Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

.
      Planta (7).jpg
  2.  # 22

Belo desafio que aí está. Tem fotos do interior ?
  3.  # 23

Já estou a olhar há bastante tempo, por isso te dou a minha opinião:
    - Aumentar o terraço deve ser para esquecer. Por "problemas" e tb por n entender os cortes B e C.
    -Depois, para o edifício pequeno, para T1 (2pisos) deve substituir as escadas em caracol (excepto se forem mt mt bonitas e mesmo assim) e ir buscar o espaço de I.S. do edifício grande.
    - No edifício grande, depois de muito olhar, concluo q deve recuperar ao máximo td o q lá está ou seja:
    . Piso 0 tirar uma das I.S. e optimizar a outra. (eliminar aquele armário)
    . No 1º piso recuperar o modelo. ( esquecer a I.S. entretanto cedida )
    . No último piso manter td ""Quase"" igualzinho. Sempre é um T3.

Cmps!
  4.  # 24

Respondendo ao Brunomrosa, não, ainda não tenho fotos do interior mas vou coloca-las aqui brevemente.

Quanto ao m.arq, deixo nos comentários a seguir os cortes e a cobertura que faltam do levantamento, e vou tentar esmiuçar os pontos que colocou no comentário anterior:

1) havendo já um terraço, e sendo feito o prolongamento do existente, acha que vou ter grandes problemas de infiltrações e de

2) as escadas existentes são de ferro, não são nada de especial, serão substituídas por outras idênticas ou de material a definir, como por ex. madeira, mas sempre respeitando o tamanho existente, pois não há muito espaço para fazer uma diferente.
    O espaço do I.S do edifício grande manter-se há.

3) No edifício grande irá ser mantido tudo o que existe, o mias possível.

4) No piso 0 do edifício grande existe um WC e uma Cozinha que irei manter.

5) No ultimo piso do edifício grande passará de um T3 para um T2, pois os quartos são muito pequenos, mal dá para colocar uma cama de casal.

Obrigado pela vossa continua colaboração.
  5.  # 25

.
      Planta (4).jpg
  6.  # 26

.
      Planta (8).jpg
  7.  # 27

.
      Planta (9).jpg
  8.  # 28

.
      Planta (10).jpg
  9.  # 29

.
      Planta (11).jpg
  10.  # 30

Quanto ao preço dado pelo projectista, no total não acho caro.
    Colocaria mais ênfase em estudo(s) prévio(s), projecto de execução e acompanhamento de obra. A entrega do projecto na Câmara nem sei se é necessário ( uma vez que, não se aumente o terraço ). Talvez Comunicação/Licença para alteração de cores/texturas/materiais nas fachadas. Quanto ás especialidades, como já disseram muitas serão dispensáveis.
    Quanto ás opiniões que lhe possam interessar:
    - Aumentar o terraço ( Não há um Corte no edifício pequeno ) deve ser complicado, porque a cobertura actual não deve ser em laje maciça. Em termos de trabalhos seria desproporcional ao objectivo. (Além de que há uma chaminé por aí). Pelo corte do edifício grande é difícil perceber a acessibilidade ao terraço(h=1.5m?). Existe é para manter. Dá luz à distribuição e é bom para pôr roupa a secar.
    A dizer:
    - Em relação a situações como estas, há 2 actitudes:
    1- Deitar tudo abaixo, mantendo as fachadas e redesenhar o interior. Com o programa e novos materiais.
    2- Recuperar ... o pré-existente. Penso que é o melhor que pode passar aqui.
    - O T1 no edifício pequeno é complicadíssimo. A entrada é a que existe, a I.S. deve estar onde está, as escadas em caracol são desagradáveis. Há que pensar numa kitchenet e onde colocar a T.V. . Já no 1º piso deverá existir uma I.S.(tipo suíte). ( Eu tentava substituir as escadas)
    - O T0 r/ch do edifício maior é pacífico.
    - O T2 1º e 2º/sotão, com a manutenção da I.S. a cozinha fica generosa. No último piso para 2 quartos tudo bem. ( mantendo a I.S. onde está por uma questão de prumada/canalizações)
    -
    - E porque não mudar a I.S. daqui para ali? pode acontecer, o 1º piso tem 1.75 de pé direito, permite tectos falsos para canalizações.
    - ...

Cmps!
    E que mais alguém continue a mandar "BITAITES"
  11.  # 31

Colocado por: m.arqA entrega do projecto na Câmara nem sei se é necessário

Se é zona classificada (sendo zona classificada ou em vias de classificação conforme o que constar no PDM / planta de condicionantes), até obras de conservação carecem de licença.

Só conheço o exemplo da baixa de Lisboa, onde em obras de conservação nesse tipo de edificios (pinturas e pouco mais), houve necessidade de licença, para além de relatório prévio de intervenção com uma serie de parâmetros, e a necessidade de que o Director de Obra e Director de Fiscalização tivesse capacidade para obras em edifícios classificados ou em vias de classificação, ou inseridos em zona especial ou automática de protecção, que no caso em concreto sendo arquiteto, foi necessária certidão pedida na Ordem dos Arquitetos comprovando pelo menos 10 anos de experiência em direcção e fiscalização de obras (que não foi a minha pessoa por ainda nao ter tão longa experiência).

Esse caso em concreto, nao sei.
  12.  # 32

Neste momento estamos em fase de reuniões com a CMC e a DGPC.

Deixo de seguida as plantas com as alterações a serem feitas, sendo que poderão haver mais no final.
      Untitled 1.jpg
  13.  # 33

.
      Untitled 2.jpg
  14.  # 34

.
      Untitled 3.jpg
    • m.arq
    • 29 outubro 2014 editado

# 35

Boa coincidência ver o post agora.
    Parabéns pela solução. Parabéns pelo terraço. (Ui ui ui!)
    A restar alguma crítica, imaginava o acesso à cozinha do 1º piso no edifício grande, logo à direita, imediato ás escadas.( Tlvz sacrificando uma refeição para 8 comensais, ...restaurantes por aí não faltam.)
    Cmps!
    • m.arq
    • 29 outubro 2014 editado

# 36

E nesse piso depois de uma protecção á i.S. correspondendo ao acesso das escadas, abrir a sala à visibilidade das escadas para o 2º piso?
    Cmps!
  15.  # 37

Ponto de situação:

* O projecto já foi á DGPC e veio aprovado (2 meses para se prenunciarem).

* O projecto de especialidades ainda não foi entregue nas Aguas de Cascais para apreciação.

* O projecto ainda não foi entregue na CMC.

* O projecto de execução ainda não me foi entregue para que eu possa começar a pedir orçamentos.

Agradeço a vossa opinião e deixo a seguinte questão: " É normal um projecto deste tipo demorar tanto tempo? Já lá vão 10 meses. "
  16.  # 38

Novo ponto de situação:

* O projecto de especialidades já foi entregue nas Aguas de Cascais ( custo €456 ....brutal! Irei reclamar, pois os valores aumentaram 800% de 2014 para 2015 )

* O projecto já deu entrada na CMC (custo €167 via site da CMC, demorou 2 dias o inserir)

* O projecto de execução já me foi apresentado parcialmente, daqui a 2 semanas terei o trabalho completo.

Creio que lá para dia 15 de julho terei resposta da CMC e também o projecto de execução finalizado...... a ver vamos.

Obrigado pela vossa atenção.
  17.  # 39

Boa tarde,

Preciso de uma empresa para me dar um orçamento para esta obra, de preferência que esteja habituada a fazer reabilitação em edifícios deste tipo.
    Aguardo o contacto através do forum, em mensagem privada.

Obrigado.
  18.  # 40

Boas,

Gostaria da vossa opinião relativamente à seguinte questão:

Começei a contactar 4 empresas de construção para me fazerem um orçamento para esta obra, mostrei-lhes a casa e forneci-lhes o CD que o arquitecto me deu para o efeito, contudo, ao fim de alguns dias, todas elas me questionaram de que faltava o mapa de quantidades ou o caderno de encargos.

Falei com o arquitecto para saber o que se passava, porque faltavam aqueles elementos?

O senhor arquitecto disse-me que esses elementos não eram para obras destas, mas sim só para grandes obras de entidades publicas que passavam por processos de adjudicação.

Bom, neste momento já tenho um construtor a dizer-me que sem aqueles elementos não me pode fazer um orçamento coerente, á outro que diz que faz mas vai demorar mais algum tempo.

A minha questão é se este projecto me foi entregue completo ou incompleto?

Obrigado.

0.0220 seg. NEW