Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Pretendo colocar piso radiante eléctrico, mas tenho duvidas quanto à forma de aplicação do mesmo, nomeadamente no que diz respeito ao isolamento que deve ser colocado antes do PRE.
    Já li bastantes discussões e aplicações de diversos membros desta casa, onde era possível ver a colocação de XPS, XPS + plástico, uma manta com aspecto "metálico" (não sei o nome técnico disto), etc.
    Ora na vossa opinião qual é a solução de isolamento correcta para a instalação de PRE?

    Cumps,
    psilva
  2.  # 2

    Desde já obrigado pelo seu esclarecimento Etics.
    Eu estou especialmente inclinado para uma solução XPS, mas como existe toda uma quantidade enorme de possibilidades andava a procura de outras opiniões, mas parece-me que realmente essa será a melhor solução custo/beneficio.

    Já agora e no que diz respeito aos rodapés de isolamento? manter o XPS >= 3cm?
    Pelo que li também existe diversos materiais que se pode utilizar certo?
  3.  # 3

    Certo, era o que tinha em mente :).

    Já agora, também vi a colocação de uma rede (se não estou em erro, de fibra de vidro) a ser colocada sobre os fios. A utilização deste tipo de material é aconselhável (se sim, qual rede serve ou necessita de ter alguma característica em especifico)?

    E no que diz respeito à cobertura/enchimento com o cimento, é aconselhável algum tipo de cuidado de especial (existe "aditivos" que devem ser adicionados ao cimento) ou a colocação do cimento dito "tradicional" é mais que suficiente?
  4.  # 4

    Colocado por: pedrosilva25
    E no que diz respeito à cobertura/enchimento com o cimento, é aconselhável algum tipo de cuidado de especial (existe "aditivos" que devem ser adicionados ao cimento) ou a colocação do cimento dito "tradicional" é mais que suficiente?
    ~
    Deveria em bom rigor colocar aditivos. O aditivo ajuda a massa a compactar e uniformizar. A Wurth tem um fixe que custa mais ou menos 90.00€.
  5.  # 5

    Se quiser evitar a betonilha pode usar este sistema:

    https://m.youtube.com/watch?v=A1zCDE3X3i0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosilva25, Anonimo18072022B
  6.  # 6

    Nao entendi. Precisa de ver o que?
  7.  # 7

    Tem este da Schluter America

    https://m.youtube.com/watch?v=BCq8GEluaRg

    E este para ensinar a impermeabilizar

    https://m.youtube.com/watch?v=CeXD838BT3I
  8.  # 8

    • eu
    • 5 setembro 2014

     # 9

    Colocado por: pedrosilva25Pretendo colocar piso radiante eléctrico

    Parabéns pela coragem!
  9.  # 10

    Colocado por: pc ferreiraSe quiser evitar a betonilha pode usar este sistema:

    https://m.youtube.com/watch?v=A1zCDE3X3i0
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrosilva25,Etics


    Muito elucidativo esse vídeo. No entanto, fiquei sem perceber de que forma é que com isso evitava a betonilha. Poderia explicar-me?
    Já agora, que tipo de material é aquele que é colocado a fazer de guias para o fio?
  10.  # 11

    Colocado por: euParabéns pela coragem!


    Então porquê 'eu'?
    • eu
    • 5 setembro 2014

     # 12

    Colocado por: pedrosilva25Então porquê 'eu'?

    Porque é preciso coragem para não ter um colapso quando chegarem as faturas de eletricidade... ;)
    Concordam com este comentário: pedrosilva25
  11.  # 13

    Colocado por: euPorque é preciso coragem para não ter um colapso quando chegarem as faturas de eletricidade... ;)


    heheh é um facto. Mas como tudo na vida, se for dada uma boa utilização com "peso e medida", penso que no final de contas o custo/beneficio da aplicação do piso radiante acabará por valer a pena.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 14

    Colocado por: pedrosilva25

    Muito elucidativo esse vídeo. No entanto, fiquei sem perceber de que forma é que com isso evitava a betonilha. Poderia explicar-me?
    Já agora, que tipo de material é aquele que é colocado a fazer de guias para o fio?


    Evita a betonilha, pois pode aplicar directamente em cima a ceramica ou a pedra natural.
    A lâmina ditra heat, é uma lâmina de desacoplamento, distribuição de carga, absorsao de humidade residual, impermeabilização, etc.
  13.  # 15

    Caros,

    E no que diz respeito a aplicação do PRE, que cuidados se deve ser na aplicação do mesmo?
    Isto é, nas imagens/vídeos disponíveis tanto aqui no fórum como na Internet, é possível ver-se que são feitos autênticos "desenhos" com os fios do PRE, ora, estes "desenhos" são feitos seguindo regras (pressuponho eu).
    Alguém me sabe dizer quais são essas regras e quais os cuidados que se deve ter aquando da aplicação?
  14.  # 16

    Colocado por: eu
    Parabéns pela coragem!

    LOLLLL
    Mauzinho pá !!
    • eu
    • 5 setembro 2014

     # 17

    Colocado por: Anonimo18072022ATenho um dedo que adivinha ;-)
    Você não resistiu...

    é verdade... ;)
    • eu
    • 5 setembro 2014

     # 18

    Colocado por: Anonimo18072022A- Realize um registo fotográfico da instalação.

    Isto é de uma tremenda importância em todo o tipo de instalações na casa (eletricidade, águas, etc).
    Concordam com este comentário: pedrosilva25
  15.  # 19

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Depois de escolhido o cabo de aquecimento adequado para a potência a instalar:
    - Optar por cabos de aquecimento que permitam ligação à terra da instalação;
    - Afastamento de elementos fixos no mínimo 5cm;
    - Não cruzar o cabo de aquecimento;
    - Incluir sonda de pavimento nas caraterísticas do termóstato para controlo da temperatura de pavimento;
    - Para calcular a distância de instalação dividir a área onde efetivamente vai aplicar o cabo, pelo comprimento do cabo.
    - Realizar os necessários testes ao cabo de aquecimento quando o instalar e após colocação da betonilha. Salvaguardará assim que não existem avarias. Registe os dados já que TODOS os fabricantes em caso de avarias exigem estes valores.
    - Realize um registo fotográfico da instalação.


    O no que diz respeito ao afastamento entre fios?
    Existe alguma "norma/regra" que deva ser seguida para fazer os ditos "desenhos" (já agora, alguém sabe o nome técnico que é dado a isso :D)?
  16.  # 20

    Colocado por: eu
    Isto é de uma tremenda importância em todo o tipo de instalações na casa (eletricidade, águas, etc).
    Concordam com este comentário:pedrosilva25


    Concordo, já tenho alguns Gigabytes de imagens e vídeos da construção da minha. Sem duvida alguma que é um bem essencial por todos os motivos e mais alguns.
 
0.0166 seg. NEW