Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

A muito que procuro trocar o meu apartamento por uma moradia e parece que é desta...
    Trata se de uma moradia em banda (geminada de ambos os lados) com 2 pisos e logradoro.
    Tem 35 anos com telhado em telha suportado em madeira.
    As plantas originais e o que pretendo fazer(não tenho jeito para o desenho).
    Todas as opiniões seram bem vindas pois nada esta ainda decidido.

Não estou a conseguir anexar o original do 1ºpiso.(ATENÇÃO: a 1ª imagem é do R/C)
    As alterações foi a colocação de um armario onde era uma dispensa da cozinha.
    Ligar a cozinha com um quarto fazendo um escritório.
    Reorganizar o WC.
    Colocar roupeiros nos quartos virados a norte.
    Retirar o armário que estava no hall encostado ao que era uma sala.
    Transformar a antiga sala numa suite com roupeiro ( na imagem aparece 330 de comprimento mas são 600, os 330 é na parte mais curta ja com o WC)

Obrigado
      Original RC.jpg
      Fundações.jpg
      Alt RC.jpg
      Alt 1P.jpg
  2.  # 2

A planta do 1º piso.
      Original P1.jpg
  3.  # 3

Boa tarde,

Apesar de as alterações que propõe poderem até nem necessitar de licenciamento, isso continua a ser trabalho para Arquiteto.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: marco1
  4.  # 4

Boa tarde Nuno

Tinha esperança que fosse uma das pessoas a comentar o meu tópico.
    Sei que não preciso de licença para estas obras ou só na alteração da janela da suite e na que da para as escadas de acesso ao 1º piso.
    Tenho a certeza que vou contratar um arquiteto pois eu e a minha esposa temos opiniões diferentes ao que fazer no R/C.
    Abri este tópico numa base de opiniões e ideias para futuramente levar a um arquiteto quando a compra estiver realmente efétivada.

Cumps
  5.  # 5

Colocado por: papacurvasAbri este tópico numa base de opiniões e ideias para futuramente levar a um arquiteto quando a compra estiver realmente efétivada.
    Não devia de ser ao contrário? :-)
    Ou seja, saber à priori o que quer fazer e o que pode ou não fazer?
    Imagine que depois o que pode fazer não lhe agrada...
  6.  # 6

Mesmo sendo uma pequena alteração à fachada a licenciamento da mesma fica sob a sua decisão.

O que posso dizer da sua proposta é:

. o corredor do primeiro piso não precisa dessa largura
    . essa suite não vai funcionar bem
    . entrada para o RC está estranha, não se percebe a intenção
    . a própria relação sala/cozinha/copa está perdida, é preciso hierarquizar isso.

Mas havendo área e dinheiro para fazer obras é sempre possível fazer alguma coisa interessante.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 7

Boa tarde, papacurvas

Eu partilho da opinião do Nuno...a cozinha precisa de se agarrar a qualquer coisa e a sala está muito despenteada...havendo dinheiro eu quase lhe diria que na planta da estrutura tem marcada uma boa relação entre espaços...
    mesmo mantendo a dimensão do corredor no piso superior, eu no minimo reformularia a suite e pensaria duas vezes se precisa de um escritório dessas dimensões....

Cumprimentos,

afael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
  8.  # 8

Colocado por: mafgodNão devia de ser ao contrário? :-)
    Ou seja, saber à priori o que quer fazer e o que pode ou não fazer?
    Imagine que depois o que pode fazer não lhe agrada...

Quero fazer no R/C uma garagem, w.c, sala e cozinha, eu queria cozinha e sala juntas a minha esposa discorda
    1º Andar 3 quartos com roupeiro em que um faziamos WC (suite), wc para os outros quartos e escritório.
    Estou a penas a criar uma "bolsa" de ideias para no fim levar a um arquiteto pois este sera sem duvida o "conciliador" entre as diferentes ideias para a questão da sala/cozinha

Colocado por: doisarquitectosMesmo sendo uma pequena alteração à fachada a licenciamento da mesma fica sob a sua decisão.

O que posso dizer da sua proposta é:

. o corredor do primeiro piso não precisa dessa largura
    . essa suite não vai funcionar bem
    . entrada para o RC está estranha, não se percebe a intenção
    . a própria relação sala/cozinha/copa está perdida, é preciso hierarquizar isso.

Mas havendo área e dinheiro para fazer obras é sempre possível fazer alguma coisa interessante.

1.não queria estar a mexer muito no que ja existe
    2.a suite ali foi o que me pareceu melhor devido a proximidade da outra casa de banho para a junção das canalizações
    3.a casa foi pensada originalmente para ser um R/C e 1º andar independentes e eu tb não gostaria mt de alterar isso
    4.sala/cozinha é sem duvida o ponto da descordia aqui em casa, é aqui que vai entrar principalmente o arquiteto

Espaço acho que existe, dinheiro é que não abunda....

Colocado por: Rafael FortesBoa tarde, papacurvas

Eu partilho da opinião do Nuno...a cozinha precisa de se agarrar a qualquer coisa e a sala está muito despenteada...havendo dinheiro eu quase lhe diria que na planta da estrutura tem marcada uma boa relação entre espaços...
    mesmo mantendo a dimensão do corredor no piso superior, eu no minimo reformularia a suite e pensaria duas vezes se precisa de um escritório dessas dimensões....

Cumprimentos,

afael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura

o escritório não é necessário daquele tamanho mas foi uma forma de dar utilidade aquelas duas divisões e no fim de eu colocar todos os nossos livros não sei será assim tão grande
  9.  # 9

papacurvas

de que zona é esse imóvel?

essa casa tem boas áreas e tem potencial para fazer uma casa bem agradável, agora duvido que se faça alguma coisa de jeito sem mexer na fachada. pelo tipo de planta isso já tem uns bons anos e nada como fazer um projecto de alterações com pes e cabeça.
  10.  # 10

Colocado por: marco1papacurvas

de que zona é esse imóvel?

essa casa tem boas áreas e tem potencial para fazer uma casa bem agradável, agora duvido que se faça alguma coisa de jeito sem mexer na fachada. pelo tipo de planta isso já tem uns bons anos e nada como fazer um projecto de alterações com pes e cabeça.

Barreiro.
    Sim a fachada é em azulejo, mas neste momento a prioridade é o interior, dps o logradoro e por ultimo a fachada e se necessário o telhado.
    Não percebo porque tenho de mexer na fachada para fazer algo de jeito.
  11.  # 11

é assim se por fora está a seu gosto, esqueça o que eu disse.

uma casa é um todo, e se as coisas forem pensadas nesse sentido só podem dar bons resultados ao invés de se fazer as coisas tipo manta de retalhos.
    eu por exemplo olho para essas plantas e só me apetece é aproveitar a estrutura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruninho
  12.  # 12

Marco 1
    Não esta ao meu gosto, mas por agora não é prioritário.

Tem toda a razão no que diz e como profissional com certeza lhe dara mais gosto fazer algo como um todo.
    Tenho tb a certeza de que compreende que nestes casos (remodelações) são defenidas prioridades e para mim, a avançar, este projéto o interior é a prioridade.
    E já não me parece pouco....
  13.  # 13

repare bem onde eu quero chegar:

se se entregar ao "cuidado" de um arquitecto ele vai agarrar a questão como um todo e não uma soma de partes desconexas
    MAS, isto não inviabiliza que ele também encare essa casa como um processo faseado em que tudo estará pensado por forma a que o cliente "ataque" a obra consoante a sua disponibilidade ao longo do tempo.
    a diferença vai ser que o que se fizer agora não vai condicionar o que se fizer no futuro.
    por exemplo imagine que remodela agora umas divisões e fá-lo condicionado por uma janela exterior que agora não quer mexer, mas lá está no futuro quando decidir mexer na fachada vai mexer nela mas ai a solução da fachada por sua vez já ficou condicionada pela tal divisão que tinha sido por sua vez condicionada pela fachada.

enfim parece complicado mas também não é fácil explicar assim resumidamente a coisa.
  14.  # 14

Percebo completamente.

É aqui sem duvida que conto com a ajuda do arquiteto.
    Neste caso acho que se consegue um equilíbrio, visto ter área para o que quero.
    Será um equilíbrio entre o que existe enquanto planta e tentar manter a possibilidade "se"necessário de transformar os 2 pisos em áreas independentes.
    Volto a frisar que apenas pretendo recolher ideias e opiniões, no fim conto com a ajuda de um arquiteto.
  15.  # 15

Não quero passar "graxa" aos arquitetos, mas era isto que precisava de ler

http://www.oasrn.org/pdf_upload/trab.pdf

Tal não inviabiliza o que aqui me trouxe, opiniões e sugestões sejam elas de arquitetos ou não.
  16.  # 16

Da leitura do documento fiquei com uma duvida.

É o arquiteto o responsável por na fase 4 de definir o tipo de materiais a usar, desde os tubos da canalização , tipos de tomadas, aluminios ou PVC e tipo de vidro,etc?

É o arquiteto que prepara o orçamento que posteriormente vou pedir a empreiteiros?
  17.  # 17

Colocado por: papacurvaso arquiteto o responsável por na fase 4 de definir o tipo de materiais a usar, desde os tubos da canalização , tipos de tomadas, aluminios ou PVC e tipo de vidro,etc?

É o arquiteto que prepara o orçamento que posteriormente vou pedir a empreiteiros?

só se tiver projecto de execução.
  18.  # 18

A minha questão é se o arquiteto tem conhecimentos, competências para defenir todas essa questões
  19.  # 19

É a pessoa mais indicada, agora se o faz ou não depende do contrato e do tipo de projeto que faz com ele.

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  20.  # 20

Colocado por: doisarquitectosÉ a pessoa mais indicada

Ai é !!! ....então e os engenheiros???

0.0246 seg. NEW