Iniciar sessão ou registar-se
    • FLP
    • 29 agosto 2014

# 1

Bom dia,
    Há uns tempos atrás, a habitação por cima da minha teve um problema de canalizações, que se infiltraram na parede e deu-me cabo da pintura/estuque/cal, uma vez que a habitação é antiga, nem sei bem que material reveste a parede, parede essa que já tinha sido reparada anteriormente a ter adquirido a casa.

Entretanto, já arranjaram a canalização e tenho aguardado a ver se aparecem novos focos de humidade, que pelos vistos está resolvido, pois não vejo mais pates humidas.

Preciso da vossa opinião para como reparar da maneira mais económica/eficaz esta parede. Tinha pensado em descascar o resto do estuque/cal com uma espátula, uma vez há zonas que empolaram e tem que sair, depois colocar uma massa de estuque ou gesso para nivelar e tapar o cimento e por fim pintar por cima.

Aqui surge uma das minhas dúvidas... que tipo de massa/estuque deverei colocar? Massa de alisamento? Gesso de estucar? Qual a melhor nestas situações e a que oferece mehor resistência a posteriores pinturas e furações para estantes ou quadros?

Junto uma imagem para poderem ter uma ideia de como ficou a parede.

Obrigado pelas vossas opiniões.
      IMG_20140513_171832_.jpg
    • FLP
    • 29 agosto 2014

# 2

Alguma sugestão de qual a melhor massa para este caso?
  1.  # 3

Utilize uma massa qualquer à base de gesso. Vá a uma loja de materiais de construção que eles vendem-lhe o material que precisa.

....mas quem tem que pagar isso é o seu vizinho de cima!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ludovic.silvestre
    • FLP
    • 29 agosto 2014

# 4

Obrigado Picareta,
    Mas entre as diferentes massas, Alisamento ou Acabamento, Estuque ou só Gesso, nota-se alguma diferença que valha a diferença de preços?

Das várias que tenho visto, o Gesso é o mais barato, será que depois oferece a mesma resistência a furar ou pancadas do que as outras? É "tudo a mesma coisa"?

Já agora, será que um saco de 5Kg chega para barrar cerca de 5 m2 de parede?
  2.  # 5

Isso tem estuque ? parece apenas tinta a saltar

No entanto é da responsabilidade do seguro do seu vizinho pagar o estrago ou o próprio caso não tenha seguro
  3.  # 6

Parece cal ...
    • FLP
    • 30 agosto 2014

# 7

Bom dia,
    Não sei bem que tipo de material é! Tem uma espessura de cerca de 2 mm e esfarela-se facilmente à mão... pode mesmo ser cal! É diferente do tecto, este tem estuque duro e mesmo para furar para por os candeeiros, nota-se que tem cerca de 5 mm de espessura.

Os vizinhos são uma família sem recursos, pelo que não os estou a ver a pagarem... em todo o caso, penso que a reparação (sendo eu a fazer) só em materiais, não deve ser mais que 20€.

Se for cal, dá para caiar normalmente ou é preciso preparar a parede? Antigamente usava-se cal para interior e exterior das casas, hoje em dia usa-se tinta, ainda se usa cal no interior? A cal pode original algum problema de saúde? Sabem quais os benefício ou malefícios da cal em relação às tintas normais?

Obrigado
  4.  # 8

Bom dia FLP,

Peço desculpa em "reviver" esta discussão, mas tenho um problema semelhante no meu apartamento, tinta e a camada de acabamento (estanhado) a descascar. Como é que resolveu o seu? Que massa/estuque utilizou?

Obrigado

0.0143 seg. NEW