Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, estou a dimensionar um muro de suporte de terras, mas queria pedir a vossa opinão relativamente às armaduras. Qual das duas soluções acham mais correcta? Agradeço a vossa resposta. Obrigado!
      duas.jpg
    • MDA
    • 27 agosto 2014

# 2

Acho que antes das armaduras ha outros factores a ter em consideração, so depois dimensionar e projectar a estrutura em questão. Cargas, fundações , permeabilidades do solo, fracturação, e pendentes. Sem saber as cargas máximas torna-se difícil de projectar o que quer que seja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
  2.  # 3

Desde já agradeço a sua resposta. Sim, no dimensionamento tive em contas essas situações.
    Os dados do solo considerados foram: peso volumico solo 18KN/m3, coesão=0 e angulo de atrito interno 35º.
    A sobrecarga 10 KN/m2.
    Obtendo assim, os impulsos : Iaү,d = 24,23 KN/m e Iaq,d = 12,50 KN/m.

A minha dúvida, é se a quantidade de armadura será suficiente e qual das duas situações, em termos de ligação da armadura do muro à sapata, de amarrações é a mais correcta.

Obrigado.
  3.  # 4

em termos de ligação da armadura do muro à sapata, de amarrações é a mais correcta.

A da direita (confirmando sempre os comprimentos de amarração). A armadura da esquerda é de execuçâo mais complicada e não vejo necessidade
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 5

Costuma-se inclinar o muro para o terreno para este nunca ficar inclinado para fora quando se encostarem as terras :) não me lembro dos graus...
    • MDA
    • 27 agosto 2014

# 6

Pelo que sei parece-me bem.
    Chamo a atenção para apenas mais duas questões.
    Considere a porosidade do solo, e considere o Volume de vazios igual ao volume de agua, para um solo 100% saturado. Vai ver que muda os seus cálculos um bocado. :)
    Considere a drenagem do mesmo.
    Considere se o solo da fundação aguenta a carga, sem ceder.
    Por não se considerar estas situações é que no inverno se vêm muitos muros de suporte ceder, com os prejuízos subsequentes. Depois la vai o pessoal fazer de novo ou fazer umas contenções.
    Atenção que já não faço disto a uma porrada de anos.
  5.  # 7

As duas situações estão erradas, a armadura vertical do muro, na face que está à tracção não deverá ter emendas, deve ir da sapata ao cimo do muro, sem emendas.
    Concordam com este comentário: antonio almeida
  6.  # 8

Boa noite,
    Agradeço a todos a vossa preciosa ajuda. :) Obrigado.

"Picareta", mas em muitos desenhos de pormenorização vejo emendas a 1/3 da altura do muro ( a contar da zona do encastramento).

0.0103 seg. NEW