Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Antes de mais, fiz uma pesquisa aqui por todos os tópicos para encontrar uma situação semelhante à minha mas não encontrei.

    A minha situação é a seguinte, aluguei um quarto em Lisboa e paguei desde logo o 1º mês por transferência (365 euros), e ficou estabelecido um contrato verbal com a senhoria do pagamento deste valor com tudo incluído e que ficaria por período de 6 meses. No entanto, nessa conversa pedi-lhe também para ficar 2 meses à experiência ao que ela acedeu (agora diz que nunca aceitaria uma situação destas). Na altura a sentir o dinheiro ali perto disse não haver problema.

    O que acontece é que estou aqui há uma semana na qual o quarto, a localização, acessos, transportes, etc. não foram de encontro às minhas expectativas. Além disso, a senhoria depois de eu chegar estabeleceu regras sem prévio acordo, que não me agradaram de todo. Já tive também conhecimento que ela tem um historial de pessoas que saíram em confronto com ela.
    Posto isto, eu avisei que quero sair de casa com um mês e meio de antecedência dispondo-me a pagar o meio mês restante e ela diz-me que tenho de sair já na próxima semana (quando tenho já pagos mais 18 dias além disso) porque o preço inicial era para um arrendamento superior a seis meses, sendo arrendado por tempo inferior ficaria 25 euros por dia.
    Eu disse-lhe que não, que pelo menos o mês que paguei iria ficar, e ela diz-me que se não sair me muda a fechadura e fico com as malas retidas (além de ficar sem o dinheiro dos 18 dias restantes, cerca de 195 euros). Disse-lhe que se fizesse isso chamava a polícia e ela disse chame. Confrontei-a também com o facto de não fazer contratos, nem passar recibos, e já ter tido pessoas no meu quarto por menos de seis meses a pagar ainda menos do que eu, ela disse-me que não tenho nada a ver com os acordos que estabelece com outras pessoas e não se amedrontou. Disse-me também que estava a gravar a chamada e que os insultos ficavam gravados (o que disse de mais grave foi que ela me estava a tentar extorquir dinheiro).

    Por favor ajudem-me com as vossas opiniões. O que devo fazer? Fincar pé e esticar a corda com as ameaças a ver se ela cede? Ou devo ceder e ficar a perder 200 euros porque só me arrisco a perder mais nesta luta? Não estou nada disposto a ceder porque fui honesto com ela e avisei com antecedência (ela diz que só depois de 6 meses a residir num local posso pedir para sair com dois meses de antecedência).

    Desde já obrigado.

    Cumprimentos,
    Miguel
  2.  # 2

    Um bocadinho culpa sua, só agora percebeu q o quarto afinal não é do seu agrado.

    O princípio de Setembro é qdo os estudantes procuram casa e parece-me q a senhoria, não quer perder essa oporunidade.
  3.  # 3

    Colocado por: ParamonteUm bocadinho culpa sua, só agora percebeu q o quarto afinal não é do seu agrado.

    O princípio de Setembro é qdo os estudantes procuram casa e parece-me q a senhoria, não quer perder essa oporunidade.


    Obrigado pela rápida resposta.
    Tive de arranjar quarto de um dia para o outro por isso lhe propus os dois meses de experiência.
    Ela pode expulsar-me assim? Mesmo eu tendo o comprovativo de transferência respeitante a 1 mês? Quais são os meus direitos e as minhas possibilidades?

    Obrigado
  4.  # 4

    (...) Já tive também conhecimento que ela tem um historial de pessoas que saíram em confronto com ela. (...)

    E quem ficou a ganhar? Ela ou o(s) inquilino(s)? Está de mãos atadas, caro jovem. Faça as contas direitinho e pondere se lhe interessa comprar uma guerra com a criatura e ficar a perder, de uma maneira ou de outra.
  5.  # 5

    Colocado por: maria rodrigues
    E quem ficou a ganhar? Ela ou o(s) inquilino(s)? Está de mãos atadas, caro jovem. Faça as contas direitinho e pondere se lhe interessa comprar uma guerra com a criatura e ficar a perder, de uma maneira ou de outra.


    Ninguém ficou a perder, simplesmente saíram depois de avisar com um mês de antecedência. Pelo que me disseram, fez uma ameaça semelhante a um deles mas os restantes disseram que caso fosse para a frente com isso também eles sairiam e ela cedeu. O problema agora é que as três pessoas que estão aqui vão sair no final do mês pelo que não tenho a mesma possibilidade...

    O que posso fazer? Tenho algum direito?
  6.  # 6

    Bem-vindo ao Portugal dos senhorios troca tintas. Desejo-lhe boa sorte.
  7.  # 7

    Colocado por: Billy_BoyBem-vindo ao Portugal dos senhorios troca tintas. Desejo-lheboa sorte.


    O que faria no meu lugar?
  8.  # 8

    Colocado por: ajudaurgente

    O que faria no meu lugar?


    É assim, não tem contrato e acedeu de livre vontade a participar num arrendamento ilegal.... Não tem muito a que se agarrar. E o valor tb não justifica enveredar por vias litigiosas.

    Tem 195 euros pagos não é? Quando sair veja se por engano não leva nada da casa.

    Amor com amor... ;)
  9.  # 9

    (...) O que posso fazer? Tenho algum direito?


    (...) Não tem muito a que se agarrar. E o valor tb não justifica enveredar por vias litigiosas. (...)

    É isso mesmo. E depois caiu nas malhas da agiotagem, passe-se o exagero, ou não!... Olhe... o que deve fazer: pedir referências a outros companheiros de estudo (subentendi que é estudante), que tenham alguma experiência com senhorios, para não cair no mesmo erro, duas vezes. E boa sorte!
    Concordam com este comentário: Billy_Boy
  10.  # 10

    Colocado por: maria rodrigues


    É isso mesmo. E depois caiu nas malhas da agiotagem, passe-se o exagero, ou não!... Olhe... o que deve fazer:pedir referênciasa outros companheiros de estudo (subentendi que é estudante), que tenham alguma experiência com senhorios, para não cair no mesmo erro, duas vezes. E boa sorte!
    Concordam com este comentário:Billy_Boy


    Primeiro de tudo, não sou estudante trabalho, e já tenho alguma experiência de alugar quartos, nunca tal me aconteceu. Tudo bem que não tinha contrato mas pouca gente que conheço nas mesmas condições tem.
    Basicamente estão-me a dizer para deixar que ela me expulse, sem sequer tentar defender os meus direitos ou fazer uma queixa nas finanças (tenho inclusive conhecimento doutras casas que ela tem alugadas, presumo que nas mesmas condições) e deixar que ela continue impune a fazer isto ao próximo que vier...
  11.  # 11

    Colocado por: Billy_Boy

    É assim, não tem contrato e acedeu de livre vontade a participar num arrendamento ilegal.... Não tem muito a que se agarrar. E o valor tb não justifica enveredar por vias litigiosas.

    Tem 195 euros pagos não é? Quando sair veja se por engano não leva nada da casa.

    Amor comamor... ;)



    Não me posso agarrar ao facto de ter um mês inteiro pago?? Ou ter avisado que ia sair com mais de um mês de antecedência??
    • size
    • 26 agosto 2014

     # 12

    Colocado por: ajudaurgente


    Não me posso agarrar ao facto de ter um mês inteiro pago?? Ou ter avisado que ia sair com mais de um mês de antecedência??


    Não.

    Tendo por base o contrato de 6 meses que aceitou e estabeleceu com a senhoria, só ao fim de 2 meses é que poderia tomar a iniciativa de denunciar o contrato, avisando a senhoria com uma antecedência de outros 2 meses....
  12.  # 13

    Primeiro de tudo, não sou estudante trabalho, e já tenho alguma experiência de alugar quartos, nunca tal me aconteceu. (...)

    Bom... subentendi errado, estou a pedir desculpa. A sua experiência em alugar quartos, traiu-o; fez um contrato verbal com a senhoria, o que comporta (comportou) alguns riscos.

    (...) Basicamente estão-me a dizer para deixar que ela me expulse, sem sequer tentar defender os meus direitos (...)

    Nada disso! Estamos a sugerir-lhe que (em caso de desentendimento com a senhoria), saia pelo seu pé. Deve defender os seus direitos, com certeza!

    (...) ou fazer uma queixa nas finanças (...)

    Não sabemos se a melhor defesa, dos seus direitos, é fazer uma queixa nas finanças. Também não precisa de conselhos, a respeito, já que parece saber como agir.
    E não deixa de ser verdade que caiu nas malhas da agiotagem, só não sabemos se foi de modo involuntário.
  13.  # 14

    Colocado por: size

    Não.

    Tendo por base o contrato de 6 meses que aceitou e estabeleceu com a senhoria, só ao fim de 2 meses é que poderia tomar a iniciativa de denunciar o contrato, avisando a senhoria com uma antecedência de outros 2 meses....


    Essa foi exatamente a proposta que fiz à senhoria, 2 meses pagando-lhe o restante. Lembro que ela quer-me expulsar de casa tendo eu mais 18 dias pagos além dessa data.
  14.  # 15

    Colocado por: maria rodrigues
    Bom... subentendi errado, estou a pedir desculpa. A sua experiência em alugar quartos, traiu-o; fez um contrato verbal com a senhoria, o que comporta (comportou) alguns riscos.


    Nada disso! Estamos a sugerir-lhe que (em caso de desentendimento com a senhoria), saia pelo seu pé. Deve defender os seus direitos, com certeza!


    Não sabemos se a melhor defesa, dos seus direitos, é fazer uma queixa nas finanças. Também não precisa de conselhos, a respeito, já que parece saber como agir.
    E não deixa de ser verdade que caiu nas malhas da agiotagem, só não sabemos se foi de modo involuntário.


    Se eu soubesse como agir não estaria a pedir conselhos, mas não me parece de todo correto e legal expulsar alguém de casa quando está um mês inteiro pago. Acredito que qualquer acordo, verbal ou escrito, possa ser rescindido com 2 ou 3 meses de antecedência. Lembro que ela quer-me cobrar 25 euros dia agora que disse ia sair, com 1 mês e meio de antecedência, que como disse estaria disposto a que fossem 2 como acordado inicialmente com ela.

    Eu estou disposto a fazer queixa nas finanças ou na ASAE se ela levar isto até ao fim, só não sei como se processa tudo isso, e se ela pode realmente pagar pela ilegalidade que está a cometer e comete há muitos anos. Fiz aliás um print screen de todos os quartos/casas que ela tem para alugar, mas não sei bem como utilizar esta informação. Óbvio que preferiria evitar ir por esses caminhos.

    As provas que eu tenho são: transferência bancária e registo na policia de que estou ali a viver (devido a um incidente que aconteceu no passado fim-de-semana com uma pessoa a sentir-se mal e tendo sido eu a ligar o 112 tiraram os meus dados). Não sei se isto me poderá valer de muito...

    Como é óbvio entrei nisto involuntariamente, sou formado, trabalho já há algum tempo dentro e fora de Portugal e não preciso nem quero de todo entrar nestes "esquemas".

    Desde muito obrigado pela sua disponibilidade.
  15.  # 16

    Sem querer fazer julgamentos (porque se calhar tinha feito o mesmo), a verdade é que ao aceitar um contrato de arrendamento apenas verbal sem recibos, etc, está a entrar voluntariamente nesse tal "esquema".

    Para combater estas situações todos nós temos que ser os primeiros a rejeitar este tipo de negociatas.

    Sinceramente penso que apesar de ter razão para reclamar, não tem poder legal para se atirar à senhoria simplesmente porque aceitou desde o incio as condições ilegais de arrendamento que ela lhe propôs
  16.  # 17

    Colocado por: Rodri12Sem querer fazer julgamentos (porque se calhar tinha feito o mesmo), a verdade é que ao aceitar um contrato de arrendamento apenas verbal sem recibos, etc, está a entrar voluntariamente nesse tal "esquema".

    Para combater estas situações todos nós temos que ser os primeiros a rejeitar este tipo de negociatas.

    Sinceramente penso que apesar de ter razão para reclamar, não tem poder legal para se atirar à senhoria simplesmente porque aceitou desde o incio as condições ilegais de arrendamento que ela lhe propôs


    A questão é que mesmo as condições ilegais propostas por ela inicialmente, que de facto não devia ter aceite mas não posso alterar isso agora, foram alteradas agora para sua conveniência, visto que comigo ela já não tem nada a perder, ou saio antes do mês e fica-me com 200 euros ou fico até ao fim do mês que está pago e ela não ganha nem perde. Por isso é que eu acho que ela me está a pressionar a ver se eu cedo.

    Se eu não tenho poder legal sobre ela, ela tem poder legal sobre mim para me expulsar? Tendo eu provas de que estou ali e que lhe fiz uma transferência.
  17.  # 18

    Colocado por: ajudaurgente

    A questão é que mesmo as condições ilegais propostas por ela inicialmente, que de facto não devia ter aceite mas não posso alterar isso agora, foram alteradas agora para sua conveniência, visto que comigo ela já não tem nada a perder, ou saio antes do mês e fica-me com 200 euros ou fico até ao fim do mês que está pago e ela não ganha nem perde. Por isso é que eu acho que ela me está a pressionar a ver se eu cedo.

    Se eu não tenho poder legal sobre ela, ela tem poder legal sobre mim para me expulsar? Tendo eu provas de que estou ali e que lhe fiz uma transferência.


    Nenhum tem poder legal sobre o outro, penso eu...

    No entanto durante os dias que lhe falta até ao final do mês, acha que os 200€ vão valer as chatices que vai ter com ela nesses 18 dias?!?

    200€ é dinheiro como é óbvio mas por vezes as paz e sossego não têm preço!

    Eu no seu lugar saía de imediato, deixava-a ficar com os 200€ e de seguida fazia uma denuncia anónima indicando todos os locais que ela arrenda ilegalmente.

    Quando ela pensasse que eu tinha desistido e ela tinha levado a melhor, levava um chapada de luva branca quando as autoridade lhe batessem à porta.
  18.  # 19

    Colocado por: ajudaurgente

    A questão é que mesmo as condições ilegais propostas por ela inicialmente, que de facto não devia ter aceite mas não posso alterar isso agora, foram alteradas agora para sua conveniência, visto que comigo ela já não tem nada a perder, ou saio antes do mês e fica-me com 200 euros ou fico até ao fim do mês que está pago e ela não ganha nem perde. Por isso é que eu acho que ela me está a pressionar a ver se eu cedo.

    Se eu não tenho poder legal sobre ela, ela tem poder legal sobre mim para me expulsar? Tendo eu provas de que estou ali e que lhe fiz uma transferência.


    numa primeira fase voce fica a perder.... ela troca-lhe a fechadura e prontos voce nao entra la mais!
    mesmo que depois recorra a um advogado, numa primeira fase é ela que tem a faca e queijo na mao!
    é uma questão de ponderar se 200 euros justificam aquilo que vai gastar a mais!
  19.  # 20

    Colocado por: Rodri12


    Nenhum tem poder legal sobre o outro, penso eu...

    No entanto durante os dias que lhe falta até ao final do mês, acha que os 200€ vão valer as chatices que vai ter com ela nesses 18 dias?!?

    200€ é dinheiro como é óbvio mas por vezes as paz e sossego não têm preço!

    Eu no seu lugar saía de imediato, deixava-a ficar com os 200€ e de seguida fazia uma denuncia anónima indicando todos os locais que ela arrenda ilegalmente.

    Quando ela pensasse que eu tinha desistido e ela tinha levado a melhor, levava um chapada de luva branca quando as autoridade lhe batessem à porta.



    Sim também já pensei nisso, de facto isto tudo está ser extremamente stressante e a prejudicar a minha vida pessoal e profissional, mas não estou de todo confortável que ela me fique com este dinheiro e eu ceda assim à primeira pressão.

    Depois tenho muitas dúvidas se uma denúncia anónima tinha pernas para andar se não houver testemunhas...

    Sabe-me que tipo de custos associados tem uma denúncia deste género (finanças, ASAE, etc.)?
    Eu posso fazer queixa à policia se ela mudar a fechadura com as minhas coisa lá dentro?

    Obrigado
 
0.0235 seg. NEW