Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma moradia com arquitectura moderna com rés-do-chão e primeiro piso que apesar dos cuidados que tive no isolamento térmico desta, tenho durante a época de verão a generalidade das divisões do primeiro piso sofre de sobreaquecimento, gerando bastante desconforto.

    A placa do telhado está revestida pelo exterior com poliuretano, e como telha, tenho a tenha sanduiche que igualmente é apresentada como uma boa opção de isolamento térmico.

    As paredes exteriores estão revestidas com capoto, excepto numa superfície frontal que é revestida pela pedra que envio em anexo. Esta superfície tem exposição solar entre a hora de almoço e meio da tarde.

    As paredes das divisórias no interior estão com fermacel (vulgarmente conhecido por pladur mas mais resistente) mais la de rocha. Os tectos estão com o pladur normal.

    Os vãos da habitação estão com caixilharia corte térmico e com vidro duplo. A cozinha tem uma grande superfície em vidro que tem exposição solar pela parte da manhã até hora do almoço. Aqui tenho um blackout pelo interior, mas este de nada serve, a não ser privacidade. O vão da cozinha não tem qualquer protecção pelo exterior.

    A zona das escadas tem igualmente uma superfície em vidro para que permitisse a entrada de luz natural no hall de entrada, e esta tem exposição solar entre a hora de almoço e meio da tarde. Aqui também não tenho protecção nenhuma pelo exterior.

    Deparo-me com uma situação em que procuro no mercado por um profissional especializado que faça uma visita à habitação e me consiga afirmar com certezas um estudo de como este problema de sobreaquecimento será resolvido.

    Agradecia todo o apoio que pudessem dar. Em jeito de nota, a habitação de que falo é na zona de Braga.
      Pedra.jpg
  2.  # 2

    Existem diversos fatores que poderão estar a resultar neste sobreaquecimento.

    No meu apartamento, que é relativamente envidraçado, reduzimos o problema com películas de proteção solar exterior (sendo vidro duplo, pelo interior de nada vai resolver).
    Concordam com este comentário: joni
  3.  # 3

    as casas de dita construção moderna e com muito isolamento térmico para conservar o calor, vão conservar sempre o calor mesmo quando este não é desejado,

    as únicas soluções sem grandes obras são ventilar o máximo durante a noite se tal for possível ou instalar um qualquer equipamento que efectivamente arrefeça o ambiente.
    • 1255
    • 23 agosto 2014

     # 4

    Talvez o problema esteja no grande envidraçado da cozinha e escadas sem protecções pelo exterior. Aqueles onde incide o sol entre a manhã e a hora de almoço e entre o meio dia e o meio da tarde.
    Já pensou colocar qualquer coisa que impeça a incidência ditecta do sol nestes envidraçados, tipo uma pala ou uns estores exteriores. Estores reguláveis.
    A casa é recente? Não tem projecto térmico?
  4.  # 5

    Colocado por: envi89Existem diversos fatores que poderão estar a resultar neste sobreaquecimento.

    No meu apartamento, que é relativamente envidraçado, reduzimos o problema com películas de proteção solar exterior (sendo vidro duplo, pelo interior de nada vai resolver).


    Que protecções são estas e onde se compram?
    • 1255
    • 23 agosto 2014

     # 6

    Tem piada que hoje vi um envidraçado com um película desse género. Estava colada no interior duma porta com aro em alumínio lacado e vidro simples. Tinha película até meia altura.
    Com sol a "bater" desde o meio dia até meio da tarde.
    Por curisidade meti a mão: no vidro sem película e na zona de vidro com película.
    Não é que a zona sem película estava o vidro mais frio do que a zona com película?
    Alguém sabe explicar este fenómeno? Ou não é fenómeno?
    Aparentemente pensei que fosse ao contrário. A película absorve e retém o calor não o projectando para o interioor da casa e fica por isso mais quente?
  5.  # 7

    Colocado por: 1255Tem piada que hoje vi um envidraçado com um película desse género. Estava colada no interior duma porta com aro em alumínio lacado e vidro simples. Tinha película até meia altura.

    Com sol a "bater" desde o meio dia até meio da tarde.
    Por curisidade meti a mão: no vidro sem película e na zona de vidro com película.
    Não é que a zona sem película estava o vidro mais frio do que a zona com película?
    Alguém sabe explicar este fenómeno? Ou não é fenómeno?
    Aparentemente pensei que fosse ao contrário. A película absorve e retém o calor não o projectando para o interioor da casa e fica por isso mais quente?


    Exacto..a película absorve parte da energia solar e reflecte outra...ela lá vai funcionar pelo interior..mas nada melhor do que uma película aplicada pelo exterior..aí sim obtem-se bons resultados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1255
  6.  # 8

    E pode-se saber qual é a película e onde se compra...?
  7.  # 9

    Colocado por: jorgealvess casas de dita construção moderna e com muito isolamento térmico para conservar o calor, vão conservar sempre o calor mesmo quando este não é desejado,


    Nem sempre , se tivesse um isolamento pelo interior em vez de capotto, como sabe o calor rapidamente se dissipava !

    Colocado por: sdpeixotoA zona das escadas tem igualmente uma superfície em vidro para que permitisse a entrada de luz natural no hall de entrada, e esta tem exposição solar entre a hora de almoço e meio da tarde. Aqui também não tenho protecção nenhuma pelo exterior.


    Basta esse vidro para dar casa da casa toda . Faça um teste com uma rede daquelas verdes de sombreamento e vai ver a diferença

    Tenho aqui alguns exemplos no inico do topico, não são o exemplo ideal, mas dá para ter uma ideia do que fazem os espanhóis para aguantar o calor do vidros

    https://forumdacasa.com/discussion/33552/1/bons-exemplos-na-construcao-e-reparacao/

    Pode ver tb aqui:

    https://forumdacasa.com/discussion/32599/envidracados-expostos-ao-sol-um-bem-ou-um-mal-/#Item_5


    Colocado por: jorgealvesas únicas soluções sem grandes obras são ventilar o máximo durante a noite se tal for possível ou instalar um qualquer equipamento que efectivamente arrefeça o ambiente.

    E deve fazer o arrefecimento com piso refrigerado ou com ventilo-convectores ?
    Tudo Isso gasta muita energia e AC no verão seca muito o ar ... Devem 1º proteger os vidros .

    Nada de peliculas... São um barrate ou melhor melhoram pouco e claro tem que ser por fora !

    A solução tem que ser uma coisa deste genero :


    Ou pode fazer uns estores de enrolar automaticos, por fora
  8.  # 10

  9.  # 11

    A solução passará sempre por proteger os envidraçados por fora e ventilar, pelos menos a noite. Para ventilar, basta deixar janelas abertas durante a noite de puder. Vai ver que ao fim de alguns dias a casa arrefece.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  10.  # 12

  11.  # 13

    Colocado por: tostexE em que locais se podem comprar?

    Esses da alumínio muitas casas de fabricação de caixilharias os têm . Aqui no Algarve posso perguntar a alguns clientes meus onde compraram pois muitos já corrigiram os seus graves problemas com estores por fora.
    Não sei a sua zona, se a indicar pode ser que alguem saiba, ou ajude numa busca na net...

    O que pode fazer também, é procurar na sua zona quem tenha uma protecção que lhe agrade, bater à porta e perguntar quem a executou ! Antes de haver net era o que a malta fazia quando queria saber :-)

    Aqui neste link do google Street View de agosto de 2009 pode ver algumas casas com o seu problema... Umas resolveram outras não ... Pode ver ai como alguns resolveram .

    Para ter uma ideia do que só um vidro fixo estraga uma casa pode ver aqui:

    https://www.google.pt/maps/@37.095654,-8.222808,3a,54.9y,82.39h,83.19t/data=!3m4!1e1!3m2!1seOOcfCL58fugmfX0MFR-TA!2e0

    Essas casas tem estores claros por fora mas estão muito perto da caixilharia de Aluminio Não são casas com Etics... Mas o grande problema é o vidro nas escadas que pode ver nesse link... As casas em que o vidro está a norte são boas, as que possuem o vidro a sul são um forno e é só um vidro ... Conheço bem essas casas porque passei aí uns valentes calores em trabalho há 8 anos... Se for a essa zona hoje... Verá que muitas pessoas até estores por fora de pano já colocaram... Eu logo tiro umas fotos !
    São 29 moradias com quase o mesmo projecto .

    Colocado por: Anonimo18072022AEntão estando toda a "massa" a absorver energia durante o dia.....dissipa o calor mais rapidamente?

    Não... se isolar pelo interior a massa exterior é que absorve de dia e arrefece de noite sem ventilar as paredes, e se isolar bem a casa não aquece !
    Com o Etics têm que ter mais cuidado com os vidros no verão ... Mas no inverno se o sol entrar a inercia pode ser melhor... Ou pior se por exemplo tivermos um piso radiante cheio de energia e vier um dia de sol que entre pelas janelas no inverno...
    Aí , como um piso com inercia grande leva umas horas a arrefecer já sabe... Temos que abrir as janelas no inverno ... Tudo é bom se for bem estudado, de preferência pelo arquitecto e por um eng. habilitado para certificar calculos térmicos, porque esses sabem !
    Tudo é bom se for bem feito ! E se quem faz Etics não olhar para esses pormenores já sabe ... Não digo porque sou suspenso !

    Acredito que você com os conhecimentos que tem se dei ao trabalho de dar indicações até ao arquitectos que não sabem usar o sol ! mas se me disser que já desistiu porque a maioria não passa cartão aos conselhos eu também compreendo !
    Ás vezes mais se ganha em estar calado ! eu por exemplo se falo muito só perco ... Mas como não ando na vida para apenas ganhar... Que se lixe !
  12.  # 14

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Não perca tempo para nada...

    Mas ne net tem "montes" delas:

    https://www.google.pt/search?q=pelicula+solar+para+vidros&client=firefox-a&hs=S1Z&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=sb&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Ku75U_6HE-uf7AbzooDwAQ&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1920&bih=926



    Não acho justo afirmar que as películas não resultam ou são um "barrete" , de acordo com a minha opinião e experiência exemplifico da seguinte forma:

    1-) Locais em que a área envidraçada é pequena relativamente ao resto (paredes): Neste caso, de facto as películas pouco vão servir, pois não vão interferir em nada que não seja os vidros...e possivelmente o excesso de calor vem de outros locais da casa.

    2-) Locais em que a área envidraçada é grande, como por exemplo, casas modernas, prédios comerciais, clarabóias, etc. Nestes casos a película funciona e bem!! Não é a toa que é um solução muito utilizada em outros países (Espanha e EUA por exemplo). Contudo a película acaba sempre por ser um elemento de minimização de "erros" de projeto...ou seja, concordo que um edificio deva ser projetado de maneira a não precisar destes recursos de correção.

    Outra preocupação que se deve ter: encontrar uma película que tenha um bom compromisso verão/inverno.
    Concordam com este comentário: joni
  13.  # 15

    Colocado por: envi89Não acho justo afirmar que as películas não resultam ou são um "barrete"

    Quando refiro isso quero apenas dizer que não resolvem o problema, apenas o minimizam ... Um corte de 50% é melhor que nada mas fica com os outros 50% de ganhos na mesma . Hora assim não resolve o problem

    Colocado por: envi89Nestes casos a películafunciona e bem!!

    Bem ? depende do ponto de vista... Melhor do que estava fica ... Se fica contente com a pelicula optmio... Mas comprar a pelicula e depois acabar por colocar a protecção é que é mau ou bom para quem vende... Tudo depende sempre do ponto de vista

    Colocado por: envi89Contudo a película acaba sempre por ser um elemento de minimização de "erros" de projeto

    Bom, então afinal estamos de acordo...

    Colocado por: envi89Outra preocupação que se deve ter: encontrar uma película que tenha um bom compromisso verão/inverno.


    E isso existe por aí ? só se for da que muda de cor !
    Bom mesmo como sabe é tapar o sol no verão e destapar no inverno ...

    Etics Não me está a interpretar bem e você faz parte do grupo de foristas que eu considero inteligentes ... Logo troco por miúdos o que eu quero dizer... Mas não quero dizer que não tenha razão em tudo o que disse ( tirando a parte de não me interpretar bem )
    Vou até a praia .... A agua finalmente está "quente" :-)
  14.  # 16

    Mais uma contradição,esta ficou-se pela metade.....inicialmente disse que era um barrete agora já isola 50%.
  15.  # 17

  16.  # 18

    Colocado por: Dynamic444Mais uma contradição,esta ficou-se pela metade.....inicialmente disse que era um barrete agora já isola 50%.

    Se fica contente com 50 % leve a bicicleta ... A mim só me satisfaz a protecção solar a 100% ... A mim e a todas as pessoas que percebem do assunto !
    E basta a 4ª classe para saber que se por cada metro o sol emite até 1000 watts se cortar 50% terá até 5000 watts de calor no verão por cada metro quadrado ... è como enfiar um chapeu cheio de furo na cabeça para tapar o sol...
    Com se diz na minha zona " tapar o sol com a peneira "

    Colocado por: Anonimo18072022A
    E na sua perspectiva nos dias mais quentes de verão a energia acumulada nunca chega ao interior....e a mais baixa temperatura à noite é suficiente para dissipar a energia acumulada durante o dia?...é isso?


    Você que apregoa tanto a inercia sabe bem do que se fala ... e sabe que pode ser um bem ou um mal !
    O que eu disse é que se a energia entrar pelo vidros e aquecer as paredes , o calor em sistemas etics fica mais acumulado devido à inercia forte !

    Colocado por: Anonimo18072022AMas o que é que o isolamento pelo exterior tem a ver com a configuração dos envidraçados?
    Quem faz o projeto é que tem que se preocupar com isso:
    Definir um U para a envolvente opaca em função da regulamentação e eventualmente influenciado pelo que o cliente quer pagar;
    Projetar os envidraçados convenientemente em função da posição do projeto e da incidência solar;
    Projetar sombreamentos onde venham a ser necessários, sejam palas, árvores ou que desejar....

    É muito simples....talvez na minha cabeça.
    Concordam com este comentário:I Come In Peace


    Mais uma vez não quiz entender... O que eu disse é que nos sistemas etics têm que ter mais cuidado com os envidraçados expostos ao sol no verão .... Nada mais que isso...

    O arquitecto / eng. que faz um projecto sem escolher o sistema de isolamento e deixa o dono mudar à sua maneira não pode ser um bom profissional ou não pode ser um bom projecto ... Pois o projecto funciona "como um todo"

    Quem tem uns anos de obras sabe que tem que haver uma comunicação entre os projectistas e o fornecedor dos sistemas ... Não é o dono da obra que se deve andar a preocupar com esses pormenores ... O dono da obra deve procupar-se em arranjar em 1º lugar um bom arquitecto ... Mas se quiser ajudar um tecnico amigo deve encaminha-lo para os profissionais, de todos os ramos... De preferência reunir com todos antes de começar a obra .

    Eu procupe-me com certos pormenores e sou o 1º a ligar para o tecnico para o alertar e achar que algo não está bem... Não me limito a virar as costas e olhe que quem gosta de trabalhar bem aprecia as dicas... Todas elas ! Os quem tem apenas arrogância geralmente são maus profissionias ... Mas isso não se vê nos foruns mas sim ao vivo e a cores....

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Um conceito que vai ter de me explicar. Perdoe a minha ignorância!

    Conceito ? Não percebeu que referia a ventilar a casa para arrefecer as paredes ... Ou seja arrefece as paredes por ventilar arejar a casa... mas o conceito não é meu mas sim de :

    Colocado por: jorgealvesas únicas soluções sem grandes obras são ventilar o máximo durante a noite
  17.  # 19

    Isto também foi dito e voçê meu caro Etics nada disse... e podia ter aprofundado ( Vou tentar eu )

    Colocado por: jorgealvesas casas de dita construção moderna e com muito isolamento térmico para conservar o calor, vão conservar sempre o calor mesmo quando este não é desejado

    O que disse é um facto mas vou tentar diferenciar ...
    O que conserva o calor não é o isolamento mas sim a inercia forte nas paredes que dificilmente se perde durante as noites ! Se a inercia das paredes for fraca ( com isolamento pelo interior ) a casa fica bem isolada na mesma mas como as paredes "não aquecem" porque estão por fora não temos esse problema... Claro que as paredes aquecem na mesma, mas é por fora e durante a noite arrefecem rapidamente porque estão pelo exterior ...
  18.  # 20

    Colocado por: Jorge Santos - FaroO que eu disse é que nos sistemas etics têm que ter mais cuidado com os envidraçados expostos ao sol no verão ...

    de todas as obras que andamos até hoje,cá e lá fora,as que tem MELHOR comportamento são as que tem ETICS..seja no inverno ou no verão,com ou sem grandes superfícies vidradas!!
 
0.0257 seg. NEW