Trata-se de um terreno encravado que tem ao lado outros 2 terrenos subsequentes também encravados mas com serventias legalmente definidas.
Diz a caderneta predial que dou serventia a poente o que me parece necessário e lógico para permitir a passagem de 2 vizinhos para as suas respetivas propriedades.
Na propriedade ao lado da minha foi construída uma casa (de um dos filhos do proprietário) a confinar exatamente com a minha extrema sul de modo a que o proprietário do terreno fique impedido de aceder ao restante terreno onde pratica agricultura... do outro lado da casa tem um portão e uma tenda que também impede o acesso ao terreno para o mesmo efeito, pelo que diversas pessoas optam por passar para o meu terreno, seja a pé seja de camionete para irem carregar e descarregar materiais de construção de um outro filho do proprietário, seja para atravessadura.
Quando me mudei para ali, está a fazer 4 anos, pedi a uma empresa para me meter à frente da casa 50 metros de rede ovelheira para salvaguardar os meus animais e, quando chego ao fim do dia a rede tinha sido chegada para trás de modo a estar alinhada com uma porta que por qualquer motivo a casa do filho do vizinho tem aberta para o meu lado.
Na altura calei-me por não querer arranjar problemas, deixando sempre claro que se tratava de uma vedação provisória e que não tinha de dar serventia a Sul, só a poente o que desagrada o vizinho mas que a mim me desagrada profundamente porque não consigo entender porque é que alguém tapa o seu acesso dentro do seu terreno e tem de passar pelo terreno do vizinho para aceder ao seu restante terreno.
A relação tem momentos bons e outros tensos como quando resolvem fazer queimadas no meu terreno sem avisar ou meter ovos a chocar debaixo de uma das minhas galinhas também sem avisar ou sequer pedir, mas tem decorrido apesar de me incomodar por exemplo o facto de eu ter 4000 metros e não poder soltar os meus cães ou ovelhas porque não posso vedar para não incomodar ninguém.
Acontece que desapareceram algumas coisas de dentro de uma arrecadação na parte vedada do meu terreno e estou a pensar dar o passo que quero dar há 4 anos que é vedar condignamente dentro de marcos o meu espaço, deixando apenas a serventia onde indicada na caderneta predial. Posso construir o muro mesmo que o meu vizinho fique somente com menos de 1 metro de espaço dele na tal porta? A que altura posso fazer tal muro?
É normal haver situações destas? A mim parece-me o mesmo que num prédio alguém obstruir a própria porta e abrir um buraco para a sala do vizinho usando a porta do mesmo.