Vejo-me numa situação desagradável que já se repetiu no passado recente (há cerca de 1 ano): há um problema na canalização à noite e a admnistração decide cortar a água. O que acontece é que a admnistração faz o corte sem avisar ninguém. Sendo a água um bem essencial, é legal uma amdnistração cortar a água sem qualquer aviso?
Compreendo que em casos de emergência não dê tempo de afixar avisos mas pelo menos podiam bater à porta das pessoas para avisar (sempre dava para encher baldes e lavatórios com água), além de que existem canalizadores 24h que podiam já ter ido ver o problema. Isto foi ontem às 24h e ainda não veio cá ninguém ver o cano...
Posso exigir que abram a água durante um período de tempo para abstecer-me de água? É que esta gente encheu os baldes deles mas os restantes moradores do prédio, para variar, ficaram privados dessa possibilidade.
Assim sendo, será legal mediante a existência de um problema/emergência na canalização do prédio. Convém é tentar perceber o que levou ao corte antes de se culpabilizar a administração de algo incorrecto quando até pode ter sido para minorar prejuízos aos demais.
A questão é essa: deviam deixar abastecer-me de água pelo menos!
Já se foi falar com a admnistração e foi um cano no 1º andar que arrebentou (não sei se na coluna montante mas penso que terá sido no mesmo sítio da última ocorrência). Em todo o caso se não queriam avisar as pessoas ao menos permitam que se abasteça de água por um período de tempo. Além de que não percebo como não chamaram logo um canalizador, os seguros têm sempre canalizadores 24h... o condominio não tem de ter um seguro de partes comuns?!
Caro Igl, sem vocë perceber a realidade do problema, näo pode questionar a solução. Ropturas de água são dificeis de controlar e por norma com danos avultados. Tente compreender o problema, e saber qual solução que se pretende colocar em pratica. Saber igualmente se ha €€€€ para a administração regularizar a situação. Antes disto, não vale a pena questionar a adm.
Não é que não tenha razão no que diz mas não devia ser a admnistração a informar os condóminos? O que custava imprimir uma folha (ou escrever à mão) e colocar no hall de entrada do prédio uma breve explicação sobre o problema e o que iriam fazer?
É que nem são pessoas fáceis de abordar sobre o assunto (já tive essa experiência no passado) porque eles é que "mandam" e tratam do assunto, não dão cavaco a ninguém nestas situações a não ser se uma pessoa se chatear a sério com eles (insistir em saber porquê e o que está a ser feito)... esta falta de bom senso e respeito pelos outros incomoda-me.
Tanto quanto me informaram, não estão a deixar ninguém abastecer bidões com água... Falta saber o que está a ser feito (só posso averiguar daqui a umas horas quando chegar a casa).
Uma dúvida que me surgiu ao ler um regulamento do SMAS, qualquer intervenção na rede de distribuição predial tem de ser comunicada e vistoriada pelo SMAS?
Tenho a certeza que da última vez nada disso foi feito e, se calhar, é parte da causa de o problema estar a acontecer novamente. Caso seja necessário quero exigir isso à admnistração apra ter a certeza que o problema fica resolvido de vez.
lgl, se se deu nova ruptura no mesmo sítio que o anterior, desconfio bem que a canalização já está bem desgastada pelo tempo. Quantos anos tem o prédio?
Quanto aos serviços de água, não têm nada a ver da entrada do prédio para dentro.
Certo, estava na dúvida se regulavam as redes prediais.
Os canos estão a precisar de ser substituidos, foi algo que ficou claro em Dezembro quando se deu a última ocorrência. É um prédio com 30 anos! No ano passado foi necessário substituir o motor de um dos ascensores (e o outro para lá caminha). Não ficou acordado a substituição da canalização do prédio na AG deste ano e estamos com dificuldades orçamentais devido a dividas acumuladas de uma fracção que está em tribunal há imenso tempo. Além disso tivemos de fazer este ano um obra na calçada ao lado do prédio, por cima das caves, devido a infiltrações (a câmara confirmou que esta parte pertencia ao prédio embora fosse considerada via pública). A obra saiu cara e ficou incompleta porque a admnistração é adepta das obras sem factura (cujas garantias são sempre 0...) e houve um desentendimento nos pagamentos.
Eu compreendo isto tudo, provavelmente será necessário pagar de parte a obra e provavelmente só na próxima AG (portanto para o ano) e sempre por uma empresa qualquer que poderá ser uma trafulhice...
Prédio com trinta anos provavelmente tem canalizações em ferro... e já deve estar todo "comido" nesta altura! Se for o caso, era canalização nova de alto a baixo, em vez de se andar com remendinhos... porque se vai andar com remendinhos a vida toda!
arranjar fugas em colunas montantes em ferro é uma bico de obra que nem me quero lembrar................. ja tive que arranjar uma coluna de 3" em ferro ate disse mal da minha vida!!!!
numa emergência qualquer condómino ou administração pode cortar a agua,,fora disso e legalmente falando so os smas mesmo assim tem de avisar não se tratando de emergência