Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É um dos factores a ter em conta,o seu comentário foi:

Horrível. Nem que me pagassem. Extremamente mal localizado.
  2.  # 2

Colocado por: luiscamposÉ um dos factores a ter em conta,o seu comentário foi:

Horrível. Nem que me pagassem. Extremamente mal localizado.

Exacto. E que tem isso a ver com os acessos?
  3.  # 3

A localização tambem não tem a ver com os acessos?A rapidez de chegar a qualquer lado?
  4.  # 4

Tem pois. Mas é apenas um de muitos fatores.
  5.  # 5

Então não consigo perceber,está bem localizado em relação a acessos(a8-crel-ic22-ponte vasco gama-a1-cril),espaços verdes(parque da cidade),tem a leziria em frente(não irá ter contrução)
  6.  # 6

uuuiiiii, tem uns espaços verdes.... e a lezíria é uma maravilha sim. À vista, tem razão. Porque quando chove, entre insetos, cheias e mau cheiro, venha o diabo e escolha. E depois tem uma vizinhança que é um miminho. Em relação aos acessos, tenho a dar-lhe a mão à palmatória, sem dúvida.
  7.  # 7

Desculpe mas não sabe do que fala,Oeiras tem cheias e é um sitio agradavel de viver,mau cheiro?insetos?aonde?o problema é Santo António dos Cavaleiros?
  8.  # 8

só falo do que sei. Oeiras não conheço. Mas Quinta do Conventinho sei do que falo. Vive muito perto durante 7 anos.
  9.  # 9

Alguém sabe alguma coisa sobre esta zona: Paiã - Odivelas?

Acho que fica algures entre o Odivelas Park e Dolce Vita...

De vejo em quando vejo uns anúncios de T2 novos ou semi novos com preços abaixo de outras zonas.

É uma zona má?
  10.  # 10

Não devemos estar a falar do mesmo sitio,mau cheiro?melgas?não deve ser o mesmo sitio.
    Acho que não existe nenhum sitio nos arredores de Lisboa em que não haja um bairro problematico por perto.
    Paiã é mais um sitio desses,zona calma mas....Não é uma zona má,mau é a Quinta do Mocho
    Experimente no Chapim-Odivelas,vai a pé para o Metro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danieldds
  11.  # 11

Vou visitar 2 casas em Barcarena. Parece-me ser uma zona sossegada e bem frequentada. De acessos não me parece muito mau, tem a A5 e a CREL muito perto. o IC19 também não fica muito longe. E também fica "ao lado" de Queijas que é uma zona agradável.

Eu vou usar carro todos os dias, trabalho em Alfragide. O que acham desta zona?

Obrigado
  12.  # 12

Colocado por: anatrindade

Goliver
    A sua opinião é um pouco... como dizer... cinzenta...??

Toda a gente sabe que viver dentro da cidade de Lisboa é fantástico porque poupa tempo e dinheiro em transportes, mas vai seguramente gastar essa margem de ganho na casa, porque casas em Lisboa, como toda a gente sabe, são caras.

O mesmo se aplica ao argumento da "manutenção" e da "segurança" de uma moradia. Há moradia e moradias. E quem não pode gastar muito na manutenção de uma, em vez de ir para a Quinta da Marinha, fica-se por uma geminada com um pequeno logradouro e compra um cão, que já é bem bom. Poupa nos alarmes e no condomínio, e ainda pode instalar uns painéis solares para poupar na eletricidade.

Viver perto do trabalho, nos tempos que correm, também é um argumento desfasado da realidade porque a larga maioria das pessoas já não trabalha longos períodos de tempo no mesmo sitio; a flexibilidade e a mobilidade laboral vieram revolucionar o conceito de "emprego para a vida" e as pessoas já não se podem dar ao luxo de viver "o sonho português".

Relativamente à compra de um apartamento usado e à sua remodelação, é obvio que a remodelação implica custos e esse fator acresce ao valor de compra da casa. Por ser tão óbvio não o referi, porque entendi que qualquer pessoa ia perceber que precisa fazer esse cálculo.

Não sei se leu bem o que escrevi, porque de cinzenta a minha opinião não tem nada. Pelo contrário, é bem clara e concreta.

Aliás, eu disse claramente que quem reside perto do local de trabalho tem mais qualidade de vida do que se tiver de atravessar toda a cidade e passar horas no trânsito ou apanhar vários transportes públicos. Isto para mim não tem nada de subjectivo e parece-me que a anatrindade não percebeu mesmo o que eu disse, independentemente de isso não ser um factor preponderante para aferir a sua qualidade de vida.

Esquece-se que quem acaba por comprar casa fora de Lisboa, acaba por ter muito mais despesas com as deslocações e com o stress inerente. Muitas pessoas iludem-se com a poupança que fazem na compra da casa mas desiludem-se com os gastos adicionais que passam a ter para ir trabalhar. Conheço muito boa gente que, passado uns meses, se arrependeram de ir morar para fora de Lisboa quando fazem toda a vida na cidade. Entre a poupança que fizeram e os gastos adicionais que passaram a ter... saldo nulo ou mesmo negativo! Uns, por terem maior capacidade financeira, conseguiram remediar o erro. Os outros, passaram a ter de viver com esse erro. Isto para dizer que o argumento da margem que acabam por poupar pode ser falacioso financeiramente falando, sendo que também é preciso considerar outros factores extra-financeiros como o tempo que se passa a perder em deslocações.

É certo que o conceito "emprego para a vida" já não tem o mesmo sentido de há uns anos. Mas também não temos o conceito de mobilidade laboral que se verifica no norte da Europa. Portugal é um pais pequeno, excessivamente terciarizado e a mobilidade laboral que existe é a nível local. Troca-se de emprego dentro de Lisboa e isso não tem qualquer implicação na compra de casa, pelo que este argumento não faz sentido. E quem troca de emprego para outra região deixa a família no sítio de residência. Vejo isto todos os meses na minha experiência profissional.

Como falo por experiência própria sei bem o que custa manter uma moradia com as mesmas divisões de um apartamento. A não ser que prescinda da segurança que uma moradia necessita e de qualquer zona verde envolvente, essa opção fica sempre mais cara de manter.

Quanto à questão dos custos com a remodelação, não é assim tão óbvia quanto quer parecer crer. Há pessoas que acabam por investir mais dinheiro do que a racionalidade económica ditaria, seja porque querem usufruir de mais qualidade dos materiais ou instalar em casa equipamentos mais caros. Afinal de contas, o imóvel é para ser utilizado à medida das necessidades e gostos de cada um.
    • mmgreg
    • 19 setembro 2014 editado

# 13

Colocado por: danielddsVou visitar 2 casas em Barcarena. Parece-me ser uma zona sossegada e bem frequentada. De acessos não me parece muito mau, tem a A5 e a CREL muito perto. o IC19 também não fica muito longe. E também fica "ao lado" de Queijas que é uma zona agradável.

Obrigado

O problema por vezes não são os acessos, é a hora de ponta. Devia experimentar ver quanto tempo demora a sair dessa zona na hora que lhe dá jeito. Por exemplo, na zona onde moro, que não é muito longe dessa, a partir das 8h00min/8h30min, alguns acesso de saída começam a ficar congestionados, ou seja, temos filas logo de manhã.

Nós já temos os nossos atalhos e o trabalho do meu marido fica menos de 10 min, mas se houver um acidente ou obras, demoramos bastante mais se quisermos ir de carro, pois a pé são 20min.

Como está a pensar ir para Alfragide?

Outra coisa: procura um local onde fica sempre em casa ou um local que tenha vida própria? Vou dar um exemplo. Se uma pessoa quiser beber um café à noite em Linda-a-Velha na zona mais recente, vai ao Central Park e não encontra muita gente pelo caminho. Se for em Carnaxide, tem muitos cafés abertos à noite e no Verão estão cheios, no Centro Cívico, joga-se futebol, anda-se de bicicleta, de patins, etc.

Sobre o que está a ser discutido: nós optámos por comprar um apartamento antigo, que remodelámos, ao pé do emprego do meu marido (dava para ir a pé) do que comprar uma casa nova ou moradia mais longe, por ser mais barato ou porque ele adora moradias. O valor que pagámos aqui permitia comprar algo bem melhor mais longe.

Entretanto, mudámos para outro próximo deste, também podemos ir a pé para o trabalho, mas já são 20min e sair desta zona de carro já é mais complicado.

Mas eu já tinha a experiência de ver o meu pai diariamente em filas para o trabalho e para voltar e viu-o a vender essa casa para viver mais perto do trabalho (também podia ir a pé).

Quase todos os amigos/familiares que temos que optaram por uma casa melhor ou de acordo com os sonhos deles, acabaram por vendê-la passados uns anos por causa do trânsito. Com excepção de um casal que não consegue vender a casa de maneira nenhuma e está preso a ela. Este casal também se queixa que se quiserem sair à noite ou estar numa esplanada durante o dia, não têm onde o fazer na zona deles.
  13.  # 14

Colocado por: goliver

Não sei se leu bem o que escrevi, porque de cinzenta a minha opinião não tem nada. Pelo contrário, é bem clara e concreta.

Aliás, eu disse claramente que quem reside perto do local de trabalho tem mais qualidade de vida do que se tiver de atravessar toda a cidade e passar horas no trânsito ou apanhar vários transportes públicos. Isto para mim não tem nada de subjectivo e parece-me que a anatrindade não percebeu mesmo o que eu disse, independentemente de isso não ser um factor preponderante para aferir a sua qualidade de vida.

Esquece-se que quem acaba por comprar casa fora de Lisboa, acaba por ter muito mais despesas com as deslocações e com o stress inerente. Muitas pessoas iludem-se com a poupança que fazem na compra da casa mas desiludem-se com os gastos adicionais que passam a ter para ir trabalhar. Conheço muito boa gente que, passado uns meses, se arrependeram de ir morar para fora de Lisboa quando fazem toda a vida na cidade. Entre a poupança que fizeram e os gastos adicionais que passaram a ter... saldo nulo ou mesmo negativo! Uns, por terem maior capacidade financeira, conseguiram remediar o erro. Os outros, passaram a ter de viver com esse erro. Isto para dizer que o argumento da margem que acabam por poupar pode ser falacioso financeiramente falando, sendo que também é preciso considerar outros factores extra-financeiros como o tempo que se passa a perder em deslocações.

É certo que o conceito "emprego para a vida" já não tem o mesmo sentido de há uns anos. Mas também não temos o conceito de mobilidade laboral que se verifica no norte da Europa. Portugal é um pais pequeno, excessivamente terciarizado e a mobilidade laboral que existe é a nível local. Troca-se de emprego dentro de Lisboa e isso não tem qualquer implicação na compra de casa, pelo que este argumento não faz sentido. E quem troca de emprego para outra região deixa a família no sítio de residência. Vejo isto todos os meses na minha experiência profissional.

Como falo por experiência própria sei bem o que custa manter uma moradia com as mesmas divisões de um apartamento. A não ser que prescinda da segurança que uma moradia necessita e de qualquer zona verde envolvente, essa opção fica sempre mais cara de manter.

Quanto à questão dos custos com a remodelação, não é assim tão óbvia quanto quer parecer crer. Há pessoas que acabam por investir mais dinheiro do que a racionalidade económica ditaria, seja porque querem usufruir de mais qualidade dos materiais ou instalar em casa equipamentos mais caros. Afinal de contas, o imóvel é para ser utilizado à medida das necessidades e gostos de cada um.

Eu falo em alhos e o guliver fala em bugalhos.

O que se discutia era viver nos arredores de Lisboa e não ir para o Cartaxo ou para Setúbal. Não exagere para exaltar os seus argumentos.

Em relação aos custos de transporte é falso. O passe social continua a compensar. Se viver na periferia de Lisboa em zona suburbana, tem transportes públicos a metade do preço que gastaria em combustíveis para se pôr no trabalho. Se é mais stressante, menos prático e menos confortável, isso é sem dúvida. Mas como tudo na vida, é uma questão de opções. E mentalidades. Falou no Norte da Europa e bem porque é um bom exemplo a seguir. Os ingleses passam horas nos transportes públicos, os holandeses usam a bicicleta para todo o lado e lá mais para cima, faça neve, chuva ou sol, o transporte público é o meio de transporte preferencial. É uma questão de cultura e de mentalidade e em Portugal hão-de ser precisas gerações para mudar a mentalidade tuga de que "de carro é que é bom". O tuga pode ter pouco dinheiro no bolso mas largar o carro e ir de autocarro ou metro para o trabalho é só em último recurso porque é coisa "de pobre", é extramente "trabalhoso" e está conotado como "desadequado" a quem tem empregos com um certo estatuto. Felizmente que nos último anos já se tem notado algumas melhorias, mas ainda há muito a fazer para que as pessoas comecem a pensar de maneira diferente.

Do mesmo modo que o exemplo que deu da manutenção é uma questão de opção. Quem tem a carteira "curta" não vai gastar mais em materiais ou equipamentos do que aquilo que pode, com certeza. A menos que queira viver com a corda ao pescoço. Para quê? Por uma questão de vaidade? Ou o conforto passa por ter relvado no jardim ou deck de massaranduba na varanda?

Na vida é tudo uma questão de opções e de oportunidades.
    Porque quando diz que "o imóvel é para ser utilizado à medida das necessidades e gostos de cada um" está a faltar-lhe uma coisa muito importante: e para ser utilizado à medida da carteira de cada um.
  14.  # 15

Eu vou andar sempre de carro até Alfragide. Prefiro uma zona sossegada. Já vi uns T2 em Barcarena e gostei, zona muito tranquila.

Em Tercena também há uns prédios engraçados na Rua Francisco Marto. Vou ver na segunda feira. Alguém conhece bem a zona de Tercena para saber se é uma boa opção ou não?
  15.  # 16

Colocado por: danielddsEu trabalho em Alfragide

Eu também, moro em São Domingos de Rana :D
  16.  # 17

Colocado por: danielddsVou visitar 2 casas em Barcarena. Parece-me ser uma zona sossegada e bem frequentada. De acessos não me parece muito mau, tem a A5 e a CREL muito perto. o IC19 também não fica muito longe. E também fica "ao lado" de Queijas que é uma zona agradável.

Obrigado

Barcarena das vezes que lá passei gostei mas conheço pouco
  17.  # 18

Colocado por: danielddsEu vou andar sempre de carro até Alfragide. Prefiro uma zona sossegada. Já vi uns T2 em Barcarena e gostei, zona muito tranquila.

Em Tercena também há uns prédios engraçados na Rua Francisco Marto. Vou ver na segunda feira. Alguém conhece bem a zona de Tercena para saber se é uma boa opção ou não?

Então dou-lhe um conselho: quando puder, tente fazer o percurso de carro como se morasse lá. Fale com as pessoas da zona, sobretudo para perceber que atalhos tem, etc. Se quiser explicar melhor a localização, conheço atalhos de
    Queijas, Carnaxide, Linda-a-Velha, Alfragide e um bocadinho de Barcarena e Valejas, posso tentar ver se o ajudam.

Veja também os custos mensais nas deslocações. Tenho família que trocou de emprego pois o custo em portagens e gasolina chegava aos 200 euros por mês. Solteiro ainda se consegue, casado e/ou com filhos fica mais difícil.

Barcarena não me parece uma zona má, gosto dela. Se quer calmo, já pensou em Linda-a-Velha?
    Concordam com este comentário: danieldds
  18.  # 19

Eu trabalho em Alfragide. Custos mensais com deslocações não serão muitos. Atalhos conheço alguns de Barcarena para Alfragide. Para Tercena conheço um mas para apanhar o IC19 só em Queluz.

Eu quero uma casa semi nova, com uns 10 anos no máximo. Em Linda-a-Velha acho que não há muita, e a que há tem preços proibitivos.

Conhece zonas mais recentes em Linda-a-Velha?
  19.  # 20

Barcarena seria na Quinta da Franca, perto dos bombeiros.

Tercena na Rua Francisco Marto.

0.0297 seg. NEW