Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou prestes a comprar um imóvel e depois ja ter chegado a acordo com proprietário, através da imobiliária, sobre o preço a pagar, diz-me agora o agente imobiliário que o proprietário propõe pôr no contrato promessa de compra e venda e também depois na escritura um valor inferior ao que efectivamente irei pagar pelo imóvel (menos 7 mil euros). Ao que parece, o proprietário propõe declarar um valor inferior para pagar menos imposto sobre a venda da casa. Na verdade são 2 proprietários que herdaram o imóvel e parece que um deles vive no estrangeiro. De início recusei essa proposta porque me "cheirou algo mal". Após a minha primeira reacção de recusa, o proprietário fez saber que, se eu aceitasse, baixaria 1000 euros do valor real acordado e, dessa forma, ele pagaria menos imposto e eu também um pouco menos. O que acham desta proposta? Será que para o proprietário, declarar 7mil euros a menos em relação ao que vai receber lhe permite poupar assim tanto nos impostos ao ponto de, desses 7 mil, estar disposto a me dar um "desconto" de mil euros? Assim a diferença entre o preço pago e o declarado seria de 6 mil euros. Não gosto muito da ideia porque não quero poupar agora mil euros no valor que irei efectivamente pagar pela casa se souber que de futuro isso me poderá vir a prejudicar de alguma forma ou causar alguma dificuldade. Agradeço os vosso contributos.
  2.  # 2

A perguntar se deve ou não fugir aos impostos? Acho que ninguém lhe vai responder que sim.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Isis, Erga Omnes, Silver Wolf
  3.  # 3

a questão aqui é as mais valias.....para ele certamente nao terá que pagar mais valias! no dia em que voce vender a casa tera que pagar mais valias sobre o preço que declarou comprar e preço que ira declarar na venda (caso seja superior).

se agora declarar comprar por 10mil (mas paga 15) e daqui a uns anos vender por 15 voce terá que pagar mais valias sobre 5mil....e na realidade nao teve nenhuma mais valia!

a decisao é sua!
  4.  # 4

E qual a percentagem de imposto que se paga sobre a mais valia? Será que chega a 50%? Porque se não for assim tão elevada, penso que poderá haver outra(s) razão (-ões) para me terem feito essa proposta, nomeadamente um dos herdeiros querer passar a perna ao outro que não está no país, dividindo com ele apenas o valor declarado. Ou alguma tramóia da imobiliária, não sei. Só não quero estar ser cúmplice em tramóias, práticas desonestas e coisas do género. Claro, fugir aos impostos também não é giro, por isso é que disse logo que não.
  5.  # 5

A mais-valia é liquidada no IRS. Não é a mais valia que se paga...

Se você "alinhar" nesse esquema, você é a unica que vai sair prejudidada futuramente. Suponha que daqui a uns anos, você decide vender. Aí sai prejudicada no seu IRS. Para que o actual proprietário não pague agora, pagará você no futuro.

Não aceite esse tipo de situação...
    Concordam com este comentário: Isis, 1255, Ramiro Costa, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gisela
    • rhv
    • 23 agosto 2014

# 6

A Gisela fica a "ganhar" porque ao declarar um valor de compra mais barato irá pagar menos de impostos (Imposto de selo sobre o valor da compra) ou IMT caso o valor da compra seja superior a 92.407€

O vendedor fica a ganhar porque irá pagar menos sobre as mais-valias...

No futuro como já referiram se a Gisela vender a sua casa, não se esqueça que o calculo a fazer sobre as eventuais mais-valias se baseiam no valor de compra, neste caso menos 6.000€ do que a realidade...

O que quer dizer que se está a comprar por 100.000€ mas vai declarar 94.000€ e no futuro vende pelos mesmos 100.000€ aos olhos do estado a Gisela está a "ganhar" 6.000€
  6.  # 7

Colocado por: rhvNo futuro como já referiram se a Gisela vender a sua casa, não se esqueça que o calculo a fazer sobre as eventuais mais-valias se baseiam no valor de compra, neste caso menos 6.000€ do que a realidade...

O suficiente para que pague mais.

Tudo para que o actual proprietário pague menos impostos de um imóvel que adquiriu a custo zero!!!
  7.  # 8

Já agora, qual é o VPT do imóvel? Se o VPT (Valor Patrimonial Tributário) do imóvel for superior ao valor da escritura, vai pagar o IMT sobre este valor e não sobre o valor da compra.

Colocado por: rhvA Gisela fica a "ganhar" porque ao declarar um valor de compra mais barato irá pagar menos de impostos

Esta sua afirmação é incorrecta, se houver o caso que acabei de referir...
  8.  # 9

Obrigada pelas vossas elucidações.

Colocado por: El_58Já agora, qual é o VPT do imóvel? Se o VPT (Valor Patrimonial Tributário) do imóvel for superior ao valor da escritura, vai pagar o IMT sobre este valor e não sobre o valor da compra.

Não sei qual é o valor patrimonial tributário do imóvel. Se for o preço pago pelos pais dos herdeiros há 38 anos (quando o prédio foi construído, o que penso ser o caso), ele é baixíssimo (mesmo com actualização monetária). Um apartamento T2 no mesmo prédio tinha nos documentos de há 38 anos um VPT de 200 e tal contos. De qualquer forma, não pago IMT porque adquiro o imóvel por menos de 92mil euros. E o VPT é certamente inferior ao que vou pagar.

Entretanto, esta história já está resolvida porque disse ontem à imobiliária que não aceito este tipo de "esquema". Não me interessa poupar umas dezenas de euros em Imposto de Selo à custa disso, acho ridículo. Sabendo que de futuro só eu é que serei prejudicada, pior ainda.

Agora o que não me agrada nesta história é o comportamento da imobiliária. Fico com a sensação de que me tentou enganar com o argumento de "para mim tb é benéfico porque poupo nos impostos", quando sabe perfeitamente que estando abaixo (e muito) dos 92mil euros não pago IMT. Aliás um dos comerciais até me apresentou o cálculo de que iria pagar 1% de IMT sobre o valor da compra + 0,8% de Imposto de selo sobre o mesmo valor. Acho que foi para me tentar impressionar ou pressionar a aceitar o esquema. No início eles queriam que eu pagasse a famosa reserva de 2500euros para "assegurar" o imóvel, coisa que me recusei também a fazer. Eu sempre disse que só pagava um sinal com a assinatura de um CPCV e nada mais. Agora enviaram-me o CPCV com o valor que irei pagar, mas lá só aparece o nome de um dos proprietários (um dos herdeiros). Vou tentar estar esclarecer esta história com eles. Penso que, havendo 2 proprietários, ambos têm de constar no CPCV e têm de assiná-lo, não é? Mesmo que um deles esteja mandatado por procuração para assinar pelo outro, o nome dos 2 tem de lá estar, não?
  9.  # 10

Colocado por: GiselaPenso que, havendo 2 proprietários, ambos têm de constar no CPCV e têm de assiná-lo, não é?

Nem mais !!

Colocado por: GiselaMesmo que um deles esteja mandatado por procuração para assinar pelo outro, o nome dos 2 tem de lá estar, não?

Certo.
  10.  # 11

Esta história cheira-me a esturro...

Salte fora enquanto puder.

0.0135 seg. NEW