Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Estou a pensar cortar uma palmeira que está no meu terreno, mas segundo o que me foi dito é que os ácidos da mesma fazem a corrente ficar ferrugenta, se tal for verdade como me aconselham a limpar a dita para que tal não aconteça?
    Há mais alguma coisa a notar que diferencie cortar uma palmeira e cortar uma árvore?

    Obrigado
  2.  # 2

    Qual a dimensao?
  3.  # 3

    Não é muito grande, na parte mais larga (base) deve ter cerca de 50cm e de altura cerca de 3 metros
  4.  # 4

    Eu a minha precisei de uma maquina para a segurar.
    O problema da motoserra é que empapa.
    Depois outro problema é secar o que fica.
  5.  # 5

    O meu pai resolveu esse problema de uma forma muito simples: Foi à Câmara e eles foram lá cortar a palmeira de borla porque estava contaminada com essa praga que anda aí nas palmeiras !!!!
  6.  # 6

    A minha tem espaço para cair (desde que não seja para cima de mim). A técnica normal e segura de abater uma árvore, em que se deixa a dobradiça, etc resulta?



    Colocado por: PicaretaO meu pai resolveu esse problema de uma forma muito simples: Foi à Câmara e eles foram lá cortar a palmeira de borla porque estava contaminada com essa praga que anda aí nas palmeiras !!!!


    Mas cortaram na totalidade ou só o topo como se costuma ver por aí?
  7.  # 7

    Colocado por: KeyboardManMas cortaram na totalidade ou só o topo como se costuma ver por aí?

    Cortaram a totalidade e foram lá buscar os destroços, para levarem não sei para onde.
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaCortaram a totalidade e foram lá buscar os destroços, para levarem não sei para onde.


    O problema é que a minha não tem o bicho..duvido que me façam de borla, mas vou-me informar.

    Tem alguma sugestão do que fazer depois aos restos se for eu a cortar? Duvido que dê para por na lareira.
  9.  # 9

    Colocado por: KeyboardManO problema é que a minha não tem o bicho..

    e não tem...põe ;))
    Concordam com este comentário: dedao
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Cortaram a totalidade e foram lá buscar os destroços, para levarem não sei para onde.


    Para junto ao Choupal, onde as palmeiras ficam deixadas no chão... para contaminar alegremente o resto das palmeiras da cidade.
  11.  # 11

    Colocado por: tostexPara junto ao Choupal,

    Não é na CMC !!!
    Acha mesmo que esses fazem alguma coisa de borla??
  12.  # 12

    Colocado por: Picaretae não tem...põe ;))


    Você é tramado... Vá, está bem, se me enviar uma amostra do dito escaravelho pode ser que eu lhe faça umas "análises laboratoriais"... ;)
  13.  # 13

    Mas alguém me sabe indicar se realmente a corrente da motosserra fica mesmo enferrujada?
  14.  # 14

    So para a semana ou talvez amanha, tenho que falar com o meu capaz (sogro)!
  15.  # 15

    Colocado por: pc ferreiraSo para a semana ou talvez amanha, tenho que falar com o meu capaz (sogro)!


    Ok, vou ficar à espera, obrigado. Já agora se não se importar informe-se da melhor forma de limpar a corrente depois do corte para que não enferruje, se tal for o caso, mais uma vez obrigado!

    Não me está a apetecer substituir uma corrente quase nova...
  16.  # 16

    eu corto sempre as folhas e moldo o tronco com a motosserra... nota-se que enferruja depressa se lá deixarmos a serradura dentro.. mas quanto á corrente nao me preocupou... só se depois disso ficasse muito tempo parada, caso que nao ficou. nao sei se será um problema muito grave :)
  17.  # 17

    Colocado por: dedaoeu corto sempre as folhas e moldo o tronco com a motosserra... nota-se que enferruja depressa se lá deixarmos a serradura dentro.. mas quanto á corrente nao me preocupou... só se depois disso ficasse muito tempo parada, caso que nao ficou. nao sei se será um problema muito grave :)


    E nota que a corrente fica a necessitar de ser afiada mais rápido?
  18.  # 18

    é como disse, nao me preocupou isso... nao reparei em tal coisa :)
    • fpc
    • 4 setembro 2014

     # 19

    Há uns anos cortei a minha com o motoserra. Não notei qualquer problema na corrente. O problema é que a palmeira é extremamente difícil de cortar porque por dentro tem um caule mole muito húmido que empapa e prende muito a corrente. se não tiver alguma experiência de corte de árvores com motosserra aconselho-o a não se meter nisso.
  19.  # 20

    Colocado por: fpcHá uns anos cortei a minha com o motoserra. Não notei qualquer problema na corrente. O problema é que a palmeira é extremamente difícil de cortar porque por dentro tem um caule mole muito húmido que empapa e prende muito a corrente. se não tiver alguma experiência de corte de árvores com motosserra aconselho-o a não se meter nisso.


    Já tenho cortado várias as árvores, posso dizer que sou ainda um amador mas já tenho alguma experiência, eu estava com esta preocupação maior pois quando comprei a motosserra lá o velhinho da revendedora da Stihl avisou-me logo que se fosse cortar palmeiras para ter cuidado porque ia enferrujar a corrente e ia ter de a afiar mais rápido. E como esta corrente ainda é meio nova (só ainda foi afiada uma vez) não me estava a apetecer ficar sem ela...
 
0.0164 seg. NEW