Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Venho solicitar a vossa ajuda.

Tenho projeto aprovado na câmara para a construção de um anexo de apoio a moradia.

Entreguei a um empreiteiro a construção do anexo que tem o devido alvará.

Paguei o trabalho até ao pedido da licença de utilização a um Arquiteto.

A minha pergunta é : quem deve preencher o livro de obra ?
  2.  # 2

O Director de Fiscalização e também o Director de Obra
  3.  # 3

Colocado por: linda31pedido da licença de utilização a um Arquiteto.

Os arquitectos já cobram por isso?
    Houve alterações ao projecto aprovado?
  4.  # 4

Colocado por: PicaretaHouve alterações ao projecto aprovado?

Não

o construtor já me deu o alvará e o seguro para ir á câmara pagar as taxas e levantar o alvará de construção.

autor do projeto e director da obra, é o mesmo, diz-me que não é ele a preencher o livro de obra, a funcionaria da câmara diz-me que é ele que tem que abrir e fechar
  5.  # 5

O director de obra tem que ser funcionário do empreiteiro, e tem que ser o empreiteiro a apresentar o director de obra.
    O autor do projecto poderá ser o director de fiscalização, mas algumas câmaras não exigem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Keepper
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaO director de obra tem que ser funcionário do empreiteiro, e tem que ser o empreiteiro a apresentar o director de obra.
    O autor do projecto poderá ser o director de fiscalização, mas algumas câmaras não exigem.

Desculpe, para mim entre directores, fiscais. não compreendo nada.

o contrato que fez com o autor do projeto, é que era Ele que se ocupava de tudo ( Ele trabalha em sociedade com 2 filhos, 1 é autor do projeto, outro fiscal etc ) tudo correu perfeitamente.

manda-me comprar 1 livro de obra, só quando lhe levo o livro, é que me diz que não é Ele que o deve preencher.
  7.  # 7

Colocado por: Picaretatem que ser o empreiteiro a apresentar o director de obra

se faz favor, diga-me quem o deve preencher.
  8.  # 8

Tanto quanto julgo saber é o técnico que indicou como director técnico da obra quando requereu a licença de obras. Normalmente é o director técnico do empreiteiro mas nem smpre é assim pelo que o melhor talvez seja ir à câmara perguntar quem é o director técnico DA OBRA (não confundir com o director técnico DE FISCALIZAÇÃO da obra). Esse está obrigado a preencher o livro de obra SEM CUSTOS PARA SI!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: linda31
  9.  # 9

Colocado por: j cardosoTanto quanto julgo saber é o técnico que indicou como director técnico da obra quando requereu a licença de obras.

Ainda não o fez, por isso é que está com este problema.

O empreiteiro tem que apresentar um director de obra, que assine um termo de responsabilidade para entregar na Câmara, e que depois preenche o livro de obra.

Se esse empreiteiro não apresentar um director de obra, tem que procurar outro empreiteiro...simples!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jorge Santos - Faro
  10.  # 10

Colocado por: linda31o construtor já me deu o alvará e o seguro para ir á câmara pagar as taxas e levantar o alvará de construção.

Falta o termo de responsabilidade do director de obra.
  11.  # 11

Ainda não o fez,

As minhas dsculpas, não tinha percebido isso. Nesse caso é como diz o Picareta
  12.  # 12

Colocado por: PicaretaFalta o termo de responsabilidade do director de obra.

Ele já assinou todos esses termos de responsabilidade

Autor do projeto de arquitetura + Diretor de obra + Coordenador do projeto, o mesmo técnico
    Director de fiscalização pós o nome do irmão

só falta preencher o livro de obra.

a minha pergunta é sempre a mesma, quem tem que preencher esse livro ?
  13.  # 13

Colocado por: linda31

a minha pergunta é sempre a mesma, quem tem que preencher esse livro ?

Já foi respondido!
  14.  # 14

Colocado por: Costa Martins arqJá foi respondido!

Se compreendi bem !! é o que Picareta diz ;
    Colocado por: PicaretaO empreiteiro tem que apresentar um director de obra, que assine um termo de responsabilidade para entregar na Câmara, e que depois preenche o livro de obra.

depois de ter o termo de responsabilidade assinado, é o empreiteiro ? o Director da obra? ou a Câmara ?
    não me digam que sou eu !!!
  15.  # 15

É o director técnico da obra!!!
  16.  # 16

é o director de obra, já lhe responderam.

e alias até o dono de obra pode escrever no livro de obra, assim como o director de fiscalização e ainda qualquer entidade oficial ( camarária ou outra). mas quem obrigatoriamente tem que regularmente escrever o andamento da obra tem de ser o director de obra.
  17.  # 17

Obrigados a todos pela vossa ajuda.

O director de obra diz que a Câmara do concelho onde ele vive, é sempre ela que preenche o livro.

Das duas uma, ou ele quer mais dinheiro, ou nem todas as câmaras funcionam da mesma maneira.
    • 1255
    • 31 agosto 2014

# 18

Linda,
    isso não deve passar de um mal entendido ou falha de comunicação entre as partes. Porque é que o coordenador do projecto não resolve isso?
    Afinal para que serve o coordenador do projecto?
    O que a Linda deve estar a falar é da abertura do livro de obra. O preenchimento da primeira página para a câmara emitir o alvará de licença. Isso até a Linda faz se tiver a informação necessária, basta uma cópia completa do processo. Faz-se em 5 minutos. Anda a perder tanto tempo a falar com toda a agente envolvida e ninguém resolve nada, cada um empurra para o outro. Isso é um mau começo para a obra, se com esse assunto está assim adivinham-se mais complicações até ao final.
    Cada câmara tem a sua maneira de trabalhar mas há uma base de procedimento.
    Mas uma coisa é certa: O director de obra é que fica obrigado a preencher periodicamente o livro de obra até ao fim, ou melhor, enquanto for designado director de obra. E os preenchimentos são de pelo menos uma vez por mês. Há quem os faça semanalmente ou em momentos que assim o justifiquem, mas pelo menos uma vez por mês. Legalmente o director de obra é o técnico responsável pelo alvará do empreiteiro, no entanto há câmaras que não ligam a isso e querem lá é um técnico qualquer que declare ser o director de obra.
    Depois há o director de fiscalização, que é sempre outra pessoa. Há quem diga que até pode ser o dono da obra. Uma coisa que ainda gostava de saber ao certo. Talvez um dia ainda venha a tentar fazer isso numa câmara para ver o que dá.
    Há câmaras que não exigem o director de fiscalização.
    Depois há outros técnicos envolvidos no processo que se quiserem também podem fazer algumas observações no livro, tal como entidades fiscalizadoras.
    Mas o que a Linda tem de fazer é o seguinte: saber ao certo quem é o director de obra (já sabe); saber o que é preciso com esse preenchimento do livro, se é a abertura ou se é o resto - desenvolvimento da obra; se for a abertura preencha a Linda o Livro nem que peça ajuda ao balcão na câmara; Entregue e espere que a câmara emita o alvará - pode demorar uns dias.
    O director de obra depois é notificado pela câmara para ter atenção ás responsabilidades que assumiu e o resto do preenchimento é com ele. Seja o pai, o filho ou o irmão.
    Concordam com este comentário: Picareta
  18.  # 19

Colocado por: linda31O director de obra diz que a Câmara do concelho onde ele vive, é sempre ela que preenche o livro.

Afinal o problema não é quem preenche o livro de obra, mas apenas o termo de abertura, .... a primeira página. Sendo assim não percebo porque é que a linda 31 ainda não o preencheu, é que todos os elementos solicitados deverão ser do conhecimento do dono de obra.
  19.  # 20

Colocado por: Picaretamas apenas o termo de abertura, .... a primeira página

Sim, o que está em questão é só a primeira página.

Achei estranho Ele me dizer que é a Câmara que o deve preencher.

0.0207 seg. NEW