Bom dia, Há uns tempos atrás, a habitação por cima da minha teve um problema de canalizações, que se infiltraram na parede e deu-me cabo da pintura/estuque/cal, uma vez que a habitação é antiga, nem sei bem que material reveste a parede, parede essa que já tinha sido reparada anteriormente a ter adquirido a casa.
Entretanto, já arranjaram a canalização e tenho aguardado a ver se aparecem novos focos de humidade, que pelos vistos está resolvido, pois não vejo mais pates humidas.
Preciso da vossa opinião para como reparar da maneira mais económica/eficaz esta parede. Tinha pensado em descascar o resto do estuque/cal com uma espátula, uma vez há zonas que empolaram e tem que sair, depois colocar uma massa de estuque ou gesso para nivelar e tapar o cimento e por fim pintar por cima.
Aqui surge uma das minhas dúvidas... que tipo de massa/estuque deverei colocar? Massa de alisamento? Gesso de estucar? Qual a melhor nestas situações e a que oferece mehor resistência a posteriores pinturas e furações para estantes ou quadros?
Junto uma imagem para poderem ter uma ideia de como ficou a parede.
Obrigado Picareta, Mas entre as diferentes massas, Alisamento ou Acabamento, Estuque ou só Gesso, nota-se alguma diferença que valha a diferença de preços?
Das várias que tenho visto, o Gesso é o mais barato, será que depois oferece a mesma resistência a furar ou pancadas do que as outras? É "tudo a mesma coisa"?
Já agora, será que um saco de 5Kg chega para barrar cerca de 5 m2 de parede?
Bom dia, Não sei bem que tipo de material é! Tem uma espessura de cerca de 2 mm e esfarela-se facilmente à mão... pode mesmo ser cal! É diferente do tecto, este tem estuque duro e mesmo para furar para por os candeeiros, nota-se que tem cerca de 5 mm de espessura.
Os vizinhos são uma família sem recursos, pelo que não os estou a ver a pagarem... em todo o caso, penso que a reparação (sendo eu a fazer) só em materiais, não deve ser mais que 20€.
Se for cal, dá para caiar normalmente ou é preciso preparar a parede? Antigamente usava-se cal para interior e exterior das casas, hoje em dia usa-se tinta, ainda se usa cal no interior? A cal pode original algum problema de saúde? Sabem quais os benefício ou malefícios da cal em relação às tintas normais?
Peço desculpa em "reviver" esta discussão, mas tenho um problema semelhante no meu apartamento, tinta e a camada de acabamento (estanhado) a descascar. Como é que resolveu o seu? Que massa/estuque utilizou?