Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Trabalho numa empresa que se dedica à montagem de bombas e execução de furos, por isso temos mt experiência.
    A escolha de uma bomba de furo tem muito, que se lhe diga. As bombas de furo sao constituídas por motor e hidráulico. Qd escolherem a v/ bomba (caso seja possível) optem pelo motor franklin.
    Os hidráulicos podem ser de muitas marcas, da minha experiência a Joval tem dado alguns problemas. Trabalhamos com todas as marcas, e as q apresentam a melhor relaçao custo/beneficio é a Britefil, DAB, HIDRALPOMPE, STAIRS,. A Grundfos sem duvida que é uma boa marca, mas o preço de uma bomba pode ficar 3vezes mais caro que as marcas
    referi, só aconselho para utilizações muito intensivas. As outras marcas sao mais que suficientes para o mercado doméstico. A longevidade de uma bomba depende de muitos factores, mas a escolha de um bom Quadro Eléctrico com as devidas protecções é tão importante como a selecção da bomba.

Se necessitarem de algum esclarecimento adicional, podem colocar as vossas questões. Também posso enviar orçamentos para as bombas que pretenderem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca, davidfigueiredo, dedao
  2.  # 82

Estimado
    Boa noite, estive a verificar se haviam duvidas e problemas identicos ao meu mas nao encontrei nada, por isso aqui as minhas duvidas

Trata-se de um furo ja bastante antigo de qual ninguem possui qq informaçao e dados tecnicos, a unica coisa que sei ja fui eu que medi, o furo tem 72 metros de profundidade e a bomba antiga estava a cerca de 69 metros de prof. , ora a 3 metros do fundo.
    Um antigo inclino que retirava agua para rega , disse-me que antigamente enchia o tanque de 2000 litros de seguida sem qq problema, logico que em relaçao a caudais e pressoes , ele tambem nao sabia de nada.
    Entretanto quando adquiri este terreno a bomba estava queimada (motor danificado e bomba ok), entreguei a um rebobinador que de imediato me disse que nao valia a pena repara-la. Contactei uma empresa de bombas indicando dados da bomba antiga que estava ca e desejando uma cotaçao para uma similar para as caracteristicas do furo existente.
    Ora a antiga tinha uma chapa de caracteristicas onde so se conseguia ler os seguintes dados
    1,1kw; Hmax 150 Mts; QMax 4000L/H; e saída a 1.1/4 ; 4"
    Eles disseram-me de que para o meu furo nao valia a pena ser uma bomba com estas caracteristicas, entao adquiri uma de 1,1kw
    Hmax 80 Mts 1800L/H ( 30 Mts 3600L/H), saída 1.1/4".....

As minhas duvidas sao estas;
    - será que a bomba com capacidade para HMax de 150 mts como era a antiga, seria melhor ou eles tem razao quando dizem que esta resolve o problema ?

- o tubo que estava antigamente era um tubo azul , varas de 6 metros, com parede de 5 ou 6mm ...
    agora aconselharam-me meter tubo PEAD Dn40-1.1/4" Pn10Kg (peça inteira), rolo sem qq emenda.
    Será suficiente e aconselhavel ??

- na tubagem antiga que estava com varas de 6 metros , tinha uma valvula de retençao logo á saída da bomba e outra
    no topo do furo ja no solo logo a seguir à 1ª curva e montada na horizontal.
    Esta bomba da lowara que adquiri, dizem ja ter uma val. de retençao interna, será que é suficiente ou devo montar uma na boca da bomba antes do canhao e tubo PEAD ?

- e devo montar mais val. de retençao, ou posso prescindir delas, o tubo quando chega ao topo (À superfície) leverá uma curva , daí ainda terá uns 7 metros ate ao deposito que fica a uma altura de 2 metros do solo.
    Onde devo montar mais valvulas de retençao, a meio da coluna (+/- 30mts) ?
    na parte horizontal ja na linha que vai ao deposito ?
    ou perto do destino (deposito) ????

- a valvula se for necessario montar na tubagem ja na superficie, pode ficar na horizontal ?

- a bomba antiga estava a 3 metros do fundo, será que existe algum problema se eu deixar a bomba nova mais perto do fundo, por exemplo a 1,5 metro do fundo ?

a finalidade da bomba será apenas para alimentar um deposito de 1000 litros de agua, esse deposito ja está ligado a uma bomba de balao com balao de 120 litros e restante instalaçao ate à casa.
    Portanto se tudo corresse bem , a bomba do furo encheria o deposito dos 1000 litros e que dariam para mais ou menos uma semana, pois sou so eu e minha esposa. Quando esse dep. de 1000Lit estiver vazio , ligará novamente a bomba do furo, etc...
    este sistema de deposito , boias, q.eletrico ja estava montado , novo foi a bomba e o tubo e possiveis val. de retençao se forem necessárias.

Gostrara muito de poder contar com a sua opiniao e dicas importantes e se ver que algo está incorreto, ou menos correto ou nao aconselhavel, diga...
    deixo esboço em word
    Obrigado pela vossa ajuda tecnica e bem hajam....
  3.  # 83

Colocado por: tozedossantos1será que a bomba com capacidade para HMax de 150 mts como era a antiga, seria melhor ou eles tem razao quando dizem que esta resolve o problema ?
    se é somente para encher um tanque essa serve perfeitamente.

Colocado por: tozedossantos1o tubo que estava antigamente era um tubo azul , varas de 6 metros, com parede de 5 ou 6mm ...
    agora aconselharam-me meter tubo PEAD Dn40-1.1/4" Pn10Kg (peça inteira), rolo sem qq emenda.
    Será suficiente e aconselhavel ??

sim, e fica muito melhor,

Colocado por: tozedossantos1na tubagem antiga que estava com varas de 6 metros , tinha uma valvula de retençao logo á saída da bomba e outra
    no topo do furo ja no solo logo a seguir à 1ª curva e montada na horizontal.
    Esta bomba da lowara que adquiri, dizem ja ter uma val. de retençao interna, será que é suficiente ou devo montar uma na boca da bomba antes do canhao e tubo PEAD ?

existe muita gente que diz que tem que levar uma válvula á saída do furo e outros que diz que não,
    eu para essa distancia acho dispensável, porém o custo é irrisório e mal não vai fazer,

Colocado por: tozedossantos1a valvula se for necessario montar na tubagem ja na superficie, pode ficar na horizontal ?
    pode, mas convem que ser uma boa valvula,

Colocado por: tozedossantos1a bomba antiga estava a 3 metros do fundo, será que existe algum problema se eu deixar a bomba nova mais perto do fundo, por exemplo a 1,5 metro do fundo ?

mesmo sendo um furo antigo e como tal hipoteticamente limpo, eu aconselhava a manter a distancia que tinha ou até a subir mais um pouco para os 4 metros para evitar aspirar areias,

actualmente já existem bombas com preços aceitáveis que dispensam estes esquemas, podia usar uma única bomba de furo com caudal variável e pressão constante que é muito mais eficiente do ponto de vista energético, mais duradoura e mais fiavél que esta solução, mas se já comprou paciência.

0.0179 seg. NEW