Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

marco 1

São muitos anos...
  2.  # 22

pois muitos anos muitos tem, boas praticas e boa pedagogia...e bons trabalhos, não é para todos.

não pode generalizar e enxovalhar uma classe profissional dessa maneira. todos perdem
  3.  # 23

Marco 1
    Fala das virtudes do projecto de execução versus /mapa de acabamentos, em relação á pergunta q o cmordep fez.
    Sendo q cmordep não é o filho da D. Dolores.
    Cmps!
  4.  # 24

Colocado por: m.arqO projecto de execução é para esquecer. Deve pedir é ummapa de acabamentos. são + 5/10% na arquitectura.
    Quanto à execução, os fornecedores e executores é que sabem.
    Para os arquitectos são "copipastes" do fornecedor ou então "Barroquices" que lhe ficarão mais caro.
    O projecto de licenciamento obriga a pormenor de construção e aí tá tudo dito.
    Preocupe-se é que os projectistas incluam TELAS FINAIS e HABITABILIDADE.
    E os 5K num Desenhador/Arq hj em dia dá para isso ... Enfim.
    Agora a casa q qr fazer depende do arq. q estiver consigo e isso pode valer mt. mt.

discordo (e nem sou arquitecto).
    estou na fase do projecto de execução e vejo agora o quanto me vai ajudar em obra. É um descanso saber que o arquitecto esta a trabalhar em soluções que vai detalhar para executar a obra. Soluções estas que os empreiteiros provavelmente não iriam sugerir. Aliás, tenho empreiteiros que me recomendam mesmo que faça projecto de execução porque evita o faz e desfaz porque não se teve em conta isto ou aquilo. Fico admirado em ver um arquitecto ter a sua postura, m.arq.
    Deviam ser os primeiros a defender a necessidade do projecto de execução. Embora tenha algum custo, provavelmente vai reaver em obra por fazer as coisas bem à primeira. Sobretudo evita que sejam feitas algumas "cagadas" que tanto se vê por aí, por serem bem pensadas com tempo e com calma por quem percebe.

cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
    Concordam com este comentário: adarq, Rafael Fortes, SG_arquitecto
  5.  # 25

m.arq

Não sei qual a sua experiência, mas da minha o projecto de execução ajuda todos. As situações que tive em que o Projecto de Execução não ajudou foi quando quem construía não olhou para ele.
    E achar que o corte construtivo que é requerido no Projecto Base substitui o Projecto de Execução quando este apanha apenas uma infima parte do projecto...enfim...
  6.  # 26

entao devo pedir pelo menos mais ferramentas (projecto execução ou Mapa de Quantidades) para que me auxilie depois na obtenção de orçamentos, correcto?
  7.  # 27

sim...mas acho estranho que um gabinete de arquitectura não lhe tenha referido a possibilidade de um projecto de execução...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 28

se essa moradia não for muito complexa, ou seja se se basear em sistemas construtivos e acabamentos correntes, a meu ver podia ficar-se pelo projecto de licenciamento mas com boas peças desenhadas e completas e contratar um medidor orçamentista por forma a elaborar quer um caderno de encargos convincente quer um mapa de quantidades e trabalhos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SG_arquitecto, m.arq
  9.  # 29

Colocado por: marco1pois muitos anos muitos tem, boas praticas e boa pedagogia...e bons trabalhos, não é para todos.

não pode generalizar e enxovalhar uma classe profissional dessa maneira. todos perdem

Pois não estive bem e expliquei ainda pior. O projecto de execução constitui uma enorme mais valia no processo de construção.
    Muitos arquitectos o fazem mesmo sem que o cliente o peça, porque de certa forma a obra tb é deles. Outros na mesma situação vão á obra de forma gratuita sempre que o cliente e/ou o construtor o requer.
    Á excepção de obras públicas e/ou sujeitas a concursos (porque sem rosto), da minha experiência tenho que 9 em 10 clientes não querem projecto de execução. Porquê? Porque não faz falta? Porque fica mais barato? Já me habituei e até compreendo.
    Se visitarmos uma casa feita por arquitecto nos anos 50/60 em que os vão eram desenhados no ferro e/ou madeira/vidro sentimos uma invulgar sensação de avanço no processo construtivo em relação á construção tradicional da altura.(Os clientes eram ricos). Hoje em dia isso tb acontece contrariando perfis de alumínio e outras normalizações, com execução dada pelo fornecedor.(Os clientes são ricos).
    O que pretendia dizer ao "cmordep" é que um arquitecto nunca o vai deixar sozinho e que outra execução que não a tradicional ( baseada nas regras de boa construção que a todos os profissionais respeita ) o envolverá em custos em que os menores serão o projecto de execução.(O "cmordep" é rico?).
    Se considerar esses custos terá certamente uma casa original mas tb poderá ser original em vistas e luminosidades relegando o desenho dos manípulos das portas para um plano menos expressivo. Etc.
    Cmps!
  10.  # 30

Colocado por: m.arqMarco 1
    Sendo q cmordep não é o filho da D. Dolores.
    Cmps!

Justamente por isso é que se devia precaver antes para evitar asneiras depois!!

0.0163 seg. NEW