Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pedromdf
    Um mimo ...



    Não se trata de um mimo...são apenas factos:

    - telhado sem telha com possibilidade de entrar chuva e danificar o restante da Habitação;
    - carpinteiros que não estão a realizar a Obra da melhor forma;
    - é criticado pela familia, que me parece que o quer responsabilizar por uma escolha que não fez;

    Soluções:
    - Adjudicar a outro? Não me parece que alguem queira pegar num trabalho que tem erros, e será necessário desmontar, e montar novamente...e já com preços definidos
    - Obrigar o carpinteiro a realizar o trabalho bem? Provavelmente o orrçamento não chega, ou se chega não permite refazer, e este pode não saber fazer melhor;
    - Deixar ir para a frente, se não for da sua responsabilidade o custo ou a habitação ( posse), tentando controlar melhor o trabalho.

    Creio que são apenas as unicas soluções que estou a perspectivar, mas se alguns axam um mimo..eu considero do mal o menor.

    A solução ideal seria realizar cobertura em betão armado ou em madeira..mas não me parece ter sido equacionado.


    Será mesmo meia bola e força...do mal o menor..mas teem melhores soluções opinem...o forum é livre;)
    • Tocha
    • 28 agosto 2014 editado

     # 22

    tenha atenção que isso é um telhado.... é será você que vai viver debaixo dele...
  2.  # 23

    Estou chocado com o que estou a ver mande mas é parar a obra

    Isso do tamanho é mentira,

    Será que fizeram os cálculos para dimensionar o tipo de barrote a colocar para suportar o telhado?

    Isso que fizeram parece óleo queimado...
  3.  # 24

    Não há projecto, não caderno de encargos...não há nada.
    A obra é executada conforme os apetites do empreiteiro, e o dono de obra também não pode agora dizer que está mal apenas porque não gosta do aspecto!
  4.  # 25

    Colocado por: PeterDEm vez de tratarem a madeira e de meterem cuprinol estão a meter uma treta qualquer PRETA para afastar o caruncho


    Poderá ser um produto à base de óleo de linhaça e gasóleo....
  5.  # 26

    Colocado por: PicaretaNão há projecto, não caderno de encargos...não há nada.
    A obra é executada conforme os apetites do empreiteiro, e o dono de obra também não pode agora dizer que está mal apenas porque não gosta do aspecto!



    Claramente em sintonia!!

    O melhor agora é fechar....o telhado...
  6.  # 27

    Na #15, aquilo é uma broca?

    Que raio de coisa aquela
  7.  # 28

    Já estou um bocado mais descansado porque já falei com os homens. De facto as ligações não estão com bom aspecto, por muito que eles digam que estão boas e tem que ser assim e coiso... mas segundo eles, aqueles pregos não são para ficar assim porque serão tapados com umas esquadrias quaisquer em metal. Em seguida vou pedir mais informações.

    Quando ao barrote desfasado, sem dúvida que não havia grande solução para ele, a não ser que esse barrote ficasse a uma distância maior ou menor a que está. O desfasamento serve para evitar que ele acabe por cima do outro barrote que está por baixo, a suportar o tecto. Esse barrote irá levar um suporte idêntico mas do outro lado. E esses barrotes que suportam o tecto, estão em péssimo estado de conservação. Mas por agora é impossível tirarmos ou substituirmos. Posteriormente, iremos rebaixar o tecto juntamente com esses barrotes para dar altura ao sótao porque o pé direito da casa em baixo é bastante elevado. O tecto que temos na sala já foi rebaixado 30cm com ajuda de suportes (embora aquilo esteja cheio de humidade). Relativamente ao óleo queimado, pedi-lhes para parar de fazerem isso, mas para ser honesto não sei que soluções devem utilizar.

    A questão que anteriormente referiram de ser complicado arranjar mandeiras com comprimento muito grande parece aplicar-se a este caso, e por isso os barrotes muito longos recebem aquele tipo de perfil. Não acho bem que não tenham sido aparafusados, mas, pelo menos, fizeram da forma mais ou menos correcta, de acordo com o que já me foi dito e mostrado neste fórum.

    Irei continuar a acompanhar a obra, desta vez com mais atenção. Perguntava que tipo de produtos recomendavam para proteger e dar acabamento nos barrotes em alternativa ao óleo queimado. Já estive a pesquisar e dizem que é bom, outros que é mau, e já me disseram que é proibido. Estou indeciso :X
  8.  # 29

    Sr. Picareta, não gostei da sua resposta. Além de não haver dinheiro, também não há tempo. Antes houvesse. É fácil falar sem ter conhecimento por trás. E, independentemente disso tudo, mesmo quando há projectos e cadernos de encargos e tudo o mais, há inúmeros problemas semelhantes ou piores que isto. As coisas não são como dizem e os empreiteiros não chegam e fazem as coisas como querem, como me parece que quer dar a entender. Mas não estou aqui a pedir discussões, e sim tentar resolver um problema que felizmente já está encaminhado. Não da melhor maneira, mas encaminhado.

    Gostava de responder a toda a gente que comentou mas estou sem tempo. Isto tratava-se de uma reparação mas infelizmente desenrolou em algo mais complicado. No entanto, não há alterações à estrutura nem aos materiais. Para que haveria de fazer um projecto com caderno de encargos e tudo mais? Caso alterasse a estrutura e os materiais teria de pedir licença e muito sinceramente não há dinheiro nem necessidade nem tempo para isso. Apenas quero restituir o telhado com mesma telha e tudo.

    O orçamento não está fechado, ou mehlhor, dentro do razoável é possível fazer ajustes conforme eu já comuniquei. A casa é muito antiga e o que não faltam são surpresas em cada barrote ou cada tábua, daí eu já estar a prever pagar mais do que o suposto. Quanto à discussão com o familiar, a coisa foi mais simples do que isso e também se resolve de forma simples, mas sim houve decisões iniciais com as quais eu não concordei.
  9.  # 30

    Colocado por: PeterDmas segundo eles, aqueles pregos não são para ficar assim porque serão tapados com umas esquadrias quaisquer em metal


    Se calhar é só mesmo isso, tapadas...

    Colocado por: PeterDRelativamente ao óleo queimado, pedi-lhes para parar de fazerem isso, mas para ser honesto não sei que soluções devem utilizar.


    CupriVip conhecido como Cuprinol. Procure no fórum que já anexei a ficha técnica do produto.

    A questão que anteriormente referiram de ser complicado arranjar mandeiras com comprimento muito grande parece aplicar-se a este caso


    Tinha a hipótese de usar madeiras lameladas coladas em vez de vigas em madeira maciça.

    http://www.jular.pt/conteudos.php?lang=pt&id_menu=25
  10.  # 31

    Vigotas, vigotas vigotas vemham elas
  11.  # 32

    As madeiras lameladas disparavam o preço da obra e não era pouco, nada pouco. As vigotas estavam garantidamente sujeitas a licenciamento e isso não era possível agora. A obra era suposto passar pela reparação/substituição dos barrotes em mau estado, ripas do telhado e telhas, mas à medida que retirámos as madeiras de revestimento chegou-se à conclusão que não se safava grande coisa. Óbvio que não me podiam destruir o telhado para fazerem um orçamento mais real e eu já estava a contar com essa hipótese. E isso iria acontecer com todos os orçamentos que se pedissem. Alguns foram muito elevados e sem garantias que o trabalho era mais bem feito.

    Na imagem da mensagem 15 não é uma broca, é um prego torcido, ou em espiral. Podiam, no mínimo, ter usado os pregos todos iguais e pregado de uma forma mais coerente. Quando abordados com isso perguntaram-me "mas isso são muitas junções e tinha de ser pregado, como queriam que fizessemos?" Ao que eu respondi "para ser sincero não lhe sei dizer, mas olhando para isso devem haver maneiras correctas de se pregar sem ser assim para ficar com esse aspecto". Quanto ao que falaram na segunda foto, não estava a perceber a história do corte a 3/4 mas agora já percebi. Aquilo é um golpe oblíquo à face e não ao longo do barrote inteiro. Não deixa de ser um defeito, mas não é o barrote cortado.

    As minhas queixas resumem-se à falta de cuidado nos "acabamentos" e no tipo de uniões que estão a fazer, para além do tratamento da madeira nesse óleo ou que é, que só nos barrotes empodrecidos do chão é que ficou combinado assim. Era suposto ter levado cuprinol ou creolina e o homem disse-me que depois do óleo queimado receberia isso por cima (não me parece fazer grande sentido). Na opinião dele, esse óleo é mais eficiente a longo prazo que esses produtos, mas não foi o que ficou combinado e não gosto de ver o acabamento da madeira quase preta. Já pedi para não colocarem mais.

    Bem, seja como for, o resto da estrutura que já colocaram está com melhor aspecto e a partir daqui, com as ajudas que já me deram, já consigo encaminhar isto melhor. Talvez volte mais tarde ao tópico para mostrar um pouco da evolução e os resultados. Obrigado pelas respostas. Pelo menos já estou menos inquieto.
  12.  # 33

    Colocado por: PeterDAs madeiras lameladas disparavam o preço da obra e não era pouco, nada pouco.


    Por vezes há soluções técnicas que ficam mais baratas, mas quer umas ou outras vão de encontro ao provérbio: "sem ovos não se fazem omeletes"

    Boa sorte
  13.  # 34

    A questão que este caso poe a nú é que não haverá em Portugal carpinteiros capazes de fazer armaçoes de telhados em condiçoes. Isto pq em primeiro lugar não ha "escola" nem
    programas profissionais ou de aprendizagem para passar conhecimentos e segundo pq a construçao de telhados passou a usar vigotas de cimento q requerem muito menos tecnica para se colocarem.
    O que deveriam ter feito ao menos era usar esquadros e peças metálicas para reforço das junçoes, mas isso teria que envolver trabalho de seralharia e acertar com os angulos o q ia criar outra dificuldade técnica.

    é o que dá ter a "geraçao mais qualificada de sempre"
    Concordam com este comentário: Anonimo009
  14.  # 35

    ^ BINGO!

    O problema é que a geração qualificada não é a que faz este tipo de trabalhos, e não existe propriamente qualificação para eles. Mas isso abre asas a uma discussão que vai muito além do assunto do meu topicozinho :)
  15.  # 36

    Lá teremos que importar o "savoi fair" de frança. Lá é que sabem como se fazem estruturas. E muitos dos artesãos são portugueses.
  16.  # 37

    Uma pessoa se quiser ser trolha.. ou pedreiro..ou sei lá.. não tem nenhum curso que possa frequentar?

    Tem de ser mesmo o "curso da vida" a começar a acartar baldes de massa e seguir o mais velho a ver se aprende alguma coisa?
  17.  # 38

    a geração qualificada se fosse chamada a intervir com certeza que pelo menos em desenho iria por lá todas as peças da estrutura em madeira de uma forma correcta.
    agora quando se quer fazer omeletes com poucos ovos e se chama o empreiteiro (de nome) mais em conta, não se espere grande primor.
  18.  # 39

    O problema é que a "geração qualificada" é toda ela qualificada em teoria, ou seja, temos a geração mais qualificada e menos qualificada em simultâneo. Quando procuramos um engenheiro são aos magotes, quando procuramos um carpinteiro, digno do nome, já não encontramos.
  19.  # 40

    Colocado por: DelfimO problema é que a "geração qualificada" é toda ela qualificada em teoria, ou seja, temos a geração mais qualificada e menos qualificada em simultâneo. Quando procuramos um engenheiro são aos magotes, quando procuramos um carpinteiro, digno do nome, já não encontramos.


    Este foi o grande problema de terem acabado com os cursos técnicos, que à pouco tempo voltaram... mas que ainda estão muito mal cotados na nossa sociedade que só valoriza douturados... (e atenção digo isto com isenção porque eu também o sou ;) )

    P.S.: Não confundir sociedade (mentalidades das pessoas) com patronato porque estes pagam mal que se farta....
 
0.0262 seg. NEW