposta foi........Não

Enfim...tá aqui um bico de obra.
    Qualquer das formas mais uma vez agradeço a sua ajuda.
    Vou ver se falo com os meus vizinhos...e que se tente fazer uma assembleia para tratar das coisas que deveriam ser tratadas naquela que não aconteceu...e ai talvez se inclua mais uns pontos de trabalho: aprovação do orçamento e eleição da administração 2014/2015 ( pontos que nunca constam das convocatórias....esta tb é outra...)

Obrigadissima.

:)
    • tc
    • 22 agosto 2014

# 8

Venho actualizar a situação....
    Hoje recebi nova convocatória para assembleia dia 30.08.14...para meu espanto apenas com um ponto nas ordem de trabalhos...
    Na outra convocatória que não se realizou reunião os pontos de trabalho eram:
    1-aprovação das contas;
    2- Outros assuntos;

Também me parece e pareceu bastante incompleto uma vez que estão em falta pelo menos dois: aprovação do orçamento 14/15 e eleição da administração...correto?

Agora somos convocados para nova assembleia geral com os seguintes pontos:
    1- Aprovação Regulamento; (sim...porque à 15 anos que há condomínio mas o regulamento n existe..)
    2- Outros assuntos;

Pode ser isto feito desta forma?
    Não temos autorização de ver nenhum doc, nem actas nem nada...
    Não há orçamento, não há mapa de quotas, não há mapa de receitas...

É pagar a quota todos os anos e pronto..
    Os meus vizinhos estão se nas tintas.... só um é que se disponibiliza para se juntar a mim...Não fazemos os 25%....
    Já prevejo que a ''peixeirada'' vai continuar.....portanto não vamos sair do mesmo sitio onde já estamos....

Devo escrever lhe uma carta a solicitar que corriga a ordem de trabalhos?
    Posso pedir-lhe para incluir nos assuntos a discutir tudo aquilo que está omisso? - orçamento 14/15; eleição; seguro (tb não há);

Obrigada
    •  
      FD
    • 22 agosto 2014

# 9

Colocado por: tcPode ser isto feito desta forma?

Nem não, nem sim.
    Por norma, qualquer aprovação que precise de unanimidade precisa de estar na ordem de trabalhos.

Colocado por: tcNão temos autorização de ver nenhum doc, nem actas nem nada...
    Não há orçamento, não há mapa de quotas, não há mapa de receitas...

Tem que fazer um golpe de estado. :)

Colocado por: tcDevo escrever lhe uma carta a solicitar que corriga a ordem de trabalhos?

Deixe estar isso... acha que lhe vai dizer que sim?

Colocado por: tcPosso pedir-lhe para incluir nos assuntos a discutir tudo aquilo que está omisso? - orçamento 14/15; eleição; seguro (tb não há);

É isto que deve fazer. Mas, não fale com o administrador.
    Na altura da assembleia levante a lebre.
    • tc
    • 22 agosto 2014

# 10

prevejo que na próxima semana seja apenas o prolongamento da tourada porque ele vai continuar com a mesma postura....

E nunca mais saímos deste filme....

Isto mais parece uma comédia!
    Mesmo que queira fazer alguma coisa...sozinha não consigo..e só tenho um vizinho que está com a mesma vontade...mas apenas perfazemos 12,3%...que é o mesmo que dizer nada....
  2.  # 11

Colocado por: tcMesmo que queira fazer alguma coisa...sozinha não consigo..e só tenho um vizinho que está com a mesma vontade...mas apenas perfazemos 12,3%

por outras palavras:

a ditadura da maioria.
  3.  # 12

Se vão todos à assembleia de condóminos, as coisas funcionam assim tão mal, e você está SÓZINHA!!!! só lhe resta mudar para outro apartamento, porque nesse prédio é tudo uma cambada de bestas!!!!!

0.0188 seg. NEW