Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uns 100 metros de tubo corrugado, de 200 mm de diâmetro, já dispostos na vala aberta para o efeito.

    Chegada a hora de soterrar os tubos, estou com dúvidas sobre como executar correctamente a almofada de protecção.

    Um amigo que trabalha na construção disse-me para colocar duas pedras ao alto, uma de cada lado do tubo e uma terceira pedra sobre as duas anteriores, formando uma espécie de túnel de protecção. Depois do túnel feito, deitar o restante entulho, por cima, de forma indiscriminada.

    É mesmo assim que ditam as boas práticas na execução deste trabalho? Da forma que o meu colega me disse para fazer não é propriamente fácil de fazer, porque (apesar de ter muito entulho) não é propriamente fácil encontrar pedras adequadas. E nem sempre a vala é larga o suficiente para lá encaixar as duas pedras laterais...

    Posta a situação, gostaria de recolher dicas sobre como levar a bom porto este trabalho, procurando um resultado final de qualidade.

    Obrigado desde já pela ajuda :)

    Saudações a todos!
  2.  # 2

    Fotografia do trabalho em execução.
      IMG_20140904_1958242.jpg
  3.  # 3

    Boa tarde.

    O tubo corrugado não deverá estar em contacto com pedras ou entulho. Deverá ser envolvido por uma almofada de areia ou saibro (sem pedras). Mas se for implantado numa vala com a altura superior a 80 cm, penso que não terá qualquer problema.

    Cumps.
    Concordam com este comentário: Billy_Boy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 4

    Colocado por: Costa Martins arqMas se for implantado numa vala com a altura superior a 80 cm, penso que não terá qualquer problema.

    Pelo que compreendi, referiu que não há problema em colocar entulho directamente sobre o tubo corrugado, desde que a altura seja superior a 80 cm, é isso?

    De qualquer das formas, no caso, a vala não chega aos 80 cm, terá uns 60 cm no máximo.

    Colocado por: Costa Martins arqDeverá ser envolvido por uma almofada de areia ou saibro (sem pedras).


    Qual deverá ser a espessura da camada de saibro/areia?
  5.  # 5

    A espessura suficiente para envolver o tubo. Considerando o tubo envolvido com cerca de 15 cm, dá 50 cm, isto é quase a altura total.
    O tubo corrugado não tem resistência suficiente para absorver cargas e facilmente poderá ficar "esmagado".

    Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  6.  # 6

    Esse tubo é para drenagem? Se o for, deverá proteger esse tubo em todo o comprimento com manta geotextil, porque senão daqui por algum tempo a terra mais fina entranha-se pelos orifícios do mesmo e fica o interior do tubo cheio de terra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  7.  # 7

    Colocado por: nandogoncaEsse tubo é para drenagem?

    Não. É para condução de águas, destinadas a rega agrícola. Para não ficar com a maninha meia cana, à vista, estou a enterrar o tubo de diâmetro equivalente.

    Agora que fala em drenagem, um amigo disse-me para fazer uns furos na parte de cima do tubo, à semelhança das manilhas furadas, que o tubo ficava com duas funções: condução de águas e drenagem de águas superficiais. Mas não fiquei muito convencido... mas a fazer teria de ser com a manta que referiu
    Concordam com este comentário: nandogonca
  8.  # 8

    Envolva o tubo com terra seleccionada( sem pedras que possam provocar perfurações no mesmo) ou areia, areão. Pelo manos numa espessura de 10cm.

    Se houver trafego de veiculos pesados sobre o tubo ( nÃO PARECE SER O CASO).E se o extradorso superior do tubo estiver acima de 80cm de profundidade, deverá ser protegido com um massame de betão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
 
0.0133 seg. NEW