Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho aprovado financiamento no Banco Popular, com spread 2,25%, para construção
    Valor avaliação: 320.000€
    Valor empréstimo: 150.000€
    360 meses, prestação de 598,94€, 21,60€ seguro imóvel, 24,37€ seguro vida e 1,72€ comissão processamento, total 646,63€
    Estou a aguardar emissão licença de construção para formalizar o empréstimo e iniciar obra

Hoje, em conversa com o meu gestor conta Montepio, e após ter lido no forum alguns comentários favorável ao montepio, solicitei uma proposta nos mesmos moldes do Popular. Face à envolvencia que tenho com o Montepio, recebi ao final do dia proposta com 2% spread!!!
    360 meses, prestação 568,94€, 18,97€ seguro imóvel, 28,09€ vida, 1,71€ comissão processamento, total 617,71€

O que fazer? Sugerir o mesmo spread ao Popular, atendendo ao facto do processo estar já na recta final. Aguardar mais uns meses e esperar que os spreads continuem a baixar e iniciar a obra com capitais próprios?
  2.  # 2

Vá para o Montepio. No entanto se não tiver grandes pressas e conseguir ter a maioria do capital, mais vale esperar um bocado e avançar com capital próprio. Quanto menos depender de bancos melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bibop_
    • IAB
    • 18 setembro 2014

# 3

Com toda a certeza, têm uma comissãozita se conseguirem que façam o crédito no BPI.

Não se esqueça também que qualquer pedido de aprovação de crédito tem despesas: saiba quais são antes de fazer qualquer pedido.
    É que se o crédito for recusado é dinheiro perdido - não é devolvido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IAB

Sim, já me apercebi que as senhoras são "muito amigas" do BPI. Quanto às desoesas de aprovação de crédito, não sabia mesmo, pois segundo as agentes "não acontece nada" se o crédito não for aprovado.

Sinceramente, já me estou a arrepender um pouco. Pois estou com uma certa impressão que estão a tramar alguma, pela simples razão: Meteram-me as simulações à frente, aliás, apenas a primeira folha que diz prestação e as despesas e disseram "agora tem que escolher!" e ao pedir a continuação das simulações, ou seja a ficha FIN completa, fizeram-se de parvas a dizer que "aiii não, o banco n lhes disponibilizou a tal coisa."
    Bom, sei que sou nova e posso não saber muito sobre os créditos e afins, mas antes de me meter nisso, consultei várias entidades e li acerca do assunto. O que acham desta situação?

Foram a vários bancos. A IAB a quantos bancos já foi?

Já consultei uns quantos bancos, nomeadamente CGD, Millenium, BPI, BBVA, BIC, também fui ao Santander, mas, apesar deste apresentar condições apelativas, quero fugir dele à sete pés.
    •  
      FD
    • 18 setembro 2014

# 4

Colocado por: IABQuanto às desoesas de aprovação de crédito, não sabia mesmo, pois segundo as agentes "não acontece nada" se o crédito não for aprovado.

Só em casos em que o banco tem algum acordo com o construtor/vendedor ou quando o imóvel é do banco é que não se pagam quaisquer despesas.
    Normalmente, existe sempre a despesa chamada "comissão de abertura de processo", que pode custar perto de 200€.
    Depois, há a avaliação que pode custar outros 200€.
    Os valores variam de banco para banco mas, quando se paga, um processo de pedido de crédito à habitação nunca custa menos de 250€.

Colocado por: IABO que acham desta situação?

Não acompanhei todo o processo mas, estaria de pé atrás e só faria o crédito se me fosse realmente vantajoso.
    Detesto vendedores que se impõem...
    • Leb
    • 19 setembro 2014

# 5

Colocado por: FD

Não acompanhei todo o processo mas, estaria de pé atrás e só faria o crédito se me fosse realmente vantajoso.
    Detesto vendedores que se impõem...

Pode ser exagerado mas há pouco tempo não comprei uma casa por causa do vendedor. Era só desculpas para não me arranjar os documentos para eu procurar crédito por mim mesmo... Altamente agressivo na venda também e não queria que eu falasse com os proprietários. Resumindo, a casa interessava-me, o preço não era mau, mas ficou por aí porque não me inspirava o minimo de confiança.
  3.  # 6

Colocado por: LebEra só desculpas para não me arranjar os documentos para eu procurar crédito por mim mesmo... Altamente agressivo na venda também e não queria que eu falasse com os proprietários.

Esta é uma técnica usada pelas imobiliárias que mais vendem.
    Não percebo o motivo do sucesso.
    Será que é só tolinhos a comprar casas?
  4.  # 7

Colocado por: PicaretaSerá que é só tolinhos a comprar casas?

é......

se assim nao fosse tinham dois dedos de testa antes de comprar qualquer "Mamarracho" só porque o banco emprestava dinheiro!
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 8

Colocado por: Picareta
    Esta é uma técnica usada pelas imobiliárias que mais vendem.
    Não percebo o motivo do sucesso.

Há tanta gente a comprar suplementos dietéticos, pulseiras do equilíbrio, anéis das emoções e o raio que o parta. Por que é que esta gente não há-de comprar casa pela Era 'que tem as melhores soluções de financiamento do mercado'?
    • IAB
    • 19 setembro 2014

# 9

Há tanta gente a comprar suplementos dietéticos, pulseiras do equilíbrio, anéis das emoções e o raio que o parta. Por que é que esta gente não há-de comprar casa pela Era 'que tem as melhores soluções de financiamento do mercado'?

Pode ser exagerado mas há pouco tempo não comprei uma casa por causa do vendedor. Era só desculpas para não me arranjar os documentos para eu procurar crédito por mim mesmo... Altamente agressivo na venda também e não queria que eu falasse com os proprietários. Resumindo, a casa interessava-me, o preço não era mau, mas ficou por aí porque não me inspirava o minimo de confiança.

Hahaha, isso é verdade! Também é verdade o que Leb diz. Durante o processo da procura, também me deparei com um vendedor que nem se quer queria vender a casa! SIM EXACTO! n queria! Tentamos agendar a visita n vezes, dizia sempre que ligava de volta, depois na última vez que tentamos contactar o senhor a resposta foi: "o spread é altissimo, o banco não empresta, não vale a pena" sem se quer saber se precisavamos de financiamento ou n.
    E no meu caso, as agentes devem ter lido "atrasada mental" algures e pensam que me podem enganar. Mas felizmente, até temos a cabeça no sítio para reconhecer que o mar de rosas que elas me tanto tentam impingir não é assim tão bom. A casa interessa-me e muito, desde a localização até tudo, é pena ser o exclusivo daquela imobiliária, caso contrário já tinha mandado as senhoras ir passear. Já demos entender que não avançavamos com nada, sem ter todas as informações e com tantas pressões para ser o mais rápido possível (sim porque na semana passada era muito dificil, hoje tem que ser já imediatamente, porque o banco está a espera) Assim, enquanto andam a engonhar e não nos prestarem nada (o que as fez ficarem com caras muito más) nos andamos a procura de soluções mais vantajosas para nós.

Outra pergunta que eu gostaria de fazer, talvez me saibam responder, no caso de uma casa com hipoteca e com a recorrência a crédito de habitação, quem é que paga o seu levantamento o comprador ou o vendedor? Obrigada desde já :)
  6.  # 10

Colocado por: IABOutra pergunta que eu gostaria de fazer, talvez me saibam responder, no caso de uma casa com hipoteca e com a recorrência a crédito de habitação, quem é que paga o seu levantamento o comprador ou o vendedor? Obrigada desde já :)

O vendedor (50€)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAB
  7.  # 11

O vendedor

Nem mais, ainda ontem dei 100€, no acto de escritura da venda do meu apartamento para o levantamento das hipotecas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAB
    • IAB
    • 19 setembro 2014

# 12

O vendedor (50€)

Colocado por: Rodri12

Nem mais, ainda ontem dei 100€, no acto de escritura da venda do meu apartamento para o levantamento das hipotecas.

Muito obrigada pelas vossas respostas, já me esclareceram! :D
    Concordam com este comentário: Rodri12
    •  
      FD
    • 19 setembro 2014

# 13

Colocado por: PicaretaNão percebo o motivo do sucesso.

Desde que ouvi uma vendedora a dizer-me, enquanto angariava o meu imóvel, que o comprador comprava o que ela queria que ele comprasse... dá bem para ver como é que há pessoas inocentes.

E a verdade é que, como em muitos outros negócios, os menos escrupulosos são aqueles que melhor se safam.
    •  
      FD
    • 19 setembro 2014

# 14

Colocado por: IABHahaha, isso é verdade! Também é verdade o que Leb diz. Durante o processo da procura, também me deparei com um vendedor que nem se quer queria vender a casa! SIM EXACTO! n queria! Tentamos agendar a visita n vezes, dizia sempre que ligava de volta, depois na última vez que tentamos contactar o senhor a resposta foi: "o spread é altissimo, o banco não empresta, não vale a pena" sem se quer saber se precisavamos de financiamento ou n.
    E no meu caso, as agentes devem ter lido "atrasada mental" algures e pensam que me podem enganar. Mas felizmente, até temos a cabeça no sítio para reconhecer que o mar de rosas que elas me tanto tentam impingir não é assim tão bom. A casa interessa-me e muito, desde a localização até tudo, é pena ser o exclusivo daquela imobiliária, caso contrário já tinha mandado as senhoras ir passear. Já demos entender que não avançavamos com nada, sem ter todas as informações e com tantas pressões para ser o mais rápido possível (sim porque na semana passada era muito dificil, hoje tem que ser já imediatamente, porque o banco está a espera) Assim, enquanto andam a engonhar e não nos prestarem nada (o que as fez ficarem com caras muito más) nos andamos a procura de soluções mais vantajosas para nós.

Um dos primeiros passos que essas imobiliárias "famosas" impõem a todos os seus vendedores é o da qualificação dos compradores.
    Ou seja, antes sequer de mostrarem uma casa, tentam perceber se o cliente tem potencial ou não. Assim, concentram os seus esforços de venda naqueles clientes que efectivamente podem comprar/arrendar e tentam afastar todos os outros.
    Têm alguma razão de ser porque há muita gente que decide comprar casa e nem sabe se pode ou consegue.
    Porém, pode-se sempre dar o caso de fazerem julgamentos precipitados e a coisa dar para o torto.

Apanhei um assim, quando me começou a fazer muitas perguntas disse-lhe logo que não andava a fazer turismo e que não era minha intenção perder tempo de ninguém.
    Acabaram-se as perguntas e marcou-se logo a visita.

É que apesar dos vendedores serem muitas vezes artistas, também há muito "comprador" artista.
    Desde aqueles que apenas querem ver os materiais aplicados aos que apenas querem ver casas como quem vê montras, aos concorrentes que querem ver o que está na moda para fazerem igual, há de tudo...
    • tostex
    • 19 setembro 2014 editado

# 15

Quando fui à Era a primeira coisa que me perguntaram foi quanto é que ganhava. Queriam levar-me para a cama sem me pagar um copo antes...
    •  
      Tyrande
    • 19 setembro 2014 editado

# 16

Colocado por: tostexQuando fui à Era a primeira coisa que me perguntaram foi quanto é que ganhava. Queriam levar-me para a cama sem me pagar um copo antes...

LOL

Foi demais essa! :)
    Descarados pá!
    • Leb
    • 19 setembro 2014

# 17

Colocado por: FD
    Desde que ouvi uma vendedora a dizer-me, enquanto angariava o meu imóvel, que o comprador comprava o que ela queria que ele comprasse... dá bem para ver como é que há pessoas inocentes.

E a verdade é que, como em muitos outros negócios, os menos escrupulosos são aqueles que melhor se safam.

A questão é que as próprias características do setor imobiliário privilegiam este tipo de abordagem. Em Portugal (nos outros paises não sei) compram-se quantas casas ao longa da vida? Duas? Três? Sendo assim não há qualquer incentivo para estabelecer uma relação duradoura com o cliente, que passa por prestar um bom serviço. É fazer aquela venda única a todo o custo, independentente de aldrabar o comprador (ou vendedor)... Feita a venda (ou o CPCV) está a comissão recebida, o resto pode arder... É bastante diferente de qualquer outro serviço que estamos habituados a comprar...

A única coisa que pode dar incentivo a um atuação mais escrupulosa é mesmo a má publicidade sobre determinada marca... Eu por exemplo, depois desta má experiência nunca mais fui sequer ao site da Era... Posso estar a perder alguma coisa mas tento não compactuar com práticas com as quais não concordo.
  8.  # 18

Colocado por: LebA única coisa que pode dar incentivo a um atuação mais escrupulosa é mesmo a má publicidade sobre determinada marca... Eu por exemplo, depois desta má experiência nunca mais fui sequer ao site da Era...

Pois, mas parece que fazer má publicidade pode dar processos em tribunais !!!
    Concordam com este comentário: jorgand
  9.  # 19

boas
    os bancos voltaram a pagar para quem lhe arranjas-se (encaminhas-se) clientes com bons perfis.
    portanto numa vende de 200000€ a percentagem de 1%, 1,5%, são apeteciveis.
    mas mais importante são as comissões nos seguros, quantos de vocês trocaram de seguros obrigatorios no Credito Habitação, e enquanto estiverem no mesmo contrato quem angariar todos os anos recebe comissão, agora vezes os contratos que faz tem um bom pé de meia sem qualquer trabalho.
    abraço
  10.  # 20

Gostaria de saber onde será mais vantajoso criar uma conta poupança de 8000€. Alguém me sabe dizer?

0.0193 seg. NEW