Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Antes de mais agradecer toda a ajuda que já me foi prestada neste fórum.

    Pretendo instalar um recuperador de calor em minha casa, tendo como objetivo tornar a mesma mais confortável.

    O recuperador será para instalar numa lareira tradicional já existente e aquecer uma sala de cerca de 34m2. Adicionalmente gostava de fazer chegar ar quente aos quartos, um com cerca de 8m2 e outro com cerca de 13m2.

    Gostava da vossa ajuda, pois do que tenho lido são instalações muito técnicas.

    O que recomendam... marcas e modelos, cuidados a ter, formas de otimizar a instalação, controlar a partir de que temperatura o ar vai para os quartos, etc...

    Obrigado desde já.
      aquecimento recuperador.png
  2.  # 2

    Vou acompanhar o seu tópico já que no meu, em quase tudo semelhante só tive uma resposta e qual só serviu para me tratarem por ridiculo.

    Pode ser que tenha mais sorte que eu...
  3.  # 3

    O ideal seria um recuperador a água ligado a uns radiadores espalhados pela casa
    Concordam com este comentário: opa
  4.  # 4

    Rodri12 esteja à vontade para acompanhar, podemo-nos ajudar mutuamente.

    Energia Livre: também já li algumas coisas sobre os recuperadores a água, mas penso que no meu caso obrigariam a mais obras e para as evitar teria de optar por ter as tubagens fora da parede, e não estava muito inclinada para essa solução.

    Caso tenha outra perspetiva, tenho todo o gosto em ouvi-la.

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: hugodinisRodri12 esteja à vontade para acompanhar, podemo-nos ajudar mutuamente.

    Energia Livre: também já li algumas coisas sobre os recuperadores a água, mas penso que no meu caso obrigariam a mais obras e para as evitar teria de optar por ter as tubagens fora da parede, e não estava muito inclinada para essa solução.

    Caso tenha outra perspetiva, tenho todo o gosto em ouvi-la.

    Obrigado


    Caro Hugodinis, obrigado.
  6.  # 6

    tem a hipótese de passar os tubos do ar pelo sotão ou por cima da laje?
  7.  # 7

    Boa tarde fsilva106, sim, tenho hipótese de passar os tubos pelo sotão, essa é a minha ideia.

    Existe um diâmetro standard para os tubos? Que tipo de tubos é mais indicado?

    Consegue-me ajudar sobre este tema?

    Obrigado desde já.
  8.  # 8

    se pode passar pelo sotao então acho que é o mais facil e mais barato
    existem tubos de 120 e 150 mm

    de uma olhadela neste site
    http://www.sitiodaslareiras.com/artigos_ventilacao.htm
    tem lá muita informação

    quanto á escolha do recuperador tem de ser um que tenhas as saidas para a ventilação dos quartos
    no sotao tambem pode por um ventilador

    mas olhe que apenas sou um curioso, não pesco nada disto, lol
    veja aqui as minhas experiências
    https://forumdacasa.com/discussion/32233/1/melhorar-rendimento-recuperador-de-calor/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugodinis
  9.  # 9

    fsilva106: obrigado pelos links já li algumas partes e vou ler o resto.

    Sei que vou ter uma limitação na escolha dos recuperadores, pelo espaço disponível na lareira já existente.

    No entanto ainda não consegui perceber como dimensionar a potência do recuperador, que potência preciso para o que pretendo?

    Uma sala com 34m2 e dois quartos com um total de cerca 22m2...

    Obrigado pelas possíveis ajudas.
  10.  # 10

    Entretanto hoje já escolhi o recuperador, Chima 70 Plus, o representante que vende e o empreiteiro disseram que chegava bem e sobrava para uma sala como a minha de 43m2, aliás disse que dava para o piso todo.
    Tem 2 velocidades de ventilação e termostato.
  11.  # 11

    Rodri12: pode-me enviar um link com a descrição do equipamento que escolheu.

    E já agora se não for pedir muito (pode ser por mensagem privada) quais os custos envolvidos?

    Obrigado pela partilha!
  12.  # 12

    Escolhi este: http://www.chamilar.pt/product/pt/3

    Quanto aos valores posso publicar (já os expos no meu tópico), são 1600€ já com instalação completa mais a moldura de 9 cms em bronze
  13.  # 13

    Colocado por: Rodri12Escolhi este:http://www.chamilar.pt/product/pt/3

    Quanto aos valores posso publicar (já os expos no meu tópico), são 1600€ já com instalação completa mais a moldura de 9 cms em bronze


    A moldura é um opcional que no entanto ele incluiu no orçamento, como o pagamento disto é a cargo do empreiteiro são menos 600€ que me saem do bolso já que orçamento que tinha para o recuperador de calor era no máximo 1000€ já com instalação ;)
  14.  # 14

    Colocado por: Rodri12Entretanto hoje já escolhi o recuperador, Chima 70 Plus,


    Não é mau, mas o que comprou é este, fabricado em Espanha:

    http://www.carbel.net/chimeneas/chimenea-insertable-c-70-plus/

    Tem melhores de fabrico nacional ! mas tudo depende do preço que deu por ele e nesse caso acho barato !

    E já agora cuidado com a instalação, provavelmente irá ser mal executada ... Cheia de lã de rocha para entrar nos pulmões dos habitantes da casa .
    A sua casa é de R/c ou tem por cima um 1º andar ?
    Essa saída de fumos a 150 mm dá barraca ! Mande aumentar para 200 se a sua casa for de r/c e para 180 ou 200 se a sua casa for com 1º andar ou mais ( Conduta de fumos com mais de 6 metros )
  15.  # 15

    Colocado por: hugodinisPretendo instalar um recuperador de calor em minha casa, tendo como objectivo tornar a mesma mais confortável.

    A sua casa é simples de aquecer mas não se safa com um recuperador inserivel a não ser que faça as adaptações que já lhe mostraram ...
    Um aparelho como o do Nandogonça já lhe aquece bem a casa... A potência do ventilador è muito importante para conseguir fazer o ar chegar aos quartos .
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Não é mau, mas o que comprou é este, fabricado em Espanha:

    http://www.carbel.net/chimeneas/chimenea-insertable-c-70-plus/

    Tem melhores de fabrico nacional ! mas tudo depende do preço que deu por ele e nesse caso acho barato !

    E já agora cuidado com a instalação, provavelmente irá ser mal executada ... Cheia de lã de rocha para entrar nos pulmões dos habitantes da casa .
    A sua casa é de R/c ou tem por cima um 1º andar ?
    Essa saída de fumos a 150 mm dá barraca ! Mande aumentar para 200 se a sua casa for de r/c e para 180 ou 200 se a sua casa for com 1º andar ou mais ( Conduta de fumos com mais de 6 metros )


    Irei estar atento ;)

    A minha casa é de r/c e cave, neste casa a sala/cozinha/escritório e uma casa de banho ficam neste piso inferior. O meu tópico está alguns abaixo deste.

    Quanto às escolhas o orçamento incluía um recuperador com aspecto mais rústico em ferro fundido, mas consegui que o empreiteiro coloca-se este às custas dele por esse motivo ficou este, pesou muito a parte estétic, pri ncipalmente porque a minha mulher estava lá.
  17.  # 17

    Jorge Santos: obrigado pelo seu contributo.

    Os recuperadores inseríveis, são diferentes dos outros?! Têm menos potência?!

    Obrigado pelas ajudas!
  18.  # 18

    Colocado por: Rodri12Quanto às escolhas o orçamento incluía um recuperador com aspecto mais rústico em ferro fundido,

    Ficou muito melhor servido com esse ( Mesmo sendo espanhol ) Fique atente não lhe enfiem o modelo antigo que não é "plus"

    Colocado por: hugodinisOs recuperadores inseríveis, são diferentes dos outros?! Têm menos potência?!


    O que dá a potência é a lenha... O sistema Europeu de certificação dos recuperadores é uma treta ! Em vários aspectos !
    Alem disso muitos inventam potências ...
    O que conta mais é o rendimento... Mas há alguns com tanto rendimento que se não forem modificados mandam o fumo todo para fora ao abrir a porta...

    Os recuperadores inserireis são para lareiras já existentes... Por isso têm o ventilador com acesso pela frente e não têm a parte superior sobre-elevada que daria muito mais rendimento...
    Os ventiladores para caberem por baixo têm que ser fracos e finos... Até que se forem fortes fazem muito barulho !
    O mercado da lei do menor esforço apostou nos inseriveis e hoje são colocados em instalações novas...
    Os "blocos" ou "monoblocos" O nome é irrelevante... Dizia eu que os recuperadores com a parte de cima mais alta como têm mais zona de contacto com o fogo, aquecem muito mais, mas necessitam de um ventilador forte para enviar esse calor para os quartos.
    E esse ar deve ser retirado do exterior ou parte do exterior e parte de outra zona da casa... Como por exemplo do hall de entrada.
    Assim o barulho do ventilador não se houve tanto na sala e estamos sempre a renovar o ar das casas, como a lei actual obriga...
    À 30 quando eu dizia ao fabricantes, que se devia insuflara ar do exterior chamavam-me maluco nas costas e até na frente com subtileza...

    Hoje da-me gozo ver que as boas marcas já estão a insuflar ar exterior e dá mais gozo ainda observar que saiu um regulamento a obrigar insuflar ar no quartos... Em Portugal como é um país de inteligentes insuflam ar frio da rua nos quartos...
    O próprio edifício XXI no Lnec é uma vergonha no seu sistema de recuperação de ar quente por trás dos painéis solares... Sistema manual ridículo ... Note-se que esse edifício custou milhões e foi pago por todos nós...
    E Toda a classe de técnicos que conheço adora o edifico ... As pessoas por vezes não pensam, o que é uma pena .

    Conclusão … Um recuperador inserivel retira o ar da sala e coloca-o nos quartos, ou seja leva os cheiros e o ar já “respirado” e por vezes até leva fumo se for mal instalado ou se o recuperador não for decente…

    Um recuperador que vá buscar ar à rua mete ar novo nos quartos e se o ventilador for potente chega ar suficiente para aquecer !

    Um inserivel pode ser modificado como já mostraram no fórum, mas o ideal para uma obra de raiz é um recuperador como alguns que já foram por ai mostrados.
    Mas claro que não se devem colocar muito metros de tubo, pois o ar não tem a óptima condutibilidade da agua e numa instalação com muitos metros chega ar apenas mostro, mas vale a pena só por renovar o ar…

    Já sei que querem saber qual é o bom recuperador “bom e barato”…
    Eu direi ! Já o vi, já o testei, mas está para sair, provavelmente ainda não deve ser este inverno !
    No dia em que sair irá ser copiado por toda a gente ! Até lá parece que os fabricantes andam a dormir e não é só por cá …
    Tem no entanto por aí varias marcas, Italianas e Belgas….
    Alemães nada de bom em termos de recuperadores para aq. Quartos, pois até à pouco tempo teimavam em recuperadores sem ventilação e grandes inércias …
    Do género de levar 3 horas para começar a aquecer bem… E nunca chagar calor a quartos.

    Mas se alguém tiver habilidade para fazer alterações … Podem fazer milagres como já mostraram no forum.
    Se tiverem coragem, claro que tenho fotos com alterações, mas não posso mostrar tudo num fórum, pois há trabalhos de investigação que estão em curso com os quais estou a colaborar !
    Concordam com este comentário: leiria
  19.  # 19

    Boa tarde a todos!

    Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda...

    Recebi a visita de dois instaladores, que me recomendaram os seguintes equipamentos:
    Instalador 1. Fogo Montanha: Classic E700 + Ventilador para distribuição nas restantes divisões de 500m3.
    As únicas entradas de ar que referiu foram as colocadas junto ao recuperador. Preço total: 2800€

    Instalador 2. Albicalor Osiris Cristal 700 + Ventilador para distribuição nas restantes divisões de 800m3. Referiu que vai espalhar 5 entradas de ar pela casa e mais 5 saídas de calor, inclusive uma na sala onde está o recuperador, porque segundo ele o ventilador vai "chupar" 80% do calor e por isso é preciso voltar a colocar ar quente na sala. Ele diz que os ventiladores do recuperador não vão servir para nada e vão ficar desligados. Preço total: 3400€

    Os dois instaladores apresentam soluções um pouco diferentes e fico um bocadinho sem saber o que pensar.

    Obrigado desde já pela vossa possível ajuda!
  20.  # 20

    Ja viu os da Chami?
 
0.0214 seg. NEW