Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 6 setembro 2014

# 1

Boa noite, vou substituir o piso do terraço da minha casa que está por cima da sala. O piso que tinha lá antes era o moleanos que não vale nada. Agora falam-me em mármore de estremoz, lioz e granito. O que eu gostava de saber é quel a pedra que apresenta melhor relação em termos de impermeabilidade (menos porosa) e preço.
    Se tiverem outras sugestões também agradeço.

Obrigado!
    • AMCP
    • 6 setembro 2014

# 2

mas tem que ser mesmo pedra? não pode ser mosaico a imitar a pedra?
    • AMCP
    • 6 setembro 2014

# 3

atenção ao chão que coloca por causa das quedas escorregar), preferência um anti-derrapante
    • Gex
    • 6 setembro 2014

# 4

Eu explico: a substituição do chão deve-se ao facto de a impermeabilização do mesmo ter ficado mal feita. A empresa de construção teve de levantar tudo e eu propus que se colocasse um chão melhor e eu pagava a diferença. A ideia era que fosse o mesmo fornecedor do moleanos mas para um chão melhor. Quanto a ser escorregadio, provavelmente não será muito relevante neste caso pois quando estiver a chover ningém vai usar esse terraço, mas se for anti-derrapante melhor, mas não me parece obrigatório. O fornecedor é um canteiro e que pelos vistos só tem pedra, por isso queria colocar alguma coisa mlhor...
    • AMCP
    • 6 setembro 2014

# 5

ponha granito, mas atenção a qualidade do granito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
    • Gex
    • 6 setembro 2014

# 6

Obrigado, mas como posso distinguir a qualidade?

Disseram-me que o granito era bastante mais caro que o estremoz e o lioz, essa diferença de preço justifica-se assim tanto quando falamos da porosidade e impermeabilidade da pedra?
  1.  # 7

O granito é substancialmente melhor a nível de características físicas do que as rochas sedimentares e metamórficas.
    Mas o Marmore de estremoz ( depende da qualidade que é aferida pelo maior ou menor número de veios) é mais caro que muitos granitos.
    O lioz, e diversas pedras sedimentares da zona de Lisboa, como por exemplo o calcáreo azulinho cascais, é bem mais caro que a maior parte dos granitos!!!
    • Gex
    • 6 setembro 2014

# 8

Bom dia,
    Hoje apresentaram-me uma outra alternativa que colocava à vossa avaliação: deck compósito. Ou seja, por cima da tela impermeabilizante colocava-se a geotextil e depois uma camade de betonilha onde iria assentar (encaixar) um suporte lateral para o deck que por sua vez encaixaria aí. Tudo sem furos nem buracos.A água escoaria directamente para a betonilha/tela e para os ralos.
    Que vos parece?
  2.  # 9

Tenho a informação que o deck composito sofre dilatações bastante elevadas com as temperaturas, desk de madeira é o que toda a gente sabe, conheçi á pouco tempo foi um deck ceramico, pareçe ser uma boa solução mas o comprimento das peças são só 75cm, fica o link http://www.valegandara.com/produtos/deck.php

Quanto ao pavimento natural, o granito será a melhor opção em termos de resistencia, no entanto tambem existe granitos mais porosos.

O estremoz é um pouco mais resistente que o moleanos e bastante equivalente ao lioz.

Mas como disse o Pedro Barradas, isso por si só não quer dizer muito, pode encontrar um moleanos com tanta ou mais resistencia que um estremoz, agora como identificar?, você não consegue mas certamente esse canteiro consegue (se quizer claro)
  3.  # 10

Mas tambem pode optar por uma solução em granito suspenso, trabalha da mesma forma que o deck mas sem problemas de dilatação.
    • Gex
    • 6 setembro 2014

# 11

Nesse caso a solução ideal é mesmo o granito...?
    • matrix
    • 6 setembro 2014 editado

# 12

Nesse caso a solução ideal é mesmo o granito...?

A solução é aquela que você gostar e se identificar (tendo em conta a situação).

Mas não veja o tipo de revestimento como a peça fundamental para fazer o isolamento, essa função cabe ás telas etc.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 13

Colocado por: matrix

A solução é aquela que você gostar e se identificar (tendo em conta a situação).

Mas não veja o tipo de revestimento como a peça fundamental para fazer o isolamento, essa função cabe ás telas etc.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Independentemente da pedra que aplicar, o sistema por si só dá raia.
    E não é pela impermeabilizacao ou pela pedra, a questão tem a ver com a betonilha e pelo geotextil.

Se aplicar a tela, uma lamina drenante e na betonilha respeitar todas as juntas (perimetrais e de fraccionamento) nao terá problemas. mas já existem sistemas que evitam isso tudo e pode aplicar a pedra directamente sobre um sistema de drenagem.
    Concordam com este comentário: matrix
  5.  # 14

Tem este topico para o efeito ou pode ver os sistemas aqui ou aqui.
  6.  # 15

Tem este topico para o efeito ou pode ver os sistemas aqui ou aqui.

pc Ferreira, desculpe a falta de informação mas, isto são telas de impermeabilização?
  7.  # 16

Sim, alem de outras funcoes.
  8.  # 17

Sim, alem de outras funcoes.

Quais?

Qual a media de preço do sistema para coberturas planas??
  9.  # 18

Coberturas planas tipo aquelas com calhau rolado, ou com material aderido?

Edit

Tem aqui as fichas técnicas, declaração de desempenho, etc

http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=6-1-ditra.xml&pg=funktion

http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=2125.xml&pg=funktion
    http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=8-1-kerdi.xml&pg=funktion

Sistemas construcao de varandas e terraços:

http://www.schluter.pt/media/552041_Prospekt_Balkon_1-8-PT_0213.pdf
  10.  # 19

Coberturas planas tipo aquelas com calhau rolado, ou com material aderido?

??, agora bloquei.

Material aderido são telas asfalticas tradicionais?
  11.  # 20

Colocado por: matrix

??, agora bloquei.

Material aderido são telas asfalticas tradicionais?

Estava-me a referir ao acabamento.

0.0168 seg. NEW