Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Depois de ler vários tópicos sobre tintas e primários fiquei ainda com umas dúvidas.

    O meu problema é que na fachadas que apanha menos sol, tendo por isso mais humidade, a tinta na fachada enfolou e até abriu buracos (ver foto anexa). Além disso, a humidade dentro de casa neste Inverno, o qual foi particularmente chuvoso, foi terrível, tendo sido necessário recorrer a desumidificador e, mesmo assim, as roupas ganharam bolores.

    As paredes são simples, isto é, não são paredes duplas nem têm capoto (a vivenda tem mais de 50 anos). O reboco é antigo, à base de cal hidráulica.

    A moradia foi pintada há 5 anos. Antes da pintura, o reboco foi restaurado com uma argamassada pré-preparada, também à base de cal hidráulica (RHP). Suspeito que o empreiteiro não usou primário em cima do reboco. A tinta usada foi CIN NOVATEX AC. Já percebi que, sendo uma tinta areada, infelizmente, não é a indicada, por não deixar respirar a parede (corrijam-me se estiver errado).

    Tenciono pedir um orçamento mas quero primeiro perceber o que é que vou pedir e que possíveis soluções posso esperar.

    As minhas dúvidas são de dois tipos:

    1. Reparação da pintura estragada
    Tenciono mandar raspar a fachada onde a tinta enfolou, regularizar o reboco com RHP ou semelhante, aplicar um primário e depois uma tinta à base de silicatos ou de siloxanos.
    a) Parece-vos que é a intervenção correcta?

    b) O reboco está algo areoso, esfarelando-se à passagem da mão. Acham boa ideia aplicar um primário fixador (em pesquisas encontrei o Robbialac Primário Fixador Hidro-Armadura 020-0205)?

    c) Como forma de conter a humidade dentro de casa, será boa ideia aplicar um primário selante (p. ex. o Robbialac HydroViplite V20-0005 que encontrei nas pesquisas)?

    d) Adivinho a resposta a esta pergunta mas, mesmo assim, cá vai. O selante que indiquei em c) pode-se aplicar em cima daquele que indiquei em b? A ideia seria ter o melhor dos dois mundos: boa fixação do substrato e capacidade de selante.

    e) Quanto à tinta de acabamento, quais são as vantagens de uma tinta à base de siloxanos sobre uma outra à base de silicatos?

    f) Eu sei que os primários se aplicam antes da tinta de acabamento mas, como forma de combater a humidade dentro de casa, é possível aplicar algum produto por cima da actual pintura? (Como por exemplo o selante o Robbialac HydroViplite V20-0005)


    2) Aplicação de capoto nas fachadas
    Do que tenho aqui lido, esta solução seria a mais interessante, especialmente no caso de uma intervenção mais profunda. Tenciono pedir um orçamento mas se alguém me pudesse dar umas linhas de orientação, seria de grande ajuda.

    a) Recomendam que remova a totalidade do reboco existente (à base de cal hidráulica, como referi) ou pode-se aplicar por cima do actual reboco? A minha preocupação é se o capoto ficará bem fixado. No caso de remoção do reboco actual, suponho que seja necessário aplicar um reboco à base de cimento antes de aplicar o capoto, correcto?

    b) Caso não se remova o actual reboco, deve-se, pelo menos, raspar a pintura, pois caso contrário estaria-se a "colar" o capoto à actual pintura, e se esta enfolasse lá caíra o capoto. Correcto?


    Qualquer ajuda será bem-vinda. A questão saiu um pouco longa na esperança de melhor detalhar a minha situação.

    Obrigado,
    Jorge
      2014-09-07-pintura-enfolada-fachada.jpg
  2.  # 2

    Boas, algum comentário?
  3.  # 3

    esqueça isso tudo , peça ao tecnico da Robbialac para lhe fazer um plano de recuperação e verá que 90 % daquilo que pensa não cabe na sua parede ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  4.  # 4

    Colocado por: rafaelisidoroesqueça isso tudo , peça ao tecnico da Robbialac para lhe fazer um plano de recuperação e verá que 90 % daquilo que pensa não cabe na sua parede ...


    É capaz de ser boa ideia. Mesmo assim, gosto de perceber o meandro das coisas.
  5.  # 5

    Colocado por: jorge.c.lopes

    É capaz de ser boa ideia. Mesmo assim, gosto de perceber o meandro das coisas.
    mas uma vez que já demonstra interesse sobre a marca e está confuso ... a nivel de tintas assim que o homem for aí de certeza absoluta que explicará o porque de umas escolhas e o porque de algumas ideias erradas ,depois aí sim poderia-mos debater alguma coisa ,melhorar ou concordar com algo , aceitar a escolha ou simplesmente falar mal ahhaahahahah .
    Concordam com este comentário: jorge.c.lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  6.  # 6

    Colocado por: rafaelisidoromas uma vez que já demonstra interesse sobre a marca


    Não faço questão de ser Robbialac. Dyrup ou outra, porque não? O que me importa é resolver o problema e bem.
  7.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoroesqueça isso tudo , peça ao tecnico da Robbialac para lhe fazer um plano de recuperação e verá que 90 % daquilo que pensa não cabe na sua parede ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorge.c.lopes


    Eu também fiz isso mas não gostei da conclusão totalmente desfazada da opinião de todos os pintores profissionais a que pedi conselhos e mudei de marca lol
  8.  # 8

    Colocado por: Bricoleiro

    Eu também fiz isso mas não gostei da conclusão totalmente desfazada da opinião de todos os pintores profissionais a que pedi conselhos e mudei de marca lol
    cada caso é um caso , e nem todos são iguais lol
  9.  # 9

    Colocado por: jorge.c.lopes

    Não faço questão de ser Robbialac. Dyrup ou outra, porque não? O que me importa é resolver o problema e bem.
    ora bem , o seu problema é grave ...no que diz respeito ao recuperar com pintura ,para ter uma ideia teria que remover toda a tinta até chegar ao suporte de cal para poder aplicar a tinta de silicato ... por outro lado aplicar uma tinta de base siloxano não terá qualquer vantagem sobre o que tem aí ... poderia dizer que uma tinta de media qualidade teria o mesmo comportamento que uma destas sobre o seu suporte ...

    a nivel de primarios nem o armadura nem o da Vip são puros fixadores e tem uma desvantagem quando aplicados em superficies altamente porosas ...não penetram bem no suporte e se penetram não fazem liga suficiente para não partir ...

    quando aconselho um tecnico falo porque é dificil um pintor profissional selecionar uma variante de soluções para este problema que tem ... por isso peça um tecnico de cada marca ...mas não peça um vendedor , peça um Eng.Quimico da marca ,o que faz tintas , o que faz assistencia tecnica ok .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
 
0.0139 seg. NEW