Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou na situação complicada de ter de decidir a cor do betume para as juntas no exterior do mosaico dos muros em porcelânico polido Cromática Ice da Revigrés e dos pavimentos em ladrilho de mármore Carrara branco e cinza. Como o acesso a este pátio exterior é efectuado através da cozinha e como esta também vai ser revestida nas paredes e pavimento com mármore Carrara branco e cinza, a cor do betume também aqui será o mesmo.

O betume vai ser o Weber.Color.Premium. Embora este betume não ganhe fungos, o ladrilhador avisou-me que vai haver acumulação de sujidade e, como tal, se não fica manchado de uma forma vai ficar manchado de outra. Uma maneira para reduzir isto seria hidrofugar as juntas.

Em termos de cor, tirando o branco que seria um suicidio, restam o branco sujo (que penso que ainda será demasiado branco para a sujidade), os cinzas, o antracite quase preto e, eventualmente os cremes escuros que poderiam compatibilizar com dois muros em pedra calcária de Ançã que também estão nesse pátio.

Pessoalmente, gostei muito da cor Titânio, mas talvez seja demasiado clara.

Deixo umas fotos. O trabalho de assentamento ainda não está concluído mas dá para terem uma ideia.

O que me aconselham?
      P1030544.jpg
      P1030558.jpg
      P1030550.jpg
  2.  # 2

Aí vão as cores que penso que fazem algum sentido para o caso, da Weber:

Bege
    Creme

Platina
    Platina

branco sujo
    Branco sujo

bege claro
    Bege claro

cinza
    Cinza

Titânio
    Titânio

Grafite
    Grafite

Antracite
    Antracite

Mostarda
    Mostarda
  3.  # 3

Então ninguém opina?
  4.  # 4

que coisa estranha, quer na forma quer nos materiais, os azulejos na diagonal e ainda o capeamento em pedra da guarda.
    no entanto por uma questão de coerência eu punha uma cor mais escura para continuar a evidenciar os quadrados dos azulejos.
    já no pavimento que acho interessante, procurava uma cor parecida com o mesmo portanto sem evidenciar muito a junta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: marco1que coisa estranha, quer na forma quer nos materiais, os azulejos na diagonal

Eu por acaso gosto de ver a azulejo colocado como chapim ... Foi uma moda dos arquitectos à uns 20 anos. Hoje já se vê pouco.

Colocado por: paulomsEntão ninguém opina?

Eu punha juntas à cor da pedra antiga. no pavimento talvez branco sujo .
  6.  # 6

Talvez Cinza ou titânio em tudo. para tentar homogeneizar isso.
    Concordam com este comentário: pauloms
  7.  # 7

Colocado por: marco1que coisa estranha, quer na forma quer nos materiais, os azulejos na diagonal e ainda o capeamento em pedra da guarda.

Nas fotos não está visível mas os mosaicos que estão na diagonal acompanham um vão de escadas. Ou seja, tanto o corrimão como o muro que limita lateralmente os degraus.

Colocado por: marco1no entanto por uma questão de coerência eu punha uma cor mais escura para continuar a evidenciar os quadrados dos azulejos.

Quão escura? Titânio seria suficientemente escura? É a cor que mais se assemelha aos raiados cinza do mármore.

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu punha juntas à cor da pedra antiga. no pavimento talvez branco sujo .

Mas o branco sujo não ficará "sujo" passado pouco tempo, ainda para mais num pavimento de exterior?

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu por acaso gosto de ver a azulejo colocado como chapim ... Foi uma moda dos arquitectos à uns 20 anos. Hoje já se vê pouco.

Penso que se vê pouco actualmente porque pelo que os ladrilhadores me disseram é um trabalho que demanda mais tempo e mais desperdício de material.
  8.  # 8

pauloms

é evidente que quando falo em guarda sei perfeitamente que tem ai umas escadas.

nas paredes use o tal titânio e no chão algo que seja igual ao mosaico.
  9.  # 9

Colocado por: paulomsMas o branco sujo não ficará "sujo" passado pouco tempo, ainda para mais num pavimento de exterior?

Pois suja, por isso eu preferia um branco sujo ou mais escuro a uma cor branca igual à pedra que só vai branca uma semana !

Hà duas opiniões que os arquitectos de interiores normalmente têm ...
    - Juntas a contrastar para não tentar disfarçar o indisfarçável e assim tirar partido das juntas.
    - Disfarçar ao máximo as juntas com cores iguais aos materiais para não se notar .

Na minha opinião como uma cor clara fica logo suja o melhor é colocar uma escura eu gosto tb do titânio ...
    Colocado por: paulomsPenso que se vê pouco actualmente porque pelo que os ladrilhadores me disseram é um trabalho que demanda mais tempo e mais desperdício de material.

Nos casos normais sim, mas num escada até não gasta muito mais... Eu acho que na escada fica pior se fossem colocados normalmente.
    Assim inclinado é como se faziam antes os chapins em pedra, sendo que a ultima peça já ficava a com o corte da frente na perpendicular para alinhar com as que se seguem .
    Ainda se vê algumas casas com cerâmicas a 45 % ...
  10.  # 10

Colocado por: marco1é evidente que quando falo em guarda sei perfeitamente que tem ai umas escadas.

Ok, ok, não bata mais no ceguinho. É "evidente" que não estou familiarizado com o jargão.

Colocado por: Jorge Santos - FaroAinda se vê algumas casas com cerâmicas a 45 % ...

Depois hei-de de postar uma fotos de um lambril de escadas que vai ser feito no interior da casa... Com uma estereotomia interessante mas, na falta de azulejos antigos, vou seguir pela pedra natural.

Colocado por: Jorge Santos - FaroNa minha opinião como uma cor clara fica logo suja o melhor é colocar uma escura eu gosto tb do titânio ...

ENtão parece que a escolha é mais ou menos unânime. Fica o Titânio!
  11.  # 11

Colocado por: paulomsENtão parece que a escolha é mais ou menos unânime. Fica o Titânio!

Colocado por: Pedro BarradasTalvez Cinza ou titânio em tudo.

Sim ! sem duvida :-) Fica bem o contraste ! e não se nota o sujo !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms

0.0160 seg. NEW