Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Caros foristas.
    Após imensas andanças e desandanças, de explorar “oportunidades” e no fim as abandonar por “n” motivos, chegamos à conclusão que teremos de construir / mandar construir a nossa casa.
    Por este motivo abri este tópico de forma a recolher experiências, contactos, orçamentos e outro tipo de feedback que possa ser útil.

    Terreno:
    · Localizado no concelho de Torres Vedras, freguesia de A-dos-Cunhados e Maceira, na localidade do Sobreiro Curvo
    · É um terreno que se encontra em zona urbanizável (verificado após consulta do PDM na câmara que recomendou o destaque)
    · O terreno terá +/- 1700m2 e terá de ser “destacado” do um terreno com +/- 8000 m2 (ainda não estar no meu nome, pois ele é parte da “herança” dos meus pais).
    · Confronta com a estrada pública
    · Tem todas as infra-estruturas junto ao mesmo, nomeadamente água, esgotos e luz
    · Levantamento topográfico – a ser terminado

    Habitação:
    · Moradia isolada térrea
    · Em termos de tipologia, pretendíamos:
    o 1 suite, na WC ter hipótese de ter banheira e chuveiro
    o 2 quartos
    o 1 WC de apoio aos quatros com hipótese de ter banheira e chuveiro
    o 1 escritório
    o 1 cozinha eventualmente com “ilha”
    o 1 WC de apoio com chuveiro
    o 1 sala
    o 1 lavandaria
    o 1 garagem para 2 / 3 carros
    · Em termos de áreas, não pretendemos divisões enormes e julgamos ser possível “encaixar” em 180m2 (apenas como valor referência)
    · Em termos de aspecto construtivo ainda nos encontramos indecisos, mas apontamos para estilo “contemporâneo”
    · Gostaríamos de ter um bom comportamento térmico, segundo o que li, eventualmente através da utilização do capoto (?)
    · Pretendíamos uma habitação simples e funcional, pois pretendemos “viver” a casa e não ser “escravos” da mesma.

    Gestão da obra:
    Ainda estamos indecisos sobre a metodologia de construção a ser usada, já recolhemos algum feedback sobre sermos nós a fazer a gestão da obra com apoio do gabinete de arquitectura (administração directa) e ou ser “chave-na-mão”, estando em aberto todas as hipóteses.


    Neste momento precisamos:
    Orçamentos para projecto de arquitectura / especialidades / fiscalização e acompanhamento da obra, nomeadamente:
    · Elementos contemplados no orçamento
    · Elementos excluídos no orçamento

    Agradecendo desde já todo o feedback que possam prestar. Cumprimentos

    Alberto Martins
  2.  # 2

    Muito boa opção por ser térrea... e isolada.

    180m^2 úteis para isso tudo acho pouco, mesmo não contando com a área da garagem.
    Para uma contenção de custos pondere colocar as viaturas debaixo de um telheiro... não é a mesma coisa mas é bem mais barato...
    E o telheiro até poderá de ser com painéis fotovoltaicos :-)

    A respeito da construção, eu sou de opinião de um misto. Ou seja, optar por um empreiteiro geral mas onde o orçamento esteja descriminado as várias especialidades dando a liberdade ao DO em, caso o queira, tomar conta da dita. Por ex. imaginemos que no orçamento do empreiteiro contratado, tem determinado valor para os caixilhos. No entanto, consegue eventualmente de outra marca/fornecedor um valor abaixo. Então, o valor orçamentado pelo empreiteiro é retirado e o DO fica responsável por essa especialidade. Tem é de ver se compensa a diferença de preços para o trabalho e chatices que terá. Não é só contratar alguém que lá vá e pronto... tem de coordenar quando é que vai com as outras especialidades...
    Administração directa, além de ser proibida nos moldes em que vulgarmente é feita, arranjar alguém que lhe empresta o alvará para a câmara em troca de uns euros... dá muita dor de cabeça. Se tratar de uma ou outra especialidade já é complicado imagine todas! Só mesmo para quem esteja dentro do ramo ou tenho muito tempo livre.

    Assim que tiver um esboço coloque aqui para criticarmos... pela positiva....
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

    Caro Alberto Martins

    Pela estimativa de área que estive a fazer (e se estiver a referir-se a área útil) parece-me que na área que aponta como referência é possível de enquadrar o programa que definiu. Deixo-lhe a correspondência programa-áreas:

    Suite: 21 m2
    Quartos: 2x15 m2
    WC: 6 m2
    Escritório: 12 m2
    Cozinha: 15 m2
    WC Serviço: 4 m2
    Sala: 40 m2
    Lavandaria: 12 m2

    àrea util habitação (sem circulações): 140 m2

    Garagem 2 carros: 30 m2

    àrea util total (sem circulações): 170 m2

    Para espessuras de parede e circulações, considere um valor entre 25 e 30% da área util, o que lhe dará uma área bruta entre os 212,5 e os 221 m2. Note que estas áreas podem ser aumentadas ou reduzidas, conforme deseje aumentar ou reduzir os espaços da habitação. Só a titulo de exemplo, se quiser ter uma sala de 30 m2, quartos de 12 m2 e uma lavandaria de 6 m2, já estará a retirar 22 m2 de área útil, o que se poderia reflectir num decréscimo das áreas brutas para valores entre os 185 e os 192 m2.

    Gostaria de lhe colocar algumas questões adicionais para lhe fazer chegar uma proposta de honorários devidamente detalhada para Projecto de Arquitectura (já inclui assistência técnica à obra) e Especialidades. A fiscalização recomendo fortemente que seja contratualizada com outro técnico que não o autor do projecto.

    Caso tenha interesse que lhe apresente a respectiva proposta, pedia-lhe que me enviasse o seu e-mail por mensagem privada ou para o e-mail: [email protected].

    Os meus melhores cumprimentos

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  4.  # 4

    mais uma moradia!
    boa sorte e vá partilhando novidades :)

    aproveito para fazer uma recomendação: isso dos projectos chave na mão... pode ser muito prático, mas pelo que tenho visto não é boa ideia. Muita coisa pode correr mal, e é bom ter diferentes entidades a trabalhar num projecto.

    cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  5.  # 5

    Colocado por: Rafael FortesCaro Alberto Martins

    Pela estimativa de área que estive a fazer (e se estiver a referir-se a área útil) parece-me que na área que aponta como referência é possível de enquadrar o programa que definiu. Deixo-lhe a correspondência programa-áreas:

    Suite: 21 m2
    Quartos: 2x15 m2
    WC: 6 m2
    Escritório: 12 m2
    Cozinha: 15 m2
    WC Serviço: 4 m2
    Sala: 40 m2
    Lavandaria: 12 m2

    àrea util habitação (sem circulações): 140 m2

    Garagem 2 carros: 30 m2

    àrea util total (sem circulações): 170 m2

    Para espessuras de parede e circulações, considere um valor entre 25 e 30% da área util, o que lhe dará uma área bruta entre os 212,5 e os 221 m2. Note que estas áreas podem ser aumentadas ou reduzidas, conforme deseje aumentar ou reduzir os espaços da habitação. Só a titulo de exemplo, se quiser ter uma sala de 30 m2, quartos de 12 m2 e uma lavandaria de 6 m2, já estará a retirar 22 m2 de área útil, o que se poderia reflectir num decréscimo das áreas brutas para valores entre os 185 e os 192 m2.

    Gostaria de lhe colocar algumas questões adicionais para lhe fazer chegar uma proposta de honorários devidamente detalhada para Projecto de Arquitectura (já inclui assistência técnica à obra) e Especialidades. A fiscalização recomendo fortemente que seja contratualizada com outro técnico que não o autor do projecto.

    Caso tenha interesse que lhe apresente a respectiva proposta, pedia-lhe que me enviasse o seu e-mail por mensagem privada ou para o e-mail: [email protected].

    Os meus melhores cumprimentos

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura


    Essas areas e divisões são muito aproximadas ás que tenho em casa, mas tenho garagem para apenas 1 carro, ainda assim a area de construção ficou em 250m2.

    http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/
  6.  # 6

    miguelg,

    provavelmente a sua casa "estica-se" um pouco nas circulações e vestibulos. Além disso, basta que haja poucos metros adicionais por cada divisão para as áreas brutas dispararem...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  7.  # 7

    Antes do mais venho por este meio agradecer todos os contactos que me foram facultados, todos irão ser tidos em conta.

    a referência aos 180m2, é apenas uma referência, pois tenho a perfeita noção que a área final só será "obtida" após a definição da planta.

    a redução da garagem é algo que não me choca e provavelmente será algo a ter em atenção, pois acima de tudo pretendemos uma casa confortável e não uma casa "limitada" de modo a ter uma garagem "grande"

    cumprimentos

    Alberto Martins
  8.  # 8

    caro miguelg

    muitos parabéns, gostei imenso do vosso projecto / casa espero que a usufruam como eu pretendo usufruir da minha :)
    • joni
    • 29 agosto 2014

     # 9

    e garagem grande já se sabe.. vai la para toda a santa quinquilharia, sim santa, porque aquilo depois nunca mais sai de la, fica tipo estatua no altar para se venerar sempre que la entramos
    Concordam com este comentário: amartins
  9.  # 10

    Colocado por: valtoresisso dos projectos chave na mão... pode ser muito prático, mas pelo que tenho visto não é boa ideia. Muita coisa pode correr mal, e é bom ter diferentes entidades a trabalhar num projecto.

    O que é que entende por "projectos chave na mão"?
    Porque é que não é boa ideia?
  10.  # 11

    Daqueles que fazem o projecto e obra e tudo, e mostram um 3d e dizem que por x€ lhe entregam a chave. Pela minha análise a maior parte cortava e muito na qualidade dos materiais. Para além disso creio também que ter uma empresa a tratar de tudo, sem ter um arquitecto independente, sem ter vários orçamentos, etc, pode dar aso a aproveitamento por serem eles a tratar de tudo sem haver forma de comparar. Não confio, e não confio depois de muito pesquisar e reunir com empresas deste género. Percebi que na maior parte vendiam gato por lebre e por isso e que conseguiam preços competitivos.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, jorgealves, adarq, Rafael Fortes, SG_arquitecto, mingosm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, jorgealves
  11.  # 12

    Colocado por: valtoresDaqueles que fazem o projecto e obra e tudo

    Sendo assim, estamos de acordo, também não gosto dessa solução.
  12.  # 13

    Boa noite

    Desde já agradeço a todos as informação e os orçamentos disponibilizados e o tempo por vós despendido.

    Terminamos e já seleccionamos e adjudicámos quem irá executar projecto de arquitectura / especialidades / fiscalização e acompanhamento da obra.

    Assim que existir mais informações darei feedback das mesmas.

    Cumprimentos
  13.  # 14

    Boa tarde.

    "Finalmente" o topopgrafo terminou o levantamento e irei ter a conversa con o gabinete responsável pelo projecto de arquitetura para deliniar os requisitos.

    em termos de divisões, deverão ser as indicadas no post #1

    simultaneamente tendo em prespetiva o conforto (em termos térmicos) estava a pensar:
    Isolamento: Capoto de 8 cm / 6cm
    Caixilharia: Aluminio com "rutura Térmica" (?) aqui tenho o apoio do futuro instalador que é um tipo 200%
    Sistema de Aquecimento Central: piso radiante hidraulico alimentado por:
    * Paineis solares de circulação forçada
    * Termoacumulador (reservatório) de dupla serpentina
    * lareira com Recuperador de Calor a agua

    Questões:
    1. sabendo desde já que existem tubagens (electricidade / agua) que irão "passar" na lage, qual a altura que precisarei de "deixar" para conseguir instalar piso radiante hidráulico, ou seja, para a instalação do piso radiante existe indicação que terei de ter uma altura até à soleira na ordem dos 10 / 15 cm, esta altura será só "utilizada" pelo sistema de aquecimento, então quanto mais devo "deixar" e como deverei "isolar" de modo a conseguir a melhor performance em termos de conforto térmico e menor "probablilidade" de problemas nas tubagens que "passam" por baixo do piso radiante?
    2. Em termos de espessura, tenho pessoal a dizer "quanto mais melhor", outros a referir que "5 cm chega" e tenho lido que o melhor era o de "8 cm", qual seria a opção mais correcta para uma escolha racional
    3. de forma a garantir uma boa performance deveria ter uma bonba de calor de "apoio" ao Sistema de aquecimento central
    4. qual deveria ser a capacidade do termoacumuladaro tendo em conta que o numero de habitantes da Casa serão 4 pessoas e uma área útil (expectavel) de cerca 180m2


    Nota: Agradecia se fosse possivel dar-me feedback sobre os eventuais custos de instalação deste tipo de solução?

    Grato desde já.

    Cumprimentos
  14.  # 15

    Colocado por: amartinspara a instalação do piso radiante existe indicação que terei de ter uma altura até à soleira na ordem dos 10 / 15 cm, esta altura será só "utilizada" pelo sistema de aquecimento

    existem outros sistemas com outras alturas, por exemplo este tem 60mm até ao revestimento final

    Colocado por: amartinsmenor "probablilidade" de problemas nas tubagens que "passam" por baixo do piso radiante?

    os problemas são os mesmos que com qualquer outra solução de tubagesn embebidas na alvenaria ou betão,

    Colocado por: amartinsEm termos de espessura, tenho pessoal a dizer "quanto mais melhor", outros a referir que "5 cm chega" e tenho lido que o melhor era o de "8 cm", qual seria a opção mais correcta para uma escolha racional

    depende do que pretender gastar e daquilo que pretende que o sistema faça,

    Colocado por: amartinsde forma a garantir uma boa performance deveria ter uma bonba de calor de "apoio" ao Sistema de aquecimento central
    a bomba de calor só é justificavél se precisar de arrefecer ou se não tiver pachorra para todos os dias acender o recuperador de calor, atenção que ops painies somente fazem alguma coisa nos dias completamente limpos, nos outros dias pouco ou nada fazem dependendo da qualidade e sistema,

    Colocado por: amartinsqual deveria ser a capacidade do termoacumuladaro tendo em conta que o numero de habitantes da Casa serão 4 pessoas e uma área útil (expectavel) de cerca 180m2
    um minimo de 300litros,

    Colocado por: amartinseventuais custos de instalação deste tipo de solução?

    consegue arranjar entre 15.000€ e os 35.000€ dependendo obviamente dos componentes, da qualidade dos mesmos e dos requesitos da instalação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  15.  # 16

    Boas pessoal.

    venho dar feedback sobre a evolução da coisa.

    Infelizmente, existiu uns ajustes a serem feitos ao levantamento topogáfico e a coisa arrastou-se (falta de tempo do topográfo) e finalmente tenho em meu "poder" o dito cujo.

    Já tenho agendada a 2ª reunião com o Gabinete de Arq. sendo que vou levar o "draft" da planta em anexo. Se repararem é apenas um draft da planta 2D sem ter em atenção o "aspeco" exterior / Janelas / vãos. É MERAMENTE INDICATIVO
    será eventualmente uma base parcial de trabalho.


    Existem muitos ajustes a fazer, eu sei disso, mas para isso é que "serve" o arquitecto.

    Mas é claro se o pessoal quiser opinar, força, eu encho o peito para "apanhar" as balas :)

    Grato desde já por qualquer ajuda ou contributo
  16.  # 17

    Não pescando nada do assunto mas ainda assim dando a minha opinião:

    1º) acho que não fica bem entrar na suite e ver o closet... esticava o quarto até ao limite da parede da I.S. da suite e aí com entradas paralelas para o a IS e para o closet.

    2º) Vai ter piscina/terreno/etc? Pergunto isto pelo facto de mencionar casa das máquinas, refere-se a cortadores de relva, etc? é que as máquinas de lavar e secar roupa certamente estarão na lavandaria.

    3º) que pode ser muito positivo ou negativo dependendo da utilidade que lhe der, Sala muito grande, se elaborar aí uma boa forma de dessa fazer 2, ou seja, sala de jantar e sala de estar, ficará porreiro.
  17.  # 18

    Eu se fosse a si levava apenas uma lista do que pretende ao nível de compartimentação, áreas, circulações, o levantamento topográfico, qual o traço que pretende e pouco mais. Ele que vá ao terreno e lhe apresente um esboço. Não lhe apresentava esse desenho. Deixe o seu técnico dar largas à criatividade, balizando sempre com o que pretende gastar no total sem que ele esteja já "agarrado" a esse desenho.
    Boa sorte para a sua moradia.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Picareta, mog, Keepper, valtores
  18.  # 19

    Colocado por: Rodri12acho que não fica bem entrar na suite e ver o closet...

    Eu acho que a entrada nas suites deveria ser feita para o closet. Dai existiria uma porta para o quarto e outra para o WC...mas isto sou eu, e sei que não é consensual.
  19.  # 20

    Pois, são pontos de vista, eu não acho piada a entrar e ver armários, mas estou a ver só através de imaginação, como nunca estive perante um caso desses. ;)
    Concordam com este comentário: valtores
 
0.0241 seg. NEW