Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Entre 46W/m2 e 40W/m2....essa afirmação sem conhecer minimamente as condições de isolamento do espaço a climatizar...diria que é precipitado.
    Em muitas situações atuais, com bom isolamento, essa potência instalada pouco mais conseguiria do que repor as perdas térmicas, quanto mais aumentar a temperatura.

    Esta afirmação baseia-se no meu caso e de outras pessoas amigas, de várias zonas do país. Claro que há muitos fatores que desempenham um papel importante na potência a aplicar: a localização geográfica, o isolamento , etc Mas na realidade a potência aplicada, comparativamente a outros sistemas também de radiação, é tão baixa porque há um aproveitamento da inércia da parede que faz com que esta acumule o calor e se torne uma fonte de irradiação. E, se medirmos a temperatura dos objetos envolventes , é interessantíssimo verificar como tudo atinge uma temperatura confortável. Eu tenho um termómetro por infravermelhos e verifico que cerca de meia hora depois de ligar o aquecimento, a temperatura dos objetos afastados cerca de 2m do aquecimento, aumentou em cerca de 4 a 5 graus. É como se estes passassem de recetores a emissores do calor.
  2.  # 22

    Colocado por: M. L. BaltesA placa de vidro, que se encontra aparafusada no verso da pedra, contém a resistência elétrica reduzida a Nano partículas, isto é, igualmente distribuída por toda a superfície do vidro, de modo que o aquecimento é homogéneo e imediato (idêntico ao vidro traseiro da maior parte dos carros modernos, onde se deixou de ver o filamento da resistência). Com a nanotecnologia o tempo de funcionamento e o consumo foram reduzidos; as placas-radiantes que adquiri em 1990, tinham 1200 W e 800 W; os que adquiri em 1997, para aquecer a mesma área só têm respetivamente 900 W e 650 W.M.Lourdes

    como é o representante do sistema, o seu relato é um pouco "tendencioso",

    até pode ser verídico, pois uma casa bem isolada no Algarve pouco aquecimento precisa, mas não deixa de ser juiz em causa própria.
  3.  # 23

    Mesmo sendo a radiação predominante nunca se compara à energia transferida para o espaço por um pavimento radiante (elétrico ou a água)
    Conheço muito bem o pavimento radiante elétrico, que tenho no meu escritório (construído posteriormente) e destaco que o Piso-radiante é ótimo: o ambiente criado é igualmente saudável, limpo, sem precisar de manutenção; aconselho a toda a gente (desde que o produto não seja chinês! cuidado!). Contudo, o consumo, embora não seja elevado é superior ao da Laje-radiador .
  4.  # 24

    até pode ser verídico, pois uma casa bem isolada no Algarve pouco aquecimento precisa, mas não deixa de ser juiz em causa própria.
    Aceito o seu comentário, mas para esclarecimento, os primeiros aquecedores que comprei foram instalados na Croácia, onde as temperaturas eram bem baixas, pois estávamos rodeados de neve no Inverno...depois instalei na Alemanha, numa casa perto de Frankfurt, onde os Invernos não são amenos, mas as casas são isoladas. Estes aquecedores foram "transplantados" para o Algarve, depois de um Inverno passado em Vilamoura numa casa cheia de bolores, humidade a escorrer pelas paredes e um frio impossível de suportar, talvez devido à humidade extrema. E isto apesar de ter um recuperador de calor e ar condicionado!!! Pensei regressar à Alemanha e só não regressei graças a estes radiadores. Lembro que não vim para o Algarve para vender aquecimento: sou professora de profissão.
    Poderia mencionar-lhe muitas figuras públicas que têm o mesmo sistema e que lhe dariam o mesmo testemunho, embora não esteja instalado no Algarve...
  5.  # 25

    Pelo que li para aquecer um quarto de 12mts uma " pedra" dessas de 900w chega, correcto? Qual o custo, e quantas horas precisa de trabalhar ( e trabalha sempre a 900 w , ou como é?) por noite para manter uma temperatura amena durante toda a noite, digamos de 25 graus?

    Colocado por: M. L. BaltesRodri 12, vou tentar falar-lhe da minha experiência:Não se trata de um aquecedor elétrico comum, pois o sistema funciona por radiação infravermelha, idêntica ao Sol: aquece a envolvente, sobretudo a parede e não o ar. Apenas apresenta a convecção natural. Toda a envolvente adquire uma temperatura homogénea, secando as paredes e evitando os eventuais bolores (que era o meu maior problema!).O calor irradiado para a parede é transmitido em parte para o verso da parede: eu instalei na minha casa-de-banho, cujo verso era a parede de um roupeiro do meu quarto donde eu tirava as roupas cheias de bolores. Depois da instalação deste aquecedor na casa-de-banho as roupas estão mornas e sem bolores.
    O valor é, sem dúvida, muito superior ao dos radiadores elétricos tradicionais, pois o sistema em si nada tem a ver com os aquecedores elétricos comuns, cujo consumo todos conhecemos. Eu tenho a minha casa a uma temperatura constante de 20º e o consumo diário ronda as 6 horas, das quais 4 h são durante o período da noite, isto é, das horas de vazio, pois faço uso do contador bihorário. E a minha casa é pessimamente isolada... M. Lourdes
  6.  # 26

    Colocado por: carlosj39para manter uma temperatura amena durante toda a noite, digamos de 25 graus?
    25º não é ameno!! =) mas tambem depende de pessoa para pessoa!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 27

    Colocado por: Sergio Rodrigues25º não é ameno!! =) mas tambem depende de pessoa para pessoa!!


    No meu caso e com piso radiante
    - Quartos: reduzi a temperatura de 20ºC para 17,5ºC. Assim posso dormir, sem estar a suar...
    - Restantes: 20ºC

    Dá para andar perfeitamente bem dentro de casa em t-shirt. :)

    cumps
  8.  # 28

    Pelo que li para aquecer um quarto de 12mts uma " pedra" dessas de 900w chega, correcto? Qual o custo, e quantas horas precisa de trabalhar ( e trabalha sempre a 900 w , ou como é?) por noite para manter uma temperatura amena durante toda a noite, digamos de 25 graus?
    Normalmente para aquecer um quarto com 12 m2, não precisa de 900W, mas somente 650 w.
    A L-radiador fica ligada a um termóstato no qual o utilizador marca a temperatura pretendida; quando esta é obtida, o radiador desliga e só volta a ligar quando a temperatura baixou um grau. Mantém-se uma temperatura constante, mas o tempo em que o radiador está ligado varia, consoante vários fatores. Nos sistemas de aquecimento por radiação, o conforto térmico obtém-se com cerca de 2 a 3 graus a menos de temperatura do que no sistema por convecção, por isso, a temperatura de um quarto é bastante elevada se ultrapassar os 20º. Aconselhamos o contador bihorário, a fim de combater o frio da noite e acumular mais calor por um preço mais baixo de energia. O tempo de funcionamento, numa fase inicial é sempre mais longo do que depois de se ter criado o ambiente térmico pretendido. De acordo com estes fatores pode considerar-se 24 horas de aquecimento e um consumo entre as 6 e as 8 horas (neste caso quando a temperatura inicial é baixa!)
  9.  # 29

    Colocado por: M. L. BaltesAconselhamos o contador bihorário,
    ha afinal é comercial!! =)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 30

    Colocado por: electrao
    No meu caso e com piso radiante
    - Quartos: reduzi a temperatura de 20ºC para 17,5ºC. Assim posso dormir, sem estar a suar...
    - Restantes: 20ºC

    Dá para andar perfeitamente bem dentro de casa em t-shirt. :)
    umas das vantagens do piso radiante é que a temperatura de conforto pode ser mais baixa!!
  11.  # 31

    Colocado por: M. L. Baltesmas as casas são isoladas

    a enorme diferença esta aqui, pois pela Europa fora não passa pela cabeça de ninguém não usar isolamento térmico para cima de 6 cm (nem estou a falar dos países gelados onde é frequente usar 12cm a 20cm) enquanto que por cá ainda se admitia até bem pouco tempo uma simples caixa de ar sem nenhum material termico,
  12.  # 32

    Colocando a questão de outra forma, e indo directo ao cerne da questão, para manter um quarto de 12m numa temperatura de cerca de 22/25 graus numa noite (considerando 9 horas de uso) qual é o gasto expectável diário/mensal em energia desse aparelho de 650w?



    Colocado por: M. L. BaltesPelo que li para aquecer um quarto de 12mts uma " pedra" dessas de 900w chega, correcto? Qual o custo, e quantas horas precisa de trabalhar ( e trabalha sempre a 900 w , ou como é?) por noite para manter uma temperatura amena durante toda a noite, digamos de 25 graus?
    Normalmente para aquecer um quarto com 12 m2, não precisa de 900W, mas somente 650 w.
    A L-radiador fica ligada a um termóstato no qual o utilizador marca a temperatura pretendida; quando esta é obtida, o radiador desliga e só volta a ligar quando a temperatura baixou um grau. Mantém-se uma temperatura constante, mas o tempo em que o radiador está ligado varia, consoante vários fatores. Nos sistemas de aquecimento por radiação, o conforto térmico obtém-se com cerca de 2 a 3 graus a menos de temperatura do que no sistema por convecção, por isso, a temperatura de um quarto é bastante elevada se ultrapassar os 20º. Aconselhamos o contador bihorário, a fim de combater o frio da noite e acumular mais calor por um preço mais baixo de energia. O tempo de funcionamento, numa fase inicial é sempre mais longo do que depois de se ter criado o ambiente térmico pretendido. De acordo com estes fatores pode considerar-se 24 horas de aquecimento e um consumo entre as 6 e as 8 horas (neste caso quando a temperatura inicial é baixa!)
  13.  # 33

    Colocado por: electrao

    No meu caso e com piso radiante
    - Quartos: reduzi a temperatura de 20ºC para 17,5ºC. Assim posso dormir, sem estar a suar...
    - Restantes: 20ºC

    Dá para andar perfeitamente bem dentro de casa em t-shirt. :)umas das vantagens do piso radiante é que a temperatura de conforto pode ser mais baixa!!

    Com a l.radiador Duo-Therm tenho: no quarto - 17/18 graus, cozinha - 18 graus, sala 20 graus e casa-de-banho 22/23 graus. Estas são as temperaturas mais confortáveis quando o aquecimento é por radiação, porque há uma distribuição equitativa do calor e o conforto térmico é obtido com temperaturas mais baixas. M. Lourdes
  14.  # 34

    Colocando a questão de outra forma, e indo directo ao cerne da questão, para manter um quarto de 12m numa temperatura de cerca de 22/25 graus numa noite (considerando 9 horas de uso) qual é o gasto expectável diário/mensal em energia desse aparelho de 650w?

    Na minha casa, para aquecer um quarto de 12 m2, 24 h sobre 24 h, com o conforto térmico que eu aprecio, tenho um custo mensal de cerca de 15 €. Não esqueçamos que cada caso é especial: há quem tenha valores inferiores porque tem uma casa com bom isolamento e precisa apenas de uma temperatura de 18º , e há outras pessoas que irão pagar mais se as casas não tiverem isolamento e apreciarem temperaturas muito elevadas: cada grau a mais na temperatura ambiente, representa cerca de 7% a mais no consumo...
  15.  # 35

    procure na internet , escolhendo Laje-radiador com nanotecnologia...
  16.  # 36

    Na minha casa situada no Estoril com uma área de 220 m2 em que os custos de energia eram bastante elevados apliquei o rodapé radiante nas divisões mais críticas da casa nomeadamente: Na sala de 50 m2, num quarto de 20 m2 e noutro com 16 m2.

    No sistema anterior o aquecimento era feito através de radiadores de parede hidráulicos alimentados por caldeira a gás (da GASCAN). Nos meses de Dezembro, janeiro e Fevereiro os custos variavam entre os 200 e 300 euros por mês.

    Com este sistema havia necessidade de manter o sistema a funcionar durante longos períodos especialmente ao fim de semana e a sensação de frio era uma constante com destaque na sala com mezanino e altura de 7 metros.

    Num fim-de-semana foi aplicado o rodapé radiante em apenas 3 divisões:
    - Na sala de 50 m2 foi aplicado o rodapé em 3 paredes com 2000 W de potência total
    - No quarto de 20 m2 foi aplicado o rodapé em 2 paredes com potência total 1200 W
    - No quarto de 16 m2 foi aplicado em apenas uma parede o rodapé coma potência de 600 W.


    Os resultados este inverno foram os seguintes:
    - Custo mensal médio de 40 euros relativos ao rodapé radiante
    - Casa muito agradável termicamente onde deixou de se sentir frio
    - Redução na humidade das paredes.


    Os custos de investimento no rodapé radiante foram de 600 euros na sala, 420 euros no quarto maior e de 200 euros no quarto mais pequeno, num total de 1220 euros.

    A poupança de energia entre o anterior sistema de caldeira e radiadores hidráulicos e o atual sistema foi:
    Custo de energia – gás anterior (Dezembro a 31 Março): 1000 euros
    Custo atual com o rodapé: 160 euros.


    A poupança foi de 840 euros o que significa que o sistema é amortizado em menos de 2 anos.
    Mas o mais importante é que acabou-se completamente com o frio.
  17.  # 37

    pode colocar umas fotos da solução instalada?
  18.  # 38

    Colocado por: jorgealvespode colocar umas fotos da solução instalada?


    acho que não existem!!! raramente as pessoas tiram fotos!! :)
    • eu
    • 12 junho 2015

     # 39

    Colocado por: Henrique Leones- Na sala de 50 m2 foi aplicado o rodapé em 3 paredes com 2000 W de potência total
    - No quarto de 20 m2 foi aplicado o rodapé em 2 paredes com potência total 1200 W
    - No quarto de 16 m2 foi aplicado em apenas uma parede o rodapé coma potência de 600 W.

    Portanto, um total de 3800 W

    Colocado por: Henrique LeonesCusto mensal médio de 40 euros relativos ao rodapé radiante

    40 euros dá para cerca de 220 KWh de eletricidade, ou seja, dá para ligar esses 3800 W durante... 57 horas...

    Portanto, dá para ter o sistema ligado 1H50 por dia...

    É quase inacreditável que um aquecimento resistivo de 3,8 KW ligado menos de 2 horas por dia consiga "acabar completamente com o frio"

    É mais um milagre a acrescentar a muitos outros que se relatam neste fórum...
    Concordam com este comentário: toragrossa
  19.  # 40

    Colocado por: eu
    Portanto, um total de 3800 W


    40 euros dá para cerca de 220 KWh de eletricidade, ou seja, dá para ligar esses 3800 W durante... 57 horas...

    Portanto, dá para ter o sistema ligado 1H50 por dia...

    É quase inacreditável que um aquecimento resistivo de 3,8 KW ligado menos de 2 horas por dia consiga "acabar completamente com o frio"

    É mais um milagre a acrescentar a muitos outros que se relatam neste fórum...


    são rosas senhor... são rosas!!!
 
0.0265 seg. NEW