Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

E mais uma coisa... pelo menos falo por mim e que nada tenha a ver com a construção...

Eu na minha área de trabalho (design gráfico) tenho a possibilidade de "trabalhar" de duas maneiras...

Uma situação:

Imaginemos que certa pessoa/empresa chega e diz: Olhe eu queria mudar/criar uma imagem para a minha empresa. Até aqui tudo bem, depois de se decidir todos os parâmetros que existe para decidir, eu posso sempre propor ao cliente a "concretização" / "execução" do trabalho em tipografia, isto é, eu poderei mandar imprimir as coisas que serão para imprimir caso o cliente assim o deseje... Agora aqui entra aquilo que eu acho que é parecido com a situação do aplicador... Nesta situação imaginemos que o cliente nesse trabalho estava contemplado cartões de visita, ora eu poderei imprimir esses mesmo cartões... Contudo o que não faço é "descer" a minha "mão-de-obra" na criação desses cartões para cobrar mais na impressão dos cartões... Isto a mim não me cabe na cabeça... Ora o aplicador fica "chateado" porque o cliente arranjou um AC ao mesmo preço que ele? então porque? porque ele desceu o preço da mão de obra e aumentou o preço da máquina? não faz sentido... se o aplicador sabe que a mão de obra dele vale XXX€/hr então tem de cobrar XXX€/hr e não YYY€/hr...

Não é pelo facto do cliente me disser para eu imprimir os cartões de visita que eu irei baixar o valor que eu cobro pelo meu trabalho... Pois eu passo bem sem a impressão e não tenho responsabilidades sobre isso...

Por isso no meu caso eu trabalho assim:

Cartão de Visita:
    Criação = XXX€
    Impressão = YYY€

Só Criação = XXX€...

Ao contrário do que aqui se diz que é algo do género:
    Maquina = XXX€
    Aplicação = YYY€

Só aplicação = ZZZ€...

Não faz sentido
  2.  # 122

Há e mais, eu dou-me ao trabalho de dizer que consigo fazer as impressões ou o trabalho de imprimir aquilo que quer que seja porque já tive tantas situações onde as pessoas foram directamente às tipografias / centros de impressão etc etc e saíam de lá sempre com valores mais altos do que os que eu dava e eu ainda ganhava um "pint*lho"...

Alias um caso bem recente, era para um bar, 10.000 cartões de consumo o dono ou encarregado do bar disse que lhe tinham pedido 450€, eu os mesmo cartões e num papel ainda mais "chique" consegui-lhe por 275€... E ele bem que pode tentar ver incorrecções/má impressões que de certeza não as encontra...

Este foi um dos que eu fiquei mais embasbacado pois apesar de serem 10.000 o preço que ele tinha de 450€ era totalmente absurdo!... Ah pois e mais, os meus eram todos numerados 1 a 1 até aos 10.000 e divididos em montes de 250... o que ele tinha era apenas 10000 lol
  3.  # 123

Colocado por: Arnnogueiraagora não posso aceitar que um fabricante que supostamente devera vender so a profissionais... entre em concorrência com os revendedores...alias... eles dão uma tabela de PVP que se forem honestos serão os primeiros a utiliza-la.
    esta historia faz-me lembrar uma situação em que alguém pediu ao vendedor de determinada marca um orçamento para o cliente...fez o orçamento para o revendedor e ainda fez orçamento para o cliente...é evidente que o fabricante ganhou o serviço... honestidade precisa... urgente

aqui está, para que ser o preço de tabela?? enganar os clientes ou os vendedores como a conversa do X% de desconto?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  4.  # 124

Colocado por: lfvmagalhaesNão é pelo facto do cliente me disser para eu imprimir os cartões de visita que eu irei baixar o valor que eu cobro pelo meu trabalho... Pois eu passo bem sem a impressão e não tenho responsabilidades sobre isso...

O problema não é esse, é os fornecedores venderem com o "desconto" para aplicadores,
    e depois fazem o mesmo ao cliente final, afinal o desconto para aplicadores existe porque
    ao contrário do cliente final o aplicador compra dezenas o centenas de maquinas por ano,
    daí a razão do desconto para fidelizar o cliente-aplicador.
    Ou seja, estão a vigarizar quem trabalha.
    O que trata esta discussão é a falta de respeito dos fornecedores com estes "clientes".
    claro que se pode sempre mudar de fornecedor-marca e é o que aconteçe.
    .
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, ins.Bruno
  5.  # 125

mas lá está, segundo já li aqui:

ah e tal como nós compramos a máquina, e ganhamos uma % depois na venda da mesma, descemos um pouco a mão de obra... Ora isto não faz sentido... E se em vez de descerem a mão de obra ela fosse a mesma, quer comprasse a máquina quer deixasse de comprar, aí ele estaria a fazer verdadeiramente o seu trabalho... aplicar o produto...

Eu por exemplo, quero fazer o meu trabalho que é: Criar algo gráfico... e cobro-me por isso, depois quem quiser impressão, aí faço a impressão com todo o gosto porém não irei fazer o tal "bolo" como se diz...

Poderei fazer o "bolo" caso me peçam para criar várias coisas... como é o caso de um empresa que queira criar/mudar a imagem e necessite de cartões, envelopes, carta, factura, papel timbre, site, cartazes, flyers, outdoors, etc etc etc, aí poderei ter em conta o "bolo", porque era algo apenas e só do meu trabalho, não tinha a ver com "condições externas" como é o caso das impressões...

Eu digo que tenho um bom preço para impressões a uma boa qualidade, porém sei que existe impressões mais baratas com uma qualidade duvidosa, e por vezes, nesta área, as pessoas nem sabem o que querem/compram... é diferente, eu dizer que quero uma máquina com esta referencia, e comprar mesmo esta referencia... agora eu dizer que quero uns cartões com papel XPTO com X gramarem, etc etc etc... se for um cliente final, a não ser que esteja devidamente relacionado com papeis e afins, não vai notar diferença aos olhos um papel de gramagem inferior e etc etc etc...
  6.  # 126

Quem da um orcamento para um AC normalmente tem que fazer o estudo da potencia, avaliar e discutir com o cliente as diferentes opções para a instalação, depois disso apresenta um préco para o a venda e instalacao do equipamento, mas já fez um trabalho que e bastante demorado mesmo que não venda o equipamento, e normal os custos de montagem não cobrirem o trabalho em si mas como se ganha qualquer coisa com a venda ninguem iva muito pra isso,
    E para os defensores de compra directa eu só pergunto a quem pagam os estudos prévios, e que existem profissionais cuja função e exactamente essa.
  7.  # 127

Colocado por: lfvmagalhaesEu por exemplo, quero fazer o meu trabalho que é: Criar algo gráfico...

qual é a garantia de algo grafico? deve dar uma dor de cabeça enorme quando um cliente reclama.
  8.  # 128

ins.Bruno qual é a garantia de algo gráfico?

Por exemplo se o cliente me pede para eu assumir a impressão de algo, eu não posso só enviar aquilo tal e qual o cliente viu no PDF ou na imagem no computador... Eu tenho de dar essa garantia de que o cliente irá ter aquilo que pagou para ter e mais nada... A esse trabalho dá-se o nome de arte final...
    Quando o cliente quer tratar ele das impressões eu não lhe vou facultar esse trabalho, simplesmente digo-lhe olhe está aqui o trabalho tal como pediu agora desenrasque-se... E na tipografia onde ele for é que tem de elaborar essa arte final... E aí o cliente está dependente do bom ou mau trabalho da tipografia...

Aquilo que eu sei é que o trabalho que passa por mim tem de sair de mim devidamente correcto e sem possíveis falhas...

Quando um cliente reclama como já aconteceu, e acontece, há que ver aquilo que foi feito e aquilo que foi pedido...

Olhe já tive uma reclamação bastante caricáta... Certo cliente tinha uma empresa, ou tinha criado uma empresa e (agora ao certo não lhe sei precisar) o nome da empresa estava mal escrito, isto é, imagine que ele disse e só de boca sem nada escrito: "Olhe a empresa chama-se "Galo Barcelense"... E então nós tratamos de fazer as imagens e tudo e mais alguma coisa conforme combinado, não é que depois de tudo montado o gajo vira-se e diz: "Olhe lá Barcelense (como nós tínhamos escrito) está mal escrito" e eu "mal escrito onde (por momentos até pensei que estivesse assim inclinado ou algo do género)" e ele "então Barcelense não se escreve com S, Barselense?" e nós "não senhor, Barcelense vem de Barcelos" e ele vira-se " ah mas a empresa está com S" e eu "e você deu essa informação alguma vez, por escrito? Porque que eu saiba tentamos sempre não dar erros, agora se o erro está na origem isso já não sei"...

E depois, quando são impressões há que ter muita atenção em relação ao que o cliente quer... Porque se não é escolhida uma cor directa, por exemplo, a cor que se vê no monitor não é nem nunca pode ser 100% a real cor, consegue-se com calibrar muito bem, mas sempre a 95% 90%, nunca a 100% daquilo que se vê no monitor é transposto para o papel... E quando nós assumimos a impressão estamos a assumir isso tudo... Quando o cliente quer ser esperto então força... Agora o meu trabalho eu já o ganhei, isto é, o dinheiro do meu trabalho já cá está... Se o meu forte era fazer impressões então tinha mudado de negócio e aberto uma tipografia.
  9.  # 129

voce não percebeu o que lhe perguntei, qual a garantia que voce dá apos a venda ao cliente, quanto tempo de garantia voce dá apos fazer um trabalho grafico?
  10.  # 130

Agora se me estava a perguntar a garantia de algo gráfico apenas e só sem cá impressões, um designer tem de dar várias garantias que o cliente nem sonha...

Olhe ainda ah bem pouco tempo a EDP (quando tinha mudado o logotipo para a cara com o sorriso) teve de pagar uma indemnização a uma empresa de Braga, O Feliz, porque essa empresa tinha essa imagem a cara com o sorriso bastante mas mesmo bastante parecida ah que a EDP tinha... e então aí o designer gráfico não garantiu aquilo que deveria garantir...

Porque o problema no trabalho do designer gráfico é:

-Haver pessoas que pensam que por saberem mexerem em determinado programa, e fazerem cartazes e etc, já podem mandar bitaites de designer... quando na verdade eles nem sonham o que é que um designer elabora por trás disso tudo
    -Haver cursos de 12º ano de design gráfico, e as pessoas que acabam esse curso, pensam que adquiriram curso académico.
    -Haver clientes que pensam, ao verem determinado trabalho: "Isto até o meu filho de 5 anos fazia"
    -Haver empresas da área que estão se marimbando para o trabalho do designer gráfico licenciado, uma vez que um habilidoso faz o mesmo...

Há tanta coisa que era uma lista infindável...

Quando me dizem, para fazer determinada Imagem, eu tenho de antes de mais fazer o pesquisa do campo de negócio da empresa para a qual vou trabalhar para ver o tipo de imagem das outras para saber onde se pode diferenciar etc etc etc etc etc.... É um processo que pode demorar... É um processo que nem todos estão dispostos a pagar... e imagine-se a EDP pagou para lhe mudarem a imagem e nem uma pesquisa sobre eventuais logótipos eles fizeram...

Porque uma coisa é uma Imagem/Logótipo que está registado como era o caso e uma empresa fazer um "igual" e regista-lo também... Erro do designer... Não efectuou uma pesquisa como deve de ser, e ainda para mais, para uma empresa como a EDP...
  11.  # 131

Eu? amigo a garantia que eu dou ao cliente é vitalicia... Eu sei o que é que faço... Sei que aquele determinado lógotipo, se seguir todos os parâmetros, é um logótipo bem composto, bem elaborado, bem pensado etc etc...

A minha area, sendo recente, está a debater-se tanto ou mais como o problema que os arquitectos tem...

Isto é, o trabalho do arquitecto é "menosprezado" assim como o meu... Eu tenho é de saber escolher os meus clientes...

Acredite, para mim, era tão mais fácil que as pessoas soubessem o que era o "design"
  12.  # 132

Colocado por: lfvmagalhaesAcredite, para mim, era tão mais fácil que as pessoas soubessem o que era o "design"

e para todos os tecnicos era muito mais facil as pessoas perceberem o que esta implicito numa garantia de fornecimento e instalação,

a maioria nem sabe que as marcas se escudam atrás do rotulo de "fabricante" para fugirem.
  13.  # 133

exactamente...

então todos estamos em pé de igualdade...

O aplicador aplica... e é aí que ele tem de fazer o melhor, ou ser o melhor, ou como queira, tem é de ter a noção que o trabalho dele é aplicar... se é ac's, seja ac's, se é prh seja prh...

Se o cliente lhe pede tudo, então pronto o aplicador faz tudo, se o cliente lhe pede apenas aplicação, o aplicador faz apenas aplicação... Agora ter dois preços de mão de obra, um para quando vende a máquina, e outro para quando não vende, é para mim descabido... então porquÊ? o trabalho não é o mesmo? não tem de fazer o seu trabalho, correctamente na mesma?... Isso não percebo pois se eu "valho" X€/hr por desempenhar o meu trabalho, então terei de receber os tais X€/hr...
  14.  # 134

Colocado por: Picareta

Está a a falar das peças empenadas que chegaram á obra já empenadas. E se o solha empenar ao fim de um ano?
    Quem é que vai chamar para resolver o problema?
    O fornecedor eventualmente troca-lhe as tábuas empenadas, mas vai ter que pagar ao aplicador a sua substituição.
    Se contratar o fornecimento e aplicação do soalho, e ele empenar ao final de um ano, você tem direito à substituição das tábuas empenadas e não tem que pagar nada.

É preciso fazer um desenho para perceber esta evidência?
    não estou a perceber , se eu comprar um soalho e ele empenar ao fim de um ano quem é que me vai garantir que se lhe compra-se a si o soalho o Sr instalava-o novamente de graça , por isto é facil e acontece muito , se há erro de mão de obra a fabrica não paga , se existe erro da fabrica unicamente paga o material por lei ... o que eu costumo a ver é as fabricas a pagarem o material de não estava bom e a assumir parte ou a totalidade da mão de obra nem que seja na cadeira do tribunal ... por isso existe pritagens , tecnicos etc etc ...

eu já tive um problema em tribunal que no jogo do empurra o aplicador pagou tudo quando antes dizia que não pagava nada ... aliás até lhe foi perdoado muita coisa ... mas que o DO ficou com a casa nova lá isso ficou ... e são muitas as chatices que tenho e não olhamos a alicadores nem a DO ...se o erro é nosso e já aconteceu pagamos tudo até ao ultimo centimo , que seja o Manel ou o DO a pintar .
  15.  # 135

Colocado por: king25
    O problema não é esse, é os fornecedores venderem com o "desconto" para aplicadores,
    e depois fazem o mesmo ao cliente final, afinal o desconto para aplicadores existe porque
    ao contrário do cliente final o aplicador compra dezenas o centenas de maquinas por ano,
    daí a razão do desconto para fidelizar o cliente-aplicador.
    Ou seja, estão a vigarizar quem trabalha.
    O que trata esta discussão é a falta de respeito dos fornecedores com estes "clientes".
    claro que se pode sempre mudar de fornecedor-marca e é o que aconteçe.
    .
    Concordam com este comentário:ins.Bruno
    oh King então o cliente final compra ao mesmo preço do aplicador e se não souber aplicar o que faz ele com a compra ?
  16.  # 136

Colocado por: jorgealvesQuem da um orcamento para um AC normalmente tem que fazer o estudo da potencia, avaliar e discutir com o cliente as diferentes opções para a instalação, depois disso apresenta um préco para o a venda e instalacao do equipamento, mas já fez um trabalho que e bastante demorado mesmo que não venda o equipamento, e normal os custos de montagem não cobrirem o trabalho em si mas como se ganha qualquer coisa com a venda ninguem iva muito pra isso,
    E para os defensores de compra directa eu só pergunto a quem pagam os estudos prévios, e que existem profissionais cuja função e exactamente essa.

mas quem faz um estudo faz baseado em quê ? é na venda ? ou a pensar na comissão de venda ? que eu saiba isto deveria partir da marca se a marca diz que é o aparelho x já não há mais nada a debitar , penso eu !
  17.  # 137

Colocado por: rafaelisidoromas quem faz um estudo faz baseado em quê ?

nas necessidades do cliente,

Colocado por: rafaelisidoroque eu saiba isto deveria partir da marca se a marca diz que é o aparelho x

experimente pedir um orçamento para um ac que descobre imediatamente que as marcas no maximo mandam o seu pedido de contacto para um instalador fazer a proposta,

as melhores vendas que faço são aquelas que não têm montagem incluida, apesar de ganhar uns trocos não me dão qualquer chatice,

não tenho que avaliar as necessidades do clinte (uma deslocação seja lá onde for)
    não tenho que levantar o equipamento ou recebe-lo no meu armazém, e transporta-lo quando for a instalação, basta-me enviar gratuitamente para a morada fornecida pelo cliente,
    e como é somente fornecimento de equipamento, o pagamento é antecipado, logo não tenho qualquer risco,
    e ainda por cima se existir qualquer problema com a instalação ou com o equipamento seja ele qual for, a resposabilidade não é minha pois eu somente fiz a parte comercial,
  18.  # 138

Colocado por: jorgealves
    nas necessidades do cliente,

experimente pedir um orçamento para um ac que descobre imediatamente que as marcas no maximo mandam o seu pedido de contacto para um instalador fazer a proposta,

as melhores vendas que faço são aquelas que não têm montagem incluida, apesar de ganhar uns trocos não me dão qualquer chatice,

não tenho que avaliar as necessidades do clinte (uma deslocação seja lá onde for)
    não tenho que levantar o equipamento ou recebe-lo no meu armazém, e transporta-lo quando for a instalação, basta-me enviar gratuitamente para a morada fornecida pelo cliente,
    e como é somente fornecimento de equipamento, o pagamento é antecipado, logo não tenho qualquer risco,
    e ainda por cima se existir qualquer problema com a instalação ou com o equipamento seja ele qual for, a resposabilidade não é minha pois eu somente fiz a parte comercial,
    então mais salvaguardado não poderia estar esta questão , se a marca envia o aplicador e este só faz o trabalho apenas tem que dar o valor completo do serviço , não é ?
  19.  # 139

Colocado por: rafaelisidorose a marca envia o aplicador e este só faz o trabalho

Colocado por: jorgealvesas marcas no maximo mandam o seu pedido de contacto para um instalador fazer a proposta,

a proposta de fornecimento, a aplicação é á parte,

eu pessoalmente não faço montagem de maquinas que não vendo.
  20.  # 140

Colocado por: jorgealveseu pessoalmente não faço montagem de maquinas que não vendo.

Tal como todos os bons profissionais que eu conheço. É isto que me faz impressão nesta discussão, todos os que defendem a compra do equipamento e contratam alguém para o instalar, referem-se a biscateiros, porque os bons profissionais não entram nesses esquemas.

0.0350 seg. NEW