Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Jorge,

    Grande potencial, vi inclusive algumas pedras que me parecem ter sido recolocadas de outras casas para essa, o que era muito habitual no tempo, havia até grandes problemas em roubo de pedras. No entanto faça bem as suas contas, eu gostava muito de estar errado, mas acho que os valores que apontei no inicio não devem fugir muito, veja o problema são é o valor m2, mas sim a área enorme da casa. O melhor seria estabelecer um tecto orçamental de inicio e ver o que dá para fazer com esse orçamento, talvez não consiga reabilitar a casa toda, mas reabilitava um núcleo importante que ficasse habitável, e o resto ia fazendo com mais acalma.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  2.  # 2

    Bom dia,

    Se chegar a adquirir esse "palacete" dou-lhe os parabens, pois a área parece ter um potencial enorme.

    Mas se me permite também lhe dou um conselho: além dos €€€ também vai precisar de muito tempo e
    muita disponibilidade para acompanhamento da obra.

    Cumps

    Barreira
  3.  # 3

    Bom dia, Jorge

    Se a inveja matasse, creio que o Jorge já tinha sido assassinado várias vezes pelos foristas :)
    Um pouco mais a sério, tenha só atenção na limpeza das telhas, uma vez que se não for utilizada uma técnica adequada pode retirar a capacidade de impermeabilização das mesmas.
    Caso venha a necessitar de um arquitecto para acompanhá-lo nesta empreitada, estou ao seu dispor.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  4.  # 4

    essa casa merece ser tratado todo o conjunto com muita sensibilidade e respeito pela sua linguagem.
    merecia o dedo de um arquitecto que lhe fizesse um projecto global e ai depois sim tentar fasear a obra.
    tem todo o potencial para fazer ai um conjunto de sonho em que o antigo incorporaria a arquitectura comtemporânea mas com peso e medida e muita sensibilidade.
    Concordam com este comentário: PatSil, CMartin, carlosj39
  5.  # 5

    Colocado por: Rafael FortesBom dia, Jorge

    Se a inveja matasse, creio que o Jorge já tinha sido assassinado várias vezes pelos foristas :)
    Um pouco mais a sério, tenha só atenção na limpeza das telhas, uma vez que se não for utilizada uma técnica adequada pode retirar a capacidade de impermeabilização das mesmas.
    Caso venha a necessitar de um arquitecto para acompanhá-lo nesta empreitada, estou ao seu dispor.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura


    Eu seria um dos assassinos!!! kkkkkkk

    Fora de brincadeiras está um terreno com um potencial fantástico, agora o valor para a restauração total disso até deve assustar! ;)
  6.  # 6

    Obrigado pelos comentários.
    Depois de realmente ter visto tudo com olhos de ver já me acredito bem nos valores que falou Nuno Costa, mas é como disse, sendo para avançar tenho de analisar as contas e ver por onde pegar primeiro, sem dúvida que fazer do espigueiro uma pequena casa de inicio é o mais fácil, mas a ver vamos como vão ser as coisas, tem de ser tudo muito bem pensado!

    Em relação ao que o Barreira me diz sem dúvida que uma obra desta exige um acompanhamento redobrado, mas como trabalho por minha conta e tenho flexibilidade de horários é sempre uma boa ajuda para andar em cima das coisas.

    Cumpts
  7.  # 7

    Sim, como é lógico terá de existir um arquitecto, quando muito pelo menos para tratar dos pontos chaves na construção que nos escapam, pois nem tudo o que uma pessoa imagina poderá ser prático ou correcto.
    De resto a nível de divisões e outros pormenores creio não haver muito que inventar, se for para começar no espigueiro será para fazer dele uma pequena casa com todas as comodidades, na casa principal e sendo ela sobre o comprido não poderá fugir muito ás divisões que tem, a entrada para a sala pelas escadas que mostra na 1ª fotografia, da sala sai um corredor com entrada para 3 quartos á esquerda, 1 casa de banho e cozinha no fundo. A casa de banho é pequena logo terá de ser aumentada, e assim numa primeira análise talvez exclui-se um dos quartos para esse aumento e efectua-se uma suite (quarto com casa de banho) e fizesse umas escadas interiores para a cave (ou chamadas lojas como antigamente), sendo o chão desta ainda em terra.
    No que diz respeito á pedra, na casa principal está em óptimas condições exteriores e interiores, com paredes largas o suficiente para excluir á partida a colocação de caixa de ar e isolamento, pois também iria roubar muito espaço interior, na restante pedra de anexos, cobertos e "lojas de arrumos" (que não é pouco), é "trabalhar o rústico" para ficarem as paredes todas restauradas, levar grande parte da madeira de suporte ás telhas nova e depois ver o que se aproveita das telhas.

    Em relação ao aproveitamento, como é que se deve proceder á limpeza das mesmas para não retirar a capacidade de impermeabilização das mesmas como disse o Rafael Fortes?

    Outra questão é, será que deveria trocar a estrutura de suporte das telhas em madeira por placa de cimento, pelo menos na casa a que tenho chamado principal? E no resto, anexos, cobertos, espigueiro, etc... A minha ideia era pelo menos na casa principal colocar placa de telha e talvez não colocar placa de tecto, ficando este "aberto" para se ver apenas os barrotes de madeira de fora a fora nas divisões.

    Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.

    Cumpts
  8.  # 8

    Gostos são gostos e não se discutem...
    Mas se for a se confirmar 180k para a reforma da casa, eu preferia quase que deitar abaixo, aproveitar o terreno, e construir de raíz...
    Mas lá está, gostos são gostos e não se discutem... Há quem goste de casa de pedra :)
  9.  # 9

    Obrigado pela sua opinião Tyrande, mas numa casa destas, com a estrutura que tem, as áreas interiores, e a forma como a casa no seu todo está "colocada" no terreno e o óptimo estado das paredes, seria uma grande asneira fazer o que diz.

    Mas como disse, gostos são gostos e não se discutem, isto para não dizer que ao fazer isso seguramente iria gastar ainda mais dinheiro.

    Cumpts
    Concordam com este comentário: treker666, Rafael Fortes
  10.  # 10

    Gastar mais €€€ não sei... Provavelmente se construisse nova não faria uma casa com 333 m2, como essa tem..logo provavelmente ficaria mais barato...
    Mas se gosta mesmo da estrutura.. :)

    Vá dando notícias depois..
  11.  # 11

    Quem me dera! Um projecto desses até assusta, mas o resultado final pode vir a ser excelente.
  12.  # 12

    Colocado por: TyrandeGostos são gostos e não se discutem...
    Mas se for a se confirmar 180k para a reforma da casa, eu preferia quase que deitar abaixo, aproveitar o terreno, e construir de raíz...
    Mas lá está, gostos são gostos e não se discutem... Há quem goste de casa de pedra :)

    por esse pensar e mais fácil ainda,seria comprar um apartamento pronto habitar com elevador e tudo!

    nada disso!
    Concordam com este comentário: CMartin, treker666, Jorge Costa
  13.  # 13

    "De resto a nível de divisões e outros pormenores creio não haver muito que inventar, se for para começar no espigueiro será para fazer dele uma pequena casa com todas as comodidades, na casa principal e sendo ela sobre o comprido não poderá fugir muito ás divisões que tem, a entrada para a sala pelas escadas que mostra na 1ª fotografia, da sala sai um corredor com entrada para 3 quartos á esquerda, 1 casa de banho e cozinha no fundo."

    Quer mesmo ter que passar pela zona de quartos para ir para a cozinha? É por pormenores destes que precisa mesmo de um arquitecto :)

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  14.  # 14

    Jorge,

    Sinto ter sido eu a fazer de advogado do diabo em termos de valores, mas com a experiência que temos sabemos os valores que estão envolvidos e é melhor ter a continhas feitas de inicio do que deixar o projeto a meio por falta de meios monetários. Aproveite o facto de o valor de reconstrução ser mais elevado do que se calhar se julga para tentar negociar o valor de aquisição do imóvel.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  15.  # 15

    Colocado por: Rafael Fortes"De resto a nível de divisões e outros pormenores creio não haver muito que inventar, se for para começar no espigueiro será para fazer dele uma pequena casa com todas as comodidades, na casa principal e sendo ela sobre o comprido não poderá fugir muito ás divisões que tem, a entrada para a sala pelas escadas que mostra na 1ª fotografia, da sala sai um corredor com entrada para 3 quartos á esquerda, 1 casa de banho e cozinha no fundo."

    Quer mesmo ter que passar pela zona de quartos para ir para a cozinha? É por pormenores destes que precisa mesmo de um arquitecto :)

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura


    Ia citar a mesma frase...

    Mesmo que a casa por dentro lhe pareça ter as divisas feitas da forma ideal, acredite que um Arquitecto pode fazer-lhe algo completamente diferente e com espaços muito mais rentabilizados.
  16.  # 16

    Obrigado pela dica (Rafael Fontes e Rodri12) em relação á passagem pelos quartos para ir para a cozinha, mas então ajudem-me aqui sff.

    Se tenho a entrada principal da casa por aquelas escadas exterior que dão para a sala, depois da sala sai um corredor para correr da casa e entradas á esquerda para os 3 quartos e cada de banho no final e depois ao fundo a cozinha com aquela magnifica chaminé e forno de pão que não podem sair do sitio, como é que resolvo isto?! Solução á sempre, mas o mal é que implica ainda mais custos...

    Cumpts
    •  
      marco1
    • 28 agosto 2014 editado

     # 17

    Jorge
    ~
    vou.me repetir, o que tem ai é único e no final poderá vir a ter algo bem mais valioso que uma moradiazeca tipo caixote moderno, mais um apenas.

    o que tem a fazer é mesmo um porjecto global e com o arquitecto esmiuçar quer os custos quer o faseamento.

    desilude-me vê-lo neste momento a querer resolver pormenores funcionais tipo como passo pela cozinha e tal...como se o projecto não pudesse deslocar a cozinha para outro lado ou alguns metros, enfim entregue-se quanto antes a um arquitecto e até há por ai no norte muitos bons neste tipo de intervenção.
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 18

    Colocado por: Jorge CostaObrigado pela dica (Rafael Fontes e Rodri12) em relação á passagem pelos quartos para ir para a cozinha, mas então ajudem-me aqui sff.

    Se tenho a entrada principal da casa por aquelas escadas exterior que dão para a sala, depois da sala sai um corredor para correr da casa e entradas á esquerda para os 3 quartos e cada de banho no final e depois ao fundo a cozinha com aquela magnifica chaminé e forno de pão que não podem sair do sitio, como é que resolvo isto?! Solução á sempre, mas o mal é que implica ainda mais custos...

    Cumpts


    Jorge,

    Infelizmente não lhe posso ajudar porque não sou arquiteto e qualquer opinião minha para reorganizar as divisões seria inútil, pois certamente que não iam obedecer a qualquer regra.
    Apenas citei que um arquiteto pode fazer milagres porque, eu comprei uma moradia já em fase de acabamentos e achei excelente tal como está em termos de divisões, mas já ouvi outras opiniões (outros arquitectos) que se fossem eles mudavam algumas coisas e realmente a casa ficava com um aspeto ainda melhor ;)
  18.  # 19

    Já agora e a titulo de curiosidade, alguém sabe como é que andam os apoios da UE ao Turismo Rural? Pelo que percebi as candidaturas para já estão suspensas...

    http://www.proder.pt/conteudo.aspx?menuid=336

    Cumpts
  19.  # 20

    Vai ter aí muito trabalho e não sei se não lhe irá sair mais caro do que fazer tudo de novo ...

    Colocado por: doisarquitectostalvez não consiga reabilitar a casa toda, mas reabilitava um núcleo importante que ficasse habitável, e o resto ia fazendo com mais acalma.

    Se tiver uma esposa paciente de acordo !

    Colocado por: marco1o que tem ai é único e no final poderá vir a ter algo bem mais valioso que uma moradiazeca tipo caixote moderno, mais um apenas.

    100% de acordo !

    Colocado por: Jorge CostaPelo que percebi as candidaturas para já estão suspensas...

    Se estão vão deixar de estar pois é uma das Áreas em que Portugal tem que apostar e das poucas que tem algum futuro !
 
0.0330 seg. NEW