Iniciar sessão ou registar-se
    • joni
    • 29 agosto 2014

     # 1

    Brunomrosa, claro, era apenas para fincar o ponto que lincenciamento para uma garagem ou armazém não tem que cumprir os mesmos requisitos que habitação, dai compreender a ilegalidade da não modificação de um telheiro e uma garagem
  1.  # 2

    eu compreendo os 2 lados da questao, dai a minha cruzilhada

    sei que nao posso AMPLIAR, pois nao tenho area implantaçao disponível perante a camara, nao foi falado se fecha-se o telheiro, se podia ou nao nesse altura a ideia era mesmo AMPLIAR a garagem até ha casa com ligação direta.

    mas agora a ideia era ser um anexo independente da casa, aproveitando o existente apenas, fechando com algum material, tipo PVC ou Aluminio, nunca na ideia de tijolo ou algo nao amovível, dividir a garagem por 1 quarto, um w.c, e um hall em pladur, fazendo isolamento termico e acustico, o telheiro seria a salinha de estar.

    compreendo tambem o lado da questao legal, porque para ser habitavel tem de haver requisitos minimos de qualidade e segurança, apesar de achar que a garagem e o telheiro nao vao cair amanha, e sempre se pode recuperar o que esta degradado e melhorar tanto na qualidade e na segurança.

    sei tambem que a CM sesimbra gosta muito de tirar fotos aerias, (neste caso estou descançado), e de espreitar pelos quintais (tambem estou descançado), mas nunca se sabe o futuro, eles inventam com cada uma que...
  2.  # 3

    Colocado por: Zegatoeu compreendo os 2 lados da questao, dai a minha cruzilhada

    sei que nao possoAMPLIAR, pois nao tenho area implantaçao disponível perante a camara, nao foi falado se fecha-se o telheiro, se podia ou nao nesse altura a ideia era mesmoAMPLIARa garagem até ha casa com ligação direta.

    mas agora a ideia era ser um anexo independente da casa, aproveitando o existente apenas, fechando com algum material, tipo PVC ou Aluminio, nunca na ideia de tijolo ou algo nao amovível, dividir a garagem por 1 quarto, um w.c, e um hall em pladur, fazendo isolamento termico e acustico, o telheiro seria a salinha de estar.

    compreendo tambem o lado da questao legal, porque para ser habitavel tem de haver requisitos minimos de qualidade e segurança, apesar de achar que a garagem e o telheiro nao vao cair amanha, e sempre se pode recuperar o que esta degradado e melhorar tanto na qualidade e na segurança.

    sei tambem que a CM sesimbra gosta muito de tirar fotos aerias, (neste caso estou descançado), e de espreitar pelos quintais (tambem estou descançado), mas nunca se sabe o futuro, eles inventam com cada uma que...


    Em relação à ampliação segundo entendi das explicações que aqui puseram é que esta não tem que ser em termos de m2 do telheiro ou da garagem, ou seja, para ser considerada ampliação basta o Zegalo fechar a garagem e o telheiro para ser considerada como ampliação da zona habitável da sua casa, mesmo sendo uma anexo separado da casa.
    E aqui é que reside o problema legal da coisa...
  3.  # 4

    entao no seu ver se eu fechar o telheiro é uma ampliação para habitação?, visto que a garagem já se encontra fechada

    nos cafes com esplanada que fechem as mesmas é uma ampliação do cafe e nao uma esplanada?
  4.  # 5

    Ampliar, penso que entendi até aqui, é ampliar os m2 habitacionais... se você transforma a garagem em quarto, está a fazer uma ampliação do espaço habitacional, não do espaço físico propriamente já existente...
  5.  # 6

    Um telheiro deixa EE ser telheiro quando o fecham.
    Passa a ser um anexo. Se já não tem índice de implantação disponível não pode nem aumentar áreas de anexos nem se habitação.
  6.  # 7

    Colocado por: TyrandeAmpliar, penso que entendi até aqui, é ampliar os m2 habitacionais... se você transforma a garagem em quarto, está a fazer uma ampliação do espaço habitacional, não do espaço físico propriamente já existente...


    e como podem provar que é habitacional, posso dividir os espaço amplo da garagem em arrumos, ou ofecinas, ou mesmo um w.c de apoio ha garagem?

    por exemplo a maioria das garagens no norte do pais, sao divididas, e tem w.c de apoio. deixam de ser garagens?

    o telheiro ate entendo, apesar de hoje ter falado com um propriatario de um cafe com esplanada fechada em PVC, e ele informou-me que a vestoria da cms, foi favoravel como esplanada, e a gente entra dentro do es+paço e é um telheiro igual ao meu fechado em 3 frentes com ligação direta ao cafe, sem as ditas obrigaçoes legais em comparação as obrigaçoes para o proprio cafe
  7.  # 8

    Colocado por: Zegatochiça...tenho que arranjar outra solução obrigado pelas opinioes

    Meta mãos à obra e deixe o resto ! Existem centenas de barbecues ilegais, piscinas ilegais e por aí fora...
    No interior use "pladur" para dividir, no exterior até pode fazer em LSF ( estruturar metálica+ madeira+ isolamento exterior ) para que um dia possa retirar tudo com facilidade se pretender voltar a usar a garagem.
    Não convém é ter problemas com os vizinhos !
    Só aqui na minha zona quase todos os reformados modificaram as garagens e sótãos e caves para alugar a estudantes pois fica perto da Universidade e Aeroporto ...
    Até fiscais da câmara alteraram as suas casas ! Não lhe aconselho é a meter gás nesse anexo !
    Força nisso !
  8.  # 9

    Estas situações de pequenas/grandes ilegalidades não seria mais seguro tratarem-se por MP (mensagem pessoal)?
    Numa mesa de café estas coisas falam-se à boca fechada, como se costuma dizer.
    Aqui escreve-se para todo o país e nem se sabe quem fica a saber tudo ...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  9.  # 10

    Acho que já está a querer pegar onde não tem por pegar.. Se você puser um sofá e uma tv na garagem, não vai de repente virar sala... Continua a ser uma garagem pelas suas características originais...
    Acho que as respostas que lhe deram já são mais que elucidativas...
    Agora só parte de si assumir o risco, ou não...

    Boa sorte no processo...
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zegato
  10.  # 11

    colocado por zegato:e como podem provar que é habitacional

    Isso é fácil – com divisões interiores e com águas e esgotos (nada disto previsto em projecto) está imediatamente na ilegalidade e em desacordo com o projecto. Nem que diga que é para arrumos ou outra coisa qualquer a verdade é que as autoridades podem mandar demolir e repor de acordo com o projecto aprovado inicialmente.

    colocado por zegato:
    por exemplo a maioria das garagens no norte do pais, sao divididas, e tem wc de apoio. deixam de ser garagens?

    Em primeiro lugar isso não é verdade, a maioria não é dividida e são ainda menos as que têm wc de apoio. As que têm estão ilegais e a qualquer momento a autoridade pode mandar demolir as alterações feitas ao projecto inicial. E sim, nesse caso deixam de ser garagens

    Colocado por Jorge Santos:

    Meta mãos à obra e deixe o resto ! Existem centenas de barbecues ilegais, piscinas ilegais e por aí fora...
    No interior use "pladur" para dividir, no exterior até pode fazer em LSF ( estruturar metálica+ madeira+ isolamento exterior ) para que um dia possa retirar tudo com facilidade se pretender voltar a usar a garagem.
    Não convém é ter problemas com os vizinhos !
    Só aqui na minha zona quase todos os reformados modificaram as garagens e sótãos e caves para alugar a estudantes pois fica perto da Universidade e Aeroporto ...
    Até fiscais da câmara alteraram as suas casas ! Não lhe aconselho é a meter gás nesse anexo !
    Força nisso

    Acho piada a comentários deste tipo. Em primeiro lugar deve desconhecer o custo relativo do LSF numa obra de pequena dimensão, comparado á parede vulgar de tijolo que até podia ser feita pelo próprio. Depois porque o único problema que vê é o gás- qual é a dificuldade que o gás tem a não ser a ilegalidade, tal como o restante?
    Se acha que é assim tão linear e sem problemas então porque não se oferece para se responsabilizar pelo que possa acontecer se o Zegato proceder como aconselha? Chega de disparates
  11.  # 12

    Colocado por: j cardosopodem mandar demolir e repor de acordo com o projecto aprovado inicialmente.

    Isso é verdade ... Mas tanto é ilegal isso como um barbecue encostado à parede da casa do vizinho. Em algumas zonas aqui do Algarve nem um Lago se pode fazer.... Nem que seja para dar de beber aos pássaros selvagens
    Conheço aqui na zona pessoas que compram garagens em prédios com um portão de garagem, modificaram e sair uma sala quarto por cima e wc... Para alugar a estudantes !
    O problema é que agora com as novas leis exigências e certificações vai ser mais dificel alugar... Mas para sogros não tem que cumprir os mesmos requisitos.

    Colocado por: j cardosoEm primeiro lugar isso não é verdade,


    As pessoas inteligentes que conheço nas garagens das suas casas fizeram WC e não vejo nada de ilegal pois está no projecto....

    As "espertas" fizeram garagens enormes e taparam 90 % com pladur até ia a vistoria ... Um desses até aparece muito na TV .
    Os chico espertos fazem salas com pé-direito duplo e depois dividem em duas com aço e madeira sem projecto evidentemente... Não tenho nada a ver com isso mas tem a sua piada em ver como as pessoas vão dando a volta quando os governos querem mamar tudo.

    Colocado por: j cardosoAcho piada a comentários deste tipo. Em primeiro lugar deve desconhecer o custo relativo do LSF numa obra de pequena dimensão,

    Eu desconheço ? Venha ao Algarve que eu lhe mostro na ilha da Armona ( Olhão ) a moda nova de casas em LSF feitas por profissionais de pladur .... Na ilha sai muito mais barato. Em terra pode sair ao mesmo preço !
    Se fosse eu a fazer sairia-me mais barato . Tudo depende de quem faz... Mas concordo consigo que em LSF se nos metermos na mão de "espeçialistas" pode sair mais caro.

    Colocado por: j cardosoque o gás tem a não ser a ilegalidade,

    Não entendeu ... Ok eu explico melhor: Ilegal pode ser tudo mas o gás se for mal instalado por pôr as vidas dos sogros em perigo... E um instalador certificado não pode fazer essa ilegalidade sem porque nem tem projecto . Um instalador certificado se houver um azar vai preso ... Não se arrisca a isso ! Tenho visto muitos a se recusarem assinar mesmo a pedido de eng. Civis que como é óbvio não podem assinar instalações de gás nem soldaduras "cada macaco no seu galho"
    Hora como possivelmente ninguém que garanta o trabalho fará isso o melhor é não colocar gás . É o meu conselho para toda a gente que faz obras sem licença . Já vi coisas horríveis em instalações de gás e nem imagina quantos aparecem no centro de saúde (Urgência) de Loulé todos os anos por causa de instalações de gás ... Ainda a um anos uma miúda de 15 anos de leste foi salva por "milagre" .... Claro que enviaram a fiscalização a casa de senhoria que tinha feito obras ilegais ...
    Espero que tenha entendido o meu ponto de vista ... Mas se quiser posso enviar-lhe uns recortes de casos só aqui do Algarve .

    Colocado por: j cardosoSe acha que é assim tão linear e sem problemas então porque não se oferece para se responsabilizar pelo que possa acontecer se o Zegato proceder como aconselha? Chega de disparates

    Usando materiais amovíveis é muito fácil alterar e a pergunta do autor do post foi precisamente essa pergunta !

    Zegato: Pode fazer também em painel sanduíche se quiser posso enviar umas fotos de uma casa que fizemos este ano numa zona onde não se pode construir ( Parque natural da ria formosa ) e apenas autorizaram essa casa desmontável para "guardar o tractor"

    Veja algumas ideias de uma empresa que trabalha aqui no Algarve onde não se pode construir no campo ... A não ser com projectos PIN

    http://www.mistura-d-ideias.pt/index.php?p=galeria


    Que linda casa ilegal... aqui na zona até os Alemães compram um contentor e o resto vão fazendo Pois aqui não há só estrangeiros ricos !
  12.  # 13

    Colocado por: j cardoso
    Isso é fácil – com divisões interiores e com águas e esgotos (nada disto previsto em projecto) está imediatamente na ilegalidade e em desacordo com o projecto. Nem que diga que é para arrumos ou outra coisa qualquer a verdade é que as autoridades podem mandar demolir e repor de acordo com o projecto aprovado inicialmente.


    já percebi é ilegal, e confesso que ate concordo os argumentos, mas nao provam nada, apenas mandam demolir e passam a multa.
    como tudo neste pais o que interessa aonde se pode buscar taxas e guito, nao importa a verdadeira questao, dificuldades...mas isso é outra questao



    Em primeiro lugar isso não é verdade, a maioria não é dividida e são ainda menos as que têm wc de apoio. As que têm estão ilegais e a qualquer momento a autoridade pode mandar demolir as alterações feitas ao projecto inicial. E sim, nesse caso deixam de ser garagens


    nao pondo em causa o que o sr sabe ou deixa de saber, tambem se torna arrogante da sua parte, começar a dar a respostas por chamar mentiroso a quem nao tem a mesma opinao, pois nao nasci mas fui criado no minho, e sei o que vejo por lá, mas o sr deve saber mais que eu, vou me recolher ha minha ignorancia

    Se acha que é assim tão linear e sem problemas então porque não se oferece para se responsabilizar pelo que possa acontecer se o Zegato proceder como aconselha? Chega de disparates


    nao acho que seja linear e sem problemas, mas bolas estamos a falar em fazer uma casa ilegal ou fechar um telheiro?
    de qualquer maneira falei com um arquitecto amigo de uma camara aqui na margem sul, e fui informado que para fazer o que quero em termos de requesitos e legalização devo contar com cerca de 20 mil euros, chiça...só apara ter tudo legal? é uma imoralidade...
  13.  # 14

    As pessoas inteligentes que conheço nas garagens das suas casas fizeram WC e não vejo nada de ilegal pois está no projecto....
    As "espertas" fizeram garagens enormes e taparam 90 % com pladur até ia a vistoria ... Os chico espertos fazem salas com pé-direito duplo e depois dividem em duas com aço e madeira sem projecto evidentemente.

    Não só não estou a ver o que é que isso tem a ver com a inteligência como não acredito no que diz. WC aprovado em garagens? Garagens enormes? Pé direito duplo? Alguém acredita que aprovaram isso assim, sem respeito pelas regras? Seria interessante que de uma vez por todas provasse o que afirma. Mostre lá essas construções e prove o que diz, que os projectos foram aprovados assim.
    Quanto á história o gás, o que diz não tem ponta por onde se lhe pegue.Um instalador certificado pode perfeitamente fazer essa instalação. Não deve pela mesma razão que não se devem fazer obras ilegais, mas se quiser faz assim como o electricista, o pedreiro, etc. E o risco é tão grande como numa obra com projecto aprovado desde que o instalador seja competente.

    eng. Civis que como é óbvio não podem assinar instalações de gás

    Esta é mais um disparate que prova que não faz ideia do assunto que comenta. Então não sabe que há centenas de eng. Civis legalmente habilitados a fazer projectos de gás? (fizeram formação para isso).

    "cada macaco no seu galho"

    O seu problema é que quer andar em todos os galhos mas infelizmente parece que não sabe subir nenhum e acaba sempre por cair abaixo da árvore
    De uma vez por todas: fale apenas do que sabe e pare de confundir as pessoas com disparates.
  14.  # 15

    tambem se torna arrogante da sua parte, começar a dar a respostas por chamar mentiroso

    Está enganado, eu não lhe chamei metiroso, limitei-me a dizer que o que você disse não é verdade e mantenho - a maioria das casas não tem wc de apoio na garagem quando, como é o seu cao, esta é exterior. A maioria também não é dividida. E pode ter a certeza que não conhece o Minho melhor que eu, embora aqui não se fale do minho em particular.

    nao acho que seja linear e sem problemas, mas bolas estamos a falar em fazer uma casa ilegal ou fechar um telheiro?

    Não discuto isso nemme pronunciei sequer sobre se é justo ou não, isso é outra questão. O que digo - e não sou só eu - é que LEGALMENTE não o pode fazer e se o fizer ilegalmente está a correr alguns riscos, mas a decisão é sua
  15.  # 16

    Colocado por: j cardosoUm instalador certificado pode perfeitamente fazer essa instalação

    Pois pode mas se ele for inteligente não o faz, nessa área não é a mesma que outras onde assinam de cruz , pois dá prisão basta morrer alguém !

    Colocado por: j cardosontão não sabe que há centenas de eng. Civis legalmente habilitados a fazer projectos de gás (fizeram formação para isso).

    Quem falou em projectos ? Isso é óbvio que sei. Deve saber também que para fazer uma instalação de gás necessita de um instalador de redes de gás, mecânico de aparelhos a gás e de um soldador de ( Todos credenciados )

    Como diz no diario da républica (aqui )

    com efeito trata-se de uma área de actividade que devido à sua natureza, exige conhecimentos técnicos adequados ao seu exercício.

    Convém não baralhar as pessoas ... Pois rebocar uma parede dou assentar tijolos não tem o mesmo risco, até porque tem sempre o director da obra a verificar esses trabalhos que são simples de controlar... Uma soldadura tem mesmo que ser feita por quem saiba.

    O técnico de gás não tem nada a ver com o eng. que faz o projecto … O técnico tem que saber soldar o eng. tem que saber projectar… Se morrer alguém que vai preso é o técnico mesmo que o projecto esteja mal executado !
    Não sei se sabe não pode ser a mesma pessoa a instalar o esquentador e a executar a instalação … Alguns amigos meus mandaram as esposas tirar o curso de mecânico de aparelhos a gás para poderem fazer tudo…
    Ainda percebo um pouco de gás …. E de soldaduras … O suficiente para mandar arrancar aparelhos mal instalados. Sim já salvei umas vidas.

    Colocado por: j cardosoNão só não estou a ver o que é que isso tem a ver com a inteligência como não acredito no que diz. WC aprovado em garagens?

    É vulgar uma garagem ter uma WC, está a dizer que é ilegal fazer uma WC numa garagem ? deve estar na brincadeira ...

    Colocado por: j cardosoGaragens enormes? Pé direito duplo? Alguém acredita que aprovaram isso assim, sem respeito pelas regras?

    Percebeu mal, ou fui eu que não me expliquei bem, Nesses aspecto fazer as obras ilegalmente depois das vistorias ... Foi o que eu disse e acrescento mais uma à lista ... Salas de 40 m/s que passam para 120 m/2 porque depois da vistoria arrancam os aluminios e avançam um "pouco" mais... São estratagemas para fugir ao IMI ... Eu não tenho nada com isso e se quer uma foto, vou arranjar de uma casa onde fizeram a ocupação da area pertençente a todos os moradores do predio, aqui na ilha de Faro... Este até teve piada...

    O presidente ex da câmera mandou demolir ( a uns 20 anos ) Passado 4 anos a câmara mudou para o PS onde ele tinha amigos e voltou a fazer o alargamento da casa... Com laje em betão e tudo... O do 1ª andar ficou com um terraço enorme !
    Posso mostrar sem problemas porque tenho um apartamento por cima do animal que me roubou o espaço de laser e até fez um barbecue no espaço comum que restava e só ele é que queira usar ... Digo queria porque no dia em que se meteu comigo acabou a brincadeira .

    Eu não ando a inventar coisas .... E logo lhe arranjo uns projectos com wc em garagens

    Colocado por: j cardosoO seu problema é que quer andar em todos os galhos mas infelizmente parece não sabe subir nenhum e acaba sempre por cair abaixo da árvore

    Sei subir muito mais galhos do que pensa ... Irá percebendo isso cada vez mais ....



    Por agora aqui a prova que eu subo galhos e não caio como o sr. diz . Porque o faço cumprindo as normas de segurança. :-)
  16.  # 17

    isso é politica.

    nao minha educação se nao é verdade é porque é mentira ponto

    posso nao conhecer o minho como o sr, mas o que conheço, e o que vejo, é a minha verdade, se é ilegal o que por lá fazem isso não o sei, mas que existe, existe

    na casa de um primo em viana do castelo, ele tinha uma garagem com w.c de apoio, sala de jogos e lavandaria, neste momento tem uma garagem um w.c e 2 quartos, sem ligação directa ha casa.


    claro esta nao fechou nenhum telheiro, ai que reside o meu problema
  17.  # 18

    nao minha educação se nao é verdade é porque é mentira


    Pois na minha ensinaram-me de outra maneira. Ensinaram-me que as pessoas podem dizer uma coisa errada não porque sejam mentirosas mas porque não sabem que estão enganadas. Mentiroso é aquele que diz coisas falsas sabendo que o são.
    Em relação ao assunto em discussão acho que já foi praticamente tudo ditoe já tem informação suficiente para poder decidir por si consciente das vantagens e das desvantagens de cada solução
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zegato
 
0.0335 seg. NEW