Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    tenho um armazém que faz paredes meias com a horta de casa.
    Pretendo fazer um passeio em volta do armazém, permitindo circular em volta do mesmo sem estar sempre a sujar os pés na terra da horta.

    Para este trabalho estou com algumas dúvidas:

    • Qual a largura mínima admissível para um passeio para peões? Por exemplo, um passeio com 1.5m de largura ficava ali bem mas tirava-me muito espaço útil à horta. Um passeio de 0.5m talvez já seja demasiado estreito.
      O fim pretendido é poder circular ali a pé e de vez em quando com molhos de erva às costas.

    • Que tipo de bermas para o passeio são comummente utilizadas? Conheço aqueles lancis massivamente utilizados nas estradas rodoviárias. E já tenho visto bermas executadas em pedra cortada/rachada. Procuro a forma de execução mais barata possível mas que fique com um aspeto alinhado e engraçado. Preferencialmente com um aspeto rústico

    • Para o pavimento estou a pensar calcetar em cubo azul. O critério foi o preço e aspeto rústico. Parece-vos uma escolha enquadrada com os critérios?



    Aguardo os vossos comentários :)
  2.  # 2

    Colocado por: bodrelhosQue tipo de bermas para o passeio são comummente utilizadas?

    Para a execução da berma do passeio, já pensei comprar um máquina pequena de corte de pedra. Tenho muita pedra aqui na região, só que é irregular. Se conseguisse arranjar um máquina fixe para cortar pedra, poderia fazer a pedra para as bermas do passeio. Ainda que eu prefiro o aspecto de pedra rachada a pedra cortada...
    Vou passar numa pedreira para saber o preço de pedras guias para bermas de passeio. Será que fica mais caro ou mais barato que os lancis em cimento?
  3.  # 3

    Quer mesmo pedra?
    Podia fazer isso com lajetas sendo que algumas imitam pedra. Pelo menos em termos de mão de obra é capaz de ser a solução mais económica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 4

    No Minho há muitas ramadas de vinha abandonadas, cujos esteios são retirados para plantação de novas vinhas em bardo. Esses esteios, por vezes em granito azul, na minha opinião são óptimos para o lancil que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  5.  # 5

    Colocado por: CLOROFILUSNo Minho há muitas ramadas de vinha abandonadas, cujos esteios são retirados para plantação de novas vinhas em bardo. Esses esteios, por vezes em granito azul, na minha opinião são óptimos para o lancil que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bodrelhos

    Muito obrigado pela sua sugestão.

    No caso não tenho transporte para trazer os referidos esteios do Minho até Trás-os-Montes pelo não cheguei a procurar.

    Mas!, peguei na sua dica e passei numa pedreira e eles fazem este trabalho. É uma pedreira já de transformação, ou seja, fazem cubos e paralelos para calceta, areia, gravilha ... e fazem também lancis em pedra.

    Deram-me o seguinte preço para os lancis em pedra, com 10cm de largo, e 30cm (ou 20cm, ao mm preço) de altura: 8€ o metro linear + IVA.
    Preço para pedra amarela. Se fosse azul ficava um pouco mais barato já que a pedra azul é predominante na zona da pedreira (lados de VIla Pouca de Aguiar).

    No caso, vou pavimentar o passeio em cubo de pedra azul. Para os lancis, para os destacar, estou a pensar optar pela pedra amarela. Mas confesso que conjugar bem as cores não é de todo o meu forte e estou com algumas dúvidas a decidir-me pelo jogo de cores...
  6.  # 6

    Colocado por: RJAS1972Quer mesmo pedra?
    Podia fazer isso com lajetas sendo que algumas imitam pedra. Pelo menos em termos de mão de obra é capaz de ser a solução mais económica.


    Colocado por: RJAS1972Podia fazer isso com lajetas sendo que algumas imitam pedra.

    Sabe a ordem de preços, do m2, para as lajetas que referiu?
  7.  # 7

    Colocado por: bodrelhos
    No caso, vou pavimentar o passeio em cubo de pedra azul. Para os lancis, para os destacar, estou a pensar optar pela pedra amarela. Mas confesso que conjugar bem as cores não é de todo o meu forte e estou com algumas dúvidas a decidir-me pelo jogo de cores...

      Gostava de ter a vossa opinião sobre esta questão da conjugação das cores
    •  # 8

      Colocado por: bodrelhos


      Sabe a ordem de preços, do m2, para as lajetas que referiu?


      Se for, por exemplo, da Alcupel fica a cerca de 10€ o m2.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
     
    0.0141 seg. NEW